Solidariedade entre os gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta out 02, 2003 1:32 pm

Olá,

No princípio do mês de Setembro, a persa da minha irmã morreu após um parto muito complicado e sem assistência especializada. Mas deixou três gatinhos lindos, fortes e com vontade de sobreviver. Uma das minhas persas, tia dos gatinhos, e que tinha tido filhotes (que não sobreviveram pois nasceram prematuramente) em Maio passado, adoptou-os de imediato. Eu só tinha o trabalho de os amamentar artificialmente pois do resto cuidava ela. Esta atitude dela maravilhava-me embora pensasse que até era normal em consequência da maternidade frustada.
De há uma semana para cá nem esse trabalho tenho. Estava eu muito preocupada porque há dois dias os gatinhos recusavam o biberão (embora aumentassem um pouco de peso :o ) quando descobri a razão. Ela estava a amamentá-los a sério. Tinha mesmo "fabricado" leite. :lol:

E, acho eu, que é neste tipo de exemplos que podemos (e devemos) arranjar inspiração para podermos ajudar quem precisa. Não interessa as guerrinhas e o deitar abaixo de alguns. É só contornar os escolhos e seguir em frente. Afinal se os animais o fazem porque não nós?
Maria João
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta out 02, 2003 1:36 pm

Olá

Estou maravilhada com esta história. Os animais surpreendem-nos e dão-nos lições de vida todos os dias...

Beijokas
kathleen
possibly
Membro
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

quinta out 02, 2003 1:37 pm

Conheço uma história semelhante. Mas com uma cadela :o

Uma amiga minha tem uma doberman e uma gata que teve filhotes. Só que após o parto ela fugiu... :? e a cadela encarregou-se de educar os bebés :o Claro que só não lhes deu leite...

A interajuda é instintiva nos animais... pelo menos naqueles que consideramos "irracionais" :roll:

Será que nós é que somos os "racionais"?... ;)
Sudsousa
Membro
Registado: sexta dez 20, 2002 11:47 am
Localização: Um Gatinho(TICO), Hamster, Canario, Peixes Dourados e a Nina no coração

quinta out 02, 2003 1:38 pm

Olá Maria João,

Pois realmente deveriamos aprender a cada dia com os animais... eles sabem dar sem interesse, dar carinho , amor, ensinamentos e tudo mais que quem estiver proximo deles precisem, são realmente um exemplo de vida ... e não nos deveria surpreender, deveriamos realmente ficar admirados com a nossa falta de solidariedade ;)

Vivam os Animais.
Beijinhos
Susana
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta out 02, 2003 1:50 pm

possibly Escreveu: Conheço uma história semelhante. Mas com uma cadela :o

Uma amiga minha tem uma doberman e uma gata que teve filhotes. Só que após o parto ela fugiu... :? e a cadela encarregou-se de educar os bebés :o Claro que só não lhes deu leite...

A interajuda é instintiva nos animais... pelo menos naqueles que consideramos "irracionais" :roll:

Será que nós é que somos os "racionais"?... ;)
Bem, essa história é o máximo. Devia ser giríssimos pois, de certeza, que os gatecos adquiriram muito do comportamento canino, não?
Maria João
possibly
Membro
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

quinta out 02, 2003 1:55 pm

Há coisas que são institivas... Não começaram a alçar a perna nem a ladrar... :lol:

Mas criaram fortes laços de amizade com a cadela (lembro que é uma raça temida pelos homens pela sua agressividade :roll: ) que nunca vi. E era giro ver cinco gatitos pequeninos a enroscarem-se na barriga de uma cadela tão grande! :D

Mas não adquiriram muitos hábitos caninos, até porque depois crescerem e tiveram outras famílias, e voltaram a encontrar a sua natureza.

O engraçado é que a cadela se os vir, reconhece-os... Eles é que nem por isso.:o ;)
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quinta out 02, 2003 1:58 pm

Olá Maria João,

Segundo creio já aqui tinha contado uma história semelhante mas com uma cadela que nem sequer ainda tinha sido mãe, quando a dona comprou uma gatinha de 2 meses a cadela adoptou-a e passado pouco tempo começou a "fabricar" leite, ainda hoje, que já teve filhotes, essa cadela quando as gatas dessa minha amiga têm filhotes ela trata deles e, por vezes, até os rouba, é sempre uma mãe desvelada para os gatinhos tomando conta deles e prevenindo a dona se se passa algo de estranho.

Quanto às gatas é normal, quando existem várias gatas elas trocarem os filhos entre si, assim como é normal amamentarem-nos quando a mãe morre, é quase como os elefantes existe sempre uma tia pra tratar do órfão. Os animais dão-nos SEMPRE grandes lições de amor e solidariedade.

Bjs.

mai-mai
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta out 02, 2003 2:16 pm

Também tenho um exemplo de uma cadela que amamentou uma gatinha muito bebé. A cadela tambem nunca tinha sido mãe, mas de imediato aproximou a gatinha das mamas e em pouco tempo esta ja estava a mamar... é lindo! Hoje esta gatinha faz 10 anos, chama-se Fofinha e é linda de morrer!

Outros exemplos de solidariedade.

Vi, há muito tempo, um programa sobre gatos na Grécia. Existem muitos, mas mesmo muitos gatos nas ruinas. São alimentados pelas pessoas e são lindos. Uma gatinha, inesperiente, teve filhotes; começou a chover e a jovem mãe foi-se abrigar deixando os seus filhos à chuva, desprotegidos. A mãe da jovem gatinha foi buscar os seus "netos", um a um, coloco-os em local seguro onde estavam as suas crias e conseguiu, sozinha, criar todos aqueles gatinhos...

Há muito mais que contar, mas reamete estes nossos amigos dão-nos grandes lições de vida... ;)

Miau
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quinta out 02, 2003 3:04 pm

Eventualmente vou desviar-me do assunto inicial, mas são situações como as acima indicadas, que nos despertam um turbilhão de emoções, e que a mim me fazem pensar na condição humana.

Afinal nós é que somos os animais racionais, mas a nossa racionalidade é sinónimo de ausência de sentimentos e abnegação para com Terceiros?

Já viram a quantidade de mães que deixam os seus filhos sem olhar para trás? Não precisaremos nós dos nossos instintos primários para termos realmente HUMANIDADE?

Desculpem o desvio ao tópico, mas... queria partilhar...
Jinhos
Beta
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

quinta out 02, 2003 4:08 pm

Simplesmente Espectacular!!!!! :lol:

A Becky também é estilo mãmã da Abby mas leitinho não tem (tb tem 7 meses), mas lambe-a, dorme agarradinha a ela, etc
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

sexta out 03, 2003 3:35 pm

:D :D

Histórias que alegram... vou puxar para a primeira folha para que mais foristas possam ler ;)

Guida
kika_cat
Membro
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

sábado out 04, 2003 12:17 am

Acho que também vi esse programa passado nas ruínas, na Grécia, mas acho que já foi há mto tempo... Lembro-me que na altura achei espantoso a avó conseguir cuidar de tantos meninos, se calhar certas pessoas estavam-se borrifando p os próprios filhos, qt mais p os dos outros! Cada dia descubro uma nova história que me faz sentir cada vez mais que trabalhar com animais é a coisa certa!
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado out 04, 2003 12:30 am

esse programa passado nas ruínas, na Grécia
Vão-me desculpar, mas não foi na Grécia, foi em Itália, mais concretamente em Roma, e nos campos ao pé do Coliseu (ruinas)!

Foi comovente! A gata como era muito novinha, não soube tratar dos filhotes, e a "avó" assumiu as duas ninhadas! Lembro-me que inclusivamente referiram que "faltava" uma mamita até para uma delas, mas a gata conseguiu salvar todos!!

Extraordinário!!

De facto, quando estive nessa zona de Roma, deliciei-me com os gatos que por lá andavam, com um á vontade enorme! Aliás há imensos gatos em Roma!!! Colónias mesmo, e as pessoas parecem respeitá-los e preocupam-se com eles! O facto é que eles não se assustam com as pessoas, o que parece provar que não têm más experiências!! ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sábado out 04, 2003 9:01 pm

Olá

Roma é conhecida pelos seus gatos, são respeitados pelos habitantes. Desconheço se existe algum plano municipal para tomar conta das várias colónias existentes, mas é possível que sim já que a grande maioria deles se encontra nas zonas de monumentos.

Beijokas
Kathleen
AngelaMonte
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 12:02 pm
Localização: peta 19/04/1993 - oil 01/01/1999 - tigre 01/01/2001

sábado out 04, 2003 9:49 pm

quando morava em apartamento eu tive uma gatinha branca com o rabo preto muito linda e vira-lata chamada aliá! ela tinha este nome porque também levava uma pinta preta nas costas e juntando a pinta com o rabo parecia o olho e a tromba de um elefante! acho que este tipo de mancha na pelagem do gato é conhecida como gato turco, mas não tenho certeza. antes da aliá eu já tinha a peta, que passados 10 anos esta comigo até hoje! quando a aliá estava com 2 anos eu levei para casa uma outra vira-lata pretinha que chamei de ruffles! a ruffles era muito safada e a aliá muito querida! a aliá passou a dar leite para a ruffles e a família toda ficou emocionada com a atitude da gatinha! acontece que a ruffles foi crescendo e em pouco tempo já estava maior que a aliá, mas continuava mamando! chegou uma hora que a aliá parou de dar leite, mas a ruffles continuava mamando! a aliá começou a ficar com as tetinhas todas machucadas, mas não havia o que fizesse a ruffles parar! a veterinária nos orientou para que separássemos as duas sempre que encontrássemos a ruffles mamando na aliá, mas bastava um momento de distração e lá estava a ruffles pendurada na aliá! ela era tão safada que nem se preocupava em ser discreta! nós a descobríamos mamando porque começávamos a escutar chuck chuck chuck, era a ruffles mamando na aliá! esta ruffles era incrível! ela ficava ofendida se entrássemos no banheiro e a deixássemos para fora! se não a deixássemos entrar ela ficava do outro lado da porta miando escandalosamente! como eu amava aquela pestinha! mas ela era muito selvagem, mesmo depois do banho continuava com um cheiro forte de animal (eu nunca tinha visto isso em gato), e este instinto todo fez com que ela fugisse do apartamento onde morávamos para vadiar! por 3 vezes ela pulou da janela (nós morávamos no segundo andar)! na terceira vez que fugiu, quando a encontramos já era tarde demais! ela havia sido atropelada por um carro há 5 quadras de casa! e foi longe a bichana! lembro dela com muito carinho! já a aliá com seu coração materno viveu conosco durante 7 anos! infelizmente depois que nos mudamos para uma casa ela não soube se cuidar e acabou virando jantar do pastor alemão do vizinho! estas duas gatinhas viverão para sempre em minhas lembranças, e fiquei muito feliz em ter a oportunidade de compartilhar com vocês a história desta branquinha querida e desta pretinha safada que passaram pela minha vida! hoje eu tenho 3 gatos, todos pretos! uma safada (oil), um querido (tigre) e uma soberana (peta)!
Responder

Voltar para “Gatos”