boxer com mastocitoma-urgente!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mar70
Membro Veterano
Mensagens: 677
Registado: terça ago 18, 2009 8:10 pm

sábado jan 30, 2010 11:54 am

rosaaral Escreveu:A todos o meu muito muito obrigado.
Cada opinião tem o seu valor, e eu não vou desistir da minha boxer fácilmente...
Está com um apetite voraz, pelas análises realmente o figado, o pâncreas e os rins estão bem é possível fazer uma quimio, mas mais do que isso, há sempre prós e contras e todos me estão a ajudar de elguma maneira a tomar uma decisão.
A partir de ontem começei a pôr aloevera nos ganglios todos da menina, o aloe´tem um alto poder anti-inflamatório....a partir de hoje ira tomar um suplemento alimentar muito completo (vitaminas e minerais) entre eles zinco e silica vitamina E e A entre muitas outras, pois o zinco e selénio tem uma forte componente de reforço à imunização.E alguém falou e eu concordo: 2a opinião."2a f consulta de urgência no melhor especialista em cancro / especializado na Escócia pois em Portugal infelizmente os vets não conseguem tirar esse especialização.Espero fazer tudo pela minha menina.Estou muito desgostosa por ela mas VAMOS Á LUTA.Farei o que fôr melhor para ela.Mais uma vez obrigada pelo o apoio de todos[/b]

sera q me podia mandar por MP os contactos do vet especializado em oncologia onde vai?
obrigada
Pausanias
Membro Veterano
Mensagens: 799
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm
Localização: skylos, Katta, Pouli

sábado jan 30, 2010 12:02 pm

Não vejo necessidade de mp...afinal é na Escócia, não me aprece que entre na categoria de publicidade.
  "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
mar70
Membro Veterano
Mensagens: 677
Registado: terça ago 18, 2009 8:10 pm

sábado jan 30, 2010 3:25 pm

pois pensei q era ca em portugal alguem q fez uma especialização na escocia em oncologia...

o erro foi meu q li mal o post...
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jan 30, 2010 5:40 pm

Eu também li assim, vet tuga especializado na escócia.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

rosaaral
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: sexta mar 23, 2007 2:07 am

sábado jan 30, 2010 6:38 pm

dinodane Escreveu:Eu também li assim, vet tuga especializado na escócia.
È isso mesmo, um veterinário portugues que se especializou em doencas oncológicas na Escócia.
Excluindo a hipótese de publicidade, eu só estou tentando indagar onde posso obter a resposta mais valiosa para o meu boxer.
rosaaral
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: sexta mar 23, 2007 2:07 am

sábado jan 30, 2010 6:49 pm

mandei-lhe MP.cumprimentos
rosaaral
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: sexta mar 23, 2007 2:07 am

sábado jan 30, 2010 11:50 pm

rosaaral Escreveu:mandei-lhe MP.cumprimentos
Desculpem por erro não indiquei a quem mandei MP. :oops:
Mandei MP ao Mar70
barcellos
Membro Veterano
Mensagens: 284
Registado: quinta abr 10, 2008 11:32 pm
Localização: Iara,Doggie,Máximo,Negrito,Iara,

Hugo,Bié,Quennie,Afton,Daffy,Teka

domingo jan 31, 2010 12:28 am

Boa noite...

Quero deixar aqui um agradecimento do tamanho do Mundo a todos aqueles que deixaram opiniões ou mesmo só visitaram este fórum.

Eu criei um petsite onde tem algumas fotos da Iara (Pitta de Qa' al Luz) p também poderem ver algumas fotos da menina...

A Iara está cheia de vida e energia... :D

FORÇA,IARA!Lutaremos contigo até nos dares o sinal de quereres ir ter c o Néné...(Negrito de Canihaus)

Continuem a passar a palavra pois todas as opiniões são bem vindas...

Saudações a tds os amigos dos nossos AMIGOS

Já lá vão 2 décadas que temos BOXER'S e sem dúvida que são uns LUTADORES e ESPLÊNDIDOS!!!
Condessa
Membro Veterano
Mensagens: 639
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Localização: Aves e Cães.

domingo jan 31, 2010 4:15 pm

Sinto muito pelo seu cão. Enfrentar uma doença incurável não é nada fácil. Mas é possível conseguir que o animal viva mais tempo, com qualidade de vida.

Vou falar da minha experiência. Tenho uma cadela mestiça de Pinscher com Chihuahua de 11 anos com linfosarcoma diagnosticado em março de 2009. Começámos a quimioterapia em abril de 2009 (duas semanas depois do diagnóstico) e terminámos o protocolo de indução em maio de 2009. Foram oito semanas em que ela foi submetida à quimioterapia, que envolvia diversos medicamentos. O tratamento correu bem, e logo no início ela já estava em remissão. Não apresentou grandes reacções à quimioterapia, excepto anemia (é inevitável) e falta de apetite (nem sempre). Em finais de junho iniciámos o protocolo de manutenção, que consta apenas de medicamentos orais. Tivemos bons meses de vida normal e tranquila.

Estivemos até há uma semana em remissão. Mas o cancro acaba de voltar a atacar, e ontem ela voltou a fazer quimioterapia de novo. Hoje já não lhe sinto o nódulo linfático que estava aumentado.

Daquilo que é a minha experiência, quem tiver duas coisas: condições financeiras e psicológicas pode e deve tentar ajudar o seu animal. Há cancros que matam em poucos dias. Há outros que matam em poucas semanas. Há cancros que respondem muito bem à quimioterapia, como é o caso do linfoma (ou linfosarcoma). Há os que não respondem, e há aqueles que não deixam espaço para se fazer nada.

Cuidar de um cão com cancro exige muito do dono. É preciso mentalizar que o animal vai precisar, para o resto da vida dele, de cuidados especiais e constantes. Visitas ao veterinário, medicação, análises, ecografias. Isso tudo custa muito caro, há que ter tempo para levar o animal a consultas, quando necessário, e não se pode falhar a medicação. Todo animal com cancro vai depender da cortisona para o resto da vida. E a cortisona, esta sim, provoca problemas com o uso prolongado. A minha cadela desenvolveu diabetes, e acabou por ficar cega. Consequência da cortisona.

E é assim. Não é fácil lidar com isso, sofre o animal, sofremos nós, é um sem fim de gastos e viagens ao Vet (ou Vets, a minha cadela tem pelo menos três veterinários a cuidar dela), e ao final, eles acabam por sucumbir à doença ou a alguma consequência da mesma.

Eu optei iniciar o chamado 'protocolo de resgate' porque a minha cadela apresenta todas as funções sistémicas normais. Rins e fígado, principalmente, do ponto de vista bioquímico estão normalíssimos. Ela tem apetite, ladra, anda pela casa, vem atrás de nós onde estivermos, ainda gosta de passear e andar de carro, ou seja, ainda é ela mesma. Mas não tem sido fácil, desde que ela desenvolveu os diabetes. Isso complica tudo.

E é assim. Faz muito bem em tratar o seu animal, na minha opinião. Desejo-lhe muito boa sorte, e que ele responda bem ao tratamento e tenha muito tempo de vida feliz ao seu lado.
:wink:
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
Condessa
Membro Veterano
Mensagens: 639
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Localização: Aves e Cães.

domingo jan 31, 2010 4:47 pm

Encontrei este texto sobre o mastocitoma no site do Hospital Veterinário do Porto:

Áreas de Especialização » Oncologia
Mastocitoma

por Hospital Veterinário do Porto em 26 de Outubro de 2004

Os mastocitomas são as neoplasias da pele mais comuns nos cães, representando cerca de 16-21% de todas as neoplasias cutâneas. O crescimento tumoral dos mastócitos pode ter várias denominações: tumor das células mastocitárias, mastocitoma, ou sarcoma mastocitário. Se o tumor se espalhar, ou metastizar a doença pode ter a designação de mastocitose. Os sítios mais comuns de ocorrência desta neoplasia são a pele do tronco, períneo e pernas. Outros sítios menos comuns incluem a cabeça e pescoço. É possível que mais do que um tumor se desenvolva ao mesmo tempo e em sítios diferentes.

O tratamento dos mastocitomas (senso geral) baseia-se tanto no grau, estadio e localização do tumor. O grau é determinado pela análise microscópica de uma biópsia do tumor. Os tumores de grau I são normalmente benignos e são normalmente apenas tratados com cirurgia. Os tumores de grau II possuem uma malignidade moderada e são tratados com cirurgia agressiva, com amplas margens de recessão. Estes tumores possuem uma reduzida taxa de metastização. Os tumores de grau III são bastante agressivos e metastizam frequentemente. Os tumores localizados nos membros possuem um melhor prognóstico, do que tumores localizados no tronco e pescoço, sendo que as neoplasia localizadas nas junções mucocutâneas (lábios, pálpebras, prepúcio, vulva) são os que possuem pior prognóstico.

Os mastócitos exercem um papel importante na resposta imunitária do organismo canino. Eles possuem várias substâncias químicas com diferentes funções. Um é a heparina que impede a coagulação do sangue nos vasos; os outros são a histamina e a serotonina que actuam dilatando os vasos sanguíneos. Estas substâncias, quando libertadas, provocam alguns dos sintomas referidos na doença: hemorragias, inchaço, prurido, vómitos, diarréia e, em casos raros, choque e colapso.

Não foi encontrado um padrão hereditário no mastocitoma e a sua etiologia (causa) é desconhecida Em raras ocasiões foi encontrada uma associação entre mastocitomas e inflamações crónicas, ou irritativas da pele. Não existem actualmente, evidências de causas virais nesta patologia.

Os mastocitomas da pele aparecem em duas formas distintas. Uma consiste numa massa de 1 a 10 cm de diâmetro, bem circunscrita, elevada e firme, podendo, ou não ser avermelhada. O bordo desta massa pode assemelhar-se a uma borbulha e o centro pode ser amarelo, ou ulcerado. A segunda forma da doença consiste numa massa mole, pouco definida que geralmente possui pêlos. Raramente é ulcerada ou avermelhada e pode ser confundida com um lipoma. Embora os mastocitomas pareçam macroscopicamente massas bem delimitadas, as suas margens microscópicas estendem-se bastante para além da massa palpável à superfície. O tamanho visualizável do tumor não é factor de prognóstico.

O diagnóstico de mastocitoma pode ser feito por citologia aspirativa por agulha fina, mas a biópsia torna-se fundamental para a classificação do grau do tumor. Em adição, outros testes recomendados incluem um hemograma, painel bioquímico, radiografia abdominal, ou ecografia e urianálise. Os mastocitomas malignos espalham-se através da circulação sanguínea e linfática, pelo que a citologia aspirativa de gânglios linfáticos pode estar indicada para ajudar a determinar o grau de metastização.

O tratamento recomendável baseia-se no estado físico do paciente, na localização, tamanho, grau e estadio do tumor:


1.Prednisona-Possui uma eficácia de 20-30% na remoção de resíduos de tumor deixados após excisão cirúrgica. Grande parte dos animais apresentam recidivas dentro de 6-12 meses. Não devem ser administrados antiinflamatórios não-esteróides juntamente com prednisona. Os efeitos secundários deste medicamento incluem aumento da sede, micção, e apetite.

2.Radioterapia-Este procedimento consegue controlar 90-95 % dos tumores de grau II e 50% dos tumores de grau III, após cirurgia.

3.CCNU-Este agente quimioterapêutico oral possui uma eficácia superior a 50% e é administrado no hospital de 4 em 4 semanas e juntamente com prednisona, durante 6 meses.

Todos os pacientes deverão receber antibioterapia durante o tratamento, uma vez que os pacientes têm tendência a desenvolver baixas contagens de células brancas 7 dias após o início do protocolo. Os antibióticos ajudam a prevenir infecções bacterianas secundárias oportunistas.


http://www.hospvetporto.pt/servicos/are ... he/52.html

Não encontrei nenhuma referência à quimioterapia, mas apenas à radioterapia.
Última edição por Condessa em domingo jan 31, 2010 5:32 pm, editado 1 vez no total.
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 31, 2010 5:29 pm

O meu Ajax também fez quimio, embora o tipo de cancro fosse diferente, era um carcinoma de células escamosas muito agressivo localizado na mucosa da garganta.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

omegaa
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

domingo jan 31, 2010 6:16 pm

quando falei nas pessoas que já lidaram com a experiencia de um animal com cancro, estava precisamente a pensar na dinodane e na condessa, pois sei tudo o que fizeram e fazem pelos seus animais e são sem dúvida boas e sinceras aconselhantes.

as melhoras para a sua boxer! :wink:
Pausanias
Membro Veterano
Mensagens: 799
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm
Localização: skylos, Katta, Pouli

domingo jan 31, 2010 11:43 pm

[muito bem
&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
rosaaral
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: sexta mar 23, 2007 2:07 am

segunda fev 01, 2010 10:04 pm

A todoss os que publicaram as ùltimas respostas, muito obrigada.
...E hoje tive bem melhores noticias sobre a minha cadela.Como sabem, fui a um vet hoje, e tive um diagnóstico mais exacto e também diferente :D :D realmente não há como procurar uma 2a opinião e se possível de especialista.
A minha menina tem realmente, em principio (porque fez nova biópsia, para maior certeza) um mastocitoma, mas a ser é benigno e de gra I.!!
Não tem febre, não tem os gânglios todos inchados como antes tinham dito, apenas um ganglio, e se assim fôr o vet tira-lhe o gânglio, esclareceu-me que não há qualquer problema em tirá-lo.Mas antes vai fazer uma ecografia abdominal para verificar se há nódulos ou metastases.Eu acho que as noticías não podiam ser melhores :lol: e já sai de lá a rir, eu que não faço outra coisa senão chorar desde o dia 27.1. Vamos a ver como vão decorrer as coisas, pelo menos já estou mais esperançosa e com pensamentos mais positivos e isso também o devo a vocês pelo o apoio que me têm dado.MUITO OBRIGADA!!
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda fev 01, 2010 11:04 pm

mar70 Escreveu:estou no mesmo barco mas com a minha gata....

o resultado da biopsia veio que se trata de um mastocitoma do maxilar.... tem apenas 4 anos de idade... no caso dela dizem q nem quimioterapia adianta pq os gatos nao toleram bem a quimio... e como é no maxilar q nao da para retirar....
não é bem assim. a kitty teve um fibrosarcoma e fez várias sessões de quimio. tb. não podia ser operada. com o tempo, o estado dela foi-se degradando, mas não o atribuo à quimio. nas primeiras sessões não teve qualquer reacção adversa. pessoas e animais não são a mesma coisa
anjjazul
Responder

Voltar para “Cães”