fang Escreveu:AlunoBioGeo Escreveu: - Energia Solar: Este exemplo é o mais gritante de todos... Tanta potencialidade, tanto por onde evoluir e as células fotovoltaicas existentes, pouco ou nada evoluiram de há 20 anos para cá... Apenas por falta de interesse e investimento;
Bom... não sei actualmente qual é o espaço versus rendimento das células fotovoltaicas, mas ainda em 2004, num congresso com sessão de trabalhos e conclusões, onde estive presente activamente, se chegou à conclusão que a perda de habitat era bastante superior relativamente à eólica e que existia de facto maiores impactos negativos na biodiversidade solar versus eólica. (vou ver se encontro as conclusões das sessões de trabalho).
Realmente essa conclusão é interessante, não tinha conhecimento disso. Agradecia-te imenso se me facultasses essa informação

Imagino que pelo calor que provoca devido à reflexão de alguns raios mais energéticos, mas isso é daquelas coisas que podem ser melhoradas caso o investimento no desenvolvimento desta tecnologia fosse superior... Imitamos a Natureza em tantas coisas e com tanto sucesso e não somos capazes de nos aproximarmos sequer um pouco de um dos processos de obtenção de energia mais ancestrais?
fang Escreveu:AlunoBioGeo Escreveu:
- Energia Nuclear: Sim, é uma energia polémica, mas que se bem implementada pode ser muito bem uma excelente opção... Impactes ambientais? Não tão graves quanto a Eólica ou a Hídrica... Apenas o risco de catastrofe, caso alguém seja negligente (como aconteceu em chernobil) ou terrorismo
É actualmente uma fonte muito segura com os meios actuais, se cumpridos. Tens sempre o problema dos resíduos que é uma carga de trabalhos decidir onde os colocar e ninguem os quer por perto... Não causa impactos directos, mas energia limpa não é..
Pois, o problema dos resíduos é o mais preocupante e o problema a resolver, no entanto já existem estudos que incidem na reciclagem e reaproveitamento desses mesmos resíduos para a obtenção de energia, no processo inverso (Fusão)... Quando houver um esforço maior neste âmbito, acredito que estamos perto de uma fonte de energia
quase perfeita...
fang Escreveu:AlunoBioGeo Escreveu:
Assim como já tive a oportunidade de ver coisas que me horrorizaram, feitas por pessoas de bom nome científico... O Livro Vermelho dos Vertebrados Portugueses merece um rotundo zero... Como é possível fazerem-se estimativas de estabilização de populações com estudos de 2 anos e de acordo com "feelings"?? Se é para terem "feelings" que a população está a crescer, estabilizada ou a decrescer não são precisos estudos científicos, qualquer "nabo" o pode fazer...
Esta não percebi lá muito bem... Podes acrescentar mais sobre o assunto?
O último Livro-vermelho foi o mais coerente em termos cientificos com base em conhecimento real...
Francisco, um dia discuto isto contigo pessoalmente ou num ambiente mais intimista... Nem todos que contribuíram para esta publicação tiveram este comportamento, felizmente, mas pelo menos em algumas espécies é chocante o que fizeram... Feelings, todos somos capazes, mas como sabes a Ecologia é uma ciência de números, não de feelings... Um exemplo foi uma espécie de golfinho:
Havia a dúvida se uma população residente na nossa costa de cerca de 900 individuos (que pertencia à mesma espécie do Mar do Norte que tem cerca de 9000 individuos) estava separada, por alguma barreira, da população do Mar do Norte... Acontece que não esperaram sequer por um estudo credível feito por um Belga que demoraria apenas 2 meses além da submissão do Livro...
O mesmo biólogo já tinha apresentado, aos "entendidos nessa espécie" do ICNB, dados preliminares que indicavam que as populações estavam separadas e por isso seria uma população em declínio sem "input" de novos indivíduos... Mas por "feeling" dos entendidos (e sem falta de aviso para o facto) acharam que a população era a mesma, ou seja, uma população de mais de 9000 individuos e por isso colocaram a espécie em Portugal com LC (Least Concern)... 2 meses depois saem os resultados finais... As populações estão separadas por um canhão na Baía da Biscaia, UPS!... Ficaram com as orelhas a arder por esse "feeling", têm em mãos uma população que está em declínio...
Como essas, existem mais algumas... Como a monitorização e presença/ausência de
Lutra lutra por telefone...
Mas não me queria estar a alongar com isto porque é demasiado embaraçoso!
fang Escreveu: Penso que o problema reside nas empresas que fazem os EIA (com muita responsabilidade para as equipas de biólogos!!) que acabam por ceder a quem lhes paga e minimizar os impactos negativos apurados. Isto foi flagrante no EIA do PE que referenciei acima. Nós contestámos com informação recente e actual e a Ministra do Ambiente chumbou o projecto.
Estou certo que virão novamente à carga com novo estudo reformulado. A contestação e parecer desfavorável serão com base nos mesmos argumentos. Se houver alterações de postura política, que sejam assumidas para que no futuro se saiba quem foi responsável pela extinção da 2ª maior população de gralha-de-bico-vermelho do país, entre outras coisas!!
Eu falo da gralha porque é a minha pessoa (basicamente sozinha) que tem dado o litro para monitorizar a sua população desde 1994 até hoje, mas mais valores estão presentes, monitorizados por outros técnicos que dispoem de informação para contrapor a um novo EIA .
É de salutar um estudo de longo-termo como o teu, porque em Portugal isso não parece existir e quando existe é sem método e com tantas falhas que até assusta! Os nosso políticos não gostam de estudos com mais de 5 anos...
O pior é que um bom estudo em Ecologia tem que ter, no mínimo, 10 anos, só assim conseguimos vislumbrar tendências nas populações... Excelentes estudos têm 25 anos e estudos que são uma pérola (como se fazem nos EUA, Canadá, Reino Unido, etc.) têm 50 anos, em Portugal e segundo um professor meu, só existe um estudo com mais de 15 anos. Mais propriamente 38 anos, mas foram feitos por 3 grupos diferentes, com metodos de amostragem diferentes... Ou seja, não serve para nada!
Como estamos no Ano da Biodiversidade (seja o que isso for!), o governo lembrou-se que podia investir em estudos de longo-termo (finalmente!), no entanto com tantos grupos científicos com valor que podiam ter esses projectos, entregam-se as coisas aos mesmos de sempre...
E mais ridículo, o coordenador de projecto tem 50 e tal anos... Imaginas o que vai acontecer, não imaginas?

"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>