c_saraiva Escreveu:Acho que o cão está a precisar de aprender algumas regras, e com 10 meses já devia saber que o dono não é para morder
Quando ele começar a morder diga-lhe não em voz firme, depois dê-lhe um brinquedo e faça-lhe umas festas...ele assim vai começar a aprender o que deve ou não morder...
Depois alguns exercicios de obediencia básica seriam muito bem vindos para este caso...não sei se já lhe ensinou alguma coisa, mas o "senta", o "deita" e o "aqui" bem treinados tanto em casa como na rua podem-se revelar ordens muito uteis.
Discordo do que destaquei a negro. Se ele morder, manifestar o incómodo que causa está bem, mas o resto será reforçar o comportamento. Sobretudo a parte das festas.
Quando ele morde, queixe-se sim, e como ele não vai perceber logo que não deve fazê-lo e vai repetir a mordida, leve-o para outra sala e feche-o lá durante algum tempo, cerca de um quarto de hora/vinte minutos, sem lhe ligar mais. Depois desse tempo abra-lhe a porta e dê-lhe então um brinquedo para se entreter, procedendo como se nada se tivesse passado e sem grandes conversas.
Quando as visitas chegarem, não o deixe chegar-se a elas se ele tentar saltar e morder-lhes as pernas; faça o mesmo: feche-o noutra divisão e deixe-o ladrar e arranhar a porta à vontade, depressa se cansará. Se tiver quintal, mande-o lá para fora.
A indiferença é a melhor maneira de lidar com esse tipo de problemas. Os cães não gostam de ser postos de parte e que não lhes liguem. E acima de tudo acabe com os mimos, os ralhos inúteis e não fale com ele quando estiver em maré de abusar.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.

</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

</p>