Gato com ranhocas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mimocas2
Membro Júnior
Registado: quarta nov 25, 2009 4:34 pm

quarta fev 03, 2010 9:45 am

Bom dia,

desculpem mais uma vez estar a chatear :lol: , mas tenho uma situação em mãos e gostava de saber a vossa opinião ou se alguém já passou por algo parecido.
Como já disse em tópicos anteriores, o Sam, é um gato que veio do canil já adulto e como tal ainda estamos a tentar nos conhecer. Ontem quando cheguei casa, estava eu na fase de mimar os meus meninos, quando o Sam espirrou, pensei que deveria ser do cheiro do meu perfume ou assim, mas logo de seguida apercebi-me de um genero de ranhoca a tentar sair da sua narina. Tentei colocar soro no seu narizinho, para aquilo sair melhor e depois de outro espirro, a coisa deu-se! O que me preocupa no meio disto tudo, é que sei que coriza não é porque tem os olhos limpos, mas já li algures que existem baterias que podem atacar os pulmões e serem fatais e que um dos sintomas é esta ranhoca no nariz. Além do obvio que será melhor falar com o Vet, alguém me pode dar um conselho. Obrigado :wink:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta fev 03, 2010 11:42 am

Olá, mimocas2. Não há mesmo outro conselho: só mesmo o veterinário é que poderá avaliar o que se passa com o gatinho e ajudar. Neste momento também tenho uma gatinha exactamente com esses sintomas (espirros e corrimento nasal, sem corrimento ocular) e já está a ser medicada com antibiótico.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quarta fev 03, 2010 11:46 am

Olá,

De que cor é a "ranhoca" ? É tipo aguadilha transparente ou amarelada?

Se fosse o meu gato eu teria em atenção esse facto e se fosse amarelada levá-lo-ia de imediato ao Veterinário.
Se fosse apenas aguadilha transparente e a respiração estivesse normal, sem farfalheira ou ruido eu mediria a temperatura para ver se estava normal.
Se estivesse com temperatura acima do normal ia com ele ainda hoje de manhã ao VET.
Se estivesse normal ia observando o gatinho ao longo do dia a ver se continuava a espirrar ...... ou se haveria alguma evolução.
Se passasse optimo .... senão VET com ele no final do dia.

As melhoras do gatinho....
Última edição por jujubele em quarta fev 03, 2010 11:51 am, editado 1 vez no total.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta fev 03, 2010 11:49 am

Para "colar" ao nariz como diz a Mimocas deve ser espessa e amarelada.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
jujubele
Membro Veterano

quarta fev 03, 2010 11:52 am

Então se cola ao nariz... deve mesmo ir de imediato ao VET.
Ás vezes são situaçoes de tratamento simples quando atacadas logo de inicio....
Tadinhos....
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta fev 03, 2010 12:09 pm

Por vezes, nao se denota, numa coriza inicial, secrecoes oculares. Contudo, isto nao quer dizer que o animal nao esteja a incubar uma coriza que, se nao for detectada e tratada atempadamente, pode dar em graves problemas de saude para o animal e ate tornar-se cronica.

Leve o felino ao Vet para um exame como deve ser efectuado.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mimocas2
Membro Júnior

quarta fev 03, 2010 2:46 pm

Desde já agradeço toda a vossa disponibilidade, agora quando sair do trabalho vou já a correr para o vet. Vou ter algum stress depois quando chegar a casa com a minha menina, que fica possuida quando o maninho vai ao sr.doctor, mas agora depois daquilo que me disseram ainda fiquei mais nervosa. Realmente a dita mucose não têm cor, mas é espessa. E ontem tive a ouvi-lo respirar e a sua respiração não têm nada a ver com a da Mimi. Tadinho do meu Sam, já passou por tanto, e agora mais isto. Espero que não seja nada de grave e mais uma vez MUITO OBRIGADO. Depois venho aqui postar para contar as noticias.
Tassebem
Membro Veterano

quarta fev 03, 2010 3:01 pm

De nada, Mimocas, e vá com calma, não há-de ser nada que não seja tratável, ainda mais porque os sintomas são recentes. As melhoras do Sam.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
jujubele
Membro Veterano

quinta fev 04, 2010 8:17 am

Bom dia Mimocas,

Como está o Sam?
Aguarda-se noticias BOAS.....
mimocas2
Membro Júnior

quinta fev 04, 2010 10:15 am

Bom dia pessoal

Hoje tou-me a sentir um pouco em baixo, o Sam já tá a tomar antibiotico e maxilase para as ditas ranhocas. Mas agora apercebemo-nos k no espaço de um mês perdeu peso, e foram 400g que para um gato representa muito. :cry: Ontem à noite, tentei dar-lhe papinha à boca, mas nem assim... Até o patézinho e as gulocises ele não come. Olhem vou ficar à espera que o antibiotico e o maxilase façam efeito e vou andar em cima do peso e da comida do menino. Portanto, infelizmente as noticias não são muito boas, ah a única coisa boa é que se fez analises e os valores estão bem. Olhem pessoal, não sei o que fazer. :(
jujubele
Membro Veterano

quinta fev 04, 2010 10:58 am

Sinto muito Mimocas,

Diga-me uma coisa o gatinho fez analises para tentar verificar a razão para essa perda de peso? É que se não fez penso que deveria fazer.

Em relação ao facto de não querer comer que tal tentar dar-lhe á seringa?

Com o meu Tobias eu só o consigo alimentar dessa forma.
Em Outubro do ano passado fui com ele ao Vet por ter notado que ele estava mais magro (3,500 Kg) e fez analises que indicaram valores de creatinina elevados. Teve que começar a comer raçao renal. O que ele se recusa a comer.
Então comecei a colocar essa ração de molho em agua quente e depois de estar molinha trituro-a com a varinha mágica de forma a ficar uma papa grossa, sem grumos, colocando em duas caixas herméticas no frigorifico.

Tenho uma seringa das maiores e todos os dias antes de ir para o trabalho por volta das 06:00 h manhã dou-lhe uma tijela (aqueço primeiro no microondas) , e á noite volto a dar outra.
Ao fim de semana dou-lhe tres vezes ao dia.

Começou a engordar e de momento já pesa 5,600 kg, só com raçao renal.
Durante o dia deixo-lhe raçao seca para ele comer mas ele não toca em nada , espera por mim para lhe dar a papa com seringa. :lol:

Por isso mimocas , tente alimentar o seu gatinho asism, pode ser que ele colabore ... :P

As melhoras do Sam e vá dando noticias.

Beijinhos
Cristina
mimocas2
Membro Júnior

quinta fev 04, 2010 11:26 am

As análises k foram feitas, mostram que os rins estão a funcionar bem.
Vou tentar fazer isso e além disso comprar um franguinho para cozer para o meu menino. Hoje realmente sinto que o mundo me caiu em cima, porque apesar de o Sam estar à pouco em minha casa, tornou-se um amigalhaço. Dá-me muitos miminhos e adora turrinhas e beijinhos. Vou fazer todos os possiveis para conseguir que ele engorde. Obrigado por todas as dicas. Vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance. A médica sugeriu uma eco, e se por acaso depois da medicação acabar , a situação não melhorar, lá vou eu... Espero conseguir dar boas noticias muito em breve. Entretanto, se alguém tiver mais alguma dica/conselho por favor estejam à vontade.
jujubele
Membro Veterano

quinta fev 04, 2010 11:39 am

Desculpe Mimocas, não sabia que ele tinha feito analises... :?
Mas todos os valores estavam normais ?

Eu entendo o que sente, o meu Tobias tambem foi retirado da rua há dois anos, era um gato adulto mas tenho-lhe tanto amor como se o tivesse criado de bebe a biberon.

Ele tambem assim como o seu Sam é um mimalho, muito querido e meigo.
Eu comparo-o a um cão, aliás tem melhor feitio que a minha cadela Rita, pelo menos não faz fitas na hora do benho como ela faz :lol:

Vai ver que tudo se vai resolver.... Ele tem uma dona que gosta muito dele , que se interessa e preocupa e isso minha querida é meio caminho andado... :roll:

Beijinhos
Cristina
mimocas2
Membro Júnior

quinta fev 04, 2010 12:07 pm

havia um valor que até estava no minimo mas a vet disse k o preocupante era se tivesse alto. ela até disse k poderia ser pelo facto de ele nao andar a comer. eu ontem fikei tipo cao de guarda para ver se a Mimi o deixava comer, mas reparei que ela nem sequer lhe passa cartucho nestas alturas... a não ser quando a ração é posta de novo, porque tá sempre a ver se a dele é diferente da dela.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta fev 04, 2010 12:11 pm

Experimente dar-lhe pate de gama Vet. O recovery, por exemplo :wink:

As melhoras e boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”