Yorkie que começou a rosnar a terceiros aos 14 Meses....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

P7P7
Membro Júnior
Registado: quinta jan 08, 2009 12:18 pm

quarta jan 06, 2010 5:13 pm

Olá, estou um bocado atrapalhada e não sei o que hei-de fazer, por isso vim pedir algum conselho, é assim, tenho um Yorkie de 14 meses, e tenho a facilidade de o trazer para o trabalho todos os dias, desde bébé, sou secretária e todos os dias recebo pessoas, em que a reacção do meu Lucky, sempre foi para brincar e pular, mas agora de um momento para o outro, cheira as pessoas e começa a rosnar ???? se a pessoa está habituada a cães tenta dar uma festa apesar de estar a rosnar e ele então tenta morder...., quando são pessoas que não estão habituadas a animais ganham logo medo, estou a ponderar sériamente deixá-lo em casa, mas tb começo a pensar que quanto eu o mais isolar, não ficará ainda mais desconfiado???
Eu já lhe bati :oops: quando isto acontece e digo-lhe NÃO, mas será que não haverá outra maneira ???
Tive um caniche durante 11 anos que tb vinha comigo todos os dias para o trabalho, como conheçeu muitos cheiros das pessoas, não era nada desconfiado, até pelo contrário, encostava-se ás pessoas e toda a gente o adorava, pensei que resultasse tb com o Lucky, mas não....
Agracedia que me aconselhassem qual a maneira mais correcta de agir, perante esta situação, é que as escolas de treino são tão caras... e será que ainda dará resultado aos 14 meses??
Muito obrigada pela atenção,
Paula
P7P7
Membro Júnior

quarta jan 06, 2010 5:20 pm

Ah! Esqueci-me de referir, que com a minha família não rosna, nem com o meu filho de 7 anos, nem quando está a comer, podemos mexer que não há problema.
Quando atiramos a bola e ele a vai buscar, no momento em que a apanha é que ele rosna e vem nos por a bola aos pés, sem rosnar...
Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

quinta jan 07, 2010 1:56 am

Sou uma leiga no assunto mas não será que o rosnar dele no serviço para com os outros não é para a proteger..proteger o seu território? :roll:

Olhe que há treinadores com preços bem acessíveis por sessão. :wink:
P7P7
Membro Júnior

quinta jan 07, 2010 8:42 am

Sim, talvez seja, mas pergunto-me porque é que o meu outro cão que tive aqui durante 11 anos, não fazia o mesmo? :? Talvez seja da personalidade da raça? :roll:

Já agora pergunto se sabe onde há esses treinadores que me falou? :)
Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

sexta jan 08, 2010 2:27 am

enviei mp
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta jan 08, 2010 10:24 pm

Olá, As raças não têm personalidade, os cães é que têm, cada cão tem a sua e entende as coisas à sua maneira.

De facto isolá-lo só vai piorar, por qualquer razão ele associou as pessoas que chegam a coisas más ou assutadoras, por isso associe a algo positivo, diga as pessoas quando chegam para segurar na bola e atirar seestiverem disponiveis ou dar uma recompensa de comida ao cão quando chegam.

Procure um treinador, eu sei que é caro, por vezes, mas vale a pena no seu caso, na minha opinião.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
P7P7
Membro Júnior

segunda jan 11, 2010 9:22 am

Estou a pensar seriamente nisso, muito obrigado pelos vossos conselhos,
Paula
coes
Membro Júnior
Registado: segunda mar 17, 2008 1:08 pm

segunda jan 11, 2010 9:46 am

Eu tambem passo pelo mesmo.O meu rafa e da mesma raça e derrepente começou a rosnar, mas só a certas pessoas,chegou a morder a porteira do predio da minha irmã porque ela o agarrou ao colo.Apartir daqui e ma rua não deixo que as pessoas o agarrem ao colo e quando ele não quer festas peço a pessoa para não forçar.
Tirando estes episodios que foram esporadicos nada mais ele fez a alguem.
Pondere ter calma e deixar que todo passe por si.Não o deixe em casa pode ser um choq para ele.
Bj
COE
shyvianne
Membro Júnior
Registado: domingo jan 10, 2010 10:44 am

domingo jan 17, 2010 9:25 pm

P7P7 Escreveu:Sim, talvez seja, mas pergunto-me porque é que o meu outro cão que tive aqui durante 11 anos, não fazia o mesmo? :? Talvez seja da personalidade da raça? :roll:

Os cães nao têm personalidade como alguém referiu aqui... Porém, concordo que seja uma protecção de território. Mas qual o porquê do começo desta reacção? Pode ser 2 coisas. Ou instinto (creio que nunca pode ser excluído) ou então devido a alguém o ter "ameaçado" de alguma forma...
shyvianne
Membro Júnior

domingo jan 17, 2010 9:29 pm

Já agora... Personalidade é um conceito que foi bastante banalizado pelo senso comum e não é correcto afirmar que os animais a têm. Eu percebo a analogia que fazemos frequentemente desse conceito para o mundo animal porque gostamos deles não é? :wink:
wtver, o tópico nao é sobre isto :) continuai :roll:
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

domingo jan 17, 2010 9:40 pm

shyvianne Escreveu:
P7P7 Escreveu:Sim, talvez seja, mas pergunto-me porque é que o meu outro cão que tive aqui durante 11 anos, não fazia o mesmo? :? Talvez seja da personalidade da raça? :roll:

Os cães nao têm personalidade como alguém referiu aqui... Porém, concordo que seja uma protecção de território. Mas qual o porquê do começo desta reacção? Pode ser 2 coisas. Ou instinto (creio que nunca pode ser excluído) ou então devido a alguém o ter "ameaçado" de alguma forma...
:o :o :o Por acaso não só ninguém aqui referiu a não ser você que os animais não têm personalidade como existem vários estudos que indicam que os animais têm de facto traços que levam a admitir personalidades diferentes...mas nem era preciso esses estudos...bastaria que você lidasse com animais de forma sistemática para se aperceber...

O comportamento animal não se define somente por "instinto ou ameaça"...é bem mais complexo.
&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
shyvianne
Membro Júnior

domingo jan 17, 2010 9:45 pm

Pausanias Escreveu:
shyvianne Escreveu:

:o :o :o Por acaso não só ninguém aqui referiu a não ser você que os animais não têm personalidade como existem vários estudos que indicam que os animais têm de facto traços que levam a admitir personalidades diferentes...mas nem era preciso esses estudos...bastaria que você lidasse com animais de forma sistemática para se aperceber...

O comportamento animal não se define somente por "instinto ou ameaça"...é bem mais complexo.
depende do que você entender por personalidade, meu amigo :wink:
Se estivermos a falar em personalidade do senso comum, sem dúvida que têm.
Mas em termos leigos não têm. Basta estudar um pouco de psicologia....

E eu sei que dizer isto num site/forum de pessoas que amam os animais pode tornar-se num"escandalo" e para mim tambem foi quando o aprendi com o meu prof.. lol :oops:
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

domingo jan 17, 2010 9:55 pm

Acontece que não estou a falar de termos leigos mas de termos profissionais... embora já que refere, em termos leigos a expressão a usar é mesmo essa.

E com o devido respeito por ele e por si um seu professor do secundário não me parece a melhor fonte para falar de investigação cientifica de forma definitiva...

Svartberg K, Forkman B 2002 Personality traits in the domestic dog (Canis familiaris). APPLIED ANIMAL BEHAVIOUR SCIENCE
79 (2): 133-155

Estes estudos estão disponiveis para consulta apenas por intranet especializada, mas encontrei um pdf que pode ajudar.

http://vip.vetsci.usyd.edu.au/contentUp ... /early.pdf
&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

domingo jan 17, 2010 10:11 pm

Em termos leigos ou profissionais, porque é que a shyvianne diz que não é correcto afirmar que os cães têm personalidade?
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

domingo jan 17, 2010 11:07 pm

Pausanias Escreveu:
shyvianne Escreveu:

Desta vez faço minhas as suas palavras se não se importa, muito bem escrito.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”