Problemas com as kks

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sexta jan 29, 2010 3:23 am

Se se aproveita a água de cozer, muitas vitaminas serão aproveitadas, outras perdem-se com a fervura. Por ex. a taurina, um aminoacido importante nos furões e que não sintetizam, perde-se se cozermos a carne na água mas não se perderá totalmente, se a grelharmos ou assarmos no forno.
Por este motivo, para o meu Opale, eu preferia dar-lhe as papinhas feitas com o frango assado no forno. Envolvia-o dentro de uma prata e assim, conseguia aproveitar o molho que largava.

Se um furanito fizer uma kk como as 2 últimas, esporadicamente, não é caso para nos preocuparmos mas se as fizer sempre que lhe damos um determinado alimento, haverá que suspeitar de uma intolerancia alimentar e é bom pesquisar o porque.
domiloira
Membro
Registado: quarta fev 27, 2008 11:14 pm

sexta jan 29, 2010 7:48 pm

Está correcto isso Vera, tanto sobre as kks como da água. Isso da água até se aplica a nós pessoas. Quando cozemos legumes ou frango, é bom re-utilizar essa água (ou caldo) porque fica na água muitos nutrientes! Até se alguem coser uma galinha e ficar com o caldo, antes de fazer uma sopa pode guardar um bocadinho para fazer papinhas aos pequenotes (não devia era ter sal nem outras misturas nessa água).
Indie_girl
Membro
Registado: segunda set 27, 2004 9:25 am

sexta jan 29, 2010 9:42 pm

Sim aproveito agua. ou o que resta dela. é quase ao vapor :D
eles ate gostam de a beber.
mas tb grelho a carne.
assada nunca me tinha lembrado de fazer. :oops:
voltado ao problema do topico, dado que ele veio de um sitio com poucas condições (penso que foi isso que li) provavelmente a comida não seria das melhores por isso concordo que deve ser uma fase.
MHZ quanto as analises, fiz uma vez, a conselho do vet. mas não sei até que ponto estavam pedidas as analises correctas.
o que se deve pedir? e valores?
obg
MHZ
Membro Veterano

sexta jan 29, 2010 10:58 pm

Indie, pediu analises com que ideia?

Se é só por precaução, tipo uma primeira consulta, é suficiente uma análise mais simples, procurando por parasitas redondos e planos como a ténia. Isto se pode ver facilmente ao microscópio, no próprio consultório. E também um outro já mais específico, procurando por coccidios y giardas que são os protozoos mais habituais nos furões. Este nem todos os vetes estão preparados para o fazer e poderá ter de ser enviado a um laboratório.

Se é por dar carne crua, já devem fazer análises periódicas para descartar algumas bactérias mais perigosas antes que provoquem danos mais graves.
Sobretudo se comem as vísceras, o que pode aumentar a probabilidade de parasitas, já que muitos esporos se alojam nelas e aí se conservam por largos períodos de tempo e uma vez que encontram ambiente propício voltam a desenvolver-se.
Coccidios, Giardas, Salmonela, Escherichia.coli, Clostridium, entre outros, são aos parasitas a que se deve estar mais atentos.

Um outro pormenor a que devemos tomar atenção se lhes dermos alimentação natural, é que a carne é mais acidificante e uma urina mais ácida, pode provocar a formação de um determinado tipo de cristais. (O contrário, uma urina mais alcalina, também). Assim que controlar o pH também seria boa ideia, sobretudo se sabemos que na família já houve casos idênticos.
MHZ
Membro Veterano

sexta jan 29, 2010 11:04 pm

Lembrei-me de um conselho que me deu uma amiga, que dá a alguns dos seus, alimentação natural. Além de a congelar por 15 dias, no mínimo, escalda a carne crua, deitando-lhe água a ferver por cima.
Indie_girl
Membro
Registado: segunda set 27, 2004 9:25 am

sábado jan 30, 2010 4:17 am

Olá, As analises foram ideia do Vet. chegaram, penso eu, a ir a laboratório. Só mesmo por controlo. Ele disse estar tudo bem. os meus pequenos não comem nada cru. sempre cozinhado e carnes limpas.
Mas obrigada pelas dicas. vou pedir novas pois dos pequenos só um fez.
A urina podemos fazer com tiras em casa certo? ou tem de ser retirada por seringa?
Obg
MHZ
Membro Veterano

sábado jan 30, 2010 5:41 am

Quando têm coccidios ou giardas, eles ressentem-se e nós damos por isso ao fim de algum tempo, As kks apresentam um aspecto diferente, deixam de ter a forma de rolito bem feito tipo pasta de dentes mas castanho, aparecendo com granulados, muco, alpistes ou diarreias e mais tarde, perdem o apetite. Dá-me ideia que nos nossos furões portugueses, não são muito frequentes.
E como são parasitas bastante contagiosos, se conviem com mais furis, estes serão contagiados. Se não nota alterações, é capaz de ser um exame desnecessário...

Se convivem com cães ou gatos, aconselha-se examinar as fezes procurando pelos parasitas redondos e ténia. Se nunca fez este exame, então faça-o.

Se vêm de um criador não muito seguro na higiene, aí é conveniente observar os dois tipos, os redondos e planos e os protozoos (coccidios e giardas).

Este conselho, é por agora. Se entrarem cá furões de grandes criadores como Marshall e Cunipic, ou outros, já o meu conselho será diferente.

Nas farmácias, penso que se vendem as tiras reactivas e pode fazer em casa, ou pedir na farmácia que lha façam. Mesmo as fezes, penso que um laboratorio humano, lhe fará o exame, desde que diga que é de um animal.
A urina, não consegue retirar com seringa. Nos furões é complicada esta operação, porque tem que ser com agulha directa à bexiga e se há um descuido, pode furar a bexiga. O que se faz, é esterilizar úm recipiente baixo e colocar aí o furanito quando virmos que está a levantar o rabito. Se for macho fica mais fácil separar a urina da kk, com fêmeas é mais complicado. terá de se estudar o momento mais adequado, por ex. depois de fazer kk, dar-lhe de beber um pouqito e estar atento, com a próxima ida ao banheiro, que com sorte só urina...
Se acusar uma diferença no pH, a próxima medida é um exame ao sedimento urinário.
Mas isto, já aconselho a ser orientada pelo veterinário, que será quem melhor pode avaliar a situação.
domiloira
Membro

domingo jan 31, 2010 12:04 am

LOL!! Isto talvez é uma pergunta um bocado estranha, mas MHZ o k são vísceras??
MHZ
Membro Veterano

domingo jan 31, 2010 2:40 am

:D http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADscera

Vísceras são os órgãos internos do corpo que contêm espaço(s) que podem servir para digestão, respiração, armazenamento de excretas ou secreções, etc. Podem estar presentes no tórax, no abdômen e na pelve. Exemplos de tais órgãos são estômago, intestinos e bexiga.

É nestes órgãos que se hospedam mais frequentemente os parasitas.

Os rins e o fígado, também é preferível dar cozidos pois são filtros do organismo, filtram as impurezas.
domiloira
Membro

domingo jan 31, 2010 5:25 pm

Ah! OK, obrigada! Por acaso os meus preferem a carne de galinha e vaca crua, mas quando dou órgãos de galinha como o coração ou fígado (nunca dei estomago) corto-os aos bocadinhos com umas pedrinhas da sua ração e ponho água a ferver por cima e passodos 15/20min misturo bem e fica papa com bocadinhos de figado ou coração meios cozidos e eles adoram!!!

Obrigada por me teres tirado a dúvida MHZ!
lupietrovski
Membro
Registado: terça dez 01, 2009 11:50 pm

terça mar 09, 2010 1:05 pm

As kks continuaram meio estranhas e dei desparasitante a ele, na primeira dose as kks ficaram verdes e ate um pouco de sangue encontrei mas em so uma delas e no dia seguinte a coloracao estava normal, nada de sangue e nem verde, mas continuaram molitas, segundo o vet foi por causa do desparasitante.
Agora vou dar a segunda dose e ver como ele reage, se continuarem molitas vou ter que ir ao vet novamente para fazer analises das fezes.
Ainda nao descartei a intolerancia ao frango, mas nao consegui encomendar a James ainda... vou esperar a desparasitacao e ver como ele reage... :?
MHZ
Membro Veterano

terça mar 09, 2010 1:32 pm

Com o tempo que ele leva com essas kks me parece que uma intolerancia a elas, o mais provável. Se fossem coccidios ou giardias, os sinais já deveriam ter piorado...
lupietrovski
Membro

terça mar 09, 2010 4:38 pm

Pois MHZ, agora de todas as nossas duvidas, a unica que nao tiramos a limpo foi a troca de racao.
Vou esperar o desparasitante fazer efeito e se for o caso talvez pessa a da acana a base de peixe que consigo aqui em portugal mesmo, para assim termos certeza.
:wink:
MHZ
Membro Veterano

quarta mar 10, 2010 12:24 am

Convinha ver quanto antes, se é ou não intolerancia à ração. Se não consegue a de James, então experimente essa. Não esqueça de que a transição não deve ser brusca, para evitar diarreias.
Mas se fizer esse exame e como a flora intestinal deles é diferente da de cães e gatos, faça-o com quem tenha experiência e saiba examinar as kks.
lupietrovski
Membro

quarta mar 10, 2010 9:30 pm

O pedido foi feito, acho que ate segunda feira a entrega sera feita. Vou fazer a mistura gradual para que nao aconteca como da outra vez em que eu nao sabia qual racao ele comia...
espero que ele melhore de uma vez por todas. :roll: essa novela ja dura 3 meses.... :|
Responder

Voltar para “Furão”