iguana postura de ovos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta abr 16, 2009 7:59 pm
Precisava que me esclarecessem umas coisas?! ja falei com algumas pessoas que percebem do assunto mas gostaria de mais alguns conhecimentos... alias nunca sao de mais e nao ocupam espaço... a minha iguana parece que esta a formar dentro dela uma postura de ovos, e tem demonstrado alguns comportamentos derivados a isso ela anda mais stressada, come muito pouco mas come qualquer coisa e eu tenho colocado algumas vitaminas porque pelo que ja me informei elas perdem bastantes por causa dos ovos entao eu tenho lhe dado essas vitaminas mas reparei numa caracteristica nova eu ja tinha reparado que a barriga dela estava a ficar maior mas ainda nao tinha apalpado e a barriga dela esta dura! sera normal?penso que deve ser mas gostava que me esclarecessem sobre isso. esta e a primeira postura dela nunca esteve com um macho na vida, eu ja coloquei uma caixa com terra daquela das plantas preta e notei que ela andou para la mas nao escavou! quanto tempo levara ate ela por os ovos? Aguardo respostas...
Última edição por andrefloro em sábado fev 06, 2010 5:17 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
- Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..
Tens a certeza que sao ovos? nao sera que ela esta mas é doente?
Eu tive a minha iguana durante 6 anos e ela nunca formou ovos. Para que tal ocorra tem que haver varios estimulos.
Acho que o ideal é deslocar-se a um vet e fazer um rx assim sabe logo se sao ovos ou nao. É que se pensa que sao e depois nao forem so esta a deixar que o problema seja cada vez mais dificil de resolver.
Eu tive a minha iguana durante 6 anos e ela nunca formou ovos. Para que tal ocorra tem que haver varios estimulos.
Acho que o ideal é deslocar-se a um vet e fazer um rx assim sabe logo se sao ovos ou nao. É que se pensa que sao e depois nao forem so esta a deixar que o problema seja cada vez mais dificil de resolver.
-
- Membro Júnior
Sim sao ovos tenho a certeza eu tenho a dois anos... e pela expriencia que tenho com ela e pelas dicas de amigos que percebem extremamente de iguanas todos os sintomas que ela esta a ter indicam ovos e nao doença porque se fosse doença ela nao ficaria com uns tons alaranjados e nao tinha metade destes sintomas e nao so, na barriga dela nota-se de longe umas bolinhas agora so nao sei quanto tempo dura esta situaçao e eu acho que se fosse doença ela deixaria de comer por completo! e sera que a tua nao era um macho? e de que tipo de estimulos estas a falar? se te referes a ter um macho esquece! e condiçoes eu tento fazer com que o terrario dela fique o mais parecido possivel com o habitat natural...
-
- Membro Veterano
- Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..
Na primeira parte do topico os sintomas que referis-te foi, falta de apetite e barriga dura logo nisso ha imensas doenças onde se encaixa.
Um animal doente nao quer dizer que deixe completamente de comer (os que deixam provavelmente ja estao em estado mais avançado e depende da doença), e barriga dura entao..
Se tens amigos tao experientes como referis-te como é que nao sabem o tempo de uma postura? acho estranho.
Em relaçao a estimulos, tem a ver com feromonas, com certas mudanças de temperatura e do meio ambiente..
Tenho a certeza que a minha nao era macho por causa dos poros e para nao falar que nao fiquei "satisfeita" com a causa da sua morte e por isso ela fez uma necropsia e sempre se confirmou que era fêmea
Vou-te dar o caso da minha iguana e vais perceber como estas errado ao pensar que esses sintomas so podem ser de ovos (em breve resumo claro) aos 5 anos ela começou a comer menos e entre novembro e fevereiro deixou mesmo de comer, fez raios x, ecografias, hemogramas e nada.. estava tudo normal.. pensou-se que deveria estar a formar ovos e dai comer menos e depois ter deixado de comer.. fez-se novamente outra ecografia para ver os ovarios, nao havia nada a apontar aos foliculos..logo tambem nao era isso. Quando fez 6 anos e pela mesma altura começou novamente a comer menos.. ficou com tons laranjas e ja mais perto da data em que morreu ficou tambem com malhas mais escuras.. como ves, tons laranjas e comer menos nao é so sintomas de ter ovos. A minha tinha uma insuficiencia hepatica e renal..
O facto de veres bolinhas isso ja podera ser sinal de ovos.. ja é algo mais especifico.. mas mesmo assim se eu fosse dona dela preferia confirmar mas isso sou eu
que gosto de jogar sempre pelo seguro.
Um animal doente nao quer dizer que deixe completamente de comer (os que deixam provavelmente ja estao em estado mais avançado e depende da doença), e barriga dura entao..
Se tens amigos tao experientes como referis-te como é que nao sabem o tempo de uma postura? acho estranho.
Em relaçao a estimulos, tem a ver com feromonas, com certas mudanças de temperatura e do meio ambiente..
Tenho a certeza que a minha nao era macho por causa dos poros e para nao falar que nao fiquei "satisfeita" com a causa da sua morte e por isso ela fez uma necropsia e sempre se confirmou que era fêmea

Vou-te dar o caso da minha iguana e vais perceber como estas errado ao pensar que esses sintomas so podem ser de ovos (em breve resumo claro) aos 5 anos ela começou a comer menos e entre novembro e fevereiro deixou mesmo de comer, fez raios x, ecografias, hemogramas e nada.. estava tudo normal.. pensou-se que deveria estar a formar ovos e dai comer menos e depois ter deixado de comer.. fez-se novamente outra ecografia para ver os ovarios, nao havia nada a apontar aos foliculos..logo tambem nao era isso. Quando fez 6 anos e pela mesma altura começou novamente a comer menos.. ficou com tons laranjas e ja mais perto da data em que morreu ficou tambem com malhas mais escuras.. como ves, tons laranjas e comer menos nao é so sintomas de ter ovos. A minha tinha uma insuficiencia hepatica e renal..
O facto de veres bolinhas isso ja podera ser sinal de ovos.. ja é algo mais especifico.. mas mesmo assim se eu fosse dona dela preferia confirmar mas isso sou eu

-
- Membro Júnior
Desculpa nao sabia que a tua tinha morrido! eu tambem tenho medo que isso possa acontecer a minha e por isso nao quero que aconteca alguma coisa a minha e esse o meu medo... tenho que a levar ao vet mas aqui no algarve nao sei onde exista um ja ouvi falar que em faro havia um...mas n sei onde é! se gostavas da tua como eu gosto da minha sabes como e o receio de perder o teu animal de estimaçao que tu mais gostas e que se for perciso fazias tudo pa o salvar... mais uma vez desculpa nao sabia qua a tua tinha morrido mas eu estou com receio que isso aconteça porque sei que ela pode morrer se nao conseguir colocar os ovos... desculpa fui um bocado arrogante nesse ponto de vista mas eu parece que tenho me tentado convençer que esta tudo bem e tento nao pensar no pior! obrigado pela dica e ja agora n sei de onde es mas se souberes algum vet diz-me sf
-
- Membro Veterano
Sim, o meu objectivo era mesmo mostrar-te que pode ser algo mal e nao devemos descartar nenhuma hipótese.
Doeu-me mesmo muito ter perdido a minha iguana ainda por cima com todos os testes e vários vets de exóticos a que fui, mas pronto ao menos fiz mesmo tudo porque ela ate teve a oxigénio no dia da morte e com respiração assistida.
Em relação a vets ai no algarve não conheço nenhum mas acho que neste momento se fores falar com algum que tenha rx ja era uma ajuda pois a partir dele ve-se muito bem se tem ovos ou não. Mas nao te podes esquecer que se for ovos tens que a stressar o mínimo possível para que nao haja problemas na postura caso esta esteja para breve
Doeu-me mesmo muito ter perdido a minha iguana ainda por cima com todos os testes e vários vets de exóticos a que fui, mas pronto ao menos fiz mesmo tudo porque ela ate teve a oxigénio no dia da morte e com respiração assistida.
Em relação a vets ai no algarve não conheço nenhum mas acho que neste momento se fores falar com algum que tenha rx ja era uma ajuda pois a partir dele ve-se muito bem se tem ovos ou não. Mas nao te podes esquecer que se for ovos tens que a stressar o mínimo possível para que nao haja problemas na postura caso esta esteja para breve
-
- Membro Júnior
Pois isso ja me tinham dito que nao a posso stressar mais do que o que ela por natureza ja esta devido ao seu estado. estou a espera de segunda feira pa ir ao vet aki perto da minha kasa ver se eles tem raio x mas isso vai stressa la porque vou ter que a levar la...