FUI ENFEITIçADA EM PLENA RUA POR UM "POTE DE MEL"/GATINHO

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 22, 2010 12:29 pm

Lira93 Escreveu:Ontem o Santi foi à vacina. Os vets estavam todos lá, coisa rara, e fizeram uma grande festa por conhecer o novo peludinho lá de casa. Perguntaram pelas meninas, e gabaram muito o pêlo e os olhos amendoados do nosso rapagão.

Ele portou-se muito bem, apesar de ter soprado um bocado ao dono quando espetaram a agulha. Depois fugiu para o colo da dona (logo ele que não é nada dado a colo) e lá ficou enroscadinho, com a cabeça escondida no meu braço.

Foi examinado, auscultado, apalpado e está tudo bem com ele. Mas a dona reparou nuns pontinhos pretos no pêlo que são fezes de pulgas, o que significa que agora vamos pôr frontline nos três todos os meses durante uns tempos, e que vamos ter que lavar todas as mantas e camas novamente a 65º para garantir que as malditas morrem todas :evil:

A desparasitação dos três será em Março, para as acertar, e no próximo ano já me disseram que podemos vacinar os três ao mesmo tempo.

Quando voltámos para casa e o Santi foi comer, a Lira deitou-se na caminha dele. Ficou aliviada quando ele voltou, pensava que o tínhamos levado embora! Andou de roda dele o tempo todo, e quando o apanhou fora da cama foi lá deitar-se. Ele ficou lixado porque a cama é tudo para ele! Mas não a atacou e ficaram a olhar um para o outro, a Lira muito assustada mas sem querer arredar pé :lol: Depois lá saiu, e o Santi voltou para a camita.
Viram as pulgas?

E que se nao as viram e sei que ele foi desparasitado interna e externamente, eu nao sobrecarregaria os animais com as pipetas "todos os meses por algum tempo", como pensa fazer.
Sendo que a pelagem dele e extremamente densa, e muito normal que ainda tenha esses pontinhos...e que, possivelmente, ja nem hajam pulgas.
Se o gato fosse meu, eu poria, SIM, para prevencao, uma pipeta e no dia seguinte dava-lhe uma valente escovadela. Depois era ir observando se ele se coca, ou nao?! :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta jan 22, 2010 1:55 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Lira93 Escreveu:Ontem o Santi foi à vacina. Os vets estavam todos lá, coisa rara, e fizeram uma grande festa por conhecer o novo peludinho lá de casa. Perguntaram pelas meninas, e gabaram muito o pêlo e os olhos amendoados do nosso rapagão.

Ele portou-se muito bem, apesar de ter soprado um bocado ao dono quando espetaram a agulha. Depois fugiu para o colo da dona (logo ele que não é nada dado a colo) e lá ficou enroscadinho, com a cabeça escondida no meu braço.

Foi examinado, auscultado, apalpado e está tudo bem com ele. Mas a dona reparou nuns pontinhos pretos no pêlo que são fezes de pulgas, o que significa que agora vamos pôr frontline nos três todos os meses durante uns tempos, e que vamos ter que lavar todas as mantas e camas novamente a 65º para garantir que as malditas morrem todas :evil:

A desparasitação dos três será em Março, para as acertar, e no próximo ano já me disseram que podemos vacinar os três ao mesmo tempo.

Quando voltámos para casa e o Santi foi comer, a Lira deitou-se na caminha dele. Ficou aliviada quando ele voltou, pensava que o tínhamos levado embora! Andou de roda dele o tempo todo, e quando o apanhou fora da cama foi lá deitar-se. Ele ficou lixado porque a cama é tudo para ele! Mas não a atacou e ficaram a olhar um para o outro, a Lira muito assustada mas sem querer arredar pé :lol: Depois lá saiu, e o Santi voltou para a camita.
Viram as pulgas?

E que se nao as viram e sei que ele foi desparasitado interna e externamente, eu nao sobrecarregaria os animais com as pipetas "todos os meses por algum tempo", como pensa fazer.
Sendo que a pelagem dele e extremamente densa, e muito normal que ainda tenha esses pontinhos...e que, possivelmente, ja nem hajam pulgas.
Se o gato fosse meu, eu poria, SIM, para prevencao, uma pipeta e no dia seguinte dava-lhe uma valente escovadela. Depois era ir observando se ele se coca, ou nao?! :wink:

Leo
1º bold: Confirmo, no dia a seguir à noite em que chegou.
2º bold: É possível, sim, também é a minha opinião, podem ser restos antigos. Mas não há nada como verificar se as ditas andam no pêlo do nosso rico Santi...
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

sexta jan 22, 2010 1:59 pm

Eu por norma não gosto de usar frontline com frequência, a menos que seja necessário. Acho que químicos nunca podem fazer bem.. :? O vet recomendou que usássemos pipeta todos os meses em todos, SEMPRE. Não concordo com isso, mas concordei que se calhar faria sentido durante algum tempo, agora no início, para garantir que erradicávamos as malditas pulgas.

No vet fui eu que detectei por acaso as fezes de pulgas, chamei a atenção do veterinário porque não sou entendida e poderia ser alguma outra coisa, mas ele disse imediatamente que eram mesmo fezes de pulgas.

Realmente a Lira e o Santi têm-se coçado. Se ele ainda tem pulgas, ou apenas as teve, não sei porque na pelagem dele é difícil de localizar. Ontem quando regressámos do vet ainda tentei ver a Lira, assim à primeira vista não vi nada, mas ela estava irrequieta e eu com pouco tempo, fiquei de voltar a ver esta noite.

A Tassebem deu-me por MP uma excelente dica relativamente a detectar ovos de pulgas nas mantinhas etc (com água oxigenada), esta noite vou fazer a experiência.

De qualquer forma, a grande dificuldade com o Santi é mesmo que ele não se deixa escovar. Ainda fica muito tenso, tenta escapar-se e rosna, por isso para já não tenho querido forçar porque achei que não havia necessidade de o estar a stressar mais enquanto as coisas não estiverem mais "pacíficas" entre eles.
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

sexta jan 22, 2010 2:48 pm

Boas :D ,

Será que se importam de partilhar o método de detecção de ovos de pulgas?

E já agora, está a chegar a hora de desparasitar os meus meninos. Vou ter de os separar, mas por quanto tempo?

E relativamente à escovagem no dia seguinte ao desparasitante, nunca tinha ouvido falar. É suposto fazer-se a escovagem? Eu, por acaso, até evito escovar a Sakura depois do desparasitante porque sempre achei que se escovasse, o produto saísse um pouco com a escovagem e não fosse tão esficaz.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta jan 22, 2010 3:02 pm

Mindless Escreveu:Boas :D ,

Será que se importam de partilhar o método de detecção de ovos de pulgas?

Olá, Mindless. Claro que não! Retire um bocadinho daquelas coisinhas escuras da pelagem e ponha no lavatório, por exemplo (ou outra superfície branca e lavável). Depois ponha água oxigenada por cima. Se fizer uma espécie de sangue, são ovos.

E já agora, está a chegar a hora de desparasitar os meus meninos. Vou ter de os separar, mas por quanto tempo?

Eu costumo separar durante cinco horas, para não se lamberem (desparasitante externo).

E relativamente à escovagem no dia seguinte ao desparasitante, nunca tinha ouvido falar. É suposto fazer-se a escovagem? Eu, por acaso, até evito escovar a Sakura depois do desparasitante porque sempre achei que se escovasse, o produto saísse um pouco com a escovagem e não fosse tão esficaz.

Também não costumo fazer, fico à espera da resposta da Leonilde.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Mindless
Membro Veterano

sexta jan 22, 2010 9:01 pm

Obrigada Tassebem :D . Aprendi mais uma coisa hoje :D .
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jan 23, 2010 4:35 pm

Eu costumo escovar apos as 24 horas da pipeta, so para meu sossego... :wink: :arrow: para ter a certeza que as pulgas que ainda se possam encontrar no animal, se estao mortas, ou nao? :wink: Costumo fazer a escovagem so em caso de duvidas e em cima duma toalha branca para ver o que cai...?! :wink: E, nao! Nao retira o efeito dos quimicos pois estes em 24 horas, foram mais que absorvidos pela pele do animal :wink:

Lira93:

De qualquer forma, nao use e abuse das pipetas... :wink: faca a desparazitacao normal e va vendo se ele se continua a cocar...? :wink:

Festinhas para os tres "Carolas" :P

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Mindless
Membro Veterano

sábado jan 23, 2010 4:45 pm

Obrigada Leo :D ´.

Uma pessoa aqui está sempre a aprender :) . A minha mãe fez-me uma coisa parecida, com toalha e tudo, quando eu era miúda e apanhei piolhos :oops: numa colónia de férias. Mas foi com um daqueles pentes horríveis que repuxavam o cabelo. Nunca tinha pensado em fazer isso nos gatuchos.
Tassebem
Membro Veterano

domingo jan 24, 2010 3:26 pm

E como passa o nosso Santi e suas "dos belas muchachas"? :)
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jan 24, 2010 8:54 pm

eu costumo escovar porque o pelo fica esquisito. parece que fica empastado.
tb. não gosto de pôr pipetas durante muito tempo. quando se julgava que a kitty tinha alergia à picada da pulga, a vet mandou colocar pipetas todos os meses. cheguei a um ponto em que me pareceu demais. sei lá se a doença não teria vindo daí :o
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda jan 25, 2010 3:28 pm

Tassebem Escreveu:E como passa o nosso Santi e suas "dos belas muchachas"? :)
Ja somos duas :wink: :P :D

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lira93
Membro Veterano

terça jan 26, 2010 8:51 am

O Santi está mais murchinho desde a vacina. Por outro lado, passeia livremente, já vai para debaixo da mesa da cozinha quando as manas não estão lá, e quando abrimos uma lata ou estamos a jantar, mia como se passasse fome há duas semanas a pedinchar :lol: Acho que os estou a habituar mal :oops: Ele come e bebe como se não houvesse amanhã, também estou a controlar a ração dele.

A Lira agora deu em deitar-se na cama dele sempre que ele se levanta para ir comer. Ele agora, enquanto está a comer, vira-lhe costas e finge que não deu por ela estar ali. Quando acaba de comer e não tem como fingir mais, olha para ela um bocado e depois vai passear. Dá a volta dele, sempre a vir espreitar se ela já saiu de lá. Quando ela sai, corre para a cama :lol: Mas nunca lhe sopra ou rosna. São tão cómicos..

Não noto progressos, excepto nesta parte da "invasão da cama" sem suscitar qualquer reacção negativa no Santi. Mas também não noto retrocessos. Fiquei contente por ver a preocupação que elas demonstraram quando o Santi foi ao vet, e a ansiedade com que o receberam no regresso. Acho que elas já o consideram parte da família, embora seja um membro da família um bocado anti-social :lol:

Connosco, não há alterações. Penso que ficou sentido por termos tido que massajar o local da vacina, que ficou dorido. Foi a única vez que se virou ao meu marido e "ameaçou" morder. Continua a só ser mais expansivo quando pede comida, não muito dado a mimos quando as gatas estão por perto.. Igual.
Mindless
Membro Veterano

terça jan 26, 2010 5:53 pm

Lira93 Escreveu: A Lira agora deu em deitar-se na cama dele sempre que ele se levanta para ir comer. Ele agora, enquanto está a comer, vira-lhe costas e finge que não deu por ela estar ali. Quando acaba de comer e não tem como fingir mais, olha para ela um bocado e depois vai passear. Dá a volta dele, sempre a vir espreitar se ela já saiu de lá. Quando ela sai, corre para a cama :lol: Mas nunca lhe sopra ou rosna. São tão cómicos..
:lol: :lol: :lol:
Deve ser um espectáculo assistir a esta cena! :D

A Lira não desiste de deitar charme para cima do Santi, mas não deve fazer o estilo dele, pois ele não lhe liga nenhuma :) . Acho um piadão a esta gata.
Tassebem
Membro Veterano

terça jan 26, 2010 6:25 pm

Lira93 Escreveu:O Santi está mais murchinho desde a vacina. Por outro lado, passeia livremente, já vai para debaixo da mesa da cozinha quando as manas não estão lá, e quando abrimos uma lata ou estamos a jantar, mia como se passasse fome há duas semanas a pedinchar :lol: Acho que os estou a habituar mal :oops: Ele come e bebe como se não houvesse amanhã, também estou a controlar a ração dele.

Isso não era nada costume, ele era muito "passarinho" a comer. Parece-me ser um sinal de adaptação e confiança nos donos.

A Lira agora deu em deitar-se na cama dele sempre que ele se levanta para ir comer. Ele agora, enquanto está a comer, vira-lhe costas e finge que não deu por ela estar ali. Quando acaba de comer e não tem como fingir mais, olha para ela um bocado e depois vai passear. Dá a volta dele, sempre a vir espreitar se ela já saiu de lá. Quando ela sai, corre para a cama :lol: Mas nunca lhe sopra ou rosna. São tão cómicos..

Estou a imaginar a cena... :lol: Acho isto um bom progresso.

Não noto progressos, excepto nesta parte da "invasão da cama" sem suscitar qualquer reacção negativa no Santi. Mas também não noto retrocessos. Fiquei contente por ver a preocupação que elas demonstraram quando o Santi foi ao vet, e a ansiedade com que o receberam no regresso. Acho que elas já o consideram parte da família, embora seja um membro da família um bocado anti-social :lol:

Boa!

Connosco, não há alterações. Penso que ficou sentido por termos tido que massajar o local da vacina, que ficou dorido. Foi a única vez que se virou ao meu marido e "ameaçou" morder. Continua a só ser mais expansivo quando pede comida, não muito dado a mimos quando as gatas estão por perto.. Igual.

Vai devagarinho, mas vai... Tenho aqui gatos que demoraram meses ou até anos a modificar comportamentos (para melhor), embora não considere que tenha tido problemas de maior. Eu acho-me sempre capazde ser mais teimosa que eles, e estas coisas requerem mesmo é paciência, persistência, dar tempo ao tempo e respeitar algumas idiossincracias, dentro do razoável.
Lira93
Membro Veterano

quarta jan 27, 2010 10:03 am

O Santi está nitidamente mais à vontade com as miúdas da casa. Vai mais vezes ao WC, e desconfio que é uma "desculpa" para passarinhar, porque às vezes vai lá só alisar a areia :lol: Fica sempre pouco tempo e volta sempre para a camita.

Tassebem, o que eu penso (e notei o mesmo lá em casa nos dias em que os mantive separados, motivo pelo qual apressei o "ajuntamento") que no caso do Santi, ele stressa muito mais ao saber e sentir que há gatos do outro lado da porta, sem estar a vê-los, saber quem são e o que lhe querem, se é que me entende.

Noto-o muito menos tenso desde que os juntei. Talvez por isso o comer como um passarinho e o rosnar enquanto come, coisa que há imenso tempo que deixou totalmente de fazer. Aliás, já não stressa quando elas vão ao prato dele, quando come vira-lhes costas tranquilamente e mesmo quando a Lira se deita na cama dele, mesmo ao lado da comidinha (é onde ele gosta de a ter, pertinho do ninho :lol: ), ele não reage. Aliás, já nunca o oiço rosnar em nenhuma situação. Patadas, só mesmo quando a Lira lhe encosta o focinho, e são menos frequentes.

Já o vejo a conversar com elas, sobretudo com a Eva, quando vai ao WC. Elas seguem-no imediatamente mal ele sai da cama. O problema é que querem brincar. A Eva dá-lhe patadinhas de cima da cadeira, a Lira tenta brincar com ele quando está no WC, e são logo enxotadas, mas sem grandes filmes. São tão cómicos :lol:

Agora espero que ele ganhe novamente confiança em nós. Possivelmente a ida ao vet não ajudou. Tenho saudades do Santi que se roçava nas nossas mãos e pernas, vinha ter connosco confiante, adorava e pedia mimo e queria estar sempre perto de mim. Agora está mais parecido com a Eva, mais esquivo, só aceita festas tranquilamente quando está deitado, e parece mais assustado. Vai melhorando aos poucos, ontem lá lhe dei uns mimos que ele foi aceitando até se sentar e deixar ficar. Mas tenho saudades do maravilhoso Santi tão confiante, tão meigo e tão dado que vi nos primeiros dias em nossa casa. E sei que ele está bem, confortável, não está tenso, come e bebe bem, idem para as visitas ao wc, vai até à janela, apanha os seus banhos de sol e até já conversa com as manas. Será que com o tempo voltará a ser connosco o que foi no início?

Não interpretem isto como desânimo, de todo. Temos tempo de sobra para que ele se adapte ao seu ritmo! Tal como tivemos com a Eva, e continuamos a ter. É apenas um desabafo. É que ao contrário das pessoas cujos gatos nunca demonstraram à-vontade, nós já tivemos o privilégio de conhecer o Santi carinhoso, autoconfiante, interventivo e meigo. É desse Santi que tenho tantas saudades..
Responder

Voltar para “Gatos”