ALIMENTO COBRAS - CODORNIZES

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Bloqueado

devo dar as cobras uma alimentaçao variada?

SIM
34
77%
NAO
10
23%

Total de votos: 44
jamerico
Membro Veterano
Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

domingo jan 03, 2010 5:30 pm

jamerico Escreveu:se fores ler bem o artigo k fala da composiçao dos nutrientes dos animais reparas que afinal as codornizes têm por exemplo mais protaina i mais energia
desc so reparei agora tambem têm mais calcio !!
afinal nao tem so desvantagens
tambem so mostras te um artigo que ja tava aki a muito ! k por sinal mais uma vez mostra k sao diferentes a nivel nutricional
Última edição por jamerico em domingo jan 03, 2010 5:32 pm, editado 1 vez no total.
TiagoF2
Membro
Registado: sexta jan 01, 2010 9:02 pm

domingo jan 03, 2010 5:32 pm

se eu comprar uma codorniz vc para de insistir?
vou fazer uma vaquinha aqui com os outros utilizadores e compramos-lhe essa excelente refeição para as nossas cobras :twisted:
TiagoF2
Membro
Registado: sexta jan 01, 2010 9:02 pm

domingo jan 03, 2010 5:34 pm

pena é que as minhas só comem porquinhos da india e ratazanas
jamerico
Membro Veterano
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

domingo jan 03, 2010 5:34 pm

TiagoF2 Escreveu:se eu comprar uma codorniz vc para de insistir?
vou fazer uma vaquinha aqui com os outros utilizadores e compramos-lhe essa excelente refeição para as nossas cobras :twisted:
jovem eu estou me a burrifar para a venda das codornizes
o problema é k muitos de voces nao aceita k a codorniz é um possivel alimento para variar a alimentaçao das cobras !
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 03, 2010 5:39 pm

E não acha que isso é um problema e uma decisão de cada um?

é preciso tanta insistência?

Já se provou aqui por a + b que os roedores são a alimentação mais prática e mais natural para as cobras rateiras;

Que a codorniz como alimento único comporta deficiência em vitamina E e não é aconselhada;

Que os animais imaturos são menos nutritivos que os animais adultos da mesma espécie;

Que uma codorniz adulta é presa a mais para a maioria das corns ou lampros;

Que sim senhora, pode-se dar codornizes como variedade mas os roedores são mais seguros, mais práticos logo a maioria opta por estes e por variar entre espécies de roedores e prefere não dar codornizes ou pintos.

Posto isto, o que mais há a dizer? :o

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo jan 03, 2010 5:40 pm

jamerico Escreveu:
jamerico Escreveu:se fores ler bem o artigo k fala da composiçao dos nutrientes dos animais reparas que afinal as codornizes têm por exemplo mais protaina i mais energia
tambem so mostras te um artigo que ja tava aki a muito ! k por sinal mais uma vez mostra k sao diferentes a nivel nutricional
essa tabela refere a codornizes adultas, recem nascidas não têm quase calcio nenhum uma vez que os ossos ainda são demasiado pouco solidos..e uma codorniz adulta não serve de alimento para nenhuma das cobras que tu tens...mostra-me deficiencias nutricionais, não diferenças, o ter mais isto ou mais aquilo nao quer dizer que numa cobra seja mais positivo em contrapartida ás doenças inerentes aos dois tipos de presa....continuo á espera de algum artigo mais para alem dessa tabela...esqueces-te da diarreia ou fezes pouco solidas de uma refeição com aves ;)
Não vez que não consegues...estás a perder o teu tempo...dá a mão á palmatoria embora possas continuar a fazer o que quiseres aos teus animais...
jamerico
Membro Veterano

domingo jan 03, 2010 6:17 pm

Bondage2010 Escreveu:
jamerico Escreveu:
essa tabela refere a codornizes adultas, recem nascidas não têm quase calcio nenhum uma vez que os ossos ainda são demasiado pouco solidos..e uma codorniz adulta não serve de alimento para nenhuma das cobras que tu tens...mostra-me deficiencias nutricionais, não diferenças, o ter mais isto ou mais aquilo nao quer dizer que numa cobra seja mais positivo em contrapartida ás doenças inerentes aos dois tipos de presa....continuo á espera de algum artigo mais para alem dessa tabela...esqueces-te da diarreia ou fezes pouco solidas de uma refeição com aves ;)
Não vez que não consegues...estás a perder o teu tempo...dá a mão á palmatoria embora possas continuar a fazer o que quiseres aos teus animais...
como sabes os valores de calcio das crias se nao aparecem no artigo?
artigo nao refere se sao adultos e tambem nao compara com crias
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

domingo jan 03, 2010 7:04 pm

Bondage2010 Escreveu:Quem é que dizia, valham-me as fadinhas nazarenas???
Eu :oops:
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

domingo jan 03, 2010 8:54 pm

jamerico Escreveu:continuo a dizer se ele é assim tao mau como é possivel ele ainda ser convidado para a AVISAN ???
e tenho licenças de criaçao e para ter certas cobras ???

mas tudo bem voces é k sabem !!!
Nao me querendo meter muito neste topico que começa a ser ridiculo para todos...vou so acrescentar algo no que toca ao "Pantanal" e um pouco sobre as codornas.
O pantanal nao é convidado para a AVISAN...ele como a maioria dos lojistas que la estao inscrevem-se.
Ele não é "assim tao mau"...ele não percebe é nada do assunto. Ele tem licenças, sim, mas não faz uso delas pois nao tem condiçoes nem capacidade nem conhecimento para tal no que toca aos repteis. Para se ter licenças não é preciso ter conhecimento...basta pagar, qualquer pessoa pode ter.Com ou sem conhecimento do assunto em causa.
Sim...ele foi proibido de vender as cobras que estavam expostas por falta de documentos.
E quanto ao alimentar com passaros ele tambem nao o faz...a nao ser em ultimo recurso mesmo.
Como ja referiram...o ideal mesmo é falar com criadores a sério(nao criadeiros)...pessoas com conhecimento correcto sobre o assunto, desde o pratico ao teorico.

Eu sou apologista de que se deve alimentar as nossas cobras com a maior variedade de alimento possivel...mas...com cuidado, obvio.
As cobras cá em casa comem desde benin's, mus, ratazanas, gerbos e hamsters. Se eu pdesse dar aves?!...sim, era capaz de dar uma ou outra de vez em quando consoante a especie da cobra e o tamanho e capacidades nutritivas dos alimento. Mas seria possivelmente daquelas situaçoes "de ultimo caso".
Creio ter sido o Bondage (se nao foi peço desculpa) que referiu que uma codorniz nao pesa o mesmo que uma ratz adulta e que nao tem o mesmo formato...eu acho que isto é obvio. Eu gostava de saber como voce alimenta uma cobra do milho ou mesmo uma lampro adultas com codornas. Ate pode da las pequeninas...mas...não tem o mesmo nem nada parecido das mesmas capacidades nutritivas de uma ratazana com o tamanho indicado.
Voce referiu que a Kath tinha medo com este topico de deixar de vender ratz para alimento...coitadita...ela nem os cria...tem um amor tal aos bixos que eles tornaram-se maricas :lol: (brincadeirita kath). Eu é que podia ficar chateado...lololol. Eu é que as crio para alimento...e este topico nao vem favorecer o negocio... :lol: :lol: :lol: LOL
Falando a serio...as pessoas é que sabem o que fazem aos seus animais...eu não acho correcto estarmos a dizer que voce faz mal isto ou aquilo...mas isto seria se voce realmente aprendesse algo...mas nao acontece isso.
Voce agora pode dizer "Pronto...concordo com voces porque depois de olhar com atençao ao material que forneceram passei a ter conhecimento sobre os varios problemas...portanto passei a alimentar as cobras com cordonas de vez em quando só para existir uma alimentaçao variada."
Mas parece que so leio "As codornas sao optimas, voces nao prestam"
LOLO...assim ninguem vai a lado nenhum :wink:
jamerico
Membro Veterano

domingo jan 03, 2010 9:13 pm

desde ja boa noite

miguelabm

eu sei k ouve vezes que ja tava farto disto de estarem sempre a dizer k as aves nao prestam para alimento das cobras :x
na verdade é que utilizo codornizes para variar, assim desta forma a cobra tem a possibilidade de contacto com outros alimentos para alem dos roedores. :)
é normal que en certos aspectos sejam piores e em outros melhores
quanto ao tamanho e peso das codornizes ate a data so dei codornizes de poucos dias pois o seu tamanho é parecido com os dos ratos 1º pelo.
as minhas ultimas codornizes nasceram a pouco tempo assim que elas xegarem ao tamanha dos outro ( medio , adultos e ratazanas ) vou tentar comparar os pesos de ambos ( tenho k comprar uma balança )
quanto a valores nutricionais nao encontrei ate a data mais tabelas sobre o assunto.

se tiver mais duvidas sobre a minha opiniao é facil basta deixar aki k eu leio e respondo

desde ja obrigado pela simpatia
jamerico
Membro Veterano

sábado jan 16, 2010 5:39 pm

“Não existem cobras vegetarianas, logo, quando se lida com cobras é necessário obrigatoriamente lidar com o seu alimento. Algumas comem peixe e pequenos anfíbios, outras insectos, mas a grande maioria alimenta-se de pequenos mamíferos e aves. O alimento mais comum e facilmente disponível são crias de rato ou ratazana. “
(http://www.colubridae.net/index.php?opt ... &Itemid=43)

Corn snakes,like all other snakes, are carnivorous. Meaning they feed only on the flesh of other animals. Corn snakes feed small rodents and sometimes lizards, although they have been known to take small birds from time to time. A pet corn snake owner, obviously, will have an easier time supplying his or her exotic pets with mice than anything else.
(http://petsnakesonline.com/exotic-pet-c ... orn-snake/)

Como ja tinha dito o alimento mais oferecido as cobras em cativeiro são ratos devido a ser mais facil !!!

Mas ao comtrario do que andaram aqui a dizer existem Zoologicos que dão aves as cobras !

http://www.slideshare.net/mauriciosalva ... esentation

http://www.zoologico.sp.gov.br/saa.htm
“Biotérios são áreas específicas, autorizadas e equipadas para acomodar animais como roedores, aves e insetos que serão oferecidos aos outros animais. O nosso Biotério tem mais de 10 anos e um dos parâmetros que defendemos é que antes do animal ser parte de dietas ele é um Ser Vivo e necessita de cuidados e uma alimentação balanceada.

O acervo de nosso Biotério compreende em ratos, camundongos, porquinhos da Índia, pintinhos, codornas, grilos, baratas e tenébrios. “
http://www.centralpark.com/pages/centra ... nakes.html

Afinal não sou so eu que dou Aves as cobras ! Tal como ja tinha referido a maioria das pessoas só dão ratos porque é mais facil de criar !

Não defendo só dar aves, mas sim variar entre roedores e aves !

Ps.Afinal este Tópico não desapareceu tal como muitos disseram que ia acontecer !!!
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sábado jan 16, 2010 6:19 pm

Realmente biotérios e zoos não são grandes exemplos para ir buscar...Só há relativamente pouco tempo usam lâmpadas uvs, e basicamente dão aquilo que têm aos animais, dentro do que eles comem.

Eu também sou a favor de uma diversidade maior na alimentação de cobras, mas vou-me repetir, nem todas as cobras comem aves.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sábado jan 16, 2010 6:27 pm

Estava a ver que não.
Primeiro espero sinceramente que tenha autorização para usar informação contida no Colubridae.

Depois deixo-lhe aqui a resposta que obtive dum VERDADEIRO criador do país vizinho que passo a citar:

«Naturalmente que los pájaros son presas habituales en estado natural, y algunas serpientes 'solo comen pájaros', pero para la mayória de serpientes yo aconsejo el roedor.

Como tu dices el riesgo de salmonella esta presente cuando alimentamos con pájaro, y no es el único inconveniente:

- La cantidad de pluma que ingieren las serpientes alimentadas con pájaros es muy grande, estas plumas se digieren mal (igual que el pelo de roedores), son más duras que el pelo de roedor, y pueden provocar problemas intestinales. (por ejemplo retenciones, fecalomas,...).

- Las partes más duras como pico, uñas y patas tambien se digieren mal, estas partes mal digeridas pueden ocasionar pequeñas lesiones en la pared intestinal.

- Las codornices suelen traer mucha mas 'porqueria' entre sus plumas y las patas, que los ratones o ratas de criadero.

- Muchas serpientes les cuesta mucho más tragar una codorniz que una rata, porque por su geometria es más fácil tragar un roedor que un pájaro. Si la serpiente no encuentra bien la cabeza de la codorniz para empezar a tragar, tiene un problema grande con las patas y la alas abiertas del pajaro.

Por todos estos motivos es mejor dar de comer roedores antes que aves.

Pero, si se puede alimentar las cobras con pájaros, aunque ocasionalmente, y yo recomiendo:

- Mejor si las codornices estan conjeladas (se elimina el problema de la salmonella en gran parte).

- Que la cobra sea bastante grande para evitar problemas a la hora de engullir, y para la digestión.

-' Recortar' la mayor parte de las plumas de las alas de la codorniz (son las más grandes y queratinizadas, duras).

Se puede ir variando la dieta de roedores como tu dices, pero no es imprescindible, hay que pensar que cando una serpiente come un roedor entero esta comiendo un organismo completo, que dentro ya tiene un poco de todo: grasas, musculo, fibra, vitaminas, sales,...

No es lo mismo que nosotros comemos un filete o una hamburguesa, que solo tiene carne (??). Cuando ellas tragan un ratón estan comiendo un poco de todo.»

Atenção a esta ultima frase do criador.
Quando alimentamos com o rato/ratazana, estamos a alimentar com o alimento que demos ao roedor que compreende proteína, vegetais e outros nutrientes, daí não ser necessário variar a alimentação para além dos Mus e das Ratazanas (uma vez que têm alimentações diferentes).
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado jan 16, 2010 6:48 pm

8)
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sábado jan 16, 2010 6:55 pm

Jota quanto a factos nao há argumentos. ta tudo dito
Bloqueado

Voltar para “Répteis e Anfíbios”