Conforme o que eu li num Livro muito interessante (Vicky Halls "Cat Confidential" [ela tem site em inglês]), que foca principalmente o problema do gato a fazer as necessidades fora do WC, isso acontece porque o gato sofre de estress ou está doente. O que quer dizer:mjoaocunha Escreveu: A Martinha continua a fazer tudo em cima do armário.
Com a doença e morte do Guru, cirurgia da Farrusca e agora a Maria novamente doente tenho lhe dado umas férias, mas vou voltar à carga.
1. Veja o que mudou na rotina da sua casa. Já vi aqui logo uma série de mudanças: a morte do Guru (eles eram muito unidos?). Foi depois disso que a Martinha começou a ir para cima do armário? Ou talvez a doença da Maria? Ou um novo membro na família? Muito barulho porque estão a construir uma casa no terreno ao lado?
2. Você mudou o tipo de areia? Mudou o local do WC?
3. Também pode ser um problema no sistema urinário. Para eliminar esta possibilidade, vá ao vet.
Uma coisa que ela aconselha é que se tenha mais de um WC, em quartos diferentes, à disposição dos gatos (aliás, ela até aconselha um a mais do que os gatos da casa, mas acho que com 3 ou 4 gatos 2 WC's são o suficiente).
A ideia da rede de galinheiro realmente parece boa (por uns tempos

Boa sorte