Bom, tenho passado algum tempo a analisar os links que me colocou alguns já conhecia.
Landowners and cat predation across rural.pdf - O primeiro link que relata um estudo acerca do impacto dos gatos que andam "lá fora" ou gatos ferais na população de pássaros, é interessante. Não é relevante para a questão incialmente colocada que foi, que os cães e gatos são menos importantes e são "aliens" na totalidade do ecossistema. De qualquer forma, o estudo foi elaborado tendo em conta proprietários de propriedades com terrenos consideráveis e especialmente importante focar que a grande maioria se distingue por alimentarem pássaros ou determ "alimentadores" de pássaros (muito comum lá fora, eu em Inglaterra também alimentava vários no meu jardim) mas muito menos comum aqui em Portugal. A verdade é que me custa aceitar um estudo destes como representate e viável para a realidade em Portugal. Teriamos que conduzir um idêntico em Portugal para percebermos o impacto que isto detém na nossa sociedade e na nossa fauna. Pegar num estudo feito exclusivamente nos EUA e adaptar as suas conclusões a Portugal não é na minha opinião algo a considerar válido.
http://www.jstor.org/pss/2402489 - Este segundo link relata o impacto da actividade preadtória de cães ferais nas espécies de iguanas nas ilhas galapagos. Não sei que relação isto terá com os cães domésticos que vivem nas nossas casas, muito menos com os cães abandonados na nossa sociedade que se alimentam sim de restos e não de iguanas ou outras espécies.
The impact of feral cats and dogs on po ... ck iguana - Este link reverte-nos para um abstracto. Não costumo comentar abastractos, necessito mais informação para poder realmente fazer uma observação minimamente válida. No entanto e mais uma vez refere-se à actividade predatória de cães e gatos a iguanas nas ilhas Caicos aquando da cosntrução de um hotel turístico na mesma. Nada relacionado com a nossa realidade.
DivShare File - 2379461.pdf - este link que fala da actividade predatória de gatos, também refere que o impacto destes em casas que alimentam os pássaros é significativamente maior e mais significativo. O estudo é realizado na Gra-Bretanha.
DivShare File - Free-ranging domestic d ... milia.pdf - este link vai ter que esclarecer porque não entendi. O estudo é sobre o impacto das doenças dos cães na fauna da reagião através de transmissão dessas mesmas doenças. Não se prende nem com a questão colocada, nem com o impacto da predação dos cães. Aliás logo na introdução diz:
" Observation of 16 radio-collared dogs showed that they were inneficient predators. Only 20 kills were recorded amongst the remaining dog population, of which three were wild ungulates. Dogs were unsucessfull predators due to their small size and body mass and the abundance of alternative food. It is there unlikely that they compete with large carnivores for wild prey" - estes large carnivores são os leopardos, leões e panteras que pelos vistos são os predadores com mais impacto predatório na região.
Este estudo foi feito no Zimbabwe, não entendo muito bem o que pretende provar em relação às nossas espécies autoctones nem à nossa realidade como donos de cães e responsabilidade para com os mesmos.
De qualquer forma, gostie de ler os estudos... deixo eu alguns links relativamente à questão da importância de certas espécies sobre outras. Apesar da alienação dos cães e gatos relativamente ao ecossistema e à sua função directa no mesmo, a realidade é que estes têm hoje em dia um impacto fenomenal a nível mundial nos humanos e por conseguinte este impacto tem outras ramificações no impacto que nós humanos temos no ambiente e na flora e fauna que nos rodeia. Sendo que analisando cães e gatos isoladamente seria um erro porque ambas são espécies domesticadas e dependentes dos humanos e como tal o seu impacto deverá ser analisado não linearmente.
Deixo alguns links que podem interessar. Obrigada
http://www.nonlineardogs.com/Whatisadog-4.html
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2251326/
http://www.straypetadvocacy.org/html/pr ... iewed.html
http://tinyurl.com/yeh3tsd
infelizmente as fontes que realmente lhe quero dar como fiáveis são livros, mas teria que comprá-los para poder lê-los, se no entanto tiver interesse nos mesmo, pergunte-me que terei todo o prazer em dar-lhe os nomes dos mesmos.
Cpts