tartaruga terrestre, alimentação correcta

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

pika_sp
Membro
Registado: quinta nov 20, 2008 11:04 pm

sexta dez 25, 2009 11:29 pm

antes de mais...
BOM NATAL A TODOS...

a alimentação é um tema já muito falado, mas queria levantar umas dúvidas se me permitem, e agradeço desde já qualquer ajuda e comentário construtivo.

A minha a tartaruga africana (Pardalis) come uma dieta de:
couve portuguesa, galega, espinafres, folhas de caldo verde, serralhas, malvas, letugas, feijão verde (a vagem sem o feijão) tudo picado e misturado, vou alternado na semana, dou também rebentos de relva de "timothy & Orchard", e outros rebentos ervas ricas em fibra (um mix que comprei no ebay (http://www.torts-n-allsorts.co.uk/; htt ... QQ_armrsZ1) e mantenho em casa nuns vasos). Deveria ser a maior parte da dieta, não sei até que ponto, as plantas jovens/rebentos com 1 semana deste mix têm mta fibra... pois vou semeado e dando, nunca chegam a crescer muito.

as Pardalis não devem ter proteina na alimentação e ter muita fibra. ok!
mas que significa esse "não devem consumir proteína"?, que proteina falamos?

rebentos de soja têm proteina, logo não devemos dar... é isso?

pergunto isto pq é mt fácil cultivar rebentos de soja, e outras leguminosas.

por exemplo, agora no Natal é tradição na minha familia, fazer-se uma mini seara .. basta juntar umas sementes de trigo, ou sevada, centeio, gãos, etc etc.. (uma qq porção destas sementes) num recipiente, juntar agua..e voilá... temos plantas...

será que poderia dar isto à minha tarta?
tipo como faço com o mix.

uma outra duvida que tenho é...
quanto dar de comer?
a minha tarta, as 8 AM já está junto do prato à espera do comida..
depois come, come, come..até não querer mais..
pelas 12h e 16h come outra vez...

não está gorda, e come à sua vontade.. será isto bom, mau? devia dar só x?

o texto já vai longo...obrigado pela atenção
deadmmmannn
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:42 am

sábado dez 26, 2009 12:43 pm

a proteina que se fala é proteina animal, ração de cao/gato e pouco mais

espinafres devem ser dados so uma vez de vez enquando
folhas de caldo verde é o mesmo que couve galega ou couve portuguesa

dá lhe opuntia que são aqueles cactos que viraram praga por portugal inteiro, podes dar as flores, frutos e as palas (folhas)

eu dou comida á discrição, apanho um molho de erva que dura para 1 ou 2 dias, nunca deixo elas ficarem sem erva, pois a erva que fica lá torna se seca devido ao calor e é isso que elas devem comer, dá lhe tambem feno, que serve de abrigo e ela vai mordiscando tambem
<p><a href="http://www.google.com"><strong>www.google.com</strong></a></p>
<p>-------------------------------------------------------------------</p>
<p>tenho o livro da popota, e depois?</p>
pika_sp
Membro

sábado dez 26, 2009 1:18 pm

cacto, hibiscus.. cheira e n come.. mesmo se misturar, consegue escolher.
as couves, sim são, mas devem ser de variedades diferentes , pelo aspecto (digo eu!?), são de cultivo próprio.

eu perguntei isto da proteina pq a maioria dos legumes têm uma pequena percentagem de proteina.

rebentos de soja, cereais, podem/ou devem ser dados?

sempre li (literatura estrangeira) que não se deve dar ervas secas..pois podem passar a tóxicas ao secar.

já antes falei nisto mas o pessoal n aderiu.
Em muitas espécies (DB, cobras, etc) os donos postam nos foruns menus/programas alimentares, mas aqui não tenho visto nada (peço desculpa se foi distracção minha) sobre as tartarugas terrestres..
ninguém se anima a fazer-se uma coisa gira, bem organizada com alimento, foto, % de nutrientes, quantidade a dar/semana, etc etc?
:D vamos pessoal
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

sábado dez 26, 2009 2:54 pm

Proteína animal é diferente de proteína vegetal. Não deves dar nunca proteína animal.

Ervas secas são o que elas mais devem comer! :wink: E mesmo as "verduras" que dás deviam/podiam estar secas. Na natureza nem sempre apanham verduras tenrinhas....

A couve portuguesa e espinafres não devem ser a base da alimentação, tanto pelo elevado teor de ácido oxálico como por diferentes rátios de fósforo/cálcio.

Quanto á quantidade, tudo o que dizemos é sempre subjectivo, dependendo de inúmeros factores (altura do ano, temperaturas, nível de actividade, metabolismo próprio, restantes condições em que se encontra no terrário, ou espaço exterior...). Deve ser visto caso a caso. :wink:
pika_sp
Membro

domingo jan 10, 2010 4:22 pm

tenho apanhado letugas, malva e serralhas, junto tb rebentos d ervas q cultivo (de sementes compradas na net - link num post em cima).. pico tudo e junto a feno q comprei (numa loja,.. é pra roedores) este feno tb foi picado. se tiver maior ela escolhe e não come. prefere coisas verdes.

Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem

desta forma tudo picado come bem
+- esta quantidade por dia

o loira foi visitar a Matilde enqt limpei o terrario.
o fundo são de aparas de madeira pra roedores (ñ parece resinosa nem ao toque ou cheiro)
o terrario tem 80x30x40, luz UV 10.0 de barra, e lamp de aquecimento com termostato + sonda, e toca pra zzz mas na foto ainda ñ estava no local..
http://www.youtube.com/v/TJXwzUSwseg&hl=pt_PT&fs=1&
Última edição por pika_sp em segunda jan 11, 2010 12:53 am, editado 1 vez no total.
deadmmmannn
Membro Veterano

domingo jan 10, 2010 7:32 pm

a luz uvb precisa de ser 10.0
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo jan 10, 2010 7:36 pm

E em situação alguma devias deixar a loira visitar a matilde!

Uma vez que poderá ser um forma de contágio de uma doença que pode ser inofensiva à loira e ser mortal para a matilde, ou vice-versa...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
pika_sp
Membro

segunda jan 11, 2010 12:49 am

a lamp é 10.0 (deserto) nem sei pq meti 2.0 devia tar com alguma outra coisa na cabeça..

a loira só foi la esta vez. mas tb tem 10 anos e n tem qq contacto com exterior.

sobre a alimentação da tartaruga.. acham bem misturar assim as verduras com o feno?
recomendações?
vitaminas? na água, em pó?
ainda ninguém me disse nada sobre dar rebentos de soja, alfafa (bom? mau?)

esta coisa da proteina vegetal ser bom ou ñ ....
deadmmmannn
Membro Veterano

segunda jan 11, 2010 1:23 am

proteina vegetal é boa a animal é que nao, soja nao sei, mas alfafa é das melhores que se pode dar a animais herbivoros, nao sei se é porque nunca li nada sobre isso, penso que sim
a mistura que fazes tambem me parece bem, é da maneira que come tudo
vitaminas tens a reptivite para meter nas saladas
gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

segunda jan 11, 2010 6:28 am

A proteína vegetal, dada em excesso também provoca problemas. Afinal elas comem essencialmente ervas e não passam o dia a papar leguminosas (soja e alfafa. por exemplo). A proteína animal não se deve dar.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda jan 11, 2010 1:57 pm

pika_sp Escreveu:tenho apanhado letugas, malva e serralhas,(...)
O que chamas de letuga?
É que eu conheço, mas isso é a palavra espanhola para alface.
pika_sp Escreveu:o fundo são de aparas de madeira pra roedores (ñ parece resinosa nem ao toque ou cheiro)
Não parecem???
Então se as aparas são de pinho... Há lá árvore mais resinosa que o pinho????
Isso convém mudar e já.
Podes por casca de pinheiro só, depois de bem fervida e seca, ou mesmo forest barck bem seco e depois de bem lavado.

Quanto às leguminosas, já foi dito tudo. Atenção!!!
O mesmo se passa com a couve Portugues, a galega e os bróculos.
cuidado com os espinafres e agrião, por causa do ferro.

De resto acho que vais no bom caminho.
pika_sp
Membro

terça jan 12, 2010 10:11 am

as aparas ñ são de pinho (pelo menos ao cheiro e toque n parece pinho). vou investigar pelo nome qual a origem. vou tirar foto das letugas e outras ervas q dou e posto aqui.

mas uma vez repito...
era MT INTERESSANTE (para os principiantes e em prol da saúde dos amigos de estimação) criarmos uma listagem do que se pode e não se pode dar e porquê.
uma tabela de fácil consulta.
vou ver se faço isso e posto aqui. agradecia dps ajuda nisso com comentários, sugestões e melhoramentos.

:D
obrigado por toda a ajuda ja prestada
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

terça jan 12, 2010 10:25 am

pika_sp Escreveu: era MT INTERESSANTE (para os principiantes e em prol da saúde dos amigos de estimação) criarmos uma listagem do que se pode e não se pode dar e porquê.
Era óptimo, mas olha que é difícil, porque cada espécie tem as suas necessidades; por exemplo as necessidades de uma sulcata podem estar perto das de uma pardalis, mas não são exactamente iguais... só fazendo uma tabela por cada espécie... :roll:
pika_sp
Membro

terça jan 12, 2010 12:45 pm

ruanda Escreveu:
pika_sp Escreveu: era MT INTERESSANTE (para os principiantes e em prol da saúde dos amigos de estimação) criarmos uma listagem do que se pode e não se pode dar e porquê.
Era óptimo, mas olha que é difícil, porque cada espécie tem as suas necessidades; por exemplo as necessidades de uma sulcata podem estar perto das de uma pardalis, mas não são exactamente iguais... só fazendo uma tabela por cada espécie... :roll:
com o tempo de chuva... o pessoal podia aproveitar o tempo em casa e fazer qq coisita. se derem dicas eu faço a compilação.. é uma idea...
começado ja agora pela pardalis... e dps..outras :lol:
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

terça jan 12, 2010 1:15 pm

pika_sp Escreveu:com o tempo de chuva... o pessoal podia aproveitar o tempo em casa e fazer qq coisita. se derem dicas eu faço a compilação.. é uma idea...
começado ja agora pela pardalis... e dps..outras :lol:
Nem todos temos a sorte de estar de papo para o ar em casa...

Outros há que em vez de fazerem o TPC, vêm pedir que lho façam.
É que ao menos podiam pesquisar aqui, mas não...

Cadê o Gervásio????
Deram-lhe férias foi????

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53098
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”