ninho de canaria...duvida

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta fev 05, 2010 10:31 am

fang Escreveu:
O pessoal que está a entrar nesta, deve estar a bricar, certo???
Eu cá não tenho tanta certeza !!!
PauloC1
Membro Veterano

sexta fev 05, 2010 10:58 am

A avicultura em Portugal, salvo raras e honrosas excepções, está nas mãos de ‘curiosos’ que fazem a sua criação com base nos ensinamentos que aprenderam com a tentativa e o erro e à custa da morte de muitas aves, sem qualquer formação ou base científica. São pessoas que não duvido que gostem muito de aves, mas cujos únicos estudos que fizeram sobre as mesmas foi com base na experimentação e no passa palavra do “diz que disse”, “há um senhor que faz”, “um gajo experimentou e deu resultado” e do “não sei porquê mas funciona”. É por isso que estamos a anos Luz de Belgas, Holandeses e outros que tais.
Eu visito alguns fóruns de aves, e salvo raras excepções (repito, porque as há), em 100 mensagens há uma que se aproveita! De resto, é com cada ‘posta de pescada’ que deixa qualquer pessoa com o mínimo de bom senso e espírito crítico de cabelos em pé!! Aliás, o mal destas coisas da net é que atrás de um nick tanto pode estar uma pessoa que sabe do que fala, como alguém que não sabe nada de nada, e quando este últimos começam a despejar ‘sabedoria’ existe o perigo de alguém menos informado os tomar por sérios e ser induzido em erros que, nalguns casos, podem ter consequências graves.
Eu apelo a todos para que não tomem NADA do que lêm na net logo à partida como informação fiável e válida. A não ser, é claro que esta informação seja emanada por entidades devidamente reconhecidas. De resto, há que ‘filtrar’ aquilo que se lê com muito bom senso, espírito crítico e até, porque não dize-lo, cepticismo!
No caso na origem desta discussão, de determinar o sexo com base num fio e numa chumbada…pensem dois segundos e questionem qual a base científica desta ‘teoria’, façam perguntas a quem vos diz uma coisa destas e também a vocês próprios! Não basta uma resposta do tipo ‘não sei porquê mas funciona’…a não ser que acreditem em “Vodu” ou “bruxaria”, porque aí é mesmo aquela de ‘cada um acredita no que quiser’, e eu nessa onda não pretendo demover ninguém das suas crenças e convicções ;)
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

sexta fev 05, 2010 2:36 pm

Cada um com a sua.
Acho que não se perden nada em exprientar.
Agora tenho uma pequena questãozinha:
- Como é que dantes e via se eram machos ou fêmeas, antes das sexagens por ADN e as outras técnicas? Alguma maneira tinha de existir...
Mais uma coisa a cena com a agulha e a linha é feita e dá muito resultado nos humanos sem explicação aparente, eu próprio já exprimentei a fazer a uma mulher e aquilo mexe sozinho... Se á explicação cientifica digam-me que gostava de saber que celulas no nosso corpo fazem isso...

Cps
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sexta fev 05, 2010 4:24 pm

Eman33 Escreveu: Agora tenho uma pequena questãozinha:
- Como é que dantes e via se eram machos ou fêmeas, antes das sexagens por ADN e as outras técnicas? Alguma maneira tinha de existir...
Vamos lá ver...

Existem muitas formas de ter algum sucesso na identificação dos sexos de alguma aves... claro que, numas mais do que noutras.

Determinadas caracteristicas são mais ou menos evidentes e daí, vai-se fazendo uma triagem.

Temos é que distinguir estas duas situações....

Uma são determinadas caracteristicas que as aves apresentam, que podem ajudar a determinar o sexo, com mais ou menos grau de certeza.

Outra, são estas "artimanhas" que não têm qualquer fidelidade.

O método da agulha, do chumbo ou outro idêntico, são pura e simplesmente invenções.

Tentem apanhar aves de uma gaiola com a mão direita... depois repitam o processo com a mão esquerda. No fim, verão que, com uma das mãos, apanharam mais machos ou fêmeas.

O que é que retiramos daqui ??? Que a mão direita apanha mais machos e a esquerda mais fêmeas ?

Como já referi, e se acham que é tudo uma questão de magnetismo, pendurem as agulhas e/ou os chumbos num local fixo e depois digam-me para onde foi o magnetismo.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
PauloC1
Membro Veterano

sexta fev 05, 2010 4:39 pm

Mais uma coisa a cena com a agulha e a linha é feita e dá muito resultado nos humanos sem explicação aparente, eu próprio já experimentei a fazer a uma mulher e aquilo mexe sozinho... Se há explicação cientifica digam-me que gostava de saber que células no nosso corpo fazem isso...
Para um leigo como eu, e salvo melhor explicação resultante de algum estudo científico, haveria desde logo duas explicações possíveis:
1. É a própria mão que segura a agulha que não está completamente imóvel, mesmo que isso seja pouco perceptível a olho nú, e faz com que a agulha mexa;
2. Usando um suporte fixo, tal como o Paulo Santos Sugeriu, se a agulha ainda assim mexer, é bem possível que isso seja desencadeado simplesmente pelo calor libertado pela mão sobre a qual a agulha está a ser colocada. Experimente colocar um balão a pairar pendurado por uma linha sobre um aquecedor e vai perceber ao que me refiro.
Mas outras hipóteses científicas poderão existir, o que não será certamente razão para fazer mexer a agulha ou o chumbo é o sexo do animal ou, no caso das mulheres, o sexo do bebé que carregam no ventre.
PaulloSantos
Membro Veterano

sexta fev 05, 2010 5:08 pm

PauloC1 Escreveu:
Mais uma coisa a cena com a agulha e a linha é feita e dá muito resultado nos humanos sem explicação aparente, eu próprio já experimentei a fazer a uma mulher e aquilo mexe sozinho... Se há explicação cientifica digam-me que gostava de saber que células no nosso corpo fazem isso...
Para um leigo como eu, e salvo melhor explicação resultante de algum estudo científico, haveria desde logo duas explicações possíveis:
1. É a própria mão que segura a agulha que não está completamente imóvel, mesmo que isso seja pouco perceptível a olho nú, e faz com que a agulha mexa;
2. Usando um suporte fixo, tal como o Paulo Santos Sugeriu, se a agulha ainda assim mexer, é bem possível que isso seja desencadeado simplesmente pelo calor libertado pela mão sobre a qual a agulha está a ser colocada. Experimente colocar um balão a pairar pendurado por uma linha sobre um aquecedor e vai perceber ao que me refiro.
Mas outras hipóteses científicas poderão existir, o que não será certamente razão para fazer mexer a agulha ou o chumbo é o sexo do animal ou, no caso das mulheres, o sexo do bebé que carregam no ventre.

Paulo

Aqui há uns tempos, talvez uns 2 ou 3 anos e na sequência de uma discussão idêntica a esta, andei a pesquisar na net e encontrei um ou dois fóruns onde se falava deste assunto e onde eram relatadas experiências de sucesso com este método, para determinar o sexo dos bébés.

O curioso, é que, nos fóruns/discussões que li, vi pessoas a utilizarem este método, de forma completamente opostas, mas sempre com imenso "sucesso" 8)

Uns diziam que se a agulha ficasse imóvel, era menino... se andasse para trás e para a frente, era menina... e isto tinha dado resultado.

Noutro fórum, dizia-se que se a agulha andasse em circulos, era menina, se andasse na vertical ou na horizontal, era menino... e isto tinha dado resultado com essas pessoas.

Será que ninguem acha isto estranho ????
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p> </p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sexta fev 05, 2010 9:31 pm

eu acho de facto muito estranho... no entanto sempre usei este método porque foi o que me ensinaram, e ate agora tem sido certo, pelas vossas teorias pode ser apenas coincidencia, nao digo que esteja correcto ou nao gosto de ouvir opinioes
PaulloSantos
Membro Veterano

sexta fev 05, 2010 9:54 pm

cris17 Escreveu: nao digo que esteja correcto ou nao gosto de ouvir opinioes
Boas Cris

E é exactamente isso que estamos a fazer, partilhar umas opiniões ;)

Como certamente saberás, nós em Portugal somos famosos pelo "chico espertismo nacional"

Se este método da agulha ou do chumbo dessem algum resultado, estou desconfiado que não havia loja que não vendesse o belo do kit para sexagem caseira.

Curiosamente, parece que foi ideia que nunca pegou e visitem-se a centenas de lojas espalhadas por esse País fora e em nenhuma encontrarão estes objectos para o uso que estamos a "discutir"

Quererá isto dizer alguma coisa ?
<p> </p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sexta fev 05, 2010 10:06 pm

de facto isso é verdade Paulo, podem ter sido passareiros chicos espertos a passar a tecnica o que é certo é que uma vez comprei rolas diamante a um bom criador e vi o gajo a fazer isso, fiquei parvo a pensar como é que aquilo se meche, mas o que é certo é que tambem adoptei esse metodo por pensar ser fiavel :o
Responder

Voltar para “Aves”