Aquecimento, ajuda.
Moderador: mcerqueira
Boas pessoal, hoje comprei o cabo de aquecimento da exoterra de 7m e 50w e utilizando o termostato da leiritrónica aquilo dá-me sempre temperaturas altas ou baixas para a guttata.
Coloquei o cabo em S ao longo de uma placa de madeira e fui deixando mais espaço entre os cabos para criar um gradiente de temperatura e para não ficar uma zona demasiado fria.
Tenho a ponta da sonda do termostato em contacto com o fundo do faunário.
Alguem sabe o que se passará?
Quando mudo a temp do termostato ele faz um click no +10 e ás vezes no +30, como lhe dá na tola.
Coloquei o cabo em S ao longo de uma placa de madeira e fui deixando mais espaço entre os cabos para criar um gradiente de temperatura e para não ficar uma zona demasiado fria.
Quando mudo a temp do termostato ele faz um click no +10 e ás vezes no +30, como lhe dá na tola.
Última edição por razer em quarta jan 13, 2010 10:52 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 19, 2009 11:42 am
nao percebi mesmo o que se passa, daemps muito altas e baixas ao mesmo tempo?
a sonda do termostato deve ficar pelo menos na toca do lado quente
<p><a href="http://www.google.com"><strong>www.google.com</strong></a></p>
<p>-------------------------------------------------------------------</p>
<p>tenho o livro da popota, e depois?</p>
<p>-------------------------------------------------------------------</p>
<p>tenho o livro da popota, e depois?</p>
Tipo se meto para os 27º no termostato ele vai para os 35º e se meto nos 10º do termostato dos cabos deixa de aquecer.deadmmmannn Escreveu:nao percebi mesmo o que se passa, daemps muito altas e baixas ao mesmo tempo?
Última edição por razer em quarta jan 13, 2010 10:59 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
- Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.
Se faz isto c/ o bolbo quietinho, podes ir trocar o termostato.razer Escreveu:Boas pessoal, hoje comprei o cabo de aquecimento da exoterra de 7m e 50w e utilizando o termostato da leiritrónica aquilo dá-me sempre temperaturas altas ou baixas para a guttata.

noção básica: o termostato que tens é um bimetalico, não tem sonda, tem bolbo(tipo cilindro em cobre) e este é p/ ser todo usado em contacto--o mais perto possivel-- com a fonte de calor e não no ambiente.

<p>Sejam vós proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
O termostato é aqueles Prodigy da leiritrónica que muita gente daqui usa.jorginho11 Escreveu:Se faz isto c/ o bolbo quietinho, podes ir trocar o termostato.razer Escreveu:Boas pessoal, hoje comprei o cabo de aquecimento da exoterra de 7m e 50w e utilizando o termostato da leiritrónica aquilo dá-me sempre temperaturas altas ou baixas para a guttata.
Quando mudo a temp do termostato ele faz um click no +10 e ás vezes no +30, como lhe dá na tola.![]()
noção básica: o termostato que tens é um bimetalico, não tem sonda, tem bolbo(tipo cilindro em cobre) e este é p/ ser todo usado em contacto--o mais perto possivel-- com a fonte de calor e não no ambiente.

-
- Membro Veterano
- Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.
Razer, olha p/ o termostato, o "fio" fino chama-se capilar, a parte mais grossa e cilindrica chama-se bolbo e é o sensor de temperatura. 1º teste: mete o bolbo fora do terrario á temp ambiente, apos uns minutos p/ estabilizar se estiverem 18ºc em tua casa ele tem que fazer um clique aos +-17º e +-19º.
Faz isso, sff.
Faz isso, sff.
<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
Esse bolbo tem um liquido lá dentro, não tem?
É que uma vez um dos termostatos que eu tinha fez uma fissura no capilar, e saiu de lá um liquido que não identifiquei, e o termostado foi logo para o céu, morreu, deixou de registar a temperatura xD
É a variação de volume do líquido com a temperatura que faz com que o termostato funcione?
É que uma vez um dos termostatos que eu tinha fez uma fissura no capilar, e saiu de lá um liquido que não identifiquei, e o termostado foi logo para o céu, morreu, deixou de registar a temperatura xD
É a variação de volume do líquido com a temperatura que faz com que o termostato funcione?
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Já fiz a temp ambiente era +/- 14,5º e o termostato fazia clique +/- no 10 e mais aquele traço pequeno logo a seguir e faz clique +/- no 10 e menos até logo ao traço logo antes do 10 o pequeno.jorginho11 Escreveu:Razer, olha p/ o termostato, o "fio" fino chama-se capilar, a parte mais grossa e cilindrica chama-se bolbo e é o sensor de temperatura. 1º teste: mete o bolbo fora do terrario á temp ambiente, apos uns minutos p/ estabilizar se estiverem 18ºc em tua casa ele tem que fazer um clique aos +-17º e +-19º.
Faz isso, sff.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Coloca a sonda do termometro junto á do termostato e vai regulando pelo que mostra o termometro, sem ligar muito ao botão de rugular do tremostato.
-
- Membro Veterano
Exactamente, antes, há uns anos, era mercurio (foi proibido-metal pesado e toxico), agora confesso que não sei, tem a ver com a sensibilidade do mesmo á temperatura, e sim, ao seu aumento de volume que vai fechar ou deixar aberto um contacti electrico tipo interruptor de "luz", literalmente-- bimetalico--não deixando passar corrente ou fechando o "caminho" p/ alimentar o que se quer que funcione, neste caso as nossas resistencias, sejam tapetes, cabos, aquecedores p/ Tartas ou outra coisa qualquer.PedroC10 Escreveu:Esse bolbo tem um liquido lá dentro, não tem?
<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
Não percebi, será que podes explicar melhor?Bondage2010 Escreveu:Coloca a sonda do termometro junto á do termostato e vai regulando pelo que mostra o termometro, sem ligar muito ao botão de rugular do tremostato.
Como vejo depois a temp que está no faunário?
-
- Membro Veterano
Sim,podes fazer assim, desde que vejas que o diferencial não é maior que 2/3ºc, tens de perceber o que são os traços interpretando a escala, regra geral, cada traço maior são 5ºc, será?Bondage2010 Escreveu:Coloca a sonda do termometro junto á do termostato e vai regulando pelo que mostra o termometro, sem ligar muito ao botão de rugular do tremostato.
<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
-
- Membro Veterano
Calma, um passo de cada vez, estamos a tentar perceber se o termostato está bom, falaste em dif. brutais, calma...razer Escreveu:Não percebi, será que podes explicar melhor?Bondage2010 Escreveu:Coloca a sonda do termometro junto á do termostato e vai regulando pelo que mostra o termometro, sem ligar muito ao botão de rugular do tremostato.
Como vejo depois a temp que está no faunário?
<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>