Ajuda! ;)
Olá a todos!
Preciso de fazer uma pergunta, comprei uma égua à pouco tempo e n tenho mt experiencia a montar. Adoro cavalos, mas quando chego ao pe da minha égua, não sei porque, mas tenho receio qe ela me morda, ou reage mal comigo.
O que devo fazer?
Cumprimentos
Preciso de fazer uma pergunta, comprei uma égua à pouco tempo e n tenho mt experiencia a montar. Adoro cavalos, mas quando chego ao pe da minha égua, não sei porque, mas tenho receio qe ela me morda, ou reage mal comigo.
O que devo fazer?
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm
É simples:
se tem medo das reacções que um cavalo possa ter, entao nem a devia ter comprado. Tinha umas aulas primeiro, tinha mais contacto com os cavalos e so depois de estar à vontade é que avançava para a compra
se tem medo das reacções que um cavalo possa ter, entao nem a devia ter comprado. Tinha umas aulas primeiro, tinha mais contacto com os cavalos e so depois de estar à vontade é que avançava para a compra

Mas a sua égua realmente reage de alguma forma violenta quando se aproxima?
Sente medo só com a sua égua, ou com outros cavalos também?
Realmente, se sente medo da égua não a devia ter comprado mas... O medo pode perder-se, ou melhor, ser controlado.
Não é melhor deixar alguém cuidar da égua enquanto aprende a lidar melhor com os cavalos?
Realmente, se sente medo da égua não a devia ter comprado mas... O medo pode perder-se, ou melhor, ser controlado.
Não é melhor deixar alguém cuidar da égua enquanto aprende a lidar melhor com os cavalos?
obscure Escreveu:Mas a sua égua realmente reage de alguma forma violenta quando se aproxima?
ela por acaso até reage muito bem comigo
Então, o que acha que a faz ter medo da égua?Mih964 Escreveu:obscure Escreveu:Mas a sua égua realmente reage de alguma forma violenta quando se aproxima?
ela é muito meiga, mas tenho medo que eu faça qualquer coisa mal com ela e ela me magoar ou assim =$ percebes?obscure Escreveu:Então, o que acha que a faz ter medo da égua?Mih964 Escreveu:obscure Escreveu:Mas a sua égua realmente reage de alguma forma violenta quando se aproxima?
Isso pode acontecer com qualquer animal, ou pessoas. Mas tens de ter em conta que a égua, por ela mesma nunca te fará mal. Lembro-me que a minha mãe estava uma vez comigo enquanto eu a limpava, e ouviu-se um trovão, o cavalo assustou-se e pisou a minha mãe, sem querer. Mal lhe pôs o casco em cima retirou-o. A minha mãe ficou, ainda assim com o pé dorido, mas soube que tinha sido sem intenção porque o proprio cavalo mudou logo de posição.
Mas se tu disseres alguma coisa a um amigo e o ofenderes, sem querer, ele também pode ficar chateado e só por ter mais controlo dos seus instintos é que não faz algo mais violento. Percebes?
O que tens a fazer é tentar informar-te o melhor possivel acerca dos cavalos, o que deves ou não fazer, como fazer. Mas não tenhas medo de lhe chegar, falar com ela calmamente, dares palmadinhas, limpá-la ou assim. Se te tentar morder tens de lhe dizer "não" de uma forma assertiva e/ou dar uma palmada no focinho.
Ela não te vai magoar de propósito, se alguma vez o fizer é como aviso, e tu aprendes e fazes as coisas de outra forma.
Tens que confiar em ti mesmo, e na égua.
Tens algum animal de estimação?
Mas se tu disseres alguma coisa a um amigo e o ofenderes, sem querer, ele também pode ficar chateado e só por ter mais controlo dos seus instintos é que não faz algo mais violento. Percebes?
O que tens a fazer é tentar informar-te o melhor possivel acerca dos cavalos, o que deves ou não fazer, como fazer. Mas não tenhas medo de lhe chegar, falar com ela calmamente, dares palmadinhas, limpá-la ou assim. Se te tentar morder tens de lhe dizer "não" de uma forma assertiva e/ou dar uma palmada no focinho.
Ela não te vai magoar de propósito, se alguma vez o fizer é como aviso, e tu aprendes e fazes as coisas de outra forma.
Obgd, sinto.me mt melhor. (: sim, tenho caes e gatosobscure Escreveu:Isso pode acontecer com qualquer animal, ou pessoas. Mas tens de ter em conta que a égua, por ela mesma nunca te fará mal. Lembro-me que a minha mãe estava uma vez comigo enquanto eu a limpava, e ouviu-se um trovão, o cavalo assustou-se e pisou a minha mãe, sem querer. Mal lhe pôs o casco em cima retirou-o. A minha mãe ficou, ainda assim com o pé dorido, mas soube que tinha sido sem intenção porque o proprio cavalo mudou logo de posição.
Então, nunca tiveste medo que um cão te mordesse ou um gato arranhasse? (Eu pelo menos tive xD e ainda tenho, de vez em quando) Eles também só fazem isso, digo eu, por instinto, quando tu fazes algo que eles não gostam.Mih964 Escreveu:Obgd, sinto.me mt melhor. (: sim, tenho caes e gatosobscure Escreveu:Isso pode acontecer com qualquer animal, ou pessoas. Mas tens de ter em conta que a égua, por ela mesma nunca te fará mal. Lembro-me que a minha mãe estava uma vez comigo enquanto eu a limpava, e ouviu-se um trovão, o cavalo assustou-se e pisou a minha mãe, sem querer. Mal lhe pôs o casco em cima retirou-o. A minha mãe ficou, ainda assim com o pé dorido, mas soube que tinha sido sem intenção porque o proprio cavalo mudou logo de posição.
sim ja tive e ainda tenho, mas n mt. acho que tenho esse receio, porque o cavalo é um animal de um porte maior.obscure Escreveu:Então, nunca tiveste medo que um cão te mordesse ou um gato arranhasse? (Eu pelo menos tive xD e ainda tenho, de vez em quando) Eles também só fazem isso, digo eu, por instinto, quando tu fazes algo que eles não gostam.Mih964 Escreveu:Obgd, sinto.me mt melhor. (: sim, tenho caes e gatosobscure Escreveu:Isso pode acontecer com qualquer animal, ou pessoas. Mas tens de ter em conta que a égua, por ela mesma nunca te fará mal. Lembro-me que a minha mãe estava uma vez comigo enquanto eu a limpava, e ouviu-se um trovão, o cavalo assustou-se e pisou a minha mãe, sem querer. Mal lhe pôs o casco em cima retirou-o. A minha mãe ficou, ainda assim com o pé dorido, mas soube que tinha sido sem intenção porque o proprio cavalo mudou logo de posição.
Obgd por tudo! (: acho que n tenho nd qe recear, ela da.se bem comigo e eu dou.me bem com ela, espero que em breve eu e ela seremos amigas!obscure Escreveu:sim, mas ao contrário de cães e gatos é um animal herbívoro. Não tem por instinto ser tão violento.
Espero que corra tudo bem

Obgd
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
desculpe lá, mas esta é a maior das inverdades que se pode dizer sobre cães, gatos e cavalos...obscure Escreveu:sim, mas ao contrário de cães e gatos é um animal herbívoro. Não tem por instinto ser tão violento.
Espero que corra tudo bem
Os cães não mordem por ser carnívoros, os cães mordem pela mesma razão que os cavalos mordem ou dão coices: falta de "mão" por parte de quem os manuseia/educa.
E há cavalos verdadeiramente "coirões", que são agressivos como gente grande, e mesmo os mais experientes se vêem a braços para os acalmar...
Por muito estranho que possa parecer, o treino de um cavalo em muito se assemelha ao treino de um cão. Ambos têm de ter regras e limites, bem como bastante exercício físico. Claro que com as devidas diferenças relativas ao tamanho do animal.
Ambos trabalham para agradar ao dono, ambos reagem ao treino com recompensa, ambos necessitam de exercício físico antes de se educarem, etc etc...
Portanto, ou aprendem a ver os sinais que o cavalo vos dá, ou sai asneira... e com um cavalo, pode mesmo ser uma experiência dolorosa...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Peço desculpa =/ Eu realmente de cães e gatos não percebo nada, de cavalos um pouco mais mas não muito (pelo menos ao ponto de dizer o que disse). Os cães e gatos sempre me pareceram mais agressivos que os cavalos, já ouvi falar de cães atacarem crianças no telejornal, mas pode ser da propria educação que deram ou de outros factores, mas a verdade é que o pouco contacto que tive com cães e gatos sempre me meteu mais medo que um cavalo.
A maior parte da culpa acava por ser nossa em todos os casos. São as experiencias antigas que os animais tiveram com as pessoas que determinam a sua agressividade para com elas, pelo menos nestes casos... diria eu.
A maior parte da culpa acava por ser nossa em todos os casos. São as experiencias antigas que os animais tiveram com as pessoas que determinam a sua agressividade para com elas, pelo menos nestes casos... diria eu.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm
E nunca viu noticias de cavalos que mataram os donos com uma bela parelha de coices?
Há casos bem conhecidos em Portugal até
Os cavalos, como qualquer animal de estimação, necessitam que lhe sejam impostas "regras". Como sao animais assustadiços por natureza, podem ter reacções que não estamos à espera, mas se conhecer-mos minimamente o comportamento equino, saberemos identificar os sinais de "alerta".
A Texuga falou e bem nos "coirões". Tem comportamentos completamente tempestivos e até quem mais sabe, se vê "lixado" com eles. Claro que passa muito por experiencias anteriores, até mesmo pelo fraco ou inexistente desbaste e maneio anterior à monte.
Há casos bem conhecidos em Portugal até

Os cavalos, como qualquer animal de estimação, necessitam que lhe sejam impostas "regras". Como sao animais assustadiços por natureza, podem ter reacções que não estamos à espera, mas se conhecer-mos minimamente o comportamento equino, saberemos identificar os sinais de "alerta".
A Texuga falou e bem nos "coirões". Tem comportamentos completamente tempestivos e até quem mais sabe, se vê "lixado" com eles. Claro que passa muito por experiencias anteriores, até mesmo pelo fraco ou inexistente desbaste e maneio anterior à monte.