orlmro Escreveu:
2 - não a deixes ir para cima da cama que o pelo dos gatos é impossível de tirar
3 - Ai que porcaria! Depois eles vomitam pêlo... (confesso que sobre isto nada sei)
Se alguém me poder elucidar sobre estas questões agradecia
Obrigado
O pêlo dos gatos (ou o pêlo em geral) é chato de tirar, mas não impossível. Desde que não existam alergias, não há, penso eu, problema em deixá-los ir para cima da cama. Deve ter-se algum cuidado para não aspirar (inalar) o pêlo, apenas isso. Uma dica que funciona: usar uma luva de borracha, tipo aquelas da loiça, e passar na roupa. Tira muito bem o pêlo. Há sempre aqueles rolos adesivos para a roupa, mas para mim não funcionam tão bem. E ainda o aspirador. Quanto maior a frequência com que se faça isso, menos quantidade acumula e mais fácil é de limpar.
Quanto às bolas de pêlo, não é mito nenhum, é verdade. Os gatos ao lamber-se para fazer a sua higiene, ingerem pêlos, os quais podem formar bolas no estômago ou intestinos que eles podem posteriormente "vomitar" ou excretar nas fezes. O problema é que se não forem eliminadas naturalmente pelo organismo do animal, podem causar obstruções do tracto intestinal potencialmente fatais. Muitas das rações de qualidade para gatos "de casa" têm já determinados componentes que previnem a formação de bolas de pêlo e facilitam a sua eliminação. Deve também dar-se pasta de malte (à venda, penso eu, nos vets e lojas de animais) seguindo as indicações relativamente à quantidade e frequência. Alguns gatos adoram e comem aquilo de qualquer maneira. Outros são mais esquisitos, mas misturado na comida costuma marchar bem

Pode também arranjar catnip (erva para gatos) e dar de vez em quando.