Estive ontem na Exposição, e vi lá um cachorro a recuperar de orelhas cortadas. Gostaria de saber se isso ainda é permitido cá em Portugal. Sei que na Alemanha todos os cães já são apresentados sem as orelhas cortadas. Como é que os Juízes encaram isso cá em Portugal? Preferem as orelhas cortadas?
Boa noite,
confesso antes demais, que acho certas raças mais bonitas e atraentes, tendo as orelhas cortadas.
No entanto não nos podemos esquecer que estes cortes (tanto cauda como orelhas) têm uma origem funcional. Protegiam os cães enquanto estes desempenhavam a sua função.
Ora bem, os dogues de hj em dia já nao trabalham (pelo menos grande parte), no entanto afirmar "ah, os cães já nao trabalham, logo vamos proibir estes cortes", entao sendo assim, já que eles não trabalham, também não há logica em manter os padrões raciais de cada raça e respectivos temperamentos, pois não ?
Para quê continuar com raças ?
Se doi ou não ... bom, estamos a falar de uma intervenção cirurgica, logo é logico que haja um periodo de recuperação. Mas posso afirmar que até hj não vi nenhum cão traumatizado enquanto tivesse ou não as orelhas cortadas (seja DA, boxer, dober ...)
Isto para mim é simples, quem quer corta (desde que o faça em condições), quem não quer não corta.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!