terça fev 02, 2010 1:45 pm
Faço o ponto de situação relativo ao concelho de Lisboa com texto retirado do site da Campanha de Esterilização de Animais Abandonados (CEAA, endereço abaixo):
"Recordamos que em 10/12, representantes do Grupo de Lisboa fizeram duas intervenções na Assembleia Municipal ( anteriormente tinham participado na Reunião Pública da Câmara em 25/11) uma apresentando os objectivos da campanha de Esterilização aos deputados municipais , a outra focando a situação deplorável dos animais detidos no canil/gatil de Lisboa e a necessidade de inscrever as obras no Orçamento em 2010.
No inicio de Janeiro foram pedidas reuniões com todos os Partidos com assento na Assembleia Municipal. Depois, em 18 de Janeiro, foram conhecidos os resultados da votação do Orçamento Participativo em que o projecto das obras ficou em 1º lugar, com 754 votos, havendo assim a garantia de que as obras serão realizadas em 2010.
Até agora, realizaram-se reuniões, por ordem cronológica, com Os Verdes, o Bloco de Esquerda e o PSD. A reunião com o PCP está agendada para 2/2 e com o PS para 8/2.
Os Verdes e o Bloco de Esquerda manifestaram o seu apoio aos objectivos da Campanha de Esterilização e já conheciam, por visitas anteriores, as condições do Canil/Gatil Municipal. Posteriormente enviámos a todos os Partidos a proposta que se encontra nesta página e temos o compromisso de ambos os Partidos de que viabilizarão a aprovação das medidas nela contidas numa votação próxima na Assembleia Municipal.
O PSD manifestou, também, a sua concordância com os objectivos da Campanha de Esterilização mas como não conhecia as condições do Canil/gatil agendou uma visita surpresa que teve lugar dia 29/1 da parte da tarde. Os dois deputados municipais do PSD fizeram-se acompanhar por um fotógrafo e por duas pessoas do Grupo de Lisboa da Campanha de Esterilização. Todas as dependências do canil ( sala dos estrados em que cerca de 60 a 70 cães estão presos com correntes de meio metro, sem conseguirem, no caso dos cães maiores, deitarem-se, comendo, bebendo e defecando naquele estrado minúsculo, a sala a que chamam pomposamente de “Gatil” ,sem quaisquer condições e onde 40% dos gatos morrem por doença, o autêntico “cofre-forte”, praticamente sem luz, onde estão encerrados os animais a aguardar decisões de tribunal, etc, etc) foram vistoriadas e fotografadas.
Os deputados ficaram visivelmente indignados e magoados com o que lhes foi dado ver. No seguimento desta visita, vamos pedir nova reunião com o PSD."
Os sublinhados são meus.
Ontem, 1 de Fevereiro, representantes da CEAA foram recebidos pelo sr. vereador José Sá Fernandes. Desta reunião, onde estiveram também presentes a dra. Luísa Costa Gomes, chefe da Divisão de Higiene e Controlo Sanitário da CML, e o dr. Augusto, veterinário municipal, darei conta mais tarde.
Hoje vamos ser recebidos pelos deputados municipais do PCP.
A nova reunião com o PSD já está agendada para a próxima quinta-feira.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke