dinodane Escreveu:c_saraiva Escreveu:Blodeuwedd Escreveu:Peço desde já desculpa se for perguntar uma coisa muito ignorante...
Mas a origem do Bull Terrier não é a mesma? Quer dizer, no sentido de ser relacionada com as lutas de touros...
A diferença prende-se com as características mais bem definidas é?
Mas também tem parâmetros de peso e altura máximos e mínimos relativamente vagos, ou não?
Se olhar para um Bull Terrier reconhece imediatamente a raça...Se olhar para alguns dos chamados pitbulls, eles de pit só devem ter mesmo a "drive" e as vezes nem isso...Aparecem com muitas variedades e feitios e a diferença não se limita ao peso e altura...
Uma vez li uma frase que achei interessante. Era mais ou menos isto "Todo o American Staffordshire Terrier é Pitbull, mas nem todo o Pitbull é American Staffordshire Terrier..."
Na minha opinião, com o fim das lutas de cães e do uso de cães nas quintas, acabou a selecção do Pit, e nos dias de hoje, o caracter de um Pit em pouco ou nada se diferencia do de um Amstaff. Por isso, eu não vejo necessidade nenhuma de reconhecer o PitBull como raça, isso já foi feito, só lhe deram um nome diferente...mas isto é só uma opinião...
(cheira-me que vou ser crucificado) 
Ora bem. Eu também concordo com esse ponto de vista. .
Mas continuam a haver "puristas" que dizem que o que faz o cão é o game e não o visual...
É a realidade!
A raça pitbull standarizada, com identidade morfológica e com estalão definido internacionalmente chama-se American Staffordshire Terrier.
O resto são "cantigas" de quem sempre se esteve a marimbar para a morfologia tendo em conta as "drives" e o "gameness". Mas isso não passa de comportamento que servia para o que servia (e ainda serve). Mas como as lutas de cães estão proibidas... tratam-se apenas de rafeiros do tipo bull X terrier...
Eu continuo a não achar piada nenhuma à selecção de cães unicamente pelo carácter comportamental. Ainda por cima quando a base dessa selecção tem a ver, directa ou indirectamente, com lutas de cães.