Vinco da orelha incorrecto

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

domingo set 28, 2003 6:30 pm

Olá a todos! Tenho uma amiga minha que comprou uma labradora amarela de 4 meses. Há pouco tempo, ela reparou que a orelha esquerda estava com um vinco diferente da direita, ou seja, quando eles estão "atentos", com as orelhas "em pé" normalmente a orelha forma como que um envelope, a parte que fecha o envelope, forma um triângulo. No caso dela isso não acontece, a orelha esquerda fica virada para trás. Haverá maneira de corrigir isto? Se sim, como?
Agradeço desde já as vossas respostas ;)
Fiquem bem
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

domingo set 28, 2003 6:40 pm

Oi Arcanus ;)
Dá uma espreitadela aqui ;)

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=7465

Pode ser que te ajude :D
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo set 28, 2003 7:39 pm

No caso do meu cão, que faz o mesmo, ou é defeito ou é partido. Mas nunca se resolveu. Embora nem sempre isso aconteça, muitas vezes lá está uma ou outra para trás.

Em relação ao cálcio que estava no outro tópico, não me lembro muito disso pois normalmente os cães pequenos têm menos chatices destas, mas li não sei onde que o cálcio nem sempre é muito bom... se alguém souber de algo que diga...
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo set 28, 2003 9:05 pm

Olá

Num outro tópico (não o indicado pela susanasaraiva) este assunto foi discutido, mas não consegui descobri-lo.

Eu lembro-me que esse tópico foi levantado para saber se valia ou não a pena aplicar uma espécie de talas nas orelhas para elas não quebrarem e manterem-se hirtas.

O que acontece é o seguinte. Durante o crescimento a cartilagem das orelhas nos cachorros está em formação e ainda não atingiu a forma definitiva. Por exemplo no whippet, é desejável que as orelhas não fiquem em circunstância alguma arrebitadas. Devem manter-se sempre quebradas. É assim que "manda" o estalão. No entanto, qualquer dos meus cães enquanto cachorros não apresentavam as orelhas com a simetria e regularidade como agora, já adultos. Às vezes tinham uma dobrada e a outra arrebitada ou uma para trás e outra para a frente. Isto acontece na raça whippet e julgo que esta irregularidade se estende às restantes raças.
Nesse tópico houve também a discussão sobre a influência do cálcio. Segundo a Sealords (que é feito desta senhora?) isto do cálcio é um mito, porque o cálcio não tem efeito no tecido cartilagíneo.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

domingo set 28, 2003 9:46 pm

Olá

Nos bulldogs, as orelhas deviam, segundo o estalão, ficarem sempre para trás(em rosa).
A molly tem ainda 4 meses, e as orelhas dela quando veio cá para casa, estavam normais, em V. Depois uma arrebitou um pouco, depois a outra, até que agora estão as duas meio-termo. Quando está naquela fase de "afecto" ;) dobras a orelhas para trás.
Portanto, isto das orelhas normalmente vai ao lugar quando eles crescem, mas há excepções.

Cumps
Nuria
Arcanus
Membro Veterano

segunda set 29, 2003 12:31 pm

Olá
Quero agradecer desde já as respostas da susanasaraiva, do KROZ, do nel e da Nuria, muito obrigado.
Vou ver se encontro o tal tópico de que falou o nel. A questão aqui é que a vet dessa minha amiga não lhe soube dar uma resposta convincente, ou seja, disse somente que não corrigia nada. Pelo que me apercebi, no caso específico dela é possível que a orelha vá ao sítio... Esperemos para ver.
Fiquem bem
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

segunda set 29, 2003 3:14 pm

Arcanus Escreveu: Olá
Quero agradecer desde já as respostas da susanasaraiva, do KROZ, do nel e da Nuria, muito obrigado.
Vou ver se encontro o tal tópico de que falou o nel. A questão aqui é que a vet dessa minha amiga não lhe soube dar uma resposta convincente, ou seja, disse somente que não corrigia nada. Pelo que me apercebi, no caso específico dela é possível que a orelha vá ao sítio... Esperemos para ver.
Fiquem bem
Eu á juma tambem não fiz nada e agora as orelhas estão boas :D , como diz o nel deve ser do crescimento ;)
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda set 29, 2003 10:50 pm

olá,

Pesquisei na net sobre as orelhas dos boxers, que normalmente preocupam muito os seus donos, pois ás vezes não aderem á cabeça e ficam semi erguidas, com um aspecto muito inestético.

Penso que se pode aplicar neste caso as mesmas duas ténicas: massagem ou fitas adesivas

http://intrends.tripod.com/TAPING.html
http://intrends.tripod.com/MASSAGE.html
Elsa
Membro Veterano

segunda set 29, 2003 11:32 pm

Já agora, esta página também me pareceu interessante para os aficionados dos boxers, a respeito das suas orelhas:

http://www.euro-boxer.com/pages/profile ... lemma.html
Arcanus
Membro Veterano

quarta out 01, 2003 6:43 pm

Elsa Escreveu: olá,

Pesquisei na net sobre as orelhas dos boxers, que normalmente preocupam muito os seus donos, pois ás vezes não aderem á cabeça e ficam semi erguidas, com um aspecto muito inestético.

Penso que se pode aplicar neste caso as mesmas duas ténicas: massagem ou fitas adesivas

http://intrends.tripod.com/TAPING.html
http://intrends.tripod.com/MASSAGE.html
Olá Elsa
Para já, obrigado pelos links, são muito úteis. Em segundo lugar, ouvi dizer (disse-me um passarinho :p ) que a Elsa já é efectivamente uma veterinária... por acaso tem alguma opinião para este caso? Aconselha alguma coisa?
Obrigado
Fiquem bem
Elsa
Membro Veterano

quarta out 01, 2003 7:54 pm

olá Arcanus,

Opinião sinceramente não tenho, pois acabei agorinha mesmo o curso e ainda tenho muuuuuiiito que aprender. Isso é daquelas coisas que se aprendem "Fora" da faculdade, com interesse, dedicação e experiência.

Por isso tenho que ter humildade suficiente para lhe dizer que, pelo menos que "ainda" não sei grande coisa sobre orelhas.

O que acho, é que a orelha deve ser manipulada enquanto o animal é jovem, pois mais tarde, após a mudança dos dentes, as cartilagens tendem a enrigecer e a orelha Fixa aquela forma. Mas como diziam os sites que indiquei, tudo depende á partida da forma, implantação e consistência da orelha do cachorro. Há umas que vão lá naturalmente, outras precisam de uma ajudita e outras requerem técnicas mais intrusivas e desconfortáveis. E até deve haver algumas que nem assim lá vão... enfim. De qualquer forma, não conheço pessoalmente técnicas especiais para orelhas pendentes.. apenas as que por curiosidade pesquisei na net. Há pelo menos mais 3 que vi, que era talas de esponja, elásticos por baixo do pescoço e ouvi falar de uma "cola?" que se colocava na ponta das orelhas dos collies e dos foxs que após enrijecer, ficava tipo um peso que mantinha as pontas para baixo. De qualquer forma até deve haver mais engenhocas destas.;)

A técnica mais chata de manipulação de orelhas que conheço ( pessoalmente) é a do corte longo dos dobermann... aquilo é que é manipular... talas 24horas por dia durante quase dois meses.

Eu acho que os criadores são realmente quem mais sabe sobre estética, sobre morfologia exterior e são eles que com a experiência lá desenvolvem técnicas para compensar esses imprevistos...

Com um bom criador, aprende-se muito.
Responder

Voltar para “Cães”