O gasto de recursos não está sequer em causa, apenas está em causa como e de que forma são gastos...
Apenas não considero correcto que se gastem imensos recursos para evitar que ocorra a selecção "natural" nos animais abandonados e quando se trata de animais autóctones em perigo pela Selecção Artificial não se faça nada e serem sempre os mesmos a arcar com as responsabilidades e por vezes existe uma falta gritante recursos...
Ainda há uns tempos um professor meu, indignado (e cheio de razão) nos contou uma peripécia que só me mete nojo pela nossa sociedade e pelos amantes dos animais:
- Num mês de Verão em 2008, ele encontrou um gato que depois de atropelado estava em muito más condições, mesmo com intervenção cirúrgica não se saberia se resistiria ou não... O orçamento que o Vet indicou seriam à volta dos 900€ (o Vet aconselhava o abate, mas que poderia tentar salvar o animal); como o meu prof não estava com condições para suportar o custo dirigiu-se a uma instituição que se prontificou a pagar metade, e o gato foi operado mas não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer...
Cerca de 3 semanas depois, segundo ele viu uma Geneta que havia sido ferida de caçadeira... Ele dirigiu-se ao Centro de Recuperação, no entanto as verbas existentes não poderiam suportar as várias operações necessárias, uma vez que certos chumbos estavam alojados na coluna dorsal e seriam necessárias pelo menos 2 intervenções... Necessitavam cerca de 3000€ no total... Procurou ajuda nas mais variadas Associações animais, e a resposta era quase sempre a mesma "Nós apenas intervimos com animais domésticos, uma vez que as doações que recebemos têm esse mesmo objectivo..."
Mas isto cabe na cabeça de alguém?? Quantos cães e gatos são ajudados todos os dias?? Acabou por pagar do bolso dele e com ajuda de uma instituição que por acaso comparticipou com 1000€ (pelo menos alguma!)
A partir daí, diz ele que mesmo que veja um doméstico, prefere que a Selecção Artificial tome conta do animal, uma vez que talvez existirá um amante que ajude...
Ele como eu, neste momento preferimos salvar um animal autóctone que 10 domésticos... Peço desculpa por ser demasiado frio, mas pelo menos alguém que tome conta destes!
Uma discussão interessante... ou não...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
mas isso é uma solução que está nas mãos dos muitos estudantes de veterinária que tem oportunidade de se dedicar/também a animais autóctones e exóticos (pets). Eu tenho dois porquinhos-da-índia e tenho de sair de Braga se quero que sejam vistos por um veterinário em condições (quase no Porto), por isso este está longe de ser um problema apenas dos animais autóctones. Mas claro que no caso deles admito que seja aidna mais complicado.Cerca de 3 semanas depois, segundo ele viu uma Geneta que havia sido ferida de caçadeira... Ele dirigiu-se ao Centro de Recuperação, no entanto as verbas existentes não poderiam suportar as várias operações necessárias, uma vez que certos chumbos estavam alojados na coluna dorsal e seriam necessárias pelo menos 2 intervenções... Necessitavam cerca de 3000€ no total... Procurou ajuda nas mais variadas Associações animais, e a resposta era quase sempre a mesma "Nós apenas intervimos com animais domésticos, uma vez que as doações que recebemos têm esse mesmo objectivo..."
Agora o que eu penso é quem em Portugal têm de ser tomadas soluções e tem de haver prioridades.E do meu ponto de vista neste momento os animais abandonados estão a chegar a estado de sítio, quase, e isso deve-se maioritariamente á falta de responsabilidade já provada por muitos portugueses, a falta de formação e sentido de dever cívico e muitas vezes á pura crueldade de que alguns parecem padecer. Ao mesmo tempo o nosso governo enterra-se em burocracia e soirées e vai-se estando nas tintas para o caos que se forma á sua volta,tomando uma ou outra «medidazita» que não exija muita burocracia para nos fazer a festinha e adormecer de novo. A formação de estudantes, técnicos e voluntários para a ajuda bem necessária que já me fez ver em várias ocasiões neste fórum da qual os animais autóctones também necessitam, encontra-se em fila de espera, juntamente com as leis que defendam e protejam os animais abandonados, os idosos, os doentes, as crianças e a população em geral.
Mas tem mesmo de ser assim, se formos todos para o mesmo vai sempre haver um enorme desequilíbrio por culpa «das modinhas».Ele como eu, neste momento preferimos salvar um animal autóctone que 10 domésticos... Peço desculpa por ser demasiado frio, mas pelo menos alguém que tome conta destes!