Tenho-me deparado com a pouca informação sobre os degus existentes em Portugal. Há poucos privados que os têm e não há muita informação sobre bons criadores. Como as lojas de animais não têm qualquer cuidado na reprodução e cuidado dos degus que vendem, é previsível que a diversidade genética dos degus (já de si propenso a consanguinidade e afins devido ao pequeno número de degus capturados para originar todos os degus em cativeiro existentes no mundo, tal como acontece com as chinchilas) seja muito reduzida e a reprodução entre degus próximos muitíssimo provável.
Assim, e à imagem do que a famosa Degutopia (melhor site sobre degus na internet) tem tentado fazer em Inglaterra e também um pouco pela Europa, pretendo criar uma base de dados sobre os degus em Portugal: localização, idade, pais, descendência, doenças, etc., para posteriormente criar um site com toda a informação disponível, para assim facilitar o contacto entre donos e criadores que queiram introduzir "sangue fresco" nas suas criações.
Quem estiver interessado em ajudar poderá enviar-me uma mensagem privada com as seguintes informações: número de degus que possuis, idade (caso saibas; pelo menos a aproximada...), sexo, cor (caso não seja a normal - agouti), nomes, proveniência (loja, criador, etc.), se já teve descendência - se sim, quanta, de que sexo, e o destino das crias - , localização (concelho) do dono e, caso desejes, o teu e-mail ou outro contacto para fornecer a outros criadores ou donos para futuros cruzamentos.

Todas as pessoas que contribuírem terão, é claro, acesso a toda a informação que quiserem e às novidades/actualizações relativamente à base de dados. Todos os dados pessoais do dono serão privados e nunca transmitidos sem autorização.
Obrigado.