Glavaderme ou óleo de soja?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda set 29, 2003 3:50 pm

Olá Kroz

Eu não me lembrava desta intervenção da Sealords. Mas acho que ela aqui entra em contradição. Digo isto pelo seguinte. A propósito de se adicionar o óleo eu fiz um aparte num tópico qualquer (julgo que o título não tinha a ver com isto). A dúvida que lancei para o ar foi mais ou menos assim: "se o óleo faz bem e se uma boa ração é um alimento completo, há aqui qualquer coisa que não bate certo. Por que motivo então esse ingrediente não é logo à partida adicionado na ração?
Foi então que a Sealords deu a justificação, dizendo que não é fácil incorporar o óleo numa ração seca por motivos de conservação da mesma. Ora isto entra em contradição com o texto atrás:
Como o Paulo C diz, uma boa ração não precisa de nada extra. Se uma ração precisa de óleo extra, então não é uma boa ração. E se precisa de óleo extra se calhar precisa também de outros "extras" cuja falta só se vem a detectar muito tempo depois.
Tenho pena que a Sealords não esteja visível para clarificar esta situação. E tenho pena de não encontrar essa mensagem onde existe essa (aparente) contradição.
Vamos esperar que ela apareça, pois agora também fiquei confuso.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda set 29, 2003 5:59 pm

Apesar de uma ração não ter esse oleo, pode ter outros ingredientes que dão conta do recado, pode ser essa a ideia.
sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

segunda set 29, 2003 7:06 pm

Já agora, o óleo de soja pode ser de qualquer marca? É daqueles que se compra em qualquer supermercado?

E a quantidade? Deve ser pouquinho?

Obrigada!

Sara
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda set 29, 2003 7:43 pm

Penso que alguém, em tempos, falou de uma colher de chá (ou seria de café ?),mas é pouquinho.
E parece-me que sim, que é daqueles óleos de supermercado.
Corrijam-me se me enganei.
nel
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 29, 2003 9:05 pm

Olá

Tempera-se a ração tal como se temperam as batatas cozidas com azeite. Mas sem exagerar. É que há gente que põe as batatas a nadar em azeite. :lol:

É suposto que a ração que eu uso é completa, sem precisar de adicionantes, mesmo do óleo. Por dois motivos. Porque é considerada uma das melhores. Aliás o meu veterinário diz que é mesmo a melhor. O outro motivo tem a ver com o aspecto do pêlo dos cães, que é excelente, mesmo antes de usar o óleo.
Como referi anteriormente, uso o óleo de milho fundamentalmente porque eles assim comem muito melhor a ração e porque ao fim e ao cabo não lhes faz mal. Digamos que se junta o útil ao agradável.

Tanto o óleo de milho como o de soja encontram-se à venda nos supermercados. A embalagem do que eu uso é opaca de cor amarela. Não digo a marca por causa da publicidade.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda set 29, 2003 9:20 pm

Olá,

Encontrei um tópico em que a SeaLords explica bem as diferenças/benefícios dos vários óleos citados acima.
São as págs. 3 e 4 do seguinte tópico

http//arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=4226

E ainda,

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=385

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=3304

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=5313

todos com explicações da SeaLords.
Maria Jo&atilde;o
sararp
Membro Veterano

segunda set 29, 2003 10:03 pm

mjoaomarques:

Obrigada pelos tópicos que indicou, foram muito úteis! Acho que já percebi a diferença entre os vários óleos!

Acho que vou experimentar o óleo de soja ou de salmão (se encontrar à venda).

Beijos,
Sara
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça set 30, 2003 12:27 am

já reparei que óleo em demasia provoca diarreias.
sararp
Membro Veterano

terça set 30, 2003 12:32 am

Pois... é bem possível! Vou ter cuidado com isso porque o meu cão é muito sensível a qualquer mudança e faz logo diarreia. Vou dar mesmo pouquinho. ;)
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça set 30, 2003 2:30 am

Quando ando muito desleixada em relação a escovadelas e afins, e nas alturas que a bicharada tem mais queda de pêlo, junto na ração um suplemento de uma marca de produtos de grooming, durante 15 dias, e o pêlo fica com muito melhor aspecto. E como é um óleo, também tem a vantagem de os ver correr para o prato que nem uns desalmados...
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça set 30, 2003 3:12 pm

Olá

Obrigado mjoaomarques pela indicação dos tópicos onde estão, para além de outras, as intervenções da Sealords, que são realmente as mais importantes. Li-as agora com mais atenção.
Também vale a pena ler o texto da Elsa Bernardo, no primeiro tópico, sobre rações em geral.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”