Não tem nada de estranho, o veterinário é perito em saúde animal não entendido em raças, embora até o possa ser se tiver interesse por esse estudo. O que nenhum veterinário pode afirmar a 100% é que determinado animal é da raça x ou y sem lhe conhecer a genealogia ou sem lhe ver um papelinho chamado pedigree. Em Portugal é comum chamar gatos siameses a gatos colorpoint, assim como qualquer gato de pêlo longo é um bosques da noruega ou um persa. Todos os padrões de pelagem e todos os tamanhos de pêlo ocorrem no gato comum...Egill Escreveu:Lá está! Não sabia, após uma breve pesquisa no site lá encontrei um artigo acerca disso, acho estranho é o veterinário ter registado no boletim de vacinas dos gatos siamês.
Cadela "husky"
Moderador: mcerqueira
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm
Aqui não posso concordar consigo.dinodane Escreveu:Quero dizer que o que chamamos gatos siameses são gatos europeus comuns com um padrão de pelagem chamado colorpoint e olhos azuis a condizer que por acaso é visto em imensas raças de gatos... por isso é curioso dizerem que os siameses são assim e assado, ciumentos e sei lá mais o quê, quando o que têm em casa são gatos perfeitamente comuns, sem raça.
O padrão, ou o Siamês Europeu, é uma variante da raça.
Como deve saber, o Siamês, foi uma das raças mais mexidas pelo o Homem.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography
Não senhor.
O estalão do siamês, actualmente é um só e partilha as mesmas características de corpo que as outras raças orientais. De mais a mais, criadores de gatos siameses em Portugal só conheço 2 ou 3 e ao preço que custa uma cria não os estou aí nas ruas a fazer filhos nem aparecem para dar.
Deixo aqui o standard da raça:
http://fifeweb.org/dnld/std/BAL-SIA-OLH-OSH-SYL-SYS.pdf
Do que o Alexandre está a falar é dos apple head, o chamado siamês tradicional, que já nem sequer aparece em expo, porque lá está, o estalão da raça é um só para a maioria da felinicultura internacional. Só alguns registos aceitam os apple head como siameses mas todos têm pedigree e uma árvore genealógica sem misturas. Que a raça foi muito alterada pelo homem é verdade mas não é esse o assunto.
Se cruzar um gato colorpoint, siamês ou não, com outra coloração qualquer, vão continuar a surgir colorpoints e outras cores na descendência. São siameses? Não, são gatos comuns. Há persas, birmaneses, ragdolls e outras raças colorpoints e pasme-se, até já há ratazanas colorpoint.
O estalão do siamês, actualmente é um só e partilha as mesmas características de corpo que as outras raças orientais. De mais a mais, criadores de gatos siameses em Portugal só conheço 2 ou 3 e ao preço que custa uma cria não os estou aí nas ruas a fazer filhos nem aparecem para dar.
Deixo aqui o standard da raça:
http://fifeweb.org/dnld/std/BAL-SIA-OLH-OSH-SYL-SYS.pdf
Do que o Alexandre está a falar é dos apple head, o chamado siamês tradicional, que já nem sequer aparece em expo, porque lá está, o estalão da raça é um só para a maioria da felinicultura internacional. Só alguns registos aceitam os apple head como siameses mas todos têm pedigree e uma árvore genealógica sem misturas. Que a raça foi muito alterada pelo homem é verdade mas não é esse o assunto.
Se cruzar um gato colorpoint, siamês ou não, com outra coloração qualquer, vão continuar a surgir colorpoints e outras cores na descendência. São siameses? Não, são gatos comuns. Há persas, birmaneses, ragdolls e outras raças colorpoints e pasme-se, até já há ratazanas colorpoint.

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
- Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa
A Piggy e a Zappa (as minhas gatas) até se deram bem como o Pablo.Tirando o facto de a mais gorda delas andar magrissima por correr mais enquanto ele a persegue nada de extraordinário. Quando ele as chateia dao-lhe uma bufa. Ignoram-no maior parte do tempo. A Zappa com o cio deixava o Pablo mexer-lhe ... Agora ja passou. A Piggy como foi esterilizada não gosta cá dessas "brincadeiras"...
Convivem pacificamente. Maior parte do tempo enquanto ele nao as persegue so quer mesmo trincar-lhes o rabo depois cansa-se e deita-se.
Convivem pacificamente. Maior parte do tempo enquanto ele nao as persegue so quer mesmo trincar-lhes o rabo depois cansa-se e deita-se.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm
Esta coisa do Estalão, faz me um pouco confusão...dinodane Escreveu:Do que o Alexandre está a falar é dos apple head, o chamado siamês tradicional, que já nem sequer aparece em expo, porque lá está, o estalão da raça é um só para a maioria da felinicultura internacional.

O Estalão da raça do Siamês não se devia orientar pelo Siamês Tradicional?
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Siames tradicional e aquilo a que estamos habituados a chamar Siames não é bem a mesma coisa...
E sem estalão não haviam raças
Edit: li melhor agora o post da Dino...o apple head é o considerado tradicional?! Eu pensava que o tradicional era mesmo tipo este:

Edit: li melhor agora o post da Dino...o apple head é o considerado tradicional?! Eu pensava que o tradicional era mesmo tipo este:

Da mesma forma que o estalão do bulldog inglês se guia pelo bulldogue de há 100 anos atrás...
De qualquer maneira o que eu queria dizer com isto é que se não comprou os gatos como siameses e se eles não têm registo de serem siameses são gatos comuns com a particularidade de terem o pêlo daquela cor que é super comum. A minha gata, que é uma calico vulgaríssima, quando a recolhi há 11 anos atrás teve uma ninhada de 8 gatos e dois nasceram completamente brancos e cresceram iguais à 2ª foto que o saraiva postou... são siameses?
Se virem fotos de ninhadas de gatos de rua volta e meia aparecem gatos "siameses" no meio dos vulgares tabby, tartaruga ou laranjinhas. São siameses? Não, são o produto de muitas linhagens de gatos sem raça e de todas as cores cruzadas entre si...

De qualquer maneira o que eu queria dizer com isto é que se não comprou os gatos como siameses e se eles não têm registo de serem siameses são gatos comuns com a particularidade de terem o pêlo daquela cor que é super comum. A minha gata, que é uma calico vulgaríssima, quando a recolhi há 11 anos atrás teve uma ninhada de 8 gatos e dois nasceram completamente brancos e cresceram iguais à 2ª foto que o saraiva postou... são siameses?
Se virem fotos de ninhadas de gatos de rua volta e meia aparecem gatos "siameses" no meio dos vulgares tabby, tartaruga ou laranjinhas. São siameses? Não, são o produto de muitas linhagens de gatos sem raça e de todas as cores cruzadas entre si...
Não, C Saraiva, esse é o produto da criação selectiva desde há mais de 60 anos, ora vê aqui um bom artigo da wiki:c_saraiva Escreveu:Siames tradicional e aquilo a que estamos habituados a chamar Siames não é bem a mesma coisa...
http://en.wikipedia.org/wiki/Siamese_(cat)
E uma explicação simples sobre a coloração:
http://en.wikipedia.org/wiki/Point_(coat_color)
Evolução da raça em fotos:
http://nationalsiamese.com/earlyyears.php
Linda a Maggie, mas ela não tem absolutamente NADA de husky!
Para dizerem que é cruzada de husky só mesmo conhecendo os pais porque ninguém diria somente olhando para ela que ela teria essa ascendência...

Para dizerem que é cruzada de husky só mesmo conhecendo os pais porque ninguém diria somente olhando para ela que ela teria essa ascendência...
Não é necessário salientar que ela em nada tem parecenças com huskys! É rafeira, mas gostamos na mesma dela!dinodane Escreveu:Linda a Maggie, mas ela não tem absolutamente NADA de husky!![]()
Última edição por Egill em terça jan 19, 2010 12:05 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Pois é verdade, dizer ninguem disse, o forista é que a apresentou como x-Husky, e perguntou tal e qual como nos huskys com que idade as orelhas se punham em pé...Egill Escreveu:Boa noite, venho aqui ao fórum colocar algumas dúvidas relacionadas com uma cadela que os meus pais receberam.
Esta semana foi-nos dada uma cadela com 6 semanas, cuja mãe é uma Husky pura e o pai raçado de Husky e outra raça ( que não sei ).
A cadela segundo a minha mãe apresenta as características de um husky, tem as orelhas caidas, queria saber se é normal mesmo não sendo pura, pois já me disseram que só a partir dos 2 meses é que elas sobem.
Lá por casa ja vivem 2 siameses, uma gata com 2 anos e um gato com 4 meses, e queria saber se em principio puderá haver algum tipo de problema, visto o gato ao contrario da gata ser muito sociável com qualquer cão ( desconhecendo o perigo que pode ser ).
Cumprimentos
é normal que ao ver as fotos lhe digamos, afinal ela não tem nada de husky, é linda sim senhor... mas não é parecida com husky como disse...
Ninguem pos em causa que ia deixar de gostar dela por ser rafeirinha...

<p><strong>Ter animais é o mais saudável e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Eu não estou ao "pé" da cadela, o que vi foi pela webcam e fotos, se os meus pais fiados que era parecido me transmitiram tal informação eu tendo esse feedback dos pais da mesma serem x e y perguntei no que tinha dúvidas, podia não ser, mas podia preservar alguns pormenores! Não sendo eu uma pessoa habituada a lidar com cães por só ter tido um boxer quando tinha 5 anos de idade, é normal que venha cá perguntar x e dizer barbaridade y.
Mas como disse foi-nos dito uma coisa pelo criador e veio outra... mas ainda bem que veio, pois é só pelo e osso.
Mas como disse foi-nos dito uma coisa pelo criador e veio outra... mas ainda bem que veio, pois é só pelo e osso.