Cadela leva tudo à frente quando vai passear...
Moderador: mcerqueira
Olá a todos!
Tenho uma cadela refeira com 7meses que neste momento está a pesar 25Kg. É super meiga, bem disposta e obediente em casa.
O problema é quando sai à sua para passear, fica completamente louca, super excitada e atira-se para cima de toda a gente que vê (para brincar) e puxa imenso a trela.
Vi-me até obrigada a trocar a coleira por uma peiteira pq ía o caminho todo a tossir e engasgada da força que ía a fazer.
Já tentei de tudo, mantenho-a sempre próxima a mim, mantenho uma velocidade constante no passeio, os locais são sempre os mesmos, digo-lhe "NÃO" e dou um puxão seco sempre que faz força e recompenso quando vai ao meu lado... Mas nada funciona. Sou literalmente arrastada sempre que vamos à rua...
Alguém tem sugestões?
Obrigada!
Tenho uma cadela refeira com 7meses que neste momento está a pesar 25Kg. É super meiga, bem disposta e obediente em casa.
O problema é quando sai à sua para passear, fica completamente louca, super excitada e atira-se para cima de toda a gente que vê (para brincar) e puxa imenso a trela.
Vi-me até obrigada a trocar a coleira por uma peiteira pq ía o caminho todo a tossir e engasgada da força que ía a fazer.
Já tentei de tudo, mantenho-a sempre próxima a mim, mantenho uma velocidade constante no passeio, os locais são sempre os mesmos, digo-lhe "NÃO" e dou um puxão seco sempre que faz força e recompenso quando vai ao meu lado... Mas nada funciona. Sou literalmente arrastada sempre que vamos à rua...
Alguém tem sugestões?
Obrigada!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm
Ja pesquisou por exemplo os episodios que estao no youtube do Dog Training ? Ha uns que explicam como ensinar o cao a andar de trela e a ser socializado com as pessoas, assim como outras coisas. Se ja tentou e nao conseguiu, o melhor sera uma escola de treino.
Saudações da J & Isaac
-
- Membro
- Registado: sexta mai 11, 2007 8:48 pm
Eu tive o mesmo problema, até já tava a ficar com um braço maior que outro..
comprei uma estranguladora e pronto! Espectaculo! Passei a disfrutar também do passeio... claro que também a ensinei a andar junto, o que dá bastante jeito.
Já agora... o que acham da coleira de picos? acho que é este o nome...

Já agora... o que acham da coleira de picos? acho que é este o nome...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm
A coleira referida é uma coleira de treino que muita gente por ignorância usa com os picos voltados para fora.
Não é aconselhável a leigos, só deve ser usada por quem sabe e em situações definidas.

Não é aconselhável a leigos, só deve ser usada por quem sabe e em situações definidas.
"It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
-
- Membro Veterano
Eu nao sou muito a favor das coleiras estranguladoras. O Isaac mesmo com a coleira estranguladora continuava a puxar imenso, nao tinha noçao e ate se engasgava, fazia me impressao. Comprei um bom peitoral e uma trela curta, foi o melhor remedio. Alem disso segui muitos conselhos dados pelo Dog training que me deram muito jeito.
Saudações da J & Isaac
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
De facto tem de deixar de usar o peitoral, supondo que é um peitoral "normal", são feitos precisamente para o cão puxar no mushing, e são usados por pessoas como você, que com vergonha de o cão andar a tossir e a engasgar-se o passeio todo, usa.
Existem uns chamados halti harness, que passam pelo peito do cão de maneira diferente, a trela é presa à frente no meio das patas dianteiras e de facto impede o cão de puxar, existe outra marca que os chama de easy walk harness.
Isto é apenas um instrumento, e poderia ensinar o seu cão a não puxar com uma coleira normal, porque o principal é a coerência da sua atitude.
O cão quando puxa significa que quer ter acesso a algo que está fora do seu allcance, um cheiro, um objecto, um cão, etc. Com o passar do tempo isto torna-se um comportamento auto recompensante, ou seja, tem um fim em si próprio, ele não quer chegar a lado nenhum especifico, apenas se tornou recompensante puxar, porque desta forma dá mais um passo e mais um e mais um....
A atitude aconselhada do dono é muito simples, não permitir que o cão dê nenhum passo se estiver a puxar...nunca. E pode parecer fácil, mas de tão habituado que está do cão puxar, cede passos ao cão sem dar por isso... esta é que é a questão e um reforço intermitente é mais recompensante que um reforço continuo.... ou seja, o cão vai esforçar-se mais se só o deixar dar passos a puxar à vezes, que se o fizer sempre... bem parece confuso mas é muito simples.
Seja coerente...se o cão puxa tem de parar, ou andar para trás, ou mudar de direcção, se não puxa pode continuar a andar... tornar-se-á recompensante para o cão não puxar.
Claro que haverão dias que quase não sai da porta de casa, devido ao estado avançado que descreveu, e levará semanas a conseguir dar a volta ao quarteirão... porque já houve uma aprendizagem contrária... e o comportamento está interiorizado no cão... ensinado inadervetidamente por si.
Bons treinos!
Existem uns chamados halti harness, que passam pelo peito do cão de maneira diferente, a trela é presa à frente no meio das patas dianteiras e de facto impede o cão de puxar, existe outra marca que os chama de easy walk harness.
Isto é apenas um instrumento, e poderia ensinar o seu cão a não puxar com uma coleira normal, porque o principal é a coerência da sua atitude.
O cão quando puxa significa que quer ter acesso a algo que está fora do seu allcance, um cheiro, um objecto, um cão, etc. Com o passar do tempo isto torna-se um comportamento auto recompensante, ou seja, tem um fim em si próprio, ele não quer chegar a lado nenhum especifico, apenas se tornou recompensante puxar, porque desta forma dá mais um passo e mais um e mais um....
A atitude aconselhada do dono é muito simples, não permitir que o cão dê nenhum passo se estiver a puxar...nunca. E pode parecer fácil, mas de tão habituado que está do cão puxar, cede passos ao cão sem dar por isso... esta é que é a questão e um reforço intermitente é mais recompensante que um reforço continuo.... ou seja, o cão vai esforçar-se mais se só o deixar dar passos a puxar à vezes, que se o fizer sempre... bem parece confuso mas é muito simples.
Seja coerente...se o cão puxa tem de parar, ou andar para trás, ou mudar de direcção, se não puxa pode continuar a andar... tornar-se-á recompensante para o cão não puxar.
Claro que haverão dias que quase não sai da porta de casa, devido ao estado avançado que descreveu, e levará semanas a conseguir dar a volta ao quarteirão... porque já houve uma aprendizagem contrária... e o comportamento está interiorizado no cão... ensinado inadervetidamente por si.

Bons treinos!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
Os normais que se vendem por ai em qualquer loja não são dos de mushing, e o problema é mesmo esse, podem provocar lesões no cão...Acho que lhes faz pior puxarem com o peitoral do que puxarem quando vão com a estranguladora ou coleira normal...doglover80 Escreveu:De facto tem de deixar de usar o peitoral, supondo que é um peitoral "normal", são feitos precisamente para o cão puxar no mushing

Que lesões causa um peitoral? 

<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Li algures que o cão ao puxar mais quando usa o peitoral, e o dono a fazer resistencia constante para o manter ao seu ritmo, podem acabar por provocar lesões a nível de articulações do ombro...parece-me fazer sentido...
Se bem que um cão com coleira que puxe constantemente tambem acaba por ter problemas, mas com a estranguladora geralmente ensina-se o cão a não puxar, mas com o peitoral há muita gente que os deixa puxar a vontade acabando por nunca os ensinar a não puxar...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
só se for nos nossos ombros dos esticões, no cão não me parece...c_saraiva Escreveu:Li algures que o cão ao puxar mais quando usa o peitoral, e o dono a fazer resistencia constante para o manter ao seu ritmo, podem acabar por provocar lesões a nível de articulações do ombro...parece-me fazer sentido...
<p><strong>Ter animais é o mais saudável e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Exacto. E nunca vi nem soube de que alguma vez isso tivesse acontecido a algum cão. Agora connosco a conversa já é outra, bastantes vezes tenho ficado de charola por causa de dores nas cotas e nos ombros devido aos puxões de cães.Debora20 Escreveu:só se for nos nossos ombros dos esticões, no cão não me parece...c_saraiva Escreveu:Li algures que o cão ao puxar mais quando usa o peitoral, e o dono a fazer resistencia constante para o manter ao seu ritmo, podem acabar por provocar lesões a nível de articulações do ombro...parece-me fazer sentido...
E com alguns deles nem estranguladoras, nem semi-estranguladoras, nem nenhuma das invenções humanas para os controlar, nada resultou. Preferiam engasgar-se e sufocar a abrandarem a correria.
A nível de treino: parar? Então, quando é que andamos, que eu quero correr? Mudar de direcção? Porreiro, mais uma rua para eu correr! E assim por diante.
A única coisa que, pela minha experiência, resulta realmente, é soltá-los num local controlado e deixá-los correr até se estafarem durante os primeiros minutos do passeio. Depois, tomam eles próprios a iniciativa de andar mais devagar e com mais atenção às ordens do dono.
Mas isto nem sempre é possível, infelizmente.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

-
- Membro Veterano
Vergonha?! Meu caro, eu tive que me chatear bem a serio (isto foi pouco) com o treinador do meu cao porque causou lhe ferimentos na garganta à pala da coleira estranguladora. Nao sei de onde lhe surgiu a conclusao de que eu tenho vergonha.....que com vergonha de o cão andar a tossir e a engasgar-se o passeio todo,

Conheço e ja vi esses peitorais à venda mas optei por experimentar um normal.
Como eu disse e volto a dizer o Isaac aprendeu e muito bem a usar a trela apenas com o peitoral dito "normal" e uma trela curta, comecei por treinar com ele em jardins e a dizer lhe "ao lado, ao lado" e elogiava-o enquanto nao puxava. Hoje nao tenho problemas. Quanto às lesoes nunca tinha ouvido falar.
Última edição por sasha09 em sábado jan 23, 2010 4:35 pm, editado 1 vez no total.
Saudações da J & Isaac