Sim, por isso falo que "Os animais, na vida selvagem entram e saem de brumação consoante as condições meteorológicas, no entanto não entram em brumação ou saem dela quando tal pode ser-lhes prejudicial"fang Escreveu:Olha que não são raros os anos que vejo répteis (cobras incuidas). pelo menos aqui no Centro-Sul, entrarem em actividade durante o pico do Inverno por vários dias (ás vezes mais de uma semana). Basta que as temperaturas subam acima do normal para a época, o que cada vez mais acontece.AlunoBioGeo Escreveu:E qualquer pessoa que tenha estudado (seja biologia 12º ou por interesse num livro qualquer) que as condições meteorológicas naturais são mais ou menos estáveis, consoante a época do ano...
Os animais têm uma resposta genética ancestral (tipo relógio) que respeita e os condiciona perante a época e as condições de cada local!
Achas mesmo que conseguirás resultados positivos ao brumar fora de tempo??
Já te perguntaste alguma vez porque é que, mesmo tendo dormido bem na noite anterior, o pôr-do-sol te dá sono? Pois bem, a isso dei-te resposta no 2º parágrafo!
Os animais, na vida selvagem entram e saem de brumação consoante as condições meteorológicas, no entanto não entram em brumação ou saem dela quando tal pode ser-lhes prejudicial...
Portanto, não faças asneira!
Acho que aqui o "relógio" é ditado mais pela temperatura ambiente do que pelo fotoperiodo e os animais aproveitam breves subidas de temperatura para pararem a hibernação e alimentar-se, voltando ao estado de letargia novamente quando as temperaturas descem. Penso que é um dos mecanismos de sobrevivencia (aproveitar os recursos quando estão disponíveis)..
Os morcegos em pleno Inverno também podem sair para caçar se as condições o permitirem e lhes for favorável sair

O que eu coloquei a verde, é na minha opinião muito acertado

Quanto à nigritus, continuo com a opinião que no seu habitat natural não deverá brumar...