opinião primeira gatinha
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
oh, agradeça aos meus gatos, danados para tomar medicação... eles é que me ensinam! 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Bom dia
Cá vai a minha experiência nestas primeiras horas com a gatinha:
Quando chegou a casa ontem pelas 16 horas escondeu-se de imediato na banheira (sitio estranho) depois como a banheira foi usada e ficou molhada foi-se esconder atrás dos sofás e ai permaneceu atá ao fim da tarde quando tive de lhe dar o antibiótico, depois disso encontrou novo esconderijo (de baixo da cama) e ai permaneceu até à hora de dormir.
Depois foi engraçado. a minha esposa e eu deitamo-nos na cama para dormir, apagamos a luz e passado 5 minutos começamos a sentis a gatinha em cima de nós andou ás voltas na cama acabando por ficar a dormir no nosso meio.
Por volta das 5 da manhã acordamos com ela no WC dela a fazer as suas necessidades aproveitei para fazer também as minhas e para meu espanto a gatinha seguia-me para todo lado sempre muito juntinho às minhas pernas a minha esposa achou graça e também se levantou e a gatinha fez o mesmo seguia para todo o lado.
Depois brincamos com ela em cima da cama e ela sempre a brincar connosco sem medo algum.
Voltamos a adormecer de manhã quando acordamos o comportamento dela voltou a mudar ou seja sempre escondida com medo.
Alguma explicação para estas mudanças de humor?
Outra coisa que nos preocupa é que ela desde que chegou ainda não comeu, será normal?
vamos a ver hoje como é... ficou sozinha pode ser que coma
Cá vai a minha experiência nestas primeiras horas com a gatinha:
Quando chegou a casa ontem pelas 16 horas escondeu-se de imediato na banheira (sitio estranho) depois como a banheira foi usada e ficou molhada foi-se esconder atrás dos sofás e ai permaneceu atá ao fim da tarde quando tive de lhe dar o antibiótico, depois disso encontrou novo esconderijo (de baixo da cama) e ai permaneceu até à hora de dormir.
Depois foi engraçado. a minha esposa e eu deitamo-nos na cama para dormir, apagamos a luz e passado 5 minutos começamos a sentis a gatinha em cima de nós andou ás voltas na cama acabando por ficar a dormir no nosso meio.
Por volta das 5 da manhã acordamos com ela no WC dela a fazer as suas necessidades aproveitei para fazer também as minhas e para meu espanto a gatinha seguia-me para todo lado sempre muito juntinho às minhas pernas a minha esposa achou graça e também se levantou e a gatinha fez o mesmo seguia para todo o lado.
Depois brincamos com ela em cima da cama e ela sempre a brincar connosco sem medo algum.
Voltamos a adormecer de manhã quando acordamos o comportamento dela voltou a mudar ou seja sempre escondida com medo.
Alguma explicação para estas mudanças de humor?
Outra coisa que nos preocupa é que ela desde que chegou ainda não comeu, será normal?
vamos a ver hoje como é... ficou sozinha pode ser que coma
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
É normal, e sozinha ela vai comer. Nos primeiros dias tudo é um pouco assustador, é durante a noite que se sente mais descontraída (e este frio opera maravilhas de aproximação...). Desde que tenha acesso aos esconderijos, não se preocupe, ela vai começar a aproximar-se. Se é novinha, ainda dorme bastante, aproveite as horas de actividade (manhã cedo, fim da tarde, serão) para brincar um pouco com ela - uma cordinha, uma rolha, uma bolinha de papel, um caixote com aberturas, uma mão debaixo de um tapete... - e rapidamente a terá conquistada. 

boas tardes
A Pitágoras (é esse o nome da gatinha) já se deixou conquistar.
Já só quer brincadeira, (enquanto escrevo isto anda para aqui a dasafiar-me) é muito mimalha e brincalhona, dorme connosco, só é "chato" é que se lembra ao meio da noite de brincadeira e vem para cima de nós para brincar.
Confesso que nunca fui muito adepto de gatos mas rendi-me completamente, tinha uma ideia muito errada dos gatos.
O unico problema é que acho que ela come muito pouco, não sei se era por estar habituado á minha cadela que enchia-lhe a gamela e ela comia tudo.
Alguém me sabe responder quanto é que um gato come diariamente?
O leite nem lhe toca...
Já só quer brincadeira, (enquanto escrevo isto anda para aqui a dasafiar-me) é muito mimalha e brincalhona, dorme connosco, só é "chato" é que se lembra ao meio da noite de brincadeira e vem para cima de nós para brincar.
Confesso que nunca fui muito adepto de gatos mas rendi-me completamente, tinha uma ideia muito errada dos gatos.
O unico problema é que acho que ela come muito pouco, não sei se era por estar habituado á minha cadela que enchia-lhe a gamela e ela comia tudo.
O leite nem lhe toca...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am
orlmro Escreveu:boas tardes
O leite nem lhe toca...

Os gatos não são comos os cães. Os gatos vão petiscando ao longo do dia.
Na embalagem da ração que lhe dá deve dizer qual é a quantidade adequada para o peso da gatinha.
Se lhe estiver a dar ração húmida, é normal que ela não coma depois de uns quantos minutos, visto a ração ficar seca. Mas se lhe estiver a dar ração seca, ela vai comendo ao longo do dia.
-
- Membro Veterano
isso depende da comida; ração seca de boa qualidade requer menos quantidade, já latinhas e saquetas, quantas abra, quantas marcham...
no saco da ração deve vir a quantidade de alimento diário de acordo com a idade e o peso dos gatinhos. Eles comem realmente muito pouco, mas muitas vezes - 8 a 15 vezes por dia! - por isso o melhor é deixar sempre uma taça com comida à disposição e ir enchendo. Não se preocupe, que os gatos geralmente sabem gerir as quantidades, raros são os "brutos" que enfardam até vomitarem. Quanto ao leite, dispense-o, não vale a pena. Se for de vaca pode fazer diarreia, se for para gatos é uma guloseima que nada acrescenta. 

A comida é "cat chow kitten" misturada com "cat chow adult" não sei se é boa mas foi o que me disseram que ela comia (tem cerca de 8 meses) o leite é de gato foi só aconselhado pelo Vet como reforço uma vez que ela anda a tomar antibiótico.
Hoje apanhei um susto... cheguei a casa e nada de gata fartei-me de procurar e nada... já estava a ficar preocupado... fui dar com ela metida na nossa cama debaixo dos cobertores. Faltou a luz toda a manhã e sem o aquecedor a casa estava mais fria.... esperta ela...
Hoje apanhei um susto... cheguei a casa e nada de gata fartei-me de procurar e nada... já estava a ficar preocupado... fui dar com ela metida na nossa cama debaixo dos cobertores. Faltou a luz toda a manhã e sem o aquecedor a casa estava mais fria.... esperta ela...
-
- Membro Veterano
não é má de todo, mas experimente começar a fazer transição para algo de melhor qualidade, como a Acana ou a Bento Kronen. Mesmo a Hills e a RC têm demasiados cereais e subprodutos animais. Os meus estão neste momento com uma mistura de Purina One para gatos esterilizados e Hills anti hairball; uma vez por semana faço-lhes peixinho (habitualmente raia, que não coloca o problema das espinhas) ou fígados, corações e pescoços de aves. Ocasionalmente também dou uma gema de ovo cozido mas não são grandes apreciadores; apenas uma gema dá para 10 gatos. A clara tem demasiada albumina, não deve dar-se.
Não os tenho habituados a uma ração específica; são filhos de gatos de rua, sobreviventes e pretendo que assim continuem se eu lhes faltar. Estão habituados a comer de tudo, o organismo não se ressente de alterações e impera a sensatez e a tentativa de equilíbrio, para, se um dia ficarem sem mim, terem menos dificuldades de adaptação a uma nova vida e a novas rotinas. Manias...
Não os tenho habituados a uma ração específica; são filhos de gatos de rua, sobreviventes e pretendo que assim continuem se eu lhes faltar. Estão habituados a comer de tudo, o organismo não se ressente de alterações e impera a sensatez e a tentativa de equilíbrio, para, se um dia ficarem sem mim, terem menos dificuldades de adaptação a uma nova vida e a novas rotinas. Manias...

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am
A Sakura tem 8 meses, está a fazer antibiótico e não bebe leite... há 8 meses. Não se preocupe com isso. O que interessa é que vá comendo a ração.orlmro Escreveu:A comida é "cat chow kitten" misturada com "cat chow adult" não sei se é boa mas foi o que me disseram que ela comia (tem cerca de 8 meses) o leite é de gato foi só aconselhado pelo Vet como reforço uma vez que ela anda a tomar antibiótico.
Achei piada ao facto de não saber da gata porque a mim já me aconteceu exactamente o mesmo. Quase entrava em pânico e ela debaixo dos lençóis.

A Sakura agora dorme connosco. E não é ao fundo da cama, não. É mesmo debaixo dos lençóis encostada à minha barriga ou à do meu marido. É tão engraçado.
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sakura ... 551</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id ... d=48872</a> </p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id ... d=48872</a> </p>
A Sakura tem a idade da pitagoras 8 mesinhos.
Hoje é o quarto dia que está connosco e está cada vez mais engraçada... anda sempre de volta de nós a desafiar-nos para a brincadeira nunca está cansada... de noite dorme aos nossos pés mas ao meio da noite acorda e vem para cima de nós para brincar...
Facto engraçado: não liga nenhuma aos brinquedos que lhe compramos mas adora os que inventamos... bolas com fios, peluches amarrados com fita, etc mas quando não estamos retiramos esses brinquedos, não vá ela magoar-se... Assim fica barata não compramos mais brinquedos...
Ela come ração (já a tenho visto a comer) mas come tão pouquinho, no domingo quando ela chegou pus-lhe meia taça de ração hoje ainda lá tem ração... é só isso que me deixa preocupado, mas que ela tem energia tem... e muita
Hoje é o quarto dia que está connosco e está cada vez mais engraçada... anda sempre de volta de nós a desafiar-nos para a brincadeira nunca está cansada... de noite dorme aos nossos pés mas ao meio da noite acorda e vem para cima de nós para brincar...
Facto engraçado: não liga nenhuma aos brinquedos que lhe compramos mas adora os que inventamos... bolas com fios, peluches amarrados com fita, etc mas quando não estamos retiramos esses brinquedos, não vá ela magoar-se... Assim fica barata não compramos mais brinquedos...
Ela come ração (já a tenho visto a comer) mas come tão pouquinho, no domingo quando ela chegou pus-lhe meia taça de ração hoje ainda lá tem ração... é só isso que me deixa preocupado, mas que ela tem energia tem... e muita
-
- Membro
- Registado: quinta jun 04, 2009 2:29 pm
Parabéns pela Pitágoras 
Eu tenho uma cleo que faz amanhã 9 meses e é uma pestinha adorável
Tal como o Sr. nunca tinha tido gatos e ainda estou em fase de aprendizagem... este forum é optimo para irmos aprendendo umas coisinhas.
Eles não comem muito de cada vez ...vão comendo..
A minha de dia quase não toca na ração mas de manhã quando acordo é que noto a diferença.. ela de noite come muito mais.Qaunto ao leite para ser sincera quando ela veio para casa comprei 2 garrafinhas próprias para ela mas mal lhe tocou. Apartir daí nem lhe dou sequer.
O importante é a água. Deve beber bastante por causa dos sistema urinário.

Eu tenho uma cleo que faz amanhã 9 meses e é uma pestinha adorável

Tal como o Sr. nunca tinha tido gatos e ainda estou em fase de aprendizagem... este forum é optimo para irmos aprendendo umas coisinhas.

Eles não comem muito de cada vez ...vão comendo..
A minha de dia quase não toca na ração mas de manhã quando acordo é que noto a diferença.. ela de noite come muito mais.Qaunto ao leite para ser sincera quando ela veio para casa comprei 2 garrafinhas próprias para ela mas mal lhe tocou. Apartir daí nem lhe dou sequer.
O importante é a água. Deve beber bastante por causa dos sistema urinário.
Boas tarde
O problema de não comer já está ultrapassado... (agora come como uma leoa).
Estou a adorar a pitágoras só tem um problema: a gatinha só que brincadeira e nós brincamos bastante com ela mas o facto de acordar-nos ao meio da noite é um bocado chato.
Ela acorda-nos ao meio da noite para brincar já tentamos brincar e faze-la correr bastante para ela se cansar antes de dormir mas não adianta dorme umas horitas e de madrugada já está pronta para a brincadeira (parece que tem pilhas duracell).
Alguma dica para ela dormir toda a noite?
O problema de não comer já está ultrapassado... (agora come como uma leoa).
Estou a adorar a pitágoras só tem um problema: a gatinha só que brincadeira e nós brincamos bastante com ela mas o facto de acordar-nos ao meio da noite é um bocado chato.
Ela acorda-nos ao meio da noite para brincar já tentamos brincar e faze-la correr bastante para ela se cansar antes de dormir mas não adianta dorme umas horitas e de madrugada já está pronta para a brincadeira (parece que tem pilhas duracell).
Alguma dica para ela dormir toda a noite?
-
- Membro Veterano
em relação à Pitágoras, pouco ou nada há a fazer; posso é tentar
ar ajudá-lo a dormir a noite inteira, LOL. Deixe as taças cheias (comida e água), brinquedos à disposição e DURMA. Se ela o for chatear a meio da noite, ignore. NÃO RESPONDA, faça de conta que está a dormir. Ela vai insistir, mas depois de alguns dias desiste.
ar ajudá-lo a dormir a noite inteira, LOL. Deixe as taças cheias (comida e água), brinquedos à disposição e DURMA. Se ela o for chatear a meio da noite, ignore. NÃO RESPONDA, faça de conta que está a dormir. Ela vai insistir, mas depois de alguns dias desiste.

-
- Membro Veterano
bem... eu tenho gatos há 3 anos e... tem durado. Nem depois das castrações, esterilizações... quando são bebés são um bocado mais eléctricos, mas continuam bastante brincalhões, mesmo o mais velho, com 4/5 anos e 7 quilos, é um "puto" a brincar. É bom sinal.