Degus: projecto para criação de fundo genético português

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Mezdhal
Registado: domingo jan 31, 2010 11:09 pm

domingo jan 31, 2010 11:27 pm

Boa noite.

Tenho-me deparado com a pouca informação sobre os degus existentes em Portugal. Há poucos privados que os têm e não há muita informação sobre bons criadores. Como as lojas de animais não têm qualquer cuidado na reprodução e cuidado dos degus que vendem, é previsível que a diversidade genética dos degus (já de si propenso a consanguinidade e afins devido ao pequeno número de degus capturados para originar todos os degus em cativeiro existentes no mundo, tal como acontece com as chinchilas) seja muito reduzida e a reprodução entre degus próximos muitíssimo provável.
Assim, e à imagem do que a famosa Degutopia (melhor site sobre degus na internet) tem tentado fazer em Inglaterra e também um pouco pela Europa, pretendo criar uma base de dados sobre os degus em Portugal: localização, idade, pais, descendência, doenças, etc., para posteriormente criar um site com toda a informação disponível, para assim facilitar o contacto entre donos e criadores que queiram introduzir "sangue fresco" nas suas criações.

Quem estiver interessado em ajudar poderá enviar-me uma mensagem privada com as seguintes informações: número de degus que possuis, idade (caso saibas; pelo menos a aproximada...), sexo, cor (caso não seja a normal - agouti), nomes, proveniência (loja, criador, etc.), se já teve descendência - se sim, quanta, de que sexo, e o destino das crias - , localização (concelho) do dono e, caso desejes, o teu e-mail ou outro contacto para fornecer a outros criadores ou donos para futuros cruzamentos. :wink:
Todas as pessoas que contribuírem terão, é claro, acesso a toda a informação que quiserem e às novidades/actualizações relativamente à base de dados. Todos os dados pessoais do dono serão privados e nunca transmitidos sem autorização.

Obrigado.
Última edição por Mezdhal em terça fev 02, 2010 8:27 pm, editado 2 vezes no total.
Mortinho
Membro Veterano
Registado: domingo jan 24, 2010 11:26 am

segunda fev 01, 2010 1:32 am

olha que o degu não é assim tão raro como pensas
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

segunda fev 01, 2010 1:41 am

Mortinho Escreveu:olha que o degu não é assim tão raro como pensas
Bastante comum até. :lol:
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda fev 01, 2010 12:35 pm

ainda ontem vi 5 á venda na zoofeira, e baratuchos.
Mezdhal

terça fev 02, 2010 1:30 am

Pois pessoal, mas essas informações não contribuem para saber de facto a relação parental e distribuição geográfica dos degus em Portugal... O que interessa não é haver uma dúzia ou vinte no continente ou na secção de enchidos do modelo, é mesmo saber a proveniência, idade, se estão a ser cruzados familiares directos ou com doenças como a diabetes, número de ninhadas por progenitor... :roll:

Mas mesmo ao que se refere ao número de degus: é pouco sim, a popularidade é muito reduzida fora do círculo dos conhecedores de animais como os utilizadores deste fórum. 99% da população portuguesa dirá que são ratazanas.
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

terça fev 02, 2010 1:49 am

Mezdhal Escreveu:Pois pessoal, mas essas informações não contribuem para saber de facto a relação parental e distribuição geográfica dos degus em Portugal... O que interessa não é haver uma dúzia ou vinte no continente ou na secção de enchidos do modelo, é mesmo saber a proveniência, idade, se estão a ser cruzados familiares directos ou com doenças como a diabetes, número de ninhadas por progenitor... :roll:

Mas mesmo ao que se refere ao número de degus: é pouco sim, a popularidade é muito reduzida fora do círculo dos conhecedores de animais como os utilizadores deste fórum. 99% da população portuguesa dirá que são ratazanas.
Tem a certeza que tamos a falar de Degus???
Ratazanas? Parecidos? deve haver alguma confusao 8)
Imensas lojas de animais pelo pais fora vendem isso...mesmo as de interior (sim porque ja vi muita loja do fim do mundo a vende los)...
Acha que a maior parte...ou se calhar 99% das pessoas que os compram sabem de onde eles vem?...sabem que compraram na loja e e ja vai com sorte. Quanto mais doenças como diabetes :lol:

Mas pronto...boa sorte po estudo 8)
Mezdhal

terça fev 02, 2010 9:47 am

miguelabm Escreveu:
Mezdhal Escreveu:Pois pessoal, mas essas informações não contribuem para saber de facto a relação parental e distribuição geográfica dos degus em Portugal... O que interessa não é haver uma dúzia ou vinte no continente ou na secção de enchidos do modelo, é mesmo saber a proveniência, idade, se estão a ser cruzados familiares directos ou com doenças como a diabetes, número de ninhadas por progenitor... :roll:

Tem a certeza que tamos a falar de Degus???
Ratazanas? Parecidos? deve haver alguma confusao 8)
Imensas lojas de animais pelo pais fora vendem isso...mesmo as de interior (sim porque ja vi muita loja do fim do mundo a vende los)...
Acha que a maior parte...ou se calhar 99% das pessoas que os compram sabem de onde eles vem?...sabem que compraram na loja e e ja vai com sorte. Quanto mais doenças como diabetes :lol:

Mas pronto...boa sorte po estudo 8)
Sim, estamos a falar de degus... Eu sei bem o que são degus...
Não sou eu que os acho parecidos com ratos, mas pergunta à generalidade das pessoas e vais ver se não dizem isso... :roll: "ai que giro ratinho"; "que nojo de ratazana", etc. Populares mesmo só cães e gatos. A popularidade mede-se pela população geral de mais de 10 milhões. De resto a questão não é saber se existem muitos à venda em lojas - não faço disso um cavalo de batalha, até posso dizer que existem muitos se me derem os dados que quero. :lol:
Quanto à proveniência: é por isso que queria sobretudo dados de particulares e não de lojas. Nas lojas nem sabem se são filhos de irmãos ou de netos com avós, etc., que é o que geralmente acontece. Aliás, muitas vezes nem sabem o sexo ou que as fêmeas estão grávidas. Já sei que ninguém vai saber a origem até ao primórdios de um degu no Chile, mas um exemplo de algo simples seria:
Tenho um degu macho de nome X, idade..., comprado em 200x na loja Y na cidade de T, vivendo agora no concelho W. Sem/com doença X, teve ninhadas Y com fêmea H e os filhos foram para N.
Quanto a saber as doenças, acho que não é assim tão difícil, a menos que o dono não queira saber de nada. A doença que interessa neste caso é mais a diabetes, e essa facilmente é detectada.
É tão simples quanto isto, não peço o nome dos pais na loja ou onde quer que fosse. Quanto mais informação melhor, claro. A intenção é ter uma base de dados gratuita para ser utilizada por donos que queiram fazer reprodução, para evitar os degus das lojas.
Bem, de qualquer forma já sei que isto vai morrer em pouco tempo porque não vou ter dados nenhuns para gerir. Mas fica a intenção.
Obrigado pela atenção
Última edição por Mezdhal em terça fev 02, 2010 9:53 am, editado 1 vez no total.
Mortinho
Membro Veterano
Registado: domingo jan 24, 2010 11:26 am

terça fev 02, 2010 9:53 am

ate se podia fazer um estudo, mas nao é na net, porque o pessoal dos foruns é uma pequena parte da populaçao com animais de estimação, por isso nao tem logica nenhuma fazer um registo, quando nao sabemos quantas pessoas não frequentam o forum
Mezdhal

terça fev 02, 2010 10:00 am

Mortinho Escreveu:ate se podia fazer um estudo, mas nao é na net, porque o pessoal dos foruns é uma pequena parte da populaçao com animais de estimação, por isso nao tem logica nenhuma fazer um registo, quando nao sabemos quantas pessoas não frequentam o forum
Tem de se começar por algum lado... melhor que nada, não? Ia fazer como, com formulários dado à porta das lojas?
Não posso perguntar em mais lado nenhum. Isto não é um emprego e não vou andar de porta em porta pelo país a perguntar se têm degus :lol:
Bem, espero não estar a incomodar ninguém com este tópico. Parece que estão a achar a ideia estúpida. Só queria ajudar, sem ganhar nada com isto. Fazer um site para gerir os dados e apresentar informações concretas ainda dá trabalho e faz perder tempo. Como já disse, estão a fazer algo semelhante noutros países, e sempre através da internet.
Se alguém quiser ajudar, tudo bem; se não houver ninguém, também não há problema. É, de resto, a história do costume.
Responder

Voltar para “Exóticos”