Olá wyspa,
wyspa Escreveu:Eu ate concordo que nao tenham crias recessivas, agora serem todas verdes .. Sao todas verdes porque ? A mae e branca e tem linhagem azul, porque e que nao podem ser brancas ou azuis por exemplo ? Faz-me confusao, nunca tive uma ninhada em que saissem todas da mesma cor que me recorde :s
Olha é assim, começando pelo principio, nos periquitos há "apenas" 2 linhas a Verde e a Azul..
O Verde é
sempre dominante relativamente ao Azul.. ou seja se uma ave for Verde (e
NÃO portadora de azul) então
TODOS os filhotes serão verdes..
O que acontece na maioria das vezes é que as aves fenotipicamente (visualmente) Verdes são na verdade
Verde/Azul, ou seja são portadores de Azul.. e desse modo ao cruzares uma ave Verde/Azul com uma ave Azul (como o factor azul
está nos 2 progenitores) então já poderão nascer filhotes azuis..
Percebeste?
É evidente que depois relativamente a outras mutações há outros factores a ter em atenção..
Mas se pesquisares e leres (e principalmente) filtrares informação que está disponível (nomeadamente na net) acabas por relacionar as coisas e verás que as "coisas" começam a fazer sentido..
Só mais uma coisa, como referes o facto da fêmea ser "branca",.. o que podes registar é que o "branco" está relacionado com o azul e o "amarelo" com o verde.. é o que acontece quando num caso extremo as aves "perdem" os pigmentos, passando então o Verde a Amarelo e o Azul a Branco (como é o caso nos
INOS, Albinos (Azuis) e Lutinos (Verdes)
Espero que não tenha sido muito confuso..
Já agora..
wyspa Escreveu:
.. Voce disse que Arlequim era uma mutaçao recessiva mas no site diz que é dominante, sendo dominante ja vai influenciar nas mutaçoes das crias que referi ?
O problema é que em 1º lugar, Arlequins ou Malhados são a mesma coisa..
e existem 3 "tipos" de Malhados (Arlequins) os Australianos e Holandês que são mutações
Dominantes e os Dinamarqueses que são
Recessivos.. para além dos Remiges-claras..
A tua ave é recessiva, pois é uma Malhada Dinamarquesa..
Abraços