Gato faz necessidades em cima do armário da cozinha.Q fazer?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

sábado jan 23, 2010 6:48 pm

mjoaocunha Escreveu: A Martinha continua a fazer tudo em cima do armário.
Com a doença e morte do Guru, cirurgia da Farrusca e agora a Maria novamente doente tenho lhe dado umas férias :evil: , mas vou voltar à carga.
Conforme o que eu li num Livro muito interessante (Vicky Halls "Cat Confidential" [ela tem site em inglês]), que foca principalmente o problema do gato a fazer as necessidades fora do WC, isso acontece porque o gato sofre de estress ou está doente. O que quer dizer:

1. Veja o que mudou na rotina da sua casa. Já vi aqui logo uma série de mudanças: a morte do Guru (eles eram muito unidos?). Foi depois disso que a Martinha começou a ir para cima do armário? Ou talvez a doença da Maria? Ou um novo membro na família? Muito barulho porque estão a construir uma casa no terreno ao lado?

2. Você mudou o tipo de areia? Mudou o local do WC?

3. Também pode ser um problema no sistema urinário. Para eliminar esta possibilidade, vá ao vet.

Uma coisa que ela aconselha é que se tenha mais de um WC, em quartos diferentes, à disposição dos gatos (aliás, ela até aconselha um a mais do que os gatos da casa, mas acho que com 3 ou 4 gatos 2 WC's são o suficiente).

A ideia da rede de galinheiro realmente parece boa (por uns tempos :o )

Boa sorte :D
miafofa
Membro
Registado: domingo mar 04, 2007 7:11 pm

sábado jan 23, 2010 8:19 pm

Tive esactamente o mesmo pro0bl..mas o local do crime era á porta da máq de lavar roupa.A Mía chamava e pelo som eu já sabia: lá estava o presente, embora o xixi fosse feito dentro do WC.
Andei 2 meses quase aberrar com ela; usei limão, vinagre, sonasol verde, plásticos barulhentos que ela odeia, tudo!!!!Quase fikei louca.

Mudeid e areia, fui ao vet...comprei 1 wc novo, nada!

Um bela dia lembrei-me de tirar a parte de cima de 1 das casas de banho, foi remédio santo.
Ela é mto nojentinha e detesta cheiros...quando a areia tava saturada ela costumava chamar por mim e quando eu chegava á lavandaria ela baixava-se e fazia xixi no tapete.
Apetecia-me fugir de casa!!!!!!

Pois desde que tirei a tampa da WC ela passou a usá-la como sempre.
Sirikit
Membro Veterano

domingo jan 24, 2010 1:08 am

Bem lembrado, Miafofa, a frequência da limpeza do WC também é muito importante, principalmente quando se tem mais de um gato. Deve também ser este um dos motivo da autora Vicky Halls aconselhar tantos WC's.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jan 24, 2010 1:14 am

Sirikit Escreveu:Bem lembrado, Miafofa, a frequência da limpeza do WC também é muito importante, principalmente quando se tem mais de um gato. Deve também ser este um dos motivo da autora Vicky Halls aconselhar tantos WC's.
isso pode ser verdade, mas o pinóquio muitas vezes faz cocó fora, com a areia recem mudada.
como os gatos são de ideias fixas, eu não a deixava ir para a cozinha durante uns tempos. até se esquecer
anjjazul
mjoaocunha
Membro Veterano
Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm

domingo jan 24, 2010 5:13 pm

Continua tudo na mm. A Martinha continua a ir acima do armário, vou mantê-a fora da cozinha uns tempos. Se depois continuar nesta fita, vou colocar arame em cima dos armários.

Eu penso q este copmportamento nada higiénico é por haver mais gatos q antigamente, já q eu tenho em casa alguns gatos do espacito.
Os meus gatos mudaram completamente o comportamento q tinham, daí q não me meto noutra.
Há gatos abandonados na canil??
Há, mas não voto a fazer como até agora fazia. Por tudo aliás.
Tenho uma série de WC, limpo no minimo 3 vezes por dia, mudo de dois em dois dias. A Martinha é de todos o q mais me chateia com as aterações comportamentais.
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condi&ccedil;&otilde;es para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
dianarui
Membro Júnior
Registado: domingo jan 24, 2010 6:14 pm

domingo jan 24, 2010 6:28 pm

Olá,

Registei-me de propósito para responder a esta questão. Tive uma gata que tinha exactamente esta mania e a única solução que encontrei foi encher muitos tupperwares e recipientes com água e colocá-los em cima dos armários da cozinha de maneira a cobrir toda a superfície. A regra geral é que os gatos não gostam de molhar as patinhas na água e foi o suficiente para a demover de lá ir.
Quando finalmente se habituou a fazer onde era suposto retirei todos os recipientes e nunca mais lá foi.

Foi remédio santo. :wink:

Aqui fica uma fotografia da menina em questão, a Baixinha. Faleceu no ano passado com 16 anitos.

Imagem
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

domingo jan 24, 2010 6:33 pm

A Baixinha era linda, fantástica mesmo. :D
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo jan 24, 2010 7:11 pm

DianaRui, que bela gatinha era a Baixinha, e que bonita idade atingiu...

Uma excelente ideia a sua. :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Sirikit
Membro Veterano

domingo jan 24, 2010 10:24 pm

dianarui Escreveu:Olá,

Registei-me de propósito para responder a esta questão. Tive uma gata que tinha exactamente esta mania e a única solução que encontrei foi encher muitos tupperwares e recipientes com água e colocá-los em cima dos armários da cozinha de maneira a cobrir toda a superfície. A regra geral é que os gatos não gostam de molhar as patinhas na água e foi o suficiente para a demover de lá ir.
Quando finalmente se habituou a fazer onde era suposto retirei todos os recipientes e nunca mais lá foi.

Foi remédio santo. :wink:
É demais: a :idea: mais simples, barata e eficaz é sempre a mais difícil de se ter.
Parabéns, acredito que esta vai funcionar, a não ser que a Martinha goste de tomar banho :evil: .
dianarui
Membro Júnior
Registado: domingo jan 24, 2010 6:14 pm

segunda jan 25, 2010 2:48 pm

Obrigada :D
Era uma gata extraordinária.

Acredito que vá resultar e só espero que a Martinha não seja como a minha gata mais nova que adora brincar com água :o
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 25, 2010 3:22 pm

Simples e barata, e sem duvida alguma. Eficaz, tambem o sera para gatos que nao gostem de se molhar :wink: ja que alguns adoram molhar-se :P

Neste caso, ha que tentar tudo... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mjoaocunha
Membro Veterano

terça fev 02, 2010 5:04 pm

A Martinha está de castigo :evil:
Tenho uma jaula grande e hoje tive esta ideia: Colocar lá a Martinha, WC, caminha, ração e água, vai ficar uns dias lá a ver se ESQUECE o seu péssimo hábito.

A jaula está num sitio q tem sempre movimento, logo não vai haver problemas de solidão :wink:

vamos a ver o q vai resultar, entretanto os armários, o escandote e eu temos algum descanso :evil:
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça fev 02, 2010 8:58 pm

Desculpe, Mjoao, mas fechar a Martinha numa jaula não me parece coisa que se faça.

Chegou a experimentar a sugestão da água da Dianarui?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
mjoaocunha
Membro Veterano

terça fev 02, 2010 9:17 pm

Tassebem Escreveu:Desculpe, Mjoao, mas fechar a Martinha numa jaula não me parece coisa que se faça.
a jaula tem 1,20m de comprimento, é grande e ela não pme parece preocupada, pq toda a tarde tenho estado aqui ao lado e a Martinha dorme calmamente.

Ainda não experimentei pq são muitos armários e até tenho medo q venham a baixo :oops:
Tassebem
Membro Veterano

terça fev 02, 2010 9:51 pm

mjoaocunha Escreveu:
Tassebem Escreveu:Desculpe, Mjoao, mas fechar a Martinha numa jaula não me parece coisa que se faça.
a jaula tem 1,20m de comprimento, é grande e ela não pme parece preocupada, pq toda a tarde tenho estado aqui ao lado e a Martinha dorme calmamente.

Ainda não experimentei pq são muitos armários e até tenho medo q venham a baixo :oops:
Não deixa de ser uma jaula. E por quanto tempo pensa que será necessário mantê-la lá até ela se desabituar?

E já experimentou não lhe dar acesso à cozinha?

E também não precisa de pôr baldes de água nos armários, basta tupperwares ou coisa do género.

Outra coisa de que me lembrei é pregar-lhe um grande susto sempre que ela subir para cima dos armários, do tipo bater com tampas de panelas. Foi com um susto que a minha se desabituou e nunca mais voltou a subir lá para cima.
Responder

Voltar para “Gatos”