Criar Canários de Moçambique é fácil……e falar também!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta fev 05, 2010 12:25 pm

Aqui há tempos andava eu á procura já não sei de que informação na net, e fui parar a um fórum de aves onde se discutiam os preços das aves no mundial. Às páginas tantas surge alguém a dizer algo no género de que a criação de canários de Moçambique era uma coisa muito fácil, e por isso não se justificam os preço destas aves praticados actualmente por cá. Saudosos estavam dos tempos em que os canários de Moçambique custavam 5 euros, mesmo que isso significasse a captura de aves selvagens e a morte de milhares para chegarem à Europa umas centenas.
Confesso que ainda sou um estreante na criação de canários de Moçambique, e humildemente me assumo como um ‘nabo’ na criação de aves, mas após duas épocas de criação com esta espécie senti-me quase ‘ofendido’ por estas afirmações. Querem então dizer-me que entre custos com aquecimento e iluminação, para criarem no nosso inverno, crias mortas, crias abandonadas, ovos partidos e todo o trabalho que temos tido para criar esta aves temperamentais à mão e mesmo chocar ovos em chocadeira, tem sido por mera estupidez nossa?
Bem…o que me leva a pensar que não será assim, e que não devemos ser nós que somos estúpidos, é que efectivamente quem procura destas aves não consegue encontrá-las. E procura existe, o que não existe é OFERTA! Por outras palavras, uma vez acabada a ‘mama’ da importação de aves destas capturadas na natureza, não existe agora quem as crie em número suficiente para fazer aumentar a quantidade de aves disponíveis no mercado e , consequentemente, faça baixar os respectivos preços. Se, como alguns defendiam no tal forum, é só atirar uns casais para dentro de um viveiro grande e esperar pelas crias para ‘atar ao fumeiro’, admira-me como é que a criação destas aves não se torna atractiva para criadores comerciais! Não me digam que não é atractivo ‘criar tão facilmente’ e depois vender passarinhos entre 75 e mais de 100 euros (dependendo se estão anilhados com anilha oficial e da idade da ave)?!
Pessoalmente, nunca precisei de denegrir ou rebaixar o trabalho dos outros para valorizar o meu próprio trabalho, e por isso custa-me a entender certo tipo de “bocas”, só porque o que está na mó de cima é criar Fauna!
Se querem comprar canários de Moçambique e Canários do Brasil a 20 Euros não é preciso ir buscá-los aos Estados Unidos ou à China….basta que os criem por cá em quantidade suficiente para aumentar o número da oferta no mercado! E se são tão fáceis de criar, força nisso………eu estou na fila da frente para comprá-los!

É por atitudes como a que verifiquei naquele fórum que eu sou pessimista e não acredito que seja nas próximas décadas que iremos ter criação de Fauna em Portugal de uma forma séria. Durante muitos anos ainda, vão existir ‘chorosos’ dos tempos em que compravam Pintassilgos, Lugres e outra Fauna por dois tostões em Feiras, e a dizer que os preços pedidos por quem os cria é ‘exagerado’. Durante muitas décadas, vai existir ainda gente a dizer que os criadores estrangeiros têm muitos “truques” que tornam a criação de Fauna muito fácil, e que por isso é que se conseguem resultados. Em suma gente a dizer que não quer uvas porque ‘estão verdes’, se é que me faço entender, e a desvalorizar o trabalho dos outros.
A este propósito, não discutindo se a Lei é justa ou injusta, pergunto-me quantos serão até agora os aficionados da Fauna que já se registaram como criadores no ICNB, ou pelo menos quantos são os que deixaram definitivamente de comprar aves ilegais e passaram a comprá-las com a devida documentação exigível.
É triste, mas isto é Portugal…nunca há-de ser a Bélgica, a Holanda ou os Estados Unidos! A conclusão mais fácil a que chego, se querem aves em quantidade e melhores preços, o melhor mesmo é emigrarem!
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sexta fev 05, 2010 1:31 pm

Boas Paulo

Interessante esta tua reflexão/desabafo

Lembrei-me de uma coisa que o Ricardo Pereira (avilandia) há uns 2 anos atrás escreveu num outro local e acerca deste assunto

....restrições à importação já existiam antes do problema da gripe aviária, que apenas veio "justificar" a coisa.
Mas de qualquer forma, antes disso eram importados estes e outros aos milhares. Lembro-me uma vez de ter visitado um importador com um criador americano em 2000/2001 se não me engano e este ter ficado supreendido pelas CENTENAS de canários de moçambique a menos de 2eur cada na altura. De todos esses onde estão as criações?? Mesmo sendo trabalhoso onde estão as crias dessa e de outras dezenas de espécies?
A culpa não é do fecho das importações, mas sim de não termos aproveitado para criar estas espécies quando eram facilmente acessíveis e estabilizar efectivos. Agora dizemos "são difíceis de encontrar", "não há"... Que ao menos sirva de lição.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta fev 05, 2010 2:08 pm

Essa é que é essa, amigo Paulo! As pessoas habituaram-se a comprar aves destas a dois tostões quando a importação era a granel, e como a criação delas não é propriamente fácil, sempre se achou que não valia a pena o investimento. À boa maneira da mentalidade do criador de aves português, pensou-se porque raio se ia investir em conhecimento e trabalho com uma espécie que dá tantas chatices na criação, se quando se queria bastava ir à loja de animais mais próxima e comprar por uma bagatela os que se quisessem! Um pouco à semelhança do Pintassilgo, porque se não temos hoje um bom plantel de criadores desta espécie, à semelhança do que acontece noutros países, é exactamente porque o português sempre achou que não valia o trabalho, sendo mais fácil capturar ou comprar numa qualquer feira. Não quero obviamente com isto comparar as dificuldades de criação do Canário de Moçambique com a criação de pintassilgos, porque nunca sequer tentei criar estes últimos. Estou tão só a comparar a similitude dos motivos na origem de não existirem criadores em quantidade e qualidade destas espécies (e outras) em Portugal. Por cá, as pessoas neste aspecto são preguiçosas, e das duas uma, ou é coisa que é verdadeiramente fácil, ou é coisa que dá muito dinheiro. Poucos são, mas seja-lhes feita a devida honra, aqueles que criam por amor á ave em si mesma, inclusive com preocupações conservacionistas e que pensam que ao criar estão a ajudar a diminuir a necessidade das capturas e a estabelecer um repositório para as aves de cativeiro. Obviamente que este trabalho tem custos, e não se pode esperar que o resultado destas criações seja pago ao preço de uma ave capturada! Pelo menos enquanto não se acabar com a compra de aves capturadas e o número de criadores e aves criadas estabelecer em face das regras de mercado uma baixa dos preços. Mas com ‘criadores’ com a mentalidade com que vejo na maioria dos fóruns de aves, permitam-me ser muito pessimista.
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

sexta fev 05, 2010 2:44 pm

Ainda me lembro de ir a loja de bichos aqui da terra e ver lá dezenas de aves, espécis que hoje se vendem por balurdios e outras que já nem se vem a 5€, era só escolher, desde peitos de fogo, manequins, caudas de vinagres... chegavam a ser 100 ou mais aves... Ninguem aproveitou como foi dito, agora olha não á...

Cps
Responder

Voltar para “Aves”