Pergunta sobre orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Responder
CostaLusa
Membro
Registado: terça jul 08, 2003 9:24 am
Localização: 11 São Bernardos (Basir, Canela,Clarens, Matilde, Kaya, Sam, Clemens, Ambar, Britney, Franco e Fea)
Contacto:

segunda jul 14, 2003 8:15 pm

Olá,
Estive ontem na Exposição, e vi lá um cachorro a recuperar de orelhas cortadas. Gostaria de saber se isso ainda é permitido cá em Portugal. Sei que na Alemanha todos os cães já são apresentados sem as orelhas cortadas. Como é que os Juízes encaram isso cá em Portugal? Preferem as orelhas cortadas?
Obrigada pela ajuda.
Saudações Caninas
Paula :)
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

terça jul 15, 2003 8:56 am

Boas!!
Em relação aos Juizes não posso adiantar nada pois no Estalão do Dogue Alemão já nem se fala das Orelhas Cortadas, sei que em Portugal segundo o que me foi informado pelo CPC o corte das orelhas em Dogues deixou de ser "permitido" em 2000 ou seja todos os cães nascidos antes dessa data poderão ter as orelhas cortadas (elucidem-me se estiver errado).
Os Dogues com as orelhas cortadas têm como é obvio outro porte mais elegante, e pelo que tenho assistido e visto (em sites) em resultados de outras expos na Europa os Dogues de orelhas cortadas levam quase sempre a vantagem por isso tb não compreendo, por um lado proibem o corte mas por outro este é incentivado pelas expos.
Nesta matéria penso que o Casa de Anaval poderá esclarecer melhor.
Eu não cortei as orelhas do meu e nem por isso o deixo de achar lindissimo.
Voltamos à velha questão do que é bom para o dono e o que é bom para o cão.

Arcanjo
CostaLusa
Membro
Registado: terça jul 08, 2003 9:24 am
Localização: 11 São Bernardos (Basir, Canela,Clarens, Matilde, Kaya, Sam, Clemens, Ambar, Britney, Franco e Fea)
Contacto:

terça jul 15, 2003 11:35 am

Olá,
Muito obrigada pelo esclarecimento.
Pessoalmente até gosto mais deles com as orelhas intactas, parecem mais meigos. :)

Cumprimentos,
Paula
Huno
Membro Júnior
Registado: sábado jul 19, 2003 4:18 pm

sábado jul 19, 2003 4:53 pm

é uma crueldade!!! dizem uns.........é melhor para a saúde do pavilhão auricular do cão!!! dizem outros e com razão!!!

O cão, se lhe forem cortadas as orelhas logo aos 2 meses, como em Espanha, práticamente não sente nada, apenas lhe fazem impressão as talas e dá um pouco de comichão, mas por outro lado atrasa um pouco a sociabilização do cão - traz alguma irritabilidade ao cachorro!! os meus cães têm orelhas intactas...pessoalmente acho que os cães não são nenhumas peças de barro em que se mexe aqui e ali...mas a verdade é que os cães com orelhas cortadas apresentam menos infecções no auricular do que os outros pelo facto de estar mais "arejado"...por outro lado também está um pouco mais esposto a bactérias...:D o melhor é deixar estar como são!!!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta jul 23, 2003 7:56 am

Huno Escreveu: é uma crueldade!!! dizem uns.........é melhor para a saúde do pavilhão auricular do cão!!! dizem outros e com razão!!!

O cão, se lhe forem cortadas as orelhas logo aos 2 meses, como em Espanha, práticamente não sente nada, apenas lhe fazem impressão as talas e dá um pouco de comichão, mas por outro lado atrasa um pouco a sociabilização do cão - traz alguma irritabilidade ao cachorro!! os meus cães têm orelhas intactas...pessoalmente acho que os cães não são nenhumas peças de barro em que se mexe aqui e ali...mas a verdade é que os cães com orelhas cortadas apresentam menos infecções no auricular do que os outros pelo facto de estar mais "arejado"...por outro lado também está um pouco mais esposto a bactérias...D o melhor é deixar estar como são!!!
Os dogues Alemães com orelhas cortadas não apresentam menos infecções do pavilhão auricular. Isso acontece com cães com orelhas anormalmente desenvolvidas o que não é o caso do dogue. A função do corte é meramente de trabalho, para a caça.

Gostava de acabar com esse mito de eles não sofrerem nada com o corte de orelhas, sofrem sim, e muito durante dois dias. O corte de cauidas em algumas raças efectuado com poucos dias de idade é que é menos doloroso, mas repito só com alguns dias de idade.

Quanto a Leis, POrtugal é signatário da convenção europeia que ilegalizou o corte de orelhas.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jul 25, 2003 8:58 pm

Estive ontem na Exposição, e vi lá um cachorro a recuperar de orelhas cortadas. Gostaria de saber se isso ainda é permitido cá em Portugal. Sei que na Alemanha todos os cães já são apresentados sem as orelhas cortadas. Como é que os Juízes encaram isso cá em Portugal? Preferem as orelhas cortadas?
Boa noite,

confesso antes demais, que acho certas raças mais bonitas e atraentes, tendo as orelhas cortadas.
No entanto não nos podemos esquecer que estes cortes (tanto cauda como orelhas) têm uma origem funcional. Protegiam os cães enquanto estes desempenhavam a sua função.

Ora bem, os dogues de hj em dia já nao trabalham (pelo menos grande parte), no entanto afirmar "ah, os cães já nao trabalham, logo vamos proibir estes cortes", entao sendo assim, já que eles não trabalham, também não há logica em manter os padrões raciais de cada raça e respectivos temperamentos, pois não ?
Para quê continuar com raças ?

Se doi ou não ... bom, estamos a falar de uma intervenção cirurgica, logo é logico que haja um periodo de recuperação. Mas posso afirmar que até hj não vi nenhum cão traumatizado enquanto tivesse ou não as orelhas cortadas (seja DA, boxer, dober ...)

Isto para mim é simples, quem quer corta (desde que o faça em condições), quem não quer não corta.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Mila
Membro
Registado: quinta jan 16, 2003 9:11 pm

sábado set 27, 2003 11:01 am

Bem, visitei um site de criadores de Dogues, e nas fotos, todos têm as orelhas cortadas.

Então? É proibido ou não?

http://casadeanaval.no.sapo.pt/

Ou serão fotos antigas?

Suzana da Silva

Vilamoura

Algarve
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo set 28, 2003 8:20 pm

Sim, é proibido em Portugal mas há quem adquira crias para melhorar a linha em outros países, onde não o é e onde é habito já virem assim..

Se reparar poucos cães estão fotografados, deixámos de colocar fotos dos nossos cães depois de ver gente a roubá-las para as usar em anuncios como se fossem deles.

Fique bem.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

segunda set 29, 2003 1:10 pm

CindelP Escreveu: Isto para mim é simples, quem quer corta (desde que o faça em condições), quem não quer não corta.
nem mais. desde que o faça em condições. também não há pessoas que furam as orelhas aos filhos, ás vezes grandes, ás vezes pequenos... sei que com toda a certeza não doi tanto como cortar as orelhas, mas há pessoas que dizem que doi imenso quando fazem um furo... depende das pessoas...
para mim, desde que se faça da maneira adequada, tudo bem. acho que foi um grande erro proibirem o corte de orelhas, pois quem quer faz na mesma... e nas piores condições.. :(
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 29, 2003 1:11 pm

Boas!!!

Mila.... sim é probido o corte de orelhas... sim normalmente os Dogues de orelhas cortadas são quase sempre os que ganham e sim alguns dos Criadores trazem crias para cruzamento no intuito de melhorar os seus cães e muitos deles vêm com orelhas cortadas....
Isto digo eu (não sou Criador)... as vezes poderá não ser muito bom pois quem garante que os Dogues de Orelhas cortadas não tinham dificiencias a nivel das orelhas? Pois é......

O CasadeAnaval teve o azar que eu tb tive, ou seja, usaram a foto do meu Golias para publicitar um Criador Espanhol... enfim.... e o meu Golias tem as Orelhas Inteiras...
http://golias.com.sapo.pt

Abraços....

Arcanjo
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

terça set 30, 2003 9:44 am

Bloodberry!!!!

Grande erro porquê?????? por ficarem mais bonitos? so se for esta a razao que encontra (se aínda fossem utilizados para trabalho.....) e essa para mim nem verdadeira é! O corte das orelhas é uma opção do dono.... so isso... nao existe qualquer vantagem para o cão.... com o andar do circo... porque não tirar o rabo ao cão? ficava ainda muito mais elegante não acha? Bem.... quando fui buscar o Golias foi-me dito se pretendia cortar as orelhas a ele.... logicamente essa ideia passou-me pela cabeça... mas ainda bem que me passou ;)
O corte das orelhas quer queiram quer não... não é mais que uma mutilação estetica (não levem a peito a palavra mutilação) hoje em dia, pois o Dogue Alemão deixou de ser usado para aquilo que foi criado por isso não faz quaquer sentido o corte isto claro para o cão.
Alias penso que um cão de orelhas inteiras será sempre um cão "melhor" ou seja para já as orelhas cortadas ja nem sequer estão mencionadas no estalão da raça (FCI) depois porque assim veremos na relidade alguns defeitos nas orelhas que muitos Criadores disfarçam com o corte das mesmas.
Esta é só uma opinião como é obvio!

Abraços,

Arcanjo!!!!
Mila
Membro

quarta out 01, 2003 9:27 am

Pois é, concordo contigo Arcanjo.

Qual é a verdadeira razão dessa proibição?

Na minha opinião, gosto das orelhas grandes, mas lá está é a minha opinião.

Realmente ha quem corte orelhas, rabo, aos cães na generalidade.

O que entra en conflito na minha humilde mente, é que, se nos concurso têm "prioridade" os Dogues com orelhas cortadas, porque é que proibiram?
Da-lhes um ar mais "selvagem" (perigoso) e elegante?

Casa de Anaval, sim a maior parte dos Dogues comprados no estrangeiro têm realmente as orelhas cortadas. O Reply que coloquei era só uma duvida.

Beijinhos

Suzana da Silva

Vilamoura

Algarve
casalc
Membro Veterano
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Contacto:

domingo out 26, 2003 11:19 pm

Será que é mesmo proibido??
Vejamos como tem sido em alguns países

Alemanha
Durante muito tempo foram aceites em julgamento vários exemplares com orelhas amputadas (OA). Alguns juízes alemães (poucos diga-se) tornaram-se radicais e desclassificavam os exemplares com OA, mesmo quando julgavam fora do seu país como aconteceu aqui ao lado em Espanha.
A 31 de Maio ultimo em Dortmund, realizou-se o campeonato do mundo. As autoridades federais (não os clubes da raça) resolveram proibir a inscrição de exemplares com OA. Resultado: 95% dos 471 exemplares ladravam em alemão!
Os Franceses e Italianos, habituados a estas lides, ficaram de fora a ver cachorros "abelhudos".

Em França foi.... "la fin d'une époque".
A França também assinou a dita convenção, mas só a 18 de Dezembro de 1996.
Os criadores Franceses e o clube da raça continuaram indiferentes ao assunto.
Só agora a 9 de Julho de 2003 é que o Senado passou a interdição a lei. Todos os cachorros nascidos depois de 9 de Julho não podem concorrer em França com OA. O clube já assumiu e publicou.
O caso foi tão triste para os franceses que à ultima hora André Dulait - comissão assuntos estrangeiros no senado, apresentou uma proposta que reservava a AO para ser executada exclusivamente em casa dos criadores, com anestesia geral, aos 2 meses de idade e sob rigorosas medidas de higiene. A resposta não se fez esperar, considerando ( e muito bem) uma grave violação da medicina veterinária que só pode ser exercida por veterinários.
Restou para algumas raças a amputação da cauda que não passou a lei e ficou sob reserva.

Além dos paises citados, assinaram em 1987 a convenção para a protecção dos animais de companhia a Grécia, Itália, Holanda, Noruega, Portugal, Bélgica e a Dinamarca.
Segundo o departamento juridico do clube francês, na pessoa de Sylvio Faurez, esta convenção expressa nos seus anexos que as interdições acordadas na convenção passam a lei por aceitação, aprovação e publicação em cada país.
Portanto: em termos práticos a lei não foi publicada, logo não é lei!
O mesmo se passa em Itália. Em Espanha creio que é o mesmo pois ainda este ano veterinários espanhois cortaram orelhas.

O que é facto é que mesmo em Portugal já não é fácil encontrar um veterinário que corte orelhas. Os que ainda o fazem, praticam um preço que chega a ser 50% o preço de aquisição de um bom exemplar, só por "consideração" a clientes antigos e pedem para não aparecer nas clinicas para fazer curativos.

Por outro lado quem anda pelas exposições terá que se convencer que a raça está a mudar de visual e que as orelhas terão que ser intactas e... ponto final!
Mila
Membro

segunda out 27, 2003 11:22 am

As orelhas do meu Martim são lindas, parece um coelho, dá-lhe um ar "istupido".
CasadeAnaval
Membro Veterano

segunda out 27, 2003 11:27 pm

Como todos sabem, o corte de orelhas surgiu com uma função de trabalho únicamente. O corte era muito mais curto e traingular. Nos anos 30 do sec. passado o Grand Danois foi-se transformando progressivamente, aproximando-se do animal gentil que é hoje ( e que não era) e o cortte de orelhas passou a ser estético...

A lei entrando em conflito com o estalão na altura em que a convenção foi adoptada sobrepôe-se a ele.
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”