terça jan 19, 2010 11:40 am
Abaixo, excertos da página da CML (negritos meus):
"O presidente da Câmara, António Costa, e a vereadora do Pelouro da Modernização Administrativa e Descentralização, Graça Fonseca, apresentaram, no dia 18 de Janeiro, os doze projectos contemplados pelo Orçamento Participativo, escolhidos pelos 4719 votantes que agora participaram - número superior ao do ano transacto (1101), quando, pela primeira vez, os lisboetas foram chamados a apresentar e a escolher propostas e projectos, com carácter deliberativo.
Diversas propostas, de distintos proponentes, deram origem ao projecto da 3º fase de construção do Canil / Gatil Municipal, em Monsanto, com um custo estimado de 375 mil euros e um prazo previsto de execução de sete meses. Depois de definido o montante do OP para este ano (5 milhões de euros) e de preparada a consulta, estas propostas, como outras apresentadas, em Novembro de 2009, por um total de 533 participantes, deram entrada nos serviços municipais, que as analisaram e depois converteram no projecto eleito com maior número de votos (754) na fase de votação (Dezembro e Janeiro) e agora incorporado no Plano de Actividades e Orçamento, a propor em sessão de Câmara. Este projecto visa a ampliação e requalificação do Canil / Gatil Municipal, com evidentes benefícios para as condições de acolhimento dos animais.
(...)
Graça Fonseca sublinhou o facto de a discussão e eleição directa dos projectos haver suscitado uma “forte participação, com movimentos locais e on line, sobretudo nas redes socais”.
(...)
Depois de fazer um balanço positivo do andamento dos projectos incluídos no anterior OP, António Costa comentou a votação nos projectos agora apresentados, revelando “não estar surpreendido” com a votação no projecto do Canil / Gatil, já que sabia haver sugestões nesse sentido e “uma maior sensibilidade dos cidadãos em relação aos direitos dos animais”.