Terrário ( In Progress )
Moderador: mcerqueira
Estou a pensar em fazer um terrário para um dragão barbudo, mas após alguma estou confuso em relação a que material usar.
Tenho estado a pensar em comprar madeira de pinho, mas após ter lido que esta podia libertar vapores tóxicos estou agora em dúvida.
Há algum tipo de madeira que se dê bem em temperaturas altas e que não seja de um preço muito elevado?
Tenho estado a pensar em comprar madeira de pinho, mas após ter lido que esta podia libertar vapores tóxicos estou agora em dúvida.
Há algum tipo de madeira que se dê bem em temperaturas altas e que não seja de um preço muito elevado?
Última edição por Azoomba em quarta mar 03, 2010 8:44 pm, editado 1 vez no total.
pinho nao causa problemas se envernizares bem. desta forma o verniz nao deixa que a madeira liberte substancias tóxicas.
pelo menos é o que tenho lido. posso estar errado.
uma boa ventilação também te ajuda a evitares esse problema.
pelo menos é o que tenho lido. posso estar errado.
uma boa ventilação também te ajuda a evitares esse problema.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Se fosse eu usaria contraplacado... Não arriscaria usar pinho, muito menos envernizado...
Segundo o que me disseram há quem já tenha usado pinho, sem problemas... Mas que também não arriscaria!
Segundo o que me disseram há quem já tenha usado pinho, sem problemas... Mas que também não arriscaria!
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
Pois, o problema é esse, não gostava de tomar riscos que pusessem em perigo o bicho.AlunoBioGeo Escreveu:Se fosse eu usaria contraplacado... Não arriscaria usar pinho, muito menos envernizado...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
- Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS
não conheço nenhum caso em que o pinho tenha causado problemas aos animais. e conheço varios casos de pessoas que usam terrários feitos deste material.
Ricardo Leitão
Calsonic
Calsonic
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda jan 18, 2010 4:24 am
Que eu saiba o pinho é recomendado(não-tóxico) desde que não seja tratado(corrijam-me se tiver enganado)!!!
" Critico da net.... Como não tens quem te ame, só amas o teu pc, Critico da net.... Vai difamar o ***, o teu trabalho nem se vê, Critico da net.... Mostra lá esse focinho, põe a prova o teu valor, Critico da net.... Toma, embrulha por favor..." Né - Barrako27 Ahaha... "<strong>Elas são as artistas? Cabr** descaradas, armadas em finas passeiam nas ruas, mas TRABALHAM NAS ESQUINAS</strong>" "Se alguma precisar eu tb vendo juízo, vendo não a vocês até ofereço, Respeito e Dignidade para mim não teem preço" Atmosfera Hostil - DEZMAN
Portanto, a temperatura para o estado gasoso (os tais vapores) é 180º+... Deixa lá que já tinhas o bicharoco mais do que assado se isso atingisse essas temperaturas.MBocke Escreveu:A meu ver n ha mal nenhum fazeres um terrario em pinho, pois acho q 35° é uma temperatura muito baixa pa libertar qq tipo de vapores... o vapor toxico que falam se não me engano é o vapor do Fenol...
Propriedades do Fenol:
Massa molecular 94,111 g/mol
Ponto de fusão 40,89 °C
Ponto de ebulição 181,87 °C
Densidade 1,0545 g/cm³
Índice de refração 1,5408
O ponto de ebulição é quando passa de liquido para gasoso... por isso acho q 35° é pouco... comparado com s 181,87°
Nem para ponto de fusão dá.... de solido para liquido.
Mas claro se poderes fazr noutra madeira, acho que o deves fazr sempre é mais seguro... nunca se sabe... mas tbm acho que n ha grande gravidade em fazer em pinho.
Se tiver engando corrijam.me
Cumprimentos
Cumps
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Bem, após ter feito um breve projecto do que iria ser o terrário, pus a mão na massa e saiu isto:

Infelizmente houve um pequeno erro do senhor que cortou a madeira, e as laterais ficaram um bocado saídas.. nada que não se possa resolver.
Agora venho pedir opiniões sobre a minha construção e conselhos para sites/lojas onde possa comprar material para o terrário.
Tenho também uma dúvida acerca da localização e da potência das lâmpadas. Estou a pensar em arranjar aquelas lâmpadas em UVB de tubo,
pondo essa no meio, mas não sei a potência para a lâmpada de spot ou de cerâmica. Devo também meter as últimas duas lampâdas do mesmo lado do terrário?
Cumprimentos!

Infelizmente houve um pequeno erro do senhor que cortou a madeira, e as laterais ficaram um bocado saídas.. nada que não se possa resolver.
Agora venho pedir opiniões sobre a minha construção e conselhos para sites/lojas onde possa comprar material para o terrário.
Tenho também uma dúvida acerca da localização e da potência das lâmpadas. Estou a pensar em arranjar aquelas lâmpadas em UVB de tubo,
pondo essa no meio, mas não sei a potência para a lâmpada de spot ou de cerâmica. Devo também meter as últimas duas lampâdas do mesmo lado do terrário?
Cumprimentos!
boas, tinha .me escapado este tópico lol
o terrario parece estar muito fixe , agora tens de fazer aí uns buracos para os respiradores, e uma altura na parte de baixo ao pé da portas para não deixar que o substrato sai do terrario e depois claro , as portas
o terrario parece estar muito fixe , agora tens de fazer aí uns buracos para os respiradores, e uma altura na parte de baixo ao pé da portas para não deixar que o substrato sai do terrario e depois claro , as portas
<p><strong></strong></p>