gekkos Escreveu:PedroC10 Escreveu:Já experimentas-te colocar uma pedra de xisto por baixo do aquecimento? Os meus adoram, fica quase uma cama quentinha para se deitarem
Pedro, já agora gostava de te fazer uma pergunta de uma duvida que tenho a algum tempo, se a lâmpada de cerâmica ( neste caso) estiver por cima da placa de xisto e estando a emitir 34ºC, já viste a que temperatura é que a pedra fica?! Na hora da mudança de temperatura de diurna para nocturna (quem faz) a pedra mantêm durante muito tempo a temperatura?!
Boas, no meu caso a temperatura está a ser medida e controlada pela temperatura que meço logo acima do substrato (gravilha, rocha, etc) esses 34ºC são mesmo a máxima e centrada num ponto pequeno que os geckos só costumam frequentar à noite.
Eu faço mudança de temperaturas noite/dia, mantendo de dia uma sunglow 150W bulb, e depois à noite troco (por meio de temporizadores) esta por uma night glow 75W, fazendo com que durante a noite as temperaturas baixem no geral 4ºC.
Como também uso tapete de aquecimento por baixo do terrário o substrato ( gravilha, rocha etc) fica quentinho durante a noite também.
Pode não ter muito a ver com a tua dúvida...mas cá fica a info:
-----------------------------------------------------------------------------------
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Condutividade térmica é uma propriedade física dos materiais que é descrita como a habilidade dos mesmos de conduzircalor. Condutividade térmica equivale a quantidade de calor Q transmitida através de uma espessura L, numa direcção normal à superfície de área A, devido a uma variação de temperatura ΔT, sob condições de estado fixo e quando a transferência de calor é dependente apenas da variação de temperatura.
A quantidade de calor que atravessa, por exemplo, uma parede, por segundo, depende dos seguintes factores:
-(é directamente proporcional à) condutividade térmica (k);
-(é directamente proporcional à) área da parede (A);
-(é directamente proporcional à) diferença de temperaturas entre o interior da habitação (T2) e o exterior (T1);
-(é inversamente proporcional à) espessura (L) da parede.
Q= taxa de energia transferida Watt (W) = (J/s)
k= condutividade térmica [W/(m•K)]
A= área (m²)
ΔT= diferença de temperaturas (K)
L= espessura (m)
As unidades acima estão no Sistema Internacional de unidades onde o k é expresso em W/(m•K). No sistema Inglês usa-se Btu/(hr•ft•°F). Note que o sistema Inglês possui o tempo em sua unidade, já o Sistema Internacional concatena a unidade de tempo junto a unidade de energia, ou seja usa a unidade de potência W (Watt) = J (Joule) / s (segundo).
Coeficiente de transferência de calor é a incorporação da espessura a característica da natureza do material. É normalmente utilizado quando tem-se diversas camadas de materiais diferentes e espessuras diferentes, permitindo sua simples soma para obtenção de um coeficiente global da parede. Corresponde à quantidade de energia, sob a forma de calor, que passa, num segundo, através de 1m² de superfície, quando a diferença de temperatura entre o interior e o exterior é de 1 K.
Q= taxa de energia transferida Watt (W) = (J/s)
U= coeficiente de transferência de calor [W/(m²•K)]
A= área (m²)
ΔT= diferença de temperaturas (K)
A condutividade térmica (k) e o coeficiente de transferência de calor (U) relacionam-se através da seguinte expressão:
A unidade U pode estar expressa em Watt por metro quadrado por Kelvin
-------------------------------------------------------------------------------------
CONDUTIBILIDADE TÉRMICA MATERIAIS ROCHOSOS
TIPO DE MATERIAL
Concreto com argila expandida 0,85
Cortiça comprimida 0,10
Cortiça em placas 0,04
Madeira 0,20
Madeira aglomerada 0,05
Madeira compensada 0,10
Pedra (ardósia) 2,10
Pedra (granito) 3,50
Pedra (mármore) 3,26
Poliuretano 0,03
Tijolo cerâmico 0,46
Tijolo maciço de barro 0,72
Tijolo de vidro 0,80
Vidro 0,80
Cumps, Frankie