Cão ansioso
Moderador: mcerqueira
Boa tarde.
Estou com um problema, o meu cão tem 10 meses e quando fica sozinho de manhã das 8h30 até às 13h30 destrói a casa.Deixo-o ter acesso ao hall,à cozinha e à marquise quando está sozinho porque quando estamos em casa pode andar por todo lado.Só que ele rói os rodapés raspa as portas e ate chega a fazer buracos nas paredes.Ele está bem de saúde, bem alimentado, e com mantas na cama dele para ter todo o conforto além de muita bonecada e ossos espalhados pela casa,mas o que ele quer é ter-nos sempre à beira.
Como posso fazer com que ele se torne menos ansioso??Isto parece ser ansiedade.Hoje vou deixá-lo na marquise, custa-me muito mas não posso dar-me ao luxo de gastar mais dinheiro a arranjar a casa.O pior é que ele vai uivar de certeza e os vizinhos vão reclamar.Não sei mesmo que fazer, estou desesperada.Não sei porque ele faz isto, tenho terraço onde ele pode estar e levo-o 2 vezes à rua.
Será que me podem ajudar?
Obrigado
Estou com um problema, o meu cão tem 10 meses e quando fica sozinho de manhã das 8h30 até às 13h30 destrói a casa.Deixo-o ter acesso ao hall,à cozinha e à marquise quando está sozinho porque quando estamos em casa pode andar por todo lado.Só que ele rói os rodapés raspa as portas e ate chega a fazer buracos nas paredes.Ele está bem de saúde, bem alimentado, e com mantas na cama dele para ter todo o conforto além de muita bonecada e ossos espalhados pela casa,mas o que ele quer é ter-nos sempre à beira.
Como posso fazer com que ele se torne menos ansioso??Isto parece ser ansiedade.Hoje vou deixá-lo na marquise, custa-me muito mas não posso dar-me ao luxo de gastar mais dinheiro a arranjar a casa.O pior é que ele vai uivar de certeza e os vizinhos vão reclamar.Não sei mesmo que fazer, estou desesperada.Não sei porque ele faz isto, tenho terraço onde ele pode estar e levo-o 2 vezes à rua.
Obrigado
Penso que uma crate será o ideal. serve para condicionar e ao mesmo tempo tranquiliza o animal pois deverá ensina lo a ver a crate como o seu ninho. Estou a pensar fazer o mesmo ao Yuri pois esta com 16 meses, e com alterações de caracter no que respeita a ansiedade. Tambem não mudei os seus habitos no que respeita a saidas a rua e treino, penso que esteja a atravessar um momento de aumento de testosterona
começa a querer espevitar com machos e nao quero deixa lo crescer nesse aspecto. Ja lhe fiz tudo o que implica obediencia a nivel de treino e estou a começar com o clicker, nao que tenha muito a ver com o topico mas os resultados estao aser excelentes!

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Então e onde é que entram os passeios nesta descrição???Lalipop Escreveu:Boa tarde.
Obrigado

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Relativamente aos passeios no inverno torna-se mais complicado mas vai à rua sempre as 14h mais ou menos 30 minutos e depois à noite também vai.Quando estou de folga tento leva-lo mais tempo.Em casa tem todo o espaço que quer porque não há restrições e só começa a haver porque ele me rói tudo.Mudei de casa até para ele ter mais espaço e num mês já estragou 3 portas.Sinceramente já não sei o que fazer não posso simplesmente deixar de trabalhar por causa do cão.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
O treino da crate adequado evita esse tipo de problema e a crate é uma das soluções possiveis para o seu problema.Lalipop Escreveu:Relativamente à crate não será boa ideia para o meu cão porque aí ele não tinha espaço nenhum e ainda era pior.Não roia mas ficava a chorar o tempo todo e se os vizinhos chamam a policia não vou ter opção.
Vá ao forum que lhe indiquei por mp e encontra lá todas as informações que precisa para saber mais acerca destes conceitos.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
Ponha-se apé uma hora mais cedo e vá brincar e correr com ele de maneira a que ele fique cansado enquanto está sozinho, mesmo que chova e esteja frio ele tem de gastar a energia...
O facto de ter o terraço não influencia grande coisa se não tiver a companhia dos donos, caso contrário não haveria cães a estragar jardins inteiros já que tem muito espaço.
Deixe-o só numa parte da casa, e tente tirar todo que ele possa roer, por exemplo, se o deixar na cozinha tire as cadeiras, os tapetes, etc...
Já estive na sua situação e agora tenho um cão com 19 meses que já não faz asneiras à cerca de 4 meses. Aguente mais algum tempo, já que tem tendencia a passar com o tempo, fale com um treinador, ou até mesmo com o veterinário. Não pense já em dar o cão só por é cachorrro, e precisa de se distrair...
O facto de ter o terraço não influencia grande coisa se não tiver a companhia dos donos, caso contrário não haveria cães a estragar jardins inteiros já que tem muito espaço.
Deixe-o só numa parte da casa, e tente tirar todo que ele possa roer, por exemplo, se o deixar na cozinha tire as cadeiras, os tapetes, etc...
Já estive na sua situação e agora tenho um cão com 19 meses que já não faz asneiras à cerca de 4 meses. Aguente mais algum tempo, já que tem tendencia a passar com o tempo, fale com um treinador, ou até mesmo com o veterinário. Não pense já em dar o cão só por é cachorrro, e precisa de se distrair...
Pois vou começar a levá-lo de manha tambem (obrigado por lembrar, pode dar resultado) já que ele antes de mudarmos de casa estava habituado a isso, o que nao impediu que estragasse a casa antiga.Ele estranhou muito a mudança de casa.Nos primeiros dias passou as noites de sentinela,nao dormia e nao deixava dormir.Ele esta muito apegado a nos em casa parece a nossa sombra.Faco o melhor pelo meu cao e agradeco as dicas.
obrigado
obrigado
Com dez meses ainda é um cachorro, adolescente, mas cachorro. E todos os cachorros têm necessidade de roer coisas duras, fazem-no para consolidar as gengivas e desgastar os dentes.
A essa característica da idade junta-se a ansiedade causada pela mudança de casa, que ele encara como a perda do ambiente familiar. Se ainda por cima, ele estranhou essa mudança e é dependente dos donos, a situação psicológica neste momento deve ser de grande instabilidade: mudou de cenário, mudou de ambiente de rua, mudou de rotinas (os cães têm grande necessidade de rotinas), mudou tudo para ele.
Foi pena que não tivesse tido a possibilidade, ou que não se tivesse lembrado, de o "apresentar" à casa nova, levando-o consigo a passar nela algumas horas enquanto a preparava para a mudança.
Reinstaure, na medida do possível, as rotinas que tinha na outra casa e reproduza tanto quanto for possível os locais em que dantes estavam as coisas dele: se na outra casa o comedouro e a tigela da água estavam, por exemplo, em frente da máquina de lavar, ponha-as lá agora também; se a cama dele estava instalada num certo ponto da casa, ponha-a no mesmo sítio na actual. E assim por diante. Volte a sair com ele de manhã, antes de se ir embora para o emprego; na rua, deixe-o cheirar o que ele quiser pelo tempo que quiser, ainda que isso lhe gaste a paciência; se assim o tempo não der para um passeio mais comprido, dê um mais curto, mas deixe-o familiarizar-se com as coisas fora de casa.
Para poupar as paredes, encoste coisas a elas. Arranje um lote de t-shirts velhas com o vosso cheiro e deixe-lhas na cama e penduradas em vários pontos estratégicos, para que ele possa rasgá-las à vontade. Faça bolas com peúgas velhas e collants estragados e dê-lhas para brincar: sentindo o cheiro dos donos nessas bolas, terá a sensação de que eles estão ao pé.
Não lhe dê mimos nem lhe ralhe, mesmo que perca as estribeiras. Domine-se, beba um copo de água, faça qualquer coisa para se acalmar e só depois fale com ele. E os mimos só vão estimular a ansiedade e a dependência. Trate-o com naturalidade e calma e acabe com as grandes manifestações à chegada a casa.
A essa característica da idade junta-se a ansiedade causada pela mudança de casa, que ele encara como a perda do ambiente familiar. Se ainda por cima, ele estranhou essa mudança e é dependente dos donos, a situação psicológica neste momento deve ser de grande instabilidade: mudou de cenário, mudou de ambiente de rua, mudou de rotinas (os cães têm grande necessidade de rotinas), mudou tudo para ele.
Foi pena que não tivesse tido a possibilidade, ou que não se tivesse lembrado, de o "apresentar" à casa nova, levando-o consigo a passar nela algumas horas enquanto a preparava para a mudança.
Reinstaure, na medida do possível, as rotinas que tinha na outra casa e reproduza tanto quanto for possível os locais em que dantes estavam as coisas dele: se na outra casa o comedouro e a tigela da água estavam, por exemplo, em frente da máquina de lavar, ponha-as lá agora também; se a cama dele estava instalada num certo ponto da casa, ponha-a no mesmo sítio na actual. E assim por diante. Volte a sair com ele de manhã, antes de se ir embora para o emprego; na rua, deixe-o cheirar o que ele quiser pelo tempo que quiser, ainda que isso lhe gaste a paciência; se assim o tempo não der para um passeio mais comprido, dê um mais curto, mas deixe-o familiarizar-se com as coisas fora de casa.
Para poupar as paredes, encoste coisas a elas. Arranje um lote de t-shirts velhas com o vosso cheiro e deixe-lhas na cama e penduradas em vários pontos estratégicos, para que ele possa rasgá-las à vontade. Faça bolas com peúgas velhas e collants estragados e dê-lhas para brincar: sentindo o cheiro dos donos nessas bolas, terá a sensação de que eles estão ao pé.
Não lhe dê mimos nem lhe ralhe, mesmo que perca as estribeiras. Domine-se, beba um copo de água, faça qualquer coisa para se acalmar e só depois fale com ele. E os mimos só vão estimular a ansiedade e a dependência. Trate-o com naturalidade e calma e acabe com as grandes manifestações à chegada a casa.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Não engole nada, desde que se faça uma bola de tamanho normal.
Não têm conta as bolas que já fiz com meias velhas e nunca nenhum cão comeu a bola nem as meias de que ela era feita.
Não têm conta as bolas que já fiz com meias velhas e nunca nenhum cão comeu a bola nem as meias de que ela era feita.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Não recomendo. A não ser que não se importem que o bicho estrafegue tudo aquilo que seja roupa íntima vossa ou chinelo ou sapato sempre que tiver a oportunidade. Como é que o animal vai saber distinguir o que é velho e já não presta da t-shirt novinha do dono que por distracção ficou a jeito do cão, ou o sapato novo da peúga velha que lhe deram para brincar?Para poupar as paredes, encoste coisas a elas. Arranje um lote de t-shirts velhas com o vosso cheiro e deixe-lhas na cama e penduradas em vários pontos estratégicos, para que ele possa rasgá-las à vontade. Faça bolas com peúgas velhas e collants estragados e dê-lhas para brincar: sentindo o cheiro dos donos nessas bolas, terá a sensação de que eles estão ao pé.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Relativamente as saídas de manhã vou voltar a faze-lo. Hoje aumentei o tempo dos passeios e fiz uns exercícios de obediência.Quanto ás rotinas,tenho as tijelas dele no mesmo sitio que tinha na casa anterior e por incrivel que pareça na casa antiga ele dormia na caminha dele do lado esquerdo da nossa cama e nesta eu meti a cama do lado direito mas ele pegou nas mantas e foi para o lado esquerdo.Tem toda a razão em relação a isso.Não lhe faço festas assim que chego.Coitado precisa do seu tempo para se habituar.Mete-me pena ve-lo assim tristinho e quando estou no trabalho só penso em como estará.
Obrigado a todos pelas dicas
Obrigado a todos pelas dicas