Madeiras que devo dar á minha chin

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

terça jan 19, 2010 10:57 am

Boas,
Algume me sabe dizer quais os tipos de madeiras que posso dar á minha chin :?:
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça jan 19, 2010 7:07 pm

Compra daqueles pedaços de pinho natural, não tratado, no AKi ou noutro sitio. Também conheço quem tenha comprado daqueles cabos de madeira, no chinicas, e depois os corte aos bocadinhos, tipo rodelas. Podes também comprar daqueles troncos ou rolos próprios para chins numa loja de animais. e também deves dar cubos de alfafa (dia sim,dia não) para desgastar os dentes. Feno devem ter sempre à disposição. :D
obscure
Membro
Registado: segunda jan 04, 2010 3:58 pm

terça jan 19, 2010 8:35 pm

Bem, pelo que li, se souberes de um sitio com pinheiros (se possivel que não apanhem com químicos) podes ir lá apanhar uns ramitos, mas depois há que esterilizá-los numa panela de pressão, por exemplo.
chinchilavis
Membro Veterano

terça jan 19, 2010 9:54 pm

obscure Escreveu:Bem, pelo que li, se souberes de um sitio com pinheiros (se possivel que não apanhem com químicos) podes ir lá apanhar uns ramitos, mas depois há que esterilizá-los numa panela de pressão, por exemplo.
Pessoalmente não arriscava.

O pinheiro, além de não poder ter tido qualquer químico, não pode ter resina e tem de estar completamente seco. Mesmo assim, tem de ser esterelizado (no forno ou com água a ferver) e nem sempre elas gostam....

Penso que o pinho natural, não tratado, é o ideal (seja do cabo da vassoura ou de restos que tenham sobrado da construção de uma casa para ela/ele)
Silviel
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am

terça jan 19, 2010 10:37 pm

Pessoalmente e a aconselho dos criadores da minha zona, fui arranjar troncos de oliveira!
Descasquei os, deixei secar durante uma semana, depois fervi em agua, voltei a deixa-los a secar ao sol durante mais uns dias, e só depois os coloquei nas minhas gaiolas!
Fiz isto em Abril do ano passado, e actualmente já estou a ser forçado a repetir a experiência, porque os troncos estão a vira lápis pequenos com a ponta afiada!
Última edição por Silviel em terça jan 19, 2010 10:52 pm, editado 1 vez no total.
cinza2009
Membro Veterano

terça jan 19, 2010 10:44 pm

chinchilavis Escreveu:Compra daqueles pedaços de pinho natural, não tratado, no AKi ou noutro sitio. Também conheço quem tenha comprado daqueles cabos de madeira, no chinicas, e depois os corte aos bocadinhos, tipo rodelas. Podes também comprar daqueles troncos ou rolos próprios para chins numa loja de animais. e também deves dar cubos de alfafa (dia sim,dia não) para desgastar os dentes. Feno devem ter sempre à disposição. :D
Eu alfafa ja dava, nao sabia é tb desgastava os dentes, comprei lhe uma pedra de calcario mas nao ligou mt
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

terça jan 19, 2010 11:22 pm

cinza2009 Escreveu:comprei lhe uma pedra de calcario
Não será antes uma pedra de cálcio ? :lol:
Elas normalmente não ligam muito a isso , a não ser que as penduremos na gaiola ou que façamos algo divertido com elas que lhes dê gozo roer :wink:
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
chinchilavis
Membro Veterano

terça jan 19, 2010 11:40 pm

cinza2009 Escreveu:
chinchilavis Escreveu:Compra daqueles pedaços de pinho natural, não tratado, no AKi ou noutro sitio. Também conheço quem tenha comprado daqueles cabos de madeira, no chinicas, e depois os corte aos bocadinhos, tipo rodelas. Podes também comprar daqueles troncos ou rolos próprios para chins numa loja de animais. e também deves dar cubos de alfafa (dia sim,dia não) para desgastar os dentes. Feno devem ter sempre à disposição. :D
Eu alfafa ja dava, nao sabia é tb desgastava os dentes, comprei lhe uma pedra de calcario mas nao ligou mt
Pedra de cálcio, como disse o Jmiguel :wink: Mas elas ligam e depois deixam de ligar...

Os cubos de alfafa desgastam os dentes da frente, o feno desgasta os dentes de trás. Dentes demasiado grandes são perigosos para as chins.
cinza2009
Membro Veterano

quarta jan 20, 2010 10:01 am

jmiguel15 Escreveu:
cinza2009 Escreveu:comprei lhe uma pedra de calcario
Não será antes uma pedra de cálcio ? :lol:
Elas normalmente não ligam muito a isso , a não ser que as penduremos na gaiola ou que façamos algo divertido com elas que lhes dê gozo roer :wink:
Nao, é mesmo uma pedra de calcario para ela desgastar os dentes.
xRubenx
Membro
Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

quarta jan 20, 2010 3:20 pm

Ola

Como ja' disseram o melhro mesmo e' pinho nao tratado, que se pode comprar em qualquer loja de bricolage e ate se pode mandar cortar 'a medida se a pessoa quiser.
com uns furinhos de berbequim, podem-se fazer uns brinquedos suspensos muito engraçado para as chins...
Elas preferem as coisas que estejam assim, penduradas ou seguras, do que propriamente no chao ou assim.

Deixo aqui uma lista:
-> Lista de madeiras proibidas:
- Abeto;
- Ameixa;
- Sequóia Canadense;
- Carvalho;
- Cedro;
- Pinho verde ( se for pinho seco e não tratado pode dar á vontade, nas lojas de bricolage existe );
- Eucalipto;
- Toranja;
- Limão;
- Noz ;
- Madeiras com colas e/ou resinas, são altamente tóxicas.

Espero ter ajudado ;)

Cumprimentos
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda fev 08, 2010 8:30 am

Se poderes coloca aí umas fotos dos brinquedos que já fez.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Mezdhal
Registado: domingo jan 31, 2010 11:09 pm

segunda fev 08, 2010 2:07 pm

Tanto quanto sei podes dar-lhe também as mesmas que dou aos meus degus: macieira, pereira e aveleira. Claro que devem ser todas naturais, sem produtos químicos. Estas não apresentam perigo. Eu tenho arranjado ramos directamente de pessoas de confiança que têm as árvores sem tratamentos químicos. Lavo e seco os ramos antes de dar. A aveleira é relativamente difícil de arranjar porque poucas pessoas as têm, mas as macieiras e pereiras são muito comuns. Também há pessoas que vendem pela net raminhos já prontos para roer, de macieira e aveleira, sobretudo.
Penso que o pinho também pode ser dado, sob a forma que já indicaram, embora eu aconselhasse a dar preferencialmente sob a forma de ramos tirados directamente de árvores.
NUNCA dês madeiras de citrinos (laranjeira, limoeiro, etc.), nem de castanheiro, pessegueiro...
Nocas84
Membro Júnior
Registado: sábado jan 02, 2010 7:40 pm
Localização: Tumba (coelho), Fritz (coelho), Dadão, Pimpas, Goofy - RIP (degus), Deda (hamster), Bores (cão) e pe

quarta fev 10, 2010 8:49 pm

Madeira de videira, após esterilização, também não faz mal!
<a href="http://www.oca-forum.com">www.oca-forum.com</a>&nbsp;- f&oacute;rum sobre coelhos
marisafrias
Membro
Registado: quinta abr 20, 2006 10:00 am
Localização: Toy o Braco Alemão,Estrela a Pointer, Becas diiz que é uma especie de Caniche, Ruffy o Chinchila, Ch

quarta fev 10, 2010 11:40 pm

Boas.
Num so num dia a pedra de calcio levou uma volta que nem imaginam...Ele tem a mania de roer uma peça de plastico que prende a base á restante gaiola. Assim tapei-a com a pedra de calcio e ele para tentar roer a peça, roi a pedra eheh

Ja agora aproveito, comecei a dar lhe feno: Natural hay + fibres da Versele-Laga, e ele come aquilo muito mas mesmo muito bem. Qur feno costumam dar as vossas chinchilas?
cinza2009
Membro Veterano

quinta fev 11, 2010 9:52 am

marisafrias Escreveu:Boas.
Num so num dia a pedra de calcio levou uma volta que nem imaginam...Ele tem a mania de roer uma peça de plastico que prende a base á restante gaiola. Assim tapei-a com a pedra de calcio e ele para tentar roer a peça, roi a pedra eheh

Ja agora aproveito, comecei a dar lhe feno: Natural hay + fibres da Versele-Laga, e ele come aquilo muito mas mesmo muito bem. Qur feno costumam dar as vossas chinchilas?
Eu dou feno que se vende nas lojas de animais
Responder

Voltar para “Exóticos”