Ano da Biodiversidade - Um desabafo!

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda jan 25, 2010 1:21 am

Biodiversidade...

Como sabem, este ano é o Ano da Biodiversidade.

Os políticos, ignorantes como sempre, não poderiam ter escolhido pior palavra... Esteticamente é uma palavra sonante e pomposa, no entanto uma palavra mal escolhida!

Entre os biólogos é um termo em que não há sequer concordância... Eu explico porquê:

"Bio"- tudo o que é vivo, biologicamente activo...
"diversidade" - qualidade do que é diverso, variedade, diferença...

Ou seja, estamos a falar do quê?

Diversidade taxonómica? Diversidade genética? Diversidade funcional? Do que é que estamos a falar???

Da preservação de todos os seres, por mais diferentes que sejam, mas isso não será contra o que é a "selecção natural"?

- Ainda não conseguimos ter percepção de quais os animais que declinam por meios naturais ou por meios antrópicos, a não ser os "aliens"...

Como podemos nós ter a certeza que ao proteger a espécie A, não estamos a evitar o reequilíbrio natural do ecossistema?

Para mim o que temos que fazer é reduzir um pouco a influência e os distúrbios constantes que impomos aos Ecossistemas...

Se fizermos isso, tenho a certeza de que recuperarão, de uma forma ou de outra... Sem termos que andar a pôr animal aqui, arvorezinha acolá...

Os processos dos ecossistemas gerem-se segundo equilíbrios e desequilíbrios naturais constantes... E se assim é, um ecossistema desequilibrado, regressará ao equilíbrio a seu tempo... Mas concerteza que não será igual ao que era... Isso garanto que não... Regressarão apenas ao equilíbrio dinâmico que os caracterizam...

(D)equilíbrio.. Talvez a palavra certa?

Onde já foi o deserto do Saara já foi um local verdejante e cheio de vida (não é que agora seja um local despido) e tal não se deveu à influência humana! Ninguém com o mínimo de juízo vai tentar fazer regressar o Saara ao que era há uns milhares de anos atrás, não é?

Então porque se tem andado a fazer isso com vários sistemas actualmente?? Por favor...

Não utilizem a Ecologia da fotografia! O que é um pinhal hoje, poderá muito bem ser um carvalhal amanhã... E sem qualquer influência antrópica!

O que necessitamos realmente é de estudar os processos, as populações e, a partir daí, preservar as funções dos ecossistemas, evitando e reduzindo as influências antrópicas desnecessárias e destrutivas que fazemos!

O Homem não é um organismo que tem, necessariamente que, sair da equação; no entanto é um organismo que deve ser controlado, assim como todos os organismos que beneficiam da sua protecção em desfavor do ecossistema que afectam, sejam espécies invasoras ou domésticas (algumas até são ambas as coisas)!

É um desabafo, no entanto podem concordar ou discordar ;)

Cumprimentos,

Frederico Oliveira
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

segunda jan 25, 2010 3:37 am

Gostei de ler Fred, concordo contigo. De facto quando se fala na preservação de determinada espécie ou de determinado habitat fala-se na sua preservação em relação ao impacto do Homem. Como referiste não há nada mais natural do que a extinção de espécies ou o declinio de habitats, encarregando-se a Natureza de repor o equilibrio. Parece-me que o público em geral não têm bem noção disto. O papel ideal do Homem seria apenas de mero espectador, tendo o minimo de impacto possivel, e por isso, não tendo necessidade de intervir. Mas isso será muito dificil, senão impossivel, dadas as nossas caracteristicas de praga...
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda jan 25, 2010 11:40 am

Para mim o que temos que fazer é reduzir um pouco a influência e os distúrbios constantes que impomos aos Ecossistemas...
E que num futuro não muito próximo a nossa influência e manipulação seja perto de zero.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda jan 25, 2010 8:25 pm

Charlie2 Escreveu:
E que num futuro não muito próximo a nossa influência e manipulação seja perto de zero.
Volto a dizer que somos parte da equação... Não nos podemos auto-excluir :) Agora podemos é usar os recursos com o menor impacto possível ;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Charlie2
Membro Veterano

segunda jan 25, 2010 11:54 pm

resposta duplicada
Última edição por Charlie2 em segunda jan 25, 2010 11:59 pm, editado 1 vez no total.
Charlie2
Membro Veterano

segunda jan 25, 2010 11:59 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Volto a dizer que somos parte da equação... Não nos podemos auto-excluir :) Agora podemos é usar os recursos com o menor impacto possível ;)
sim, eu quando falei em interferir é mesmo no sentido de manipular e modificar, se calhar não me expressei bem :oops:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jan 26, 2010 1:13 am

AlunoBioGeo Escreveu:Biodiversidade...

Como sabem, este ano é o Ano da Biodiversidade.

Os políticos, ignorantes como sempre, não poderiam ter escolhido pior palavra... Esteticamente é uma palavra sonante e pomposa, no entanto uma palavra mal escolhida!

Entre os biólogos é um termo em que não há sequer concordância... Eu explico porquê:

"Bio"- tudo o que é vivo, biologicamente activo...
"diversidade" - qualidade do que é diverso, variedade, diferença...

Ou seja, estamos a falar do quê?

Diversidade taxonómica? Diversidade genética? Diversidade funcional? Do que é que estamos a falar???

Da preservação de todos os seres, por mais diferentes que sejam, mas isso não será contra o que é a "selecção natural"?

- Ainda não conseguimos ter percepção de quais os animais que declinam por meios naturais ou por meios antrópicos, a não ser os "aliens"...

Como podemos nós ter a certeza que ao proteger a espécie A, não estamos a evitar o reequilíbrio natural do ecossistema?

Se fizermos isso, tenho a certeza de que recuperarão, de uma forma ou de outra... Sem termos que andar a pôr animal aqui, arvorezinha acolá...

Os processos dos ecossistemas gerem-se segundo equilíbrios e desequilíbrios naturais constantes... E se assim é, um ecossistema desequilibrado, regressará ao equilíbrio a seu tempo... Mas concerteza que não será igual ao que era... Isso garanto que não... Regressarão apenas ao equilíbrio dinâmico que os caracterizam...

(D)equilíbrio.. Talvez a palavra certa?

Onde já foi o deserto do Saara já foi um local verdejante e cheio de vida (não é que agora seja um local despido) e tal não se deveu à influência humana! Ninguém com o mínimo de juízo vai tentar fazer regressar o Saara ao que era há uns milhares de anos atrás, não é?

Então porque se tem andado a fazer isso com vários sistemas actualmente?? Por favor...

Não utilizem a Ecologia da fotografia! O que é um pinhal hoje, poderá muito bem ser um carvalhal amanhã... E sem qualquer influência antrópica!

O que necessitamos realmente é de estudar os processos, as populações e, a partir daí, preservar as funções dos ecossistemas, evitando e reduzindo as influências antrópicas desnecessárias e destrutivas que fazemos!

O Homem não é um organismo que tem, necessariamente que, sair da equação; no entanto é um organismo que deve ser controlado, assim como todos os organismos que beneficiam da sua protecção em desfavor do ecossistema que afectam, sejam espécies invasoras ou domésticas (algumas até são ambas as coisas)!

É um desabafo, no entanto podem concordar ou discordar ;)

Cumprimentos,

Frederico Oliveira
Quanto à 1ª parte do teu comentário, juro que não percebi...

Estás a colocar ao mesmo nível a diversidade sistemática (conjunto de espécies diferenciadas entre si desde o filo até ao genero) com variedades domésticas da mesma espécie??
Ambas são importantes e fazem parte da biodiversidade, mas a comparação é um bocado descabido fazer estas comparações.

Neste momento a causa da diminuição da biodiversidade (natural) é maiotariamente de orígem antropica, directa ou indirectamente.

Por exemplo, os tigres da sibéria estão novamente em declíneo por causa dos abates furtivos e em cujos responsáveis não se preocupam por colocar mais fiscalização no terreno, antes pelo contrário. Isto tem unicamente origem humana.
http://apgvn.blogspot.com/2009/12/popul ... volta.html
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jan 26, 2010 1:58 am

"Nossos cálculos apontam que, atualmente, temos aproximadamente três vezes menos pessoas controlando a caça clandestina nas florestas do que há dez anos", afirmou Chestin.
Lá , como cá, o problema assenta sempre no mesmo.
As autoridades protejem e zelam, preocupam-se com a tal "biodiversidade" mas se isso não implicar gastos. Se tiver retorno , tudo bem, gastos é que já é pior.
No entanto, e para ficar bem na fotografia , até se inicia projectos...
Concuir é que ... "logo se vê como se vai desenvolver esta matéria e os estudos que estão a ser feitos pela comissão criada para o efeito ". :roll:
Charlie2
Membro Veterano

terça jan 26, 2010 12:50 pm

nicasxi Escreveu:
"Nossos cálculos apontam que, atualmente, temos aproximadamente três vezes menos pessoas controlando a caça clandestina nas florestas do que há dez anos", afirmou Chestin.
Lá , como cá, o problema assenta sempre no mesmo.
As autoridades protejem e zelam, preocupam-se com a tal "biodiversidade" mas se isso não implicar gastos. Se tiver retorno , tudo bem, gastos é que já é pior.
No entanto, e para ficar bem na fotografia , até se inicia projectos...
Concuir é que ... "logo se vê como se vai desenvolver esta matéria e os estudos que estão a ser feitos pela comissão criada para o efeito ". :roll:
O problema nisto reside, para mim, no facto de haver gente com muito dinheiro. A essas pessoas é permitido que façam o que lhes dá na real gana, seja fechar um restaurante inteiro só para elas, uma loja, e claro, o uso de peles. Essas pessoas, que ás vezes até aparecem com a PETA a defender os bichinhos fofinhos, nas festas e no seu dia-a-dia estão-se bem nas tintas para a composição do que usam ou vestem, e se algum ou muitos animais morreram de maneira furtiva para esse fim. Enquanto essas pessoas existirem, o cheiro da nota vai sempre falar mais alto, e os animais serão sempre as maiores vítimas, por possuírem naturalmente características que as pessoas invejam e desejam para si. Os próprios guardas florestais caem na corrupção e tentação por dinheiro.
Por isso para mim a solução nuca estará em mais patrulhas, multas mais pesadas ou mais fiscalização. Sabemos há anos que isso nunca funcionou ou diminuiu fosse o que fosse. A situação passará sempre por uma mudança de mentalidades, respeito por nós e por aquilo que nos rodeia. Mas isso lá está, é o meu pensamento utópico a falar mais alto. Por isso ponham lá mais meia dúzia de guardas, que alguns deles já vêm com o esquema montado, e continuemos a indignar-nos (ou não) quando estilistas como a «a nossa querida» Fátima Lopes aparecerem na tv a fomentar e apoiar o uso de peles, e não só escaparem impunes com isso como terem grandes desfiles de alta-costura pela frente até ao fim das suas vidas.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

terça jan 26, 2010 10:36 pm

fang Escreveu: Quanto à 1ª parte do teu comentário, juro que não percebi...

Estás a colocar ao mesmo nível a diversidade sistemática (conjunto de espécies diferenciadas entre si desde o filo até ao genero) com variedades domésticas da mesma espécie??
Ambas são importantes e fazem parte da biodiversidade, mas a comparação é um bocado descabido fazer estas comparações.
Estou a alertar que a biodiversidade não é só isso... A diversidade de funções de ecossistema é biodiversidade também ;) Apenas estou a dizer que infelizmente as pessoas (e os politicos) têm uma visão redutora do que é a Biodiversidade :)

Assim como na minha opinião, a diversidade de espécies é muito menos importante que o número de funções dos ecossistemas asseguradas pela variedade de espécies, ou seja:

Ecossistema A: 10 espécies, que desempenham no global 2 funções do ecossistema (como por ex: Decomposição);

Ecossistema B: 5 espécies, que desempenham, no global, 3 funções do ecossistema;

Acho o ecossistema B mais equilibrado que o A, mesmo o A tendo mais diversidade taxonómica, percebeste-me?;) Nem sempre o ecossistema com mais espécies é o mais saudável... No entanto, caso o A e o B tivessem o mesmo número de funções, o A seria preferível uma vez que teria maior sucesso teórico de recuperação a um distúrbio :)

Devemos assegurar e preservar funções do ecossistema, protegendo as espécies responsáveis pela sua manutenção e muitas das vezes essas são espécies menos visíveis :)
fang Escreveu: Neste momento a causa da diminuição da biodiversidade (natural) é maiotariamente de orígem antropica, directa ou indirectamente.

Por exemplo, os tigres da sibéria estão novamente em declíneo por causa dos abates furtivos e em cujos responsáveis não se preocupam por colocar mais fiscalização no terreno, antes pelo contrário. Isto tem unicamente origem humana.
http://apgvn.blogspot.com/2009/12/popul ... volta.html
Oh Francisco, não temos estudo nenhum que nos indique peremptoriamente isso, no entanto existem casos de algumas espécies em que se verifica a origem antrópica dos distúrbios que as afectam, tal como a que tu referiste...
Mas temos que separar o que é realmente influência humana do que são distúrbios naturais e em Portugal quase não existem estudos (muito poucos os bons estudos) de ecologia que sustente isso...

Ahhh... Fiscalização, o que mais falta nesse mundo fora e que devido à deficiente eficácia da mesma continuamos na cepa torta e cada vez em pior estado...

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça fev 02, 2010 7:36 pm

Toma lá Fred, um artigo que de alguma forma corroba o que andas a "pregar" há algum tempo. :wink:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=75991
AlunoBioGeo
Membro Veterano

terça fev 02, 2010 9:39 pm

nicasxi Escreveu:Toma lá Fred, um artigo que de alguma forma corroba o que andas a "pregar" há algum tempo. :wink:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=75991
Obrigado por documentares isso;)

Vou lá comentar ;)

Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”