Para quem acha que o cãozinho pode ir à rua sózinho...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

domingo fev 07, 2010 4:55 pm

This suggest that for dogs, the predatory sequence is not functionally motivated
Ora bolas, tanto artigo científico, tanto estudo,tanta sumidade do mundo canino e a conclusão é apenas uma sugestão?

E o completar ou não o ciclo de caça não dependerá também (digo eu, que não sou "cientista"...) da intensidade da fome que o animal tem?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo fev 07, 2010 5:38 pm

E o completar ou não o ciclo de caça não dependerá também (digo eu, que não sou "cientista"...) da intensidade da fome que o animal tem?
Zeca2, eu tb não sou cientista e o meu comentário resume-se ao que observei nos meus cães... por exemplo, o meu DA Ajax esteve sempre bem alimentado e uma vez comeu um pombo que entrou pela varanda, outra caçou uma ratazana num jardim e dispunha-se a comê-la e outra vez ainda saltou a vedação (viviamos no campo) e á noitinha encontrei-o a enterrar um pato e a minha vizinha, para além do pato, tinha duas galinhas desaparecidas, penso que as terá comido pois no dia seguinte recusou a ração.
Da gata nem vale a pena comentar as proezas, é uma caçadora nata e não tenho a miníma dúvida de que se deixada à sua sorte de fome não morreria.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

domingo fev 07, 2010 6:46 pm

Boa tarde.

Continuo à espera que a claudiaest nos venha dizer em que universidasde é licenciada em comportamento animal e qual o exame que efectuou para ser reconhecida no nosso país como treinadora de cães.

Só assim, desculpe dizê-lo é que poderei achar que seja justo vir aqui dizer que "eu é que estudei comportamento animal e vocês não".

Já perguntei isto muitas vezes e até hoje não tive resposta. Aguardo.

Aproveito para a convidar para a Western Veterinary Conference em 2011 para que a sra claudia conheça o Dr Nicholas Dodman e lhe diga na cara na minha presença que o mais conhecido e respeitado Médico Veterinário e impulsionador com comportamento animal de há 20 anos está totalmente errado sobre a caça nos animais, no respeitante ao artigo que meti mais acima.

Aproveito para dizer que não sou criador,nunca me assumi como tal nas conversas com a claudiaest nem faço parte de nenhuma matilha, como a sra clausdiaest teme em meter pessoas que discordem dela o que nada mais é que uma tremenda falta de respeito e um completo despropósito de alguem que se diz uma pessoa positiva mas que toma sistematicamente atirtudes negativas com quem comete o sacrilégio de discordar da sra. Sem falar no facto de estar sempre a dizer que anda aqui na arca somente porque lhe pedem tal...eu francamente so vejo aqui na arca, o seu gestor de site, o seu amigo de beja e agora mais outro senhor de beja...mas não vou descer ao seu nivel de o chamar de matilha como chama aos que não andam atrás das suas ideias.

Visto que sempre que lhe é apontado algo discordante das suas opiniões vem com a conversa de "eu é que estudei" quero, aliás exigo que nos diga qual a sua licenciatura no campo da saude ou comportamento animal .Já que anda sempre a atirar isto à cara da arcadenoe´´...
  "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

domingo fev 07, 2010 7:27 pm

PaulloSantos Escreveu:
LuMaria Escreveu: Não percebo em que espécie de aberracão pretendem transformar os cães.
Este é o futuro que me começa a preocupar... e preocupa-me tão ou mais que a tão malfadada humanização dos cães.
Pretende-se transformar os cães em cães que saibam viver num mundo urbano, onde uma familia é composta por gatos, chixilas, pássaros, tartarugas e cães, e todos a viver em harmonia.

Não entendo nada acerca de estudos sobre esta questão mas estou muito familiarrizado com o treino de cães de caça, e eles fazem muita coisa através do instito de presa, no entanto comer a caça não faz parte dos comportamentos que se esperam de um cão de caça, é um problema a resolver.

Eu tenho dois gatos em casa, todos os cães que vivem e venham a viver na minha casa são rotulados de problemáticos se caçarem os gatos, e para mim seria um problema comportamental grave, porque o normal cá em casa é todos viverem em harmonia.

O cão, como diz o alunobiogeo, é um alien, ou seja, foi criado pelo homem para actividades que hoje em dia são pouco valiosas para nós, nomeadamente a caça, é apenas um desporto e não uma questão de sobrevivência, se o cão do século XXI não souber viver em harmonia com várias espécies animais não tem lugar no futuro... não é um animal selvagem, não é suposto viver de forma selvagem, é um problema se o fizer, por isso resta-lhe conseguir controlar o seu instinto de presa e ultrapassar esses momentos.

Opinião do "amigo de Beja" :wink: (é giro o titulo)
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Pausanias
Membro Veterano

domingo fev 07, 2010 7:35 pm

doglover80 Escreveu: Pretende-se transformar os cães em cães que saibam viver num mundo urbano, onde uma familia é composta por gatos, chixilas, pássaros, tartarugas e cães, e todos a viver em harmonia.lugar no futuro... )
Isso não é possível a menos que se respeite e conheça o animal. Mas o assunto em questão não era esse mas sim as afirmações sobre a caça que a dºa claudia fez.
&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

domingo fev 07, 2010 7:43 pm

em relação às "habilitações" da claudia estanislau a mim nem me aquece nem me arrefece... o cão é carnivoro, predador e topo da cadeia alimentar se vivesse em liberdade no seu habitat.
foi assim que a natureza o programou e é esta a sua essência mais profunda.

os milhares de anos de simbiose com o Homem serviram para especializar esta capacidade e não para a obliterar!

e mais, quem tiver sempre presente este facto está muito mais preparado para lidar com um eventual episodio de agressividade canina. se eu conheço a força do meu cão conheço a força necessária para neutralizar a agressividade do meu cão ( e não estou a falar somente de força fisica.)

aqueles que acham que o seu canito é um "eunuco" incapaz de "fazer mal a uma mosca" ficam tão em choque no momento em que ele se passar dos carretos que quando reagirem pode ser demasiado tarde ( também para o animal.).

quando eu digo não é não, ninho é ninho, fica é fica. basta olhar nos olhos e ver quem desvia primeiro... não sou eu.
depois disso muito muito amor e mimos variados para a minha linda carnivora caçadora de felinos desprevenidos.
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo fev 07, 2010 7:59 pm

Não conseguem ter uma discussão em condições.
Desviam os assuntos para ataques de indole pessoal e nisto ficam, e repisam e voltam ao mesmo.
Isto era uma técnica que se usava na minha adolescência (nas RGA e etc), destinava-se a fazer o adversário perder a cabeça e, assim, ganhar a discussão.

Quanto ao assunto, acho realmente que o instinto predatório existe e não é um problema.
Pelo contrário, é desejável em cães de caça.
Como a maioria dos instintos dos cães, compete ao dono incentivá-lo ou redirigi-lo, pex, para ir buscar as bolinhas, ou adaptá-lo às funções que espera do seu cão.

A maioria das pessoas não quer o seu cão a matar os seus coelhos, galinhas ou patos.
No entanto, esperam que esse instinto funcione na caça ou mesmo na guarda do gado e da casa.
O meu marido, pex, conta com a Zorra para manter o quintal livre de gatos (isto aqui é zona protegida para pássaros...) e a minha avó contava com o cão para manter as raposas longe das galinhas.
Se acham que estou a fazer confusão, se calhar, tem razão.

É uma questão que eu tenho - este instinto não está directamente relacionado com a função de cão de guarda ?
Defender um território não tem a ver com defender um território de caça ?
Defender o gado não é uma extensão do mesmo conceito ?
Isto é,defender recursos alimentares essenciais, que o homem terá adaptado às suas conviniências ?
Gostava de saber...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo fev 07, 2010 8:17 pm

:o Xii... onde isto já vai....

Não vou continuar numa discussão que já não o é...

Só queria dizer o seguinte: O problema da minha cadela com os gatos e coelhos (bem como a esmagadora maioria dos cães) nada tem a ver com problemas comportamentais. Tem a ver sim com problemas de socialização, ou melhor, falta dela, perante esses animais desde cachorra. E tem a ver com características inatas da raça, tão comentadas pelos criadores da mesma: O grande instinto de presa!

Por último, queria perguntar à Cláudia se continua a achar que cães e gatos em liberdade (cães e gatos normais) ou assilvestrados são completamente inócuos na conservação da natureza, mesmo depois das fontes que coloquei.

Afinal era esse o tema inicial do tópico...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Deamon
Membro
Registado: sexta nov 17, 2006 1:34 pm

domingo fev 07, 2010 8:28 pm

fang Escreveu: Só queria dizer o seguinte: O problema da minha cadela com os gatos e coelhos (bem como a esmagadora maioria dos cães) nada tem a ver com problemas comportamentais. Tem a ver sim com problemas de socialização, ou melhor, falta dela, perante esses animais desde cachorra. E tem a ver com características inatas da raça, tão comentadas pelos criadores da mesma: O grande instinto de presa!
Não forçosamente.
Os meus cães estão todos muitíssimo bem sociabilizados com os restantes animais de casa, leia-se gatos, pássaro e ratazanas, e no entanto ai do gato ou rato ou pássaro que se cruzar com eles na rua... :wink:
sasha09
Membro Veterano
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm

domingo fev 07, 2010 8:32 pm

Concordo.

A gata da minha avó da-se perfeitamente com o periquito, inclusive, ele anda em cima da cabeça dela e ela nunca lhe deu uma unhada..No entanto, a situaçao mais normal la em casa é elas às vezes vir do quintal com um passaro na boca..
Saudações da J & Isaac
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo fev 07, 2010 8:46 pm

Deamon Escreveu:
fang Escreveu: Só queria dizer o seguinte: O problema da minha cadela com os gatos e coelhos (bem como a esmagadora maioria dos cães) nada tem a ver com problemas comportamentais. Tem a ver sim com problemas de socialização, ou melhor, falta dela, perante esses animais desde cachorra. E tem a ver com características inatas da raça, tão comentadas pelos criadores da mesma: O grande instinto de presa!
Não forçosamente.
Os meus cães estão todos muitíssimo bem sociabilizados com os restantes animais de casa, leia-se gatos, pássaro e ratazanas, e no entanto ai do gato ou rato ou pássaro que se cruzar com eles na rua... :wink:
Mas aqui, eu sei que foi.
Por volta dos 6 meses numa volta no campo capturou um coelhito e comeu-o. Só me apercebi, já só sobraram as patas traseiras.
Daí aos gatos foi um instante.
Os malamutes têm esse problema. Se não forem sociabilizados desde cachorros com outras espécies (e isto inclui ovelhas, cabras e mesmo vacas) vêm tudo como potencial presa e atacam como lobos.
No entanto vêm todos os humanos como amigos, sendo péssimos cães de guarda, pois vão com qualquer desconhecido que lhes dê confiança.

Tenho 8 animais com idades compreendidas entre os 5 e os 13 anos e nunca ameaçaram ninguem. No entanto 3 são exímios caçadores (enfim a velhota já não é por causa da PDI) e não me posso descuidar.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Pausanias
Membro Veterano

domingo fev 07, 2010 8:48 pm

Francisco.Além do teu caso posso referir ainda situações de cães assilvestrados que se uniram em matilha e caçavam de forma cooperativa e que foram uma praga no pós 2ª guerra Mundial atacando as fazendas na zona circundante de Berlim..Ainda discutimos isso em Munique na Quinta Feira e as razões do genocidio de cães após a guerra, uma das quais foi essa.
Deamon
Membro

domingo fev 07, 2010 9:01 pm

Pausanias Escreveu:Francisco.Além do teu caso posso referir ainda situações de cães assilvestrados que se uniram em matilha e caçavam de forma cooperativa e que foram uma praga no pós 2ª guerra Mundial atacando as fazendas na zona circundante de Berlim..Ainda discutimos isso em Munique na Quinta Feira e as razões do genocidio de cães após a guerra, uma das quais foi essa.
Eram cães com gravíssimos problemas comportamentais 8)
Pausanias
Membro Veterano

domingo fev 07, 2010 9:03 pm

Deamon Escreveu:
Pausanias Escreveu:Francisco.Além do teu caso posso referir ainda situações de cães assilvestrados que se uniram em matilha e caçavam de forma cooperativa e que foram uma praga no pós 2ª guerra Mundial atacando as fazendas na zona circundante de Berlim..Ainda discutimos isso em Munique na Quinta Feira e as razões do genocidio de cães após a guerra, uma das quais foi essa.
aahahahahahahahha
Deamon
Membro

domingo fev 07, 2010 9:04 pm

Pausanias Escreveu:
Deamon Escreveu:
aahahahahahahahha
Os traumas de guerra têm consequências nefastas na psique dos cães... 8)
Responder

Voltar para “Cães”