Terrário ( In Progress )

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Azoomba
Membro Júnior
Registado: domingo jan 24, 2010 12:23 am

domingo jan 24, 2010 1:00 am

Estou a pensar em fazer um terrário para um dragão barbudo, mas após alguma estou confuso em relação a que material usar.
Tenho estado a pensar em comprar madeira de pinho, mas após ter lido que esta podia libertar vapores tóxicos estou agora em dúvida.
Há algum tipo de madeira que se dê bem em temperaturas altas e que não seja de um preço muito elevado?
Última edição por Azoomba em quarta mar 03, 2010 8:44 pm, editado 1 vez no total.
thaurer
Membro
Registado: quinta ago 06, 2009 12:27 am

domingo jan 24, 2010 1:43 am

pinho nao causa problemas se envernizares bem. desta forma o verniz nao deixa que a madeira liberte substancias tóxicas.

pelo menos é o que tenho lido. posso estar errado.

uma boa ventilação também te ajuda a evitares esse problema.
Azoomba
Membro Júnior

domingo jan 24, 2010 6:21 pm

Obrigado pela resposta :D

No entanto vou esperar por mais umas quantas opiniões antes de comprar o material.

Cumps
Raiquiis
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 6:15 pm

domingo jan 24, 2010 7:51 pm

Eu estou a fazer o meu terrário para 2 geckos em madeira de pinho de 1,8cm. Mas ja lhe dei 2 de verniz por causa dos vapores(como o outro user disse) e também lhe pus entradas/saídas de ar.
Azoomba
Membro Júnior

domingo jan 24, 2010 8:08 pm

O verniz deverá ser daqueles não-tóxicos certos?

Deverei dar quantas demãos para aquilo ficar bem pronto?
Raiquiis
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 6:15 pm

domingo jan 24, 2010 8:13 pm

Azoomba Escreveu:O verniz deverá ser daqueles não-tóxicos certos?

Deverei dar quantas demãos para aquilo ficar bem pronto?
Sim, tem que ser não tóxico. Normalmente dá-se 2 demãos(acho que não se escreve assim xD ).
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo jan 24, 2010 8:17 pm

Se fosse eu usaria contraplacado... Não arriscaria usar pinho, muito menos envernizado...

Segundo o que me disseram há quem já tenha usado pinho, sem problemas... Mas que também não arriscaria!
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Azoomba
Membro Júnior

domingo jan 24, 2010 9:04 pm

AlunoBioGeo Escreveu:Se fosse eu usaria contraplacado... Não arriscaria usar pinho, muito menos envernizado...

Segundo o que me disseram há quem já tenha usado pinho, sem problemas... Mas que também não arriscaria!
Pois, o problema é esse, não gostava de tomar riscos que pusessem em perigo o bicho.
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

segunda jan 25, 2010 9:28 pm

não conheço nenhum caso em que o pinho tenha causado problemas aos animais. e conheço varios casos de pessoas que usam terrários feitos deste material.
Ricardo Leitão
Calsonic
TheChoseOne
Membro Júnior
Registado: segunda jan 18, 2010 4:24 am

segunda jan 25, 2010 11:04 pm

Que eu saiba o pinho é recomendado(não-tóxico) desde que não seja tratado(corrijam-me se tiver enganado)!!!
" Critico da net.... Como n&atilde;o tens quem te ame, s&oacute; amas o teu pc, Critico da net.... Vai difamar o ***, o teu trabalho nem se v&ecirc;, Critico da net.... Mostra l&aacute; esse focinho, p&otilde;e a prova o teu valor, Critico da net.... Toma, embrulha por favor..." N&eacute; - Barrako27 Ahaha... "<strong>Elas s&atilde;o as artistas? Cabr** descaradas, armadas em finas passeiam nas ruas, mas TRABALHAM NAS ESQUINAS</strong>" "Se alguma precisar eu tb vendo ju&iacute;zo, vendo n&atilde;o a voc&ecirc;s at&eacute; ofere&ccedil;o, Respeito e Dignidade para mim n&atilde;o teem pre&ccedil;o" Atmosfera Hostil - DEZMAN
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

terça jan 26, 2010 12:12 am

MBocke Escreveu:A meu ver n ha mal nenhum fazeres um terrario em pinho, pois acho q 35° é uma temperatura muito baixa pa libertar qq tipo de vapores... o vapor toxico que falam se não me engano é o vapor do Fenol...

Propriedades do Fenol:
Massa molecular 94,111 g/mol
Ponto de fusão 40,89 °C
Ponto de ebulição 181,87 °C
Densidade 1,0545 g/cm³
Índice de refração 1,5408

O ponto de ebulição é quando passa de liquido para gasoso... por isso acho q 35° é pouco... comparado com s 181,87°
Nem para ponto de fusão dá.... de solido para liquido.

Mas claro se poderes fazr noutra madeira, acho que o deves fazr sempre é mais seguro... nunca se sabe... mas tbm acho que n ha grande gravidade em fazer em pinho.

Se tiver engando corrijam.me

Cumprimentos
Portanto, a temperatura para o estado gasoso (os tais vapores) é 180º+... Deixa lá que já tinhas o bicharoco mais do que assado se isso atingisse essas temperaturas.

Cumps
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
Azoomba
Membro Júnior

terça jan 26, 2010 8:07 pm

Muito obrigado por todas as respostas, o plano para a estrutura do terrário está em movimento e em breve ( provavelmente ) irei postar fotos dele.

Obrigado :D
Azoomba
Membro Júnior

domingo jan 31, 2010 10:19 pm

Bem, após ter feito um breve projecto do que iria ser o terrário, pus a mão na massa e saiu isto:

Imagem

Imagem

Imagem

Infelizmente houve um pequeno erro do senhor que cortou a madeira, e as laterais ficaram um bocado saídas.. nada que não se possa resolver.

Agora venho pedir opiniões sobre a minha construção e conselhos para sites/lojas onde possa comprar material para o terrário.

Tenho também uma dúvida acerca da localização e da potência das lâmpadas. Estou a pensar em arranjar aquelas lâmpadas em UVB de tubo,
pondo essa no meio, mas não sei a potência para a lâmpada de spot ou de cerâmica. Devo também meter as últimas duas lampâdas do mesmo lado do terrário?

Cumprimentos!
Azoomba
Membro Júnior

terça fev 02, 2010 7:15 pm

Ninguém?

Cumps
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

terça fev 02, 2010 7:23 pm

boas, tinha .me escapado este tópico lol
o terrario parece estar muito fixe , agora tens de fazer aí uns buracos para os respiradores, e uma altura na parte de baixo ao pé da portas para não deixar que o substrato sai do terrario e depois claro , as portas
<p><strong></strong></p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”