Cão ansioso

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lalipop
Membro Júnior
Registado: terça mai 05, 2009 2:03 pm

segunda jan 11, 2010 2:58 pm

Boa tarde.
Estou com um problema, o meu cão tem 10 meses e quando fica sozinho de manhã das 8h30 até às 13h30 destrói a casa.Deixo-o ter acesso ao hall,à cozinha e à marquise quando está sozinho porque quando estamos em casa pode andar por todo lado.Só que ele rói os rodapés raspa as portas e ate chega a fazer buracos nas paredes.Ele está bem de saúde, bem alimentado, e com mantas na cama dele para ter todo o conforto além de muita bonecada e ossos espalhados pela casa,mas o que ele quer é ter-nos sempre à beira.
Como posso fazer com que ele se torne menos ansioso??Isto parece ser ansiedade.Hoje vou deixá-lo na marquise, custa-me muito mas não posso dar-me ao luxo de gastar mais dinheiro a arranjar a casa.O pior é que ele vai uivar de certeza e os vizinhos vão reclamar.Não sei mesmo que fazer, estou desesperada.Não sei porque ele faz isto, tenho terraço onde ele pode estar e levo-o 2 vezes à rua.
Será que me podem ajudar?
Obrigado
amsnake
Membro Veterano
Registado: domingo abr 01, 2007 6:30 pm

segunda jan 11, 2010 3:26 pm

Penso que uma crate será o ideal. serve para condicionar e ao mesmo tempo tranquiliza o animal pois deverá ensina lo a ver a crate como o seu ninho. Estou a pensar fazer o mesmo ao Yuri pois esta com 16 meses, e com alterações de caracter no que respeita a ansiedade. Tambem não mudei os seus habitos no que respeita a saidas a rua e treino, penso que esteja a atravessar um momento de aumento de testosterona :wink: começa a querer espevitar com machos e nao quero deixa lo crescer nesse aspecto. Ja lhe fiz tudo o que implica obediencia a nivel de treino e estou a começar com o clicker, nao que tenha muito a ver com o topico mas os resultados estao aser excelentes!
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jan 11, 2010 5:22 pm

Lalipop Escreveu:Boa tarde.
Estou com um problema, o meu cão tem 10 meses e quando fica sozinho de manhã das 8h30 até às 13h30 destrói a casa.Deixo-o ter acesso ao hall,à cozinha e à marquise quando está sozinho porque quando estamos em casa pode andar por todo lado.Só que ele rói os rodapés raspa as portas e ate chega a fazer buracos nas paredes.Ele está bem de saúde, bem alimentado, e com mantas na cama dele para ter todo o conforto além de muita bonecada e ossos espalhados pela casa,mas o que ele quer é ter-nos sempre à beira.
Como posso fazer com que ele se torne menos ansioso??Isto parece ser ansiedade.Hoje vou deixá-lo na marquise, custa-me muito mas não posso dar-me ao luxo de gastar mais dinheiro a arranjar a casa.O pior é que ele vai uivar de certeza e os vizinhos vão reclamar.Não sei mesmo que fazer, estou desesperada.Não sei porque ele faz isto, tenho terraço onde ele pode estar e levo-o 2 vezes à rua.
Será que me podem ajudar?
Obrigado
Então e onde é que entram os passeios nesta descrição??? :| Não estou a falar do que está a bold...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda jan 11, 2010 9:11 pm

Faça-o ter bastante exercicio, correr e saltar, e vai ver que ele perde a ansiedade.
Os animais precisam de espaço.
Lalipop
Membro Júnior

segunda jan 11, 2010 9:37 pm

Relativamente aos passeios no inverno torna-se mais complicado mas vai à rua sempre as 14h mais ou menos 30 minutos e depois à noite também vai.Quando estou de folga tento leva-lo mais tempo.Em casa tem todo o espaço que quer porque não há restrições e só começa a haver porque ele me rói tudo.Mudei de casa até para ele ter mais espaço e num mês já estragou 3 portas.Sinceramente já não sei o que fazer não posso simplesmente deixar de trabalhar por causa do cão.
Lalipop
Membro Júnior

segunda jan 11, 2010 9:42 pm

Relativamente à crate não será boa ideia para o meu cão porque aí ele não tinha espaço nenhum e ainda era pior.Não roia mas ficava a chorar o tempo todo e se os vizinhos chamam a policia não vou ter opção.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda jan 11, 2010 10:00 pm

Lalipop Escreveu:Relativamente à crate não será boa ideia para o meu cão porque aí ele não tinha espaço nenhum e ainda era pior.Não roia mas ficava a chorar o tempo todo e se os vizinhos chamam a policia não vou ter opção.
O treino da crate adequado evita esse tipo de problema e a crate é uma das soluções possiveis para o seu problema.

Vá ao forum que lhe indiquei por mp e encontra lá todas as informações que precisa para saber mais acerca destes conceitos.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

segunda jan 11, 2010 11:05 pm

Ponha-se apé uma hora mais cedo e vá brincar e correr com ele de maneira a que ele fique cansado enquanto está sozinho, mesmo que chova e esteja frio ele tem de gastar a energia...
O facto de ter o terraço não influencia grande coisa se não tiver a companhia dos donos, caso contrário não haveria cães a estragar jardins inteiros já que tem muito espaço.
Deixe-o só numa parte da casa, e tente tirar todo que ele possa roer, por exemplo, se o deixar na cozinha tire as cadeiras, os tapetes, etc...

Já estive na sua situação e agora tenho um cão com 19 meses que já não faz asneiras à cerca de 4 meses. Aguente mais algum tempo, já que tem tendencia a passar com o tempo, fale com um treinador, ou até mesmo com o veterinário. Não pense já em dar o cão só por é cachorrro, e precisa de se distrair...
Lalipop
Membro Júnior

segunda jan 11, 2010 11:30 pm

Pois vou começar a levá-lo de manha tambem (obrigado por lembrar, pode dar resultado) já que ele antes de mudarmos de casa estava habituado a isso, o que nao impediu que estragasse a casa antiga.Ele estranhou muito a mudança de casa.Nos primeiros dias passou as noites de sentinela,nao dormia e nao deixava dormir.Ele esta muito apegado a nos em casa parece a nossa sombra.Faco o melhor pelo meu cao e agradeco as dicas.
obrigado
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça jan 12, 2010 1:04 am

Com dez meses ainda é um cachorro, adolescente, mas cachorro. E todos os cachorros têm necessidade de roer coisas duras, fazem-no para consolidar as gengivas e desgastar os dentes.

A essa característica da idade junta-se a ansiedade causada pela mudança de casa, que ele encara como a perda do ambiente familiar. Se ainda por cima, ele estranhou essa mudança e é dependente dos donos, a situação psicológica neste momento deve ser de grande instabilidade: mudou de cenário, mudou de ambiente de rua, mudou de rotinas (os cães têm grande necessidade de rotinas), mudou tudo para ele.

Foi pena que não tivesse tido a possibilidade, ou que não se tivesse lembrado, de o "apresentar" à casa nova, levando-o consigo a passar nela algumas horas enquanto a preparava para a mudança.

Reinstaure, na medida do possível, as rotinas que tinha na outra casa e reproduza tanto quanto for possível os locais em que dantes estavam as coisas dele: se na outra casa o comedouro e a tigela da água estavam, por exemplo, em frente da máquina de lavar, ponha-as lá agora também; se a cama dele estava instalada num certo ponto da casa, ponha-a no mesmo sítio na actual. E assim por diante. Volte a sair com ele de manhã, antes de se ir embora para o emprego; na rua, deixe-o cheirar o que ele quiser pelo tempo que quiser, ainda que isso lhe gaste a paciência; se assim o tempo não der para um passeio mais comprido, dê um mais curto, mas deixe-o familiarizar-se com as coisas fora de casa.

Para poupar as paredes, encoste coisas a elas. Arranje um lote de t-shirts velhas com o vosso cheiro e deixe-lhas na cama e penduradas em vários pontos estratégicos, para que ele possa rasgá-las à vontade. Faça bolas com peúgas velhas e collants estragados e dê-lhas para brincar: sentindo o cheiro dos donos nessas bolas, terá a sensação de que eles estão ao pé.

Não lhe dê mimos nem lhe ralhe, mesmo que perca as estribeiras. Domine-se, beba um copo de água, faça qualquer coisa para se acalmar e só depois fale com ele. E os mimos só vão estimular a ansiedade e a dependência. Trate-o com naturalidade e calma e acabe com as grandes manifestações à chegada a casa.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
mi_xen
Membro Veterano

terça jan 12, 2010 2:55 am

Essa ideia das meias é um bocado perigoso, já que ele pode acabar por engolir as meias. Uma tshirt do dono e uns brinquedos de cão penso que seria melhor opção.
Mas é só a minha opinião...
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça jan 12, 2010 12:13 pm

Não engole nada, desde que se faça uma bola de tamanho normal.

Não têm conta as bolas que já fiz com meias velhas e nunca nenhum cão comeu a bola nem as meias de que ela era feita.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
mi_xen
Membro Veterano

terça jan 12, 2010 12:18 pm

Eu já não posso dizer o mesmo, já tive de correr para o veterinário à custa de uma meia engolida.... A partir daí num mais o deixei brincar com as tais bolas de meias.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 12, 2010 12:44 pm

Para poupar as paredes, encoste coisas a elas. Arranje um lote de t-shirts velhas com o vosso cheiro e deixe-lhas na cama e penduradas em vários pontos estratégicos, para que ele possa rasgá-las à vontade. Faça bolas com peúgas velhas e collants estragados e dê-lhas para brincar: sentindo o cheiro dos donos nessas bolas, terá a sensação de que eles estão ao pé.
Não recomendo. A não ser que não se importem que o bicho estrafegue tudo aquilo que seja roupa íntima vossa ou chinelo ou sapato sempre que tiver a oportunidade. Como é que o animal vai saber distinguir o que é velho e já não presta da t-shirt novinha do dono que por distracção ficou a jeito do cão, ou o sapato novo da peúga velha que lhe deram para brincar?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Lalipop
Membro Júnior

terça jan 12, 2010 11:49 pm

Relativamente as saídas de manhã vou voltar a faze-lo. Hoje aumentei o tempo dos passeios e fiz uns exercícios de obediência.Quanto ás rotinas,tenho as tijelas dele no mesmo sitio que tinha na casa anterior e por incrivel que pareça na casa antiga ele dormia na caminha dele do lado esquerdo da nossa cama e nesta eu meti a cama do lado direito mas ele pegou nas mantas e foi para o lado esquerdo.Tem toda a razão em relação a isso.Não lhe faço festas assim que chego.Coitado precisa do seu tempo para se habituar.Mete-me pena ve-lo assim tristinho e quando estou no trabalho só penso em como estará.
Obrigado a todos pelas dicas
Responder

Voltar para “Cães”