Actualização Nelsoni, Geckos e Tartas! Final pag.6

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

zwara
Membro
Mensagens: 189
Registado: segunda jul 14, 2008 6:50 pm

quarta jan 20, 2010 3:29 pm

la esta nao vou insistir na mesma tecla :D eu sei que disseste antes e depois voltas-te a referir sobre o calcio no entanto se leres bem apenas dizes para dar, nao prevines que se for em excesso tambem é mau eu apenas tentei completar para que a informacao nao fosse mal compreedida, pelos visto nao foi muito bem aceite ;( paciencia

abraco
Luis
trustz
Membro Veterano
Mensagens: 1564
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

quarta jan 20, 2010 4:47 pm

zwara Escreveu:la esta nao vou insistir na mesma tecla :D eu sei que disseste antes e depois voltas-te a referir sobre o calcio no entanto se leres bem apenas dizes para dar, nao prevines que se for em excesso tambem é mau eu apenas tentei completar para que a informacao nao fosse mal compreedida, pelos visto nao foi muito bem aceite ;( paciencia

abraco
Luis
o que é que não foi muito bem aceite?
Desculpa, Não percebi
Ricardo Leitão
Calsonic
joaoplscosta
Membro Veterano
Mensagens: 2122
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Localização: Cobra, tartarugas, geckos, salamandra

quarta jan 20, 2010 10:52 pm

MikeMoldao1 Escreveu:Esse programa para medir as cobras ainda existe? sempre que carrego no link não dá. Não existe outro?
Se ainda precisares do programa manda-me mp ;)
joaoplscosta
Membro Veterano
Mensagens: 2122
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Localização: Cobra, tartarugas, geckos, salamandra

quarta jan 20, 2010 10:54 pm

zwara Escreveu:la esta nao vou insistir na mesma tecla :D eu sei que disseste antes e depois voltas-te a referir sobre o calcio no entanto se leres bem apenas dizes para dar, nao prevines que se for em excesso tambem é mau eu apenas tentei completar para que a informacao nao fosse mal compreedida, pelos visto nao foi muito bem aceite ;( paciencia

abraco
Luis
Acho que houve aqui um mal entendido, não pretendia com a minha resposta dar um ar de arrogante, se o fiz peço desculpa :wink:
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quarta jan 20, 2010 11:04 pm

Esclareçam só a minha curiosidade, que é só mesmo curiosidade, uma vez que geckos acho giros os vossos, mas não faço planos de manter algum...como controlam o que é cálcio a mais, que segundo observo pelas fotos e pelo que leio daqui do pessoal da geckagem, polvilham sempre os grilos e os tenebrios com calcio e têm também sempre uma tacinha com cálcio á disposição.
vasco94
Membro Veterano
Mensagens: 1019
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

quarta jan 20, 2010 11:12 pm

normalmente existem pessoas que vão vendo as bolsas de clacio que nos tokays, se situam dentro da boca , não sei se é o caso do leopardo,e assim vão controlando se o gecko precisa de calcio ou não , atenção , isto nos tokays e em muitos outros , não sei se nos leopardos se passa a mesma coisa :wink:
<p><strong></strong></p>
joaoplscosta
Membro Veterano
Mensagens: 2122
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Localização: Cobra, tartarugas, geckos, salamandra

quarta jan 20, 2010 11:15 pm

Bondage2010 Escreveu:Esclareçam só a minha curiosidade, que é só mesmo curiosidade, uma vez que geckos acho giros os vossos, mas não faço planos de manter algum...como controlam o que é cálcio a mais, que segundo observo pelas fotos e pelo que leio daqui do pessoal da geckagem, polvilham sempre os grilos e os tenebrios com calcio e têm também sempre uma tacinha com cálcio á disposição.
Controlar torna-se um bocado dificil, mas o calcio disponível nunca e todo ingerido, no caso dos meus geckos nem ligam à taça e quando polvinho nos grilos eles às vezes não comem logo e o calcio acaba por "cair".
PedroC10
Membro Veterano
Mensagens: 960
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quarta jan 20, 2010 11:51 pm

Native, isto da quantidade de cálcio vai de pessoa para pessoa.

Há quem diga que se deve ter uma tacinha com cálcio sempre disponivel, que os geckos quando precisam, vão lá e ingerem, e não dão em mais alimento o cálcio, há outros que preferem polvilhar e ter a taça, e há quem apenas polvilhe.

Eu pessoalmente vou polvilhando a alimentação, em adultos que comem de 2 em 2 ou 3 em 3 dias, deito cálcio a cada 3 refeições (Deito hoje cálcio, alimento mais duas vezes, e volto a dar cálcio na terceira), nos pikenos, costumo dar cálcio refeição sim refeição não.

Agora ver se o cálcio é a mais ou não, não sei como o fazer, o que é certo é que se deve ir sempre controlando as fezes, se algo não estiver bem, penso que só uma análise veterinária pode indicar se o cálcio é a mais ou a menos.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
gecofilo
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

quinta jan 21, 2010 12:02 am

A questão do cálcio é mais uma arte que uma ciência... (é um "guesstimate")

Dito isso, pode-se tentar melhorar um pouco baseando-nos no que sabemos sobre nutrição. A nutrição dos répteis ainda é um assunto muito pouco estudado e a maor parte das receitas são formadas mais à base da nutrição das aves.

Eu uso o Repashy Clacium, que é feito para optimizar o aporte nutricional dos insectos (particularmente dos grilos). Desta forma, é usado em todas as alimentações feitas, polvilhando os insectos. Tenho total confiança no Repashy, porque ele estudou a nutrição e tem muita experiência como criador de gecos. Inclusive os seus produtos foram testados e são usados em zoos.

Para jovens e grávidas eu ainda meto um pratinho de cálcio sem fósforo onde introduzo uma quantidade controlada de cálcio.

A única forma de se ter a certeza que um regime funciona é fazer radiografias aos animais (fora os excessos que se tornam evidentes). Infelizmente, não só a falta de cálcio é comum, mas a excessiva calcificação, por donos muito zelosos também o é.

Deixo aqui o resumo do produto:
"Calcium Plus ICB is a unique blend of calcium, protein, fat, fiber, and vitamins. It is designed to be used as the exclusive supplementation for insectivorous species. It is formulated to "balance" the nutritional value of feeder insects, and in most cases, to be used with every feeding. It provides all essential nutrients in a one simple to use product. No need for separate vitaman and calcium products. It contains a proven level of Vitamin D-3, and a proven ratio of Vitamin D-3 to Calcium. It also contains preformed Vitamin A at a 10:1 ratio of Vitamin A/ Vitamin D-3 which is essential to proper nutrition.Calcium plus also contains Beta Carotene in addition to preformed Vitamin A and is the only Reptile supplement available that contains both. "
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quinta jan 21, 2010 12:21 am

Esclarecido, obrigado a todos, então é tudo uma questão de bom senso ;)
gecofilo
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

quinta jan 21, 2010 1:32 am

É verdade, já quase que me esquecia.

Eu uso o ImageJ para medir comprimentos... é o que conheço.

http://rsbweb.nih.gov/ij/

Embora não esteja actualizada, esta foi a página que me pareceu que pode ajudar quem quiser usar o programa.

http://rsbweb.nih.gov/ij/docs/examples/ ... index.html

Também mede muito mais que o comprimento...
zwara
Membro
Mensagens: 189
Registado: segunda jul 14, 2008 6:50 pm

quinta jan 21, 2010 2:55 am

uma forma muito usada para detectar-se a quantidade de calcio, pode ser atravez da analise visual das caracteristicas das fezes assim sendo irei explicar um pouco no que sao constituidas as fezes, elas sao compostas por duas partes distintas nos leos, uma parte preta ou castanha escura, e uma parte branca. assim sendo a parte preta contitui os dejectos e restos resultantes da digestao alimentar ou seja sao produtos do tracto intestinal de um gecko, no entanto os geckos nao possuem duas cavidades distintas como se ve nas outras especies para libertar os fluidos vesicais assim sendo eliminam urina e fezes pelo mesmo orificio, dai as fezes serem contituidas por duas partes a parte intestinal ja foi explicada , agora a parte branca á qual genericamente muita gente lhe chama cristais de urato, na realidade nao so apenas cristaos de urato, sao uma mescla de Agua, cristais de urato, sodio, potassio e CALCIO que sao filtrados nos rins de um gecko grande parte desta filtragem é reabsorvida o que permite ao gecko fazer a sua regulacao de PH, liquidos, equilibrio sodio/potassio e quantidades de calcio na corrente sanguinea e consequentemente na sua distribuicao pelos tecidos perifericos, assim sendo estudos dizem que em percentagem vista a olho nu a parte castanha deve ser maior do que a parte branca enta diferença deve ser de 1/3 para 3/3 ou seja o tamanho da parte castanha considerado o tamanho maximo ou seja 3/3 e a parte brande deve ser do tamanho de 1/3 da parte castanha, e as fezes devem ser pouco humidas (quase secas) duras/consistentes. claro que isto nem sempre é facil de ver uma vez que nem sempre as fezes estao bem alinhadas e esticas na sua totalidade dai que nao seja uma tecnica muito exacta e seja mais a olhometro que outra coisa, ou seja no limite o tamanho da parte branca pode ser ir ate 1/2 da parte castanha, se a parte branca for quase identica á preta significa que o gecko tem os nutrientes e os sais minerais referidos acima em excesso e o seu corpo esta a dar ordens para que eles sejam excretados

agora onde isto é prejudicial?

como o corpo pretende excretar mais sodio, potassio, calcio ou agua que estao em excesso, atencao aqui pode ser apenas 1 dos referidos que esteja em excesso que vai afectar todo o equilibrio hidroelectrolitico dos restantes (uma vez que os cristais de urato sao produto dos proprios rins e nao sao ingeridos na alimentacao), assim sendo os rins tem "ordens" de excrecao nesta excrecao ha alibertacao de hormonas, que reduzem a reabsorcao na ansa dos rins e consequente aumento de excrecao so que Com isto, imaginando que o calcio esta a mais vai fazer com que haja um aumento de excrecao, mas ha um aumento generalizado de excrecao de 5 produtos, AGUA (leva a desidratacao), sodio/potassio ( interfere na regulacao de PH e no controlo das bombas de sodio e potassio responsaveis pela passagem de nutrientes para os espaços interticiais das celulas), calcio ( responsavel pela ossificacao e regulacao hormonal), e consequentemente um aumento de producao de cristais de urato (leva a um sobrecarregamento das glandulas supre-renais que pode com o tempo levar a falência renal).

normalmente o que leva a esta desrregulacao é o excesso de calcio uma vez que NORMALMENTE é o unico suplemento de damos aos nossos repteis logo é o mais susceptivel de poder ser aumentado em demasia, porque os restantes elementos os geckos conseguem perfeitamente recolher dos alimentos que ingerem...

dai que sinais de alarme sejam:
- um aumento desmedido da parte branca nas fezes, indicadoras de desregulacao renal,
- um aumento da quantidade de liquido presente nas fezes (idem)
- diarreias (atencao que diarreias podem tambem indicar presenca de protozoarios ou infeccoes por fungos ou bacterias nos intestinos ou rins )
- falta de apetite/diminuicao da alimentacao (esta nem sempre é indicadora de grande alteracao porque o apetite varia diariamente e depende muito da refeicao que lhe é servida)

por outro lado da mesmas forma que se pode observar o aumentoexacerbado de um mineral, tambem se pode detectar a sua diminuicao/falta no organismodo gecko observando uma ausencia ou uma pequenissima porcao da parte branca nas fezes... assim devemos aumentar o suplemento mas de forma moderada para que nao se provoque um sindrome de choque no gecko.

á autores e criadores que dizem que esta tecnica nao deve ser usada porque o organismo varia de animal para animal e consequentemente um gecko pode demonstrar sinais de falta ou excesso de algum mineral e na realidade esta perfeitamente em equilibrio e o seu corpo tolerar esses aumentos ou ausencia de outras formas, no entanto a grande maioria dos estudiosos/veterinarios optam por estar atentos a estes sinais como forma NAO CIENTIFICA LOGO INCERTA de observar e despistar algum tipo de problemas de forma precoce corrigindo o aporte nutricional dos seus animais.

AVISO MAIS UMA VEZ ESTE METODO NAO TEM COMPROVACOES CIENTIFICAS POSSIVEIS UMA VEZ QUE O METODO USADO É APENAS A OBSERVACAO DIRECTA A OLHO NU DAS VEZES, OU SEJA CARECE DE EXAMES LABORATORIAS QUE CONFIRMEM OU DESMINTAM OS POSSIVEIS DIAGNOSTICOS.

espero ter esclarecido

abraços
LUIS
geckomorphs
Membro Veterano
Mensagens: 691
Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm

quinta jan 21, 2010 3:18 am

Muito bem zwara, andas atento as aulas... :lol: :lol:
JaimeSousa
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
Localização: 0.2.0 eublepharis macularius
0.0.1 pantherophis guttata

quinta jan 21, 2010 10:45 pm

Zwara obrigado pela resposta

Cumps
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quinta jan 21, 2010 10:51 pm

venham posts destes :wink: :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”