criação de mandarins

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
bertha
Registado: domingo set 14, 2003 7:59 pm

quinta set 18, 2003 4:47 pm

kal o tamanho da gaiola para um casal de mandarins criarem?
uma gailola de 60cm comp, 30cm largura e 35 altura chega?
pavlo
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am

quinta set 18, 2003 6:27 pm

Boas, essas medidas parecem ser adequadas...

Depois diz como é que estão a correr as cenas, ok?

Asta
Dia 30 de Janeiro entrada gratuita aproveitem

http://www.ratsnakefoundation.org/
gus
Membro
Registado: quarta jun 04, 2003 4:07 pm

domingo set 21, 2003 9:29 pm

até agora nada! o ninho é dakelas bolinhas com uma entrada pekenina, ñ e? é presiso dar alguma coisa especial? eu dou aos meus sementes, um tipo de papa para canários mas k eles adoram e ás x verdura. fazes criação?
kool
Membro
Registado: domingo mar 23, 2003 6:09 pm

segunda set 22, 2003 8:12 am

Olá!

O ninho deve ser fechado com uma entrada e além disso deve-se fornecer material para o ninho, por exemplo fibras de coco. Por último aconselho a colocar um osso de choco.

Cumprimentos.

kool
Piscas
Membro
Registado: quinta dez 26, 2002 12:26 pm
Localização: 2 cães, 4 gatos, aves (mandarins, bengalins, capuchinhos, canários, periquitos, degolados e dominós)

segunda set 22, 2003 3:49 pm

A criação de mandarins costuma resultar extremamente fácil e prolifera, sendo estas aves umas das mais indicadas para aqueles que queiram iniciar-se na criação.
Os mandarins não necessitam de muito para criarem: um ninho e material para o ninho são suficientes na maioria do caso. É claro que, sobretudo na época de postura, se lhe deve facultar grit ou osso de choco, dada a grande necessidade de cálcio por parte das fêmeas.
Quanto ao ninho, o ideal é que ele seja fechado. Pessoalmente, utilizo de forma indiferenciada ninhos tipo caixa fechada (como os dos periquitos) ou ninho em forma de cesto (também fechado), sendo que os meus mandarins não regeitam qualquer destes.
Quanto à alimentação, deve ser-lhe fornecida a habitual mistura para exóticos e ainda papa de ovo. Também se lhe podem dar verduras e frutos, muito embora os meus mandarins não sejam particularamente apreciadores destes últimos.

Há, no entanto, um aspecto importante que já noutras mensagens tive oportunidade de referir: convém não deixarque os mandarins iniciem a criação antes de completarem seis meses de idade. É que, muito embora o possam fazer a partir dos três meses de idade, muitas vezes a sua inexperiência leva a posturas mal sucedidas, o que poderá ter reflexos em futuras posturas e poderá ser uma condicionante em termos da criação destas magníficas aves.

Espero ter ajudado,
Piscas ;) ;)
gus
Membro

segunda set 22, 2003 10:24 pm

o meu macho ja tem dois anos e a femea ja deve ter quase 1ano. eu sempre lhe dei osso de choco. eles estavam num viveiro grande com mts periquitos e eles ñ os deixavam criar (já tinham posto á ovos uma vez mas deixaram de os chocar). os meus adoram alface mas so lhes dou de x em kando pk faz mal... eu faço criação de perikitos mas mandarins é a 1ª x! vou tentar! :) :D :lol:
Piscas
Membro
Localização: 2 cães, 4 gatos, aves (mandarins, bengalins, capuchinhos, canários, periquitos, degolados e dominós)

terça set 23, 2003 10:48 am

Olá gus

Há uma situação que deve ser tomada em conta na criação não só de madarins como de qualquer outra espécie de aves que é respeitar o seu ciclo de vida natural.
Muito embora os mandarins sejam aves capazes de criarem durante todo o ano, muito devido ao facto de terem começado a ser criados em cativeiro há longa data, o certo é que, devido às condições climatéricas e sobretudo ao número reduzido de horas de luz, a criação durante o Outono/Inverno costuma resultar mais difícil. Este será o período em que as aves deverão ser mantidas em repouso.

No meu caso pessoal, apenas lhes forneço as condições ideais para criação no final do mês de Fevereiro, deixando-os realizar três posturas durante o ano (com cerca de duas semanas de repouso entre a retirada das crias e o inicio de nova postura), a última das quais no mês de Agosto. Depois, estram em repouso até ao próximo mês de Fevereiro. É uma forma de não "exigir" demasido desgaste às aves e, ao mesmo tempo, de garantir crias sudáveis e de boa qualidade para as criações do ano seguinte. Mesmo assim, as crias fruto da última postura costumam ser mais pequenas que as das anteriores, levando mais tempo para se desenvolverem convenientemente.

Cumprimentos
Piscas ;) ;) ;)
gus
Membro

terça set 23, 2003 7:06 pm

obrigado,se calar é melhor eu esperaraté fevereiro, mas vou manter o ninho dentro da gaiola.
eu tanbém tenho bengalins (4), aki na arca kuase nunca se fala neles s são tao lindos! k cores tens? os meus são: creme, castanho claro e branco (manchado) e dois castanhos escuros. ha bengalins albinos?
ricardo-travassos
Membro
Registado: sábado dez 21, 2002 11:47 pm

terça set 23, 2003 10:50 pm

tenho vários bengalins brancos mas sói tenho um de olhos vermelhos que nãi tenho a criar por não ter par para ele...
Piscas
Membro

quarta set 24, 2003 10:25 am

Olá Gus

Infelizmente, e apesar de gostar muito de bengalins, ainda não tive tempo suficiente para me dedicar a esta raça. Neste momento tenho quatro bengalins creme e dois castanhos escuro, sendo que um casal está em criação, devendo as crias sair do ninho no início da próxima semana. Entre as crias estão 3 bengalins e 2 capuchinhos de cabeça branca, que tiveram o casal de bengalins como pais adoptivos, já que os seus progenitores naturais não levaram a bom termo a criação.
Embora seja sabido que os bengalins toleram bem a inspecção aos ninhos, só esporadicamente o costumo fazer, para evitar que surja algum tipo de desconfiança da parte deles (é a sua primeira criação). Por isso ainda não sei com exactidão as características dos pequenitos.
De resto, e como já disse, ainda não tive tempo suficiente para me debruçar com mais exaustão sobre esta raça, pelo que não te sei responder se existem bengalins albinos, muito embora suponha que sim.

Cumprimentos
Piscas ;) ;) ;)
tiagosac23
Membro
Registado: sábado abr 05, 2003 9:53 pm

sábado set 27, 2003 2:36 pm

O que eu uso na criação é osso de choco , grit , material para o ninho , ninho em corda enrolada , papa vitaminica,mistura para diamantes e uns pauzinhos com comida e mel pegada. :D
Luis123
Membro Júnior
Registado: terça set 16, 2003 11:19 am

segunda set 29, 2003 3:38 pm

tambem gostava de criar bengalins. Actualmente ainda não tive esperiencia com essas aves. Como é que se distinguem os casais? Que tipo de ninho devo usar?
pavlo
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am

segunda set 29, 2003 8:20 pm

Boas, não, não faço criação de mandarins, apenas de pequenos psitacideos, mas estou a ver se neste fim de ano adquiro alguns casais de outras espécies de aves, não sei, talvez...
Dia 30 de Janeiro entrada gratuita aproveitem

http://www.ratsnakefoundation.org/
gus
Membro

terça set 30, 2003 5:57 pm

OI
os bengalins só se conhecem pelo canto ( so os machos e k cantam); o ninho é igual ou dos mandarins (corda enrrolada)

eu tinha os meus bengalins no viveiro com os perikitos, mas eles atacaram um dos bengalins e tive k os tirar, tambem porke ja tenho mts perikitos e tão a ficar com pouco espaço! tive k eo pôr com os mandarins com os mandarins n tal gaiola k ainda e grandinha mas pus tb outro ninho ja k eles gostam de dormir no ninho, e algum material para o ninho ( so pa experimentar), n é k os mandarins começaram a fazer o ninho... :o só voupoder tirar d la os bengalins pro mês k vem pk é kando vou dar bué perikitos e vou ficar com espaço no viveiro pa eles! sera k os mandarins se reproduzirao mesmo com eles na gaiola? :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
gus
Membro

quinta out 09, 2003 5:38 pm

hoj, cheio de coriusidade pus o dedo dentro do ninho ond os mandarins dormem e kando eu sinto um ovo e o casal fico muito inquieto :o :o :o
sera k vao deixar de chocar o ovo porke lhe mexi?????????????''
sera k os bengalins nao intreferiram na criaçao?????????????
a gaiola e pekena para os mandarins se reproduzirem juntamente com os bengalins, mas n posso tirrar de la os mandarins, pk ainda n consegui o tal espaço no viveiro
:roll:
Responder

Voltar para “Aves”