Compra de aquário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Blodeuwedd
Membro
Registado: domingo jan 17, 2010 1:55 am

segunda jan 18, 2010 3:48 pm

Boa tarde,

O meu namorado gosta bastante de aquários com peixes. Eu presenciei durante quase toda a minha vida o tratamento de peixes de aquário que o meu pai tinha (no caso, de água quente), e já o preveni que ter um aquário com peixes é um hobbie e não apenas um bibelot para a sala e penso que já o fiz compreender esta ideia na totalidade.

Já há alguns anos que o meu pai não tem peixes, mas recentemente disseram-me que a tecnologia dos aquários está mais evoluída e a manutenção dos mesmos é bastante mais fácil... De certa forma fiquei com medo de ter pintado a situação mais negra do que é na verdade, mas sempre vi o meu pai dedicar bastante tempo todos os fins de semana à manutenção do aquário e penso que quando se quer ter animais, no que diz respeito a assumir as responsabilidades necessárias, mais vale pecar por excesso do que por defeito...

Portanto, fiquei com ideia de lhe oferecer um bom aquário, com a melhor tecnologia possível, e depois deixá-lo levar o seu tempo a pesquisar um pouco e decidir que peixes gostaria de ter...

Agora vêm as minhas questões...

- Que tipo de aquário devo comprar?
- Há alguns que possam ser usados tanto como de água quente como de água fria (para poder deixar totalmente em aberto a decisão do tipo de peixes para ele)?
- Alguém tem algum modelo específico que recomende (e se possível local onde adquirir o mesmo)?
- É, de facto, verdade que a manutenção dos aquários mais recentes é mais simples (o do meu pai já incluía um qualquer tipode filtro e termostato, etc, etc... mas não sei especificar de que materiais...)?
- Há algum pormenor a que deva prestar especial atenção na compra de um aquário?

Desde já agradeço toda a ajuda que me possam dar e peço desculpa caso algumasdas perguntas sejam ilógicas... Peixes não é de facto "a minha área" e os conhecimentos do meu pai parecem já estar um pouco desactualizados :S

Obrigada!

Cumprimentos,

Cláudia
Blodeuwedd
Membro

segunda jan 18, 2010 4:03 pm

Peço desculpa pelo double post mas queria só corrigir a minha falta de pesquisa antes de escrever o post anterior...

Esqueçam a hipótese de água fria, já percebi que os peixes de água fria à venda crescem todos muito e que não é boa ideia tê-los num aquário das dimensões que penso adquirir... (Cerca de 50-60cm de comprimento por 30-40 largura... quanto à altura não tenho restrição...)

Anyway... O resto mantém-se :) Obrigada.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 18, 2010 5:39 pm

Compre o maior que puder, é o melhor conselho que lhe posso dar.

Ao contrário de outros hobbys, na aquariofilia é sempre melhor começar pelo maior aqúário que se possa adquirir porque é muito mais difícil manter a química da água num volume de água pequeno do que num maior e a manutenção de um aquáro pequeno é muito chata e desmotivadora para quem começa... num aqua maior fazem-se menos trocas de água e é mais fácil estabilizar o habitat, para além de ter muito mais opções em termos de fauna e flora que num aquário pequeno.

Por isso, se pode, chegue-se à frente com 100 litros ou mais já para começar. Compre com um bom filtro interno ou caixa decantadora. A maior parte dos aquas já vêm com iluminação. Compre um termostato adequado ao volume de água.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Blodeuwedd
Membro

terça jan 19, 2010 2:20 pm

Muito obrigada pela resposta!

Vou então talvez arriscar com um de perto de 100 L... Estive a ver alguns na net e, segundo me parece, este já tem tudo o que mencionou incluído, não tem?

http://lojadoggysitter.doggy-sitter.com ... uct_id=395

Já agora, não querendo abusar nem aproveitar-me da sua boa vontade, levanto-lhe mais umas questões, se tiver oportunidade para me responder:

- Estava a considerar o de 125L, que fica em cerca de 242€... O que lhe parece em termos da relação qualidade/preço?

- Em média, com que frequência tem um aquário destas dimensões de ser limpo?

- Que espécies são recomendadas para um principiante? O meu pai costumava ter muitos guppys e neons, mas acontecia esporadicamente, por falta de informação, comprar uma ou outra espécie diferente que depois "arrumava" com os outros todos... (penso que aconteceu umavez com tetras, mas não garanto...)

Mais uma vez muito obrigada pela informação que me deu e agradeço também desde já a todos que me possam ajudar com as novas questões...

Cumprimentos,

Cláudia
Deer hunting would be fine sport, if only the deer had guns.  ~William S. Gilbert
dinodane
Membro Veterano

terça jan 19, 2010 3:04 pm

Olá.

O equipamento é bom. Em relação ao preço, se tiver o móvel incluído é ouro sobre azul, pesquise também pelos da marca Aquatlantis. Por favor note que o filtro só deverá trazer uma esponja, deverá adquirir outras matérias filtrantes (cerâmicas para fixação colónia bactérias, etc) para os outros compartimentos.

Em termos de manutenção, para um aquário de fauna comunitária, é suficiente uma troca parcial de um quinto da água de 15 em 15 dias, complementada com limpeza da esponja do filtro, podar as plantas sempre que necessário, retirar folhas mortas, usar um limpador magnético para raspar as algas do vidro. Não se faz limpeza total do aquário, apenas trocas parciais de água (TPA).

Para o iniciante em aquariofilia, o ideal é começar um um habitat comunitário, são espécies relativamente fáceis de manter:
- Comunitário água doce:
botia palhaço
Limpa vidros
Betta
Danio Zebra
Tetra cardinal
Espada
Pláty
Escalar
Kribensis
Peixe vidro
Móli
Gouramis, colisas
Coridoras
Peixes versáteis que se adaptam a águas nem muito duras nem moles demais e que podem ser mantidos comunitáriamente.
pH: 7
Temp: 24º
Plantas: Feto de java, valisnéria, anúbias e muitas outras

Antes de montar o aquário, por favor leia:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151

Cumprimentos e boa sorte no hobby.

Blodeuwedd
Membro

terça jan 19, 2010 3:32 pm

Mais uma vez muito obrigada pela resposta. Creio já estar bastante mais elucidada! Desconhecia que o aquário deveria ser totalmente montado tanto tempo antes de o povoar, ainda bem que me aconselhou esse outro tópico...

Também já dei uma vista de olhos na marca que recomendou, mas infelizmente não tem preços no site (achei a linha aquadream com móvel fantástica)... Espero que a marca se encontre à venda em lojas... O preço que referi não era com móvel incluído, uma vez que já tenho um plano mais ou menos elaborado para construír o móvel (IKEA) de forma a ficar de acordo com o resto da sala... Se bem que o aquadream 100L com móvel preto.... 8)

Encontrei também um site de uma loja especializada de aquariofilia em Benfica:

http://www.aquaplante.com/default.aspx

Talvez indo directamente a esta (ou outra especializada) seja mais fácil de encontrar tudo o que preciso do que numa Pet Shop normal... Vou tentar dar lá um salto...

Obrigada :D
Deer hunting would be fine sport, if only the deer had guns.  ~William S. Gilbert
dinodane
Membro Veterano

terça jan 19, 2010 3:59 pm

Enviei pm. :wink:

JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

terça jan 19, 2010 4:53 pm

Cuidado que o móvel do Ikea não deve ter sido concebido para aguentar um aquário, não se esqueça que serão mais de 100 Kg!
Blodeuwedd
Membro

terça jan 19, 2010 5:07 pm

Bem visto... Obrigada...Terei de verificar primeiro mas o mais certo é que tenha razão :o
dinodane
Membro Veterano

terça jan 19, 2010 6:04 pm

JaimeSousa Escreveu:Cuidado que o móvel do Ikea não deve ter sido concebido para aguentar um aquário, não se esqueça que serão mais de 100 Kg!
Tirou-me as palavras dos dedos, ia precisamente citar e dar essa advertência que no meio da pm ficou esquecida.

Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

terça jan 19, 2010 8:36 pm

Blodeuwedd Escreveu:Encontrei também um site de uma loja especializada de aquariofilia em Benfica:

http://www.aquaplante.com/default.aspx
Aconselho, são mais de 400m2 de expositores e equipamento :wink:
Eles estavam em obras a semana passada, mes estao abertos.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda jan 25, 2010 8:52 am

Nem sempre as lojas grandes são as melhores. Existem várias boas lojas pequenas em Lisboa com pessoal muito especializado. E com melhores preços.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
leidelinda
Registado: segunda jan 18, 2010 11:50 pm

quarta jan 27, 2010 12:02 pm

oi gente bom dia
a única coisa que posso dizer em relaçao a esse assunto é que nao entendo muito sobre essas coisas acho muito legal,maneiro a ideia de ter um aquario tenho um sonho que é ter um aquario ennorme na minha sala mas ainda nao comprei a casa mas breve assim realizarei o sonho do aquario na sala bjocassssssssssssss
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

quarta jan 27, 2010 5:57 pm

Aquapet Escreveu:Nem sempre as lojas grandes são as melhores. Existem várias boas lojas pequenas em Lisboa com pessoal muito especializado. E com melhores preços.
É verdade, a aquaplante é de facto imponente e vale a pena visitar, mas para comprar não aconselho, para além de não me parecerem muito entendidos os preços são puxados.
Responder

Voltar para “Peixes”