Preciso de orientação e dicas para tartarugas sff.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Ziries
Membro Júnior
Registado: domingo set 28, 2003 12:14 pm

domingo set 28, 2003 1:58 pm

Boas tardes.
A cerca de um ano comprei uma tartaruga, e desde entao tenho tentado proporcinar-lhe o melhor ambiente possivel. A cerca de 2 semanas troquei-lhe o aquaterrario podendo ter uma melhor percepção nos links abaixo:
http://pwp.netcabo.pt/ricardo.braga/aquaterrario1.jpg
http://pwp.netcabo.pt/ricardo.braga/aquaterrario2.jpg
http://pwp.netcabo.pt/ricardo.braga/aquaterrario3.jpg
O aquaterrario tem de comprimento 50cm, altura 31cm, largura 25cm e a altura da água e de 16cm.
O filtro que se ve no aquaterrario e um Micro Jet Filter que da até 40L.
A tartaruga tem de comprimento 6cm e largura 5cm como tb se pode ver nos links abaixo:
http://pwp.netcabo.pt/ricardo.braga/tar ... 8-9-03.jpg
Convem tb dizer k sempre lhe dei camaroes, k se compram nas casas de animais mas a vulso e que tb costumo-lhe por aqueles blocos de calcio em forma de tartaruga "embora no momento das fotos n tenha nada . ;) ".
O aquaterrario apanha sol entre as 10h30m e a 13h30m, pelo k ela gosta muito pois vai para a parte seca. :D
Gostari entao de saber k concelhos uteis tem para me dar acerca do aquaterrario (se axam em condições, de precisa de alguma mudança, do sol k apanha, etc), da comida ( se so camarões e pobre?!?) e se devo comprar um termostato pois ela no inverno passado penso k semi-hibernou pois tava sempre de olhos fechado a dormir e so vinha a tona de agua para respirar ( o aquaterrario antrior era um aquario dos mais pequenos com um plataforma em relva).

Peço desculpa pelo testamento :oops: , mas realmente queria k alguem me desse concelhos e dicas uteis para tentar k a minha tartaruga seja o mais feliz possivel.
Fiquem bem e desde ja obrigado.
8)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo set 28, 2003 7:22 pm

Os conselhos são imensos...

Trocou de aquário, mas esse ainda não é suficiente... o tamanho por enquanto está bom (por enquanto) mas devia ter mais parte seca, e esta deveria ser de areão ou algo semelhante para ela poder escavar.

Quanto ao sol, deve ter sempre uma parte de sombra tanto na água como na parte seca: As consequências de não ter sombra podem ser graves.

A comida... camorões secos não é nada. Dê antes frescos. Resumindo, pode dar de tudo um pouco, desde que natural.

Termostato... eu prefiro usar, mas se nãi usar também não é prejudicial. Tanto faz mesmo. Mas se usar tem de ter cuidados no inverno de modo a que o ar envolvente esteja mais ou menos à mesma temperatura da água.

E há muita mais coisa... mas vá perguntando.
Ziries
Membro Júnior

domingo set 28, 2003 8:20 pm

Desde ja obrigado pelos concelhos!! :D
Realmente exprementei dar-lhe broculos, cenouras e camarao "do grande de supermercado" tudo partido em bocadinhos pequenos e ela nao foi de modas, "atirou-se" a tudo!! :D
Tb ja li k se podiam dar gupis "penso k se escreve assim", pois assim elas comiam e faziam exercicio.
A minha agora tb gosta muito de se encostar ao filtro "va-se la saber pk?!?" :o
Quanto a parte de seca do aquaterrario, foi o k consegui arranjar, e mesmo assim tive k por akela base alta "caixa de 50 cd's com pedras dentro" para elevar, como mosta na foto e conseguir akela altura de agua. A vantagem ao fazer isso e k ela gosta de se meter la atras e como tem uma bolha de ar nao há problema.
Como so batem ali 3 horas de sol e é de manha axa k o problema e grave? :o E k se aumento o espaço seco diminui-lhe a parte para nadar.
Quanto ao termostato perguntei, pk a esta varanda e quente no verão , mas no inverno fica muito fria, e assim metia-lhe o termostato e a outra tampa de vidro, para nao haver grandes diferenças de calor.
Ja agora sera k era possivel mostra-me uma imagem do seu aquaterrario?
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda set 29, 2003 9:07 am

Olá

Esse aquaterrário serve por pouco tempo. vai reparar que ela se vai desenvolver rapidamete agora que tem mais espaço. Da próxima vez faça logo um aquaterrário grande, senão vai andar sempre a gastar dinheiro.

Eu não tenho areia no meu, mas é aconselhável ter. Tenho o meu junto a uma janela onde apanha sol quase todo o dia, mas vou controlando a quantidade de luz com a persiana, logo elas têm sempre sombra.

Também não tenho termostato e apesar de elas praticamente não comerem de inverno, também não chegam a ibernar totalmente pois o local onde estão não é demasiado frio.

Em relação á comida, dê-lhe também carne de vaca sem gordura picada, fruta e vegetais.

Ela consegue aceder à parte seca com facilidade não consegue? É que as tartarugas também se afogam...

Beijokas
kathleen
Ziries
Membro Júnior

segunda set 29, 2003 10:29 am

[quote=Kathleen]
Ela consegue aceder à parte seca com facilidade não consegue? É que as tartarugas também se afogam...
[/quote]

Consegue pois, mesmo quando esta por baixo da parte seca "o k da um optico escoderijo para ela :) " tem uma bolha de ar, por isso nunca se deve afogar"espero eu"!!
Mas foi por isso k pus os links para as fotos k tirei na 1 msg, para verem se estava tudo com um minimo de condições.
Ja agora este ano se ela hibernar, e aconcelhavel ter a altura de agua k tenho no meu? Ou devo diminuir a agua para a altura k ela tem e desligar o filtro?

Um abraço
8)
KROZ
Membro Veterano

segunda set 29, 2003 11:08 am

Quanto à comida dê peixe, marisco e carne magra como já referiram. Depois vá brincando a experimentar o que elas gostam. Dê sempre vegetais pois também fazem falta. Costumam gostar de alfaces e plantas aquáticas (sai caro mas elas adoram). Os gupis são optimos, mas são peixes de água quente...

Em relação à bolha de ar, o oxigénio não demora muito a se transformar em dióximo de carbono o que acaba por a asfixiar.

Se ela não tiver sempre uma sombra disponivel, pode ser grave. Depende do calor.

Ainda em relação ao aquecimento. Se aquecer, tem de controlar a temperatura do ar em redor. Se não aquecer, tem de preparar a tartaruga para hibernar para ela aguentar. E ainda se não aquecer, não convém usar no inverno aquecedores na sala onde está a tartaruga. Cada caso é um caso... eu prefiro aquecer pois no inverno consigo controlar a temperatura da sala.

Quanto a fotos... as minhas tartarugas já há muito que andam a passear no zoo de lisboa e já não tenho o aquário.

Mas para uma tartaruga é preciso:

-Aquário de 60 cm em que 1/3 ou 1/4 é seco e com areão. Eu separei a parte seca com um vidro colado com silicone (para aquários) e era um pouco mais alto que a linha da água. O vidro tem de ser polido nas arestas para não cortar. Depois enchi quase toda a parte seca com material leve e só os ultimos 8cm enchi com areão.
-A altura da água deverá ser 30cm, ou quase...
-Areão para o fundo
-Plantas aquáticas (verdadeiras)
-Desenho de fundo, se desejar
-Filtro externo (não use um de fundo pois a sua eficácia com a tartarugas é nula e um interno ocupa muito espaço)
-termostato/termometro se desejar
-Rede. Visto um aquário de 60cm ter pouco mais que 30cm de altura, é óbvio que a parte seca vai estar quase fora do aquário. Assim para não ter que comprar um aquário maior pode montar uma rede metálida prolongando somente a parte seca do aquário-terrário. Cuidado com a largura das aberturas. Tem de se ter cuidado para a tartaruga não se entalar.

-Decoração
Tudo o que é pesado tem de estar colado com silicone a um dos lados. Não use pedra de lava pois é pesada, abrasiva e ocupa muito espaço.
Para fazer a rampa para a parte seca usei uma pedra lisa tipo xisto (colada ao vidro) e uma raiz em forma de rampa (também colada ao vidro). Por debaixo dessa raiz e pedra era o esconderijo delas. É essencial criar um esconderijo, mas mesmo um esconderijo em que elas se possam refugiar. Quanto menos se conseguirem ver melhor.
Não se esqueça que tudo o que meter no aquário tem de ser fervido durante uns minutos (areão, pedras, raizes, decorações, etc).

-iluminação
Tente que elas apanhem luz solar directo, sem vidros (é importantissimo). Se a luz directa não chega à parte seca do aquário, coloque-a uma hora por dia num alguidar metade ao sol e metade à sombra (sem vidros). Se isto não for mesmo possivel, compre uma lampada UV, mas a taratruga irá perder a sua coloração original e ficará mais clara (sem qualquer problema para a tartaruga). De resto não é necessária qualquer iluminação.

E se a água estiver quente, meta lá uns guppies :) Só fica a ver se quiser.

Creio que não me esqueci de nada...
KROZ
Membro Veterano

segunda set 29, 2003 11:11 am

Ziries Escreveu: Ja agora este ano se ela hibernar, e aconcelhavel ter a altura de agua k tenho no meu? Ou devo diminuir a agua para a altura k ela tem e desligar o filtro?
Se ela hibernar, ela não irá respirar. Mas em portugal a hibernação de uma tartaruga caseira é dificil e entrará em semi hibernação. Se ela deixar de comer e quase não se mexer, mas estando acordada, é porque ela está a entrar em semi-hibernação. Se ela se mantiver assim por uns dias então pode baixar o nível da água e desligar o filtro. Mas tem de continuar a dar de comer. Se possivel dê vitaminas antes do mau tempo para ela não se ir abaixo.
Ziries
Membro Júnior

segunda set 29, 2003 11:36 am

[quote=KROZ]
Em relação à bolha de ar, o oxigénio não demora muito a se transformar em dióximo de carbono o que acaba por a asfixiar.

Quanto a fotos... as minhas tartarugas já há muito que andam a passear no zoo de lisboa e já não tenho o aquário.

[/quote]
Atenção, eu disse uma bolha de ar, mas se viu as fotos k disponibilizei vai ver k a plataforma tem um furo e a "gruta" que tem por baixo esta sempre com ar renovado.
E pena nao ter fotos, pois eu gostava de ver os aquaterrarios k o pessoal do forum tem. Assim ficava com uma ideia mais realista para quando construir um novo para ela.
Mas de qq da maneiras obrigado pelas dicas k me têm dado, k eu nao quero k a minha tartaruga se junte as estatisticas, e quero ve-la por aki durante muitos e longos anos.

8)
Ziries
Membro Júnior

segunda set 29, 2003 11:38 am

Ja agora, vale a pena comprar dakeles frasquinhos com liquido k há nas lojas de animais k tem vitaminas para as tartarugas?

8)
KROZ
Membro Veterano

segunda set 29, 2003 1:38 pm

Pode comprar um livro de tartarugas para ter ideias.

Em relação aos liquidos na água... eu prefiro por pó na comida. Há um pó da marca tetra que é para repteis e é muito bom. Nunca usei produtos na água por isso não posso falar da eficácia deles.
CryingRain
Membro
Registado: quarta mar 12, 2003 8:56 pm

segunda set 29, 2003 7:13 pm

Mais uma vez sugiro o livro "A tartaruga verde de água doce" de Inês Freire de Andrade. É muito útil... Por acaso, tenho uma tartarugueira de 60cm (comprimento) da qual não preciso, visto que comprei uma de 120cm. ;)
Ziries
Membro Júnior

segunda set 29, 2003 7:26 pm

CryingRain Escreveu: Mais uma vez sugiro o livro "A tartaruga verde de água doce" de Inês Freire de Andrade. É muito útil... Por acaso, tenho uma tartarugueira de 60cm (comprimento) da qual não preciso, visto que comprei uma de 120cm. ;)
E esse livro arranjaste-o aonde? Se for ao C.C. Vasco da Gama tem la? O aquario k compraste de 120cm tem quando de largura e fundura?
CryingRain
Membro

segunda set 29, 2003 7:34 pm

O livro comprei-o no Aquário Vasco da Gama. A tartarugueira mandei fazer (120x50x70). :D
Ziries
Membro Júnior

segunda set 29, 2003 10:43 pm

CryingRain Escreveu: O livro comprei-o no Aquário Vasco da Gama. A tartarugueira mandei fazer (120x50x70). D
Sera k nao e possivel por ai umas fotografias da tua tartarugueira, so para ficar com uma ideia + clara do interior do aquario "disposição".
CryingRain
Membro

terça set 30, 2003 3:49 pm

Não tenho fotos da nova tartarugueira, visto que a comprei há poucos meses. No entanto, julgo que dá para teres uma ideia através dos sites que mencionei anteriormente noutro tópico:
http://www.allturtles.com/care_sheets/w ... ousing.php
http://www.redearslider.com/tanks.shtml
8)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”