Ração PDI

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

quarta jan 27, 2010 10:59 pm

Olá a todos

Venho pedir a vossa opinião sobre rações para PDI´s...

Tenho os meus porquinhos há um ano e meio; até há cerca de três meses dava-lhes Cavia Crispy 7 Plus.
Depois, decidi mudar para Cavia Pro porque achei a ração de melhor qualidade... no entanto, além de nunca terem morrido de amores por ela (porque deixaram de poder escolher o que queriam comer), comecei a reparar ultimamente (certamente já devia acontecer antes mas não dei conta...) que eles têm alguma dificuldade a come-la. Não têm problemas de dentes e comem sempre tudo... mas fazem um esforço enorme... e realmente os granulados parecem-me muito grandes em proporção à boca.

Agora... perguntas.

1) Já alguém reparou no mesmo? :?

2) Estou agora a pensar voltar a mudar a ração, desta vez para Cavia Complete, que (segundo a publicidade) parece ser a melhor de todas e os granulados parecem mais fáceis de comer. No entanto, nem sempre tudo o que vem escrito na embalagem é verdade. Compensará mudar, ou na prática será o mesmo (diga-se de passagem que não notei nada no pelo, dentes, etc quando mudei da Crispy para a Pro...). Para quem usa a Complete, os vossos porquinhos gostam dela?

Obrigada :D
Mortinho
Membro Veterano
Registado: domingo jan 24, 2010 11:26 am

quarta jan 27, 2010 11:14 pm

eu dou cavia nature de vez enquando, como os meus pdi alimentam se exclusivamente de vegetais e ervas silvestres, só dou a nature
Carminhoss
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 10:17 pm

quarta jan 27, 2010 11:39 pm

Boa noite,

Antigamente usava uma ração da cavia que agora infelizmente não recordo o nome, sei que a minha menina não apreciava muito a parte do "produto" da ração.
Deixava sempre essa parte, não a comia.
Por isso mudei para a Cavia Crispy 7 plus e desde então não tenho tido nenhum problema. Nos entretantos adquiri uma nova porquinha, que também como muitissimo bem essa ração.
Relativamente ao facto de só dar vegetais e ervas silvestres, não complementa nem com feno?
Mortinho
Membro Veterano
Registado: domingo jan 24, 2010 11:26 am

quinta jan 28, 2010 12:16 am

era para mim?
sim dou feno, mas tava a falar na comida(ração)
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

quinta jan 28, 2010 11:51 am

Esta mudança de nomes dos produtos deixa-me toda trocada...

Eu dou sempre a mistura de duas rações: Cavia Crispy e a Antiga Duo (Agora é Cavia Pro, certo?) Como ainda tenho um resto de Cavia Complete (a da embalagem branca) também misturo essa.

Não tenho notado problemas, as minhas porquinhas começam por comer a Cavia Crispy e depois dão conta da Cavia Pro deixando para o fim a Complete :P

Mas tenho conhecimento de porquinhos que adoraram a Cavia Complete!

Já agora aproveito o tópico para perguntar:
Qual é a diferença da Cavia Crispy para a Nature?
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Ly1985
Membro
Registado: sábado out 11, 2008 3:25 pm
Localização: 4 porquinhos da Índia, 2 Esquilos Coreanos, 2 Mandarins, 1 epanhuel, 1 caniche, 1 coelho

quinta jan 28, 2010 8:22 pm

Boa noite,
eu dou aos meus cavia crispy misturando com cavia pro visto que na embalagem diz que tem dental care. Não sei até que ponto isso se aplica mas até ver não tiver problemas, eles comem bastante bem.
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

sexta jan 29, 2010 3:02 pm

Mortinho Escreveu:eu dou cavia nature de vez enquando, como os meus pdi alimentam se exclusivamente de vegetais e ervas silvestres, só dou a nature

(tu és é um ganda mentiroso é o que é) 8) 8) 8)

de-lhe versele laga a meu ver é a mistura mais completa mas como o "mortinho"disse deve compensá-lo com ervas e frutas e vegetais...
nunca esquecendo o feno...

http://cavy-psisandra.tripod.com/id1.html
<p>"ficavas mesmo bem era numa f&oacute;gueira"</p>
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

sexta jan 29, 2010 7:10 pm

Mortinho e Furanita, agradeço as vossas respostas, mas eu não tenho mesmo dúvidas no que respeita à alimentação... sei cuidar dos meus pequenotes :wink:

vim mesmo perguntar se alguém reparou numa situação do género da minha (dificuldade em comer os granulados da Versele-Laga Cavia Pro por serem muito grandes) e opiniões sobre a Cavia Complete em relação à Pro. Porque más, nenhuma das rações da Versele-Laga são... :)

A última questão prendia-se apenas com o simples facto de os porquinhos gostarem ou não da Complete, porque a maioria de nós já reparou que eles gostam mais, por exemplo, da Crispy do que da Pro. Se alguém soubesse que eles não vão muito com a Complete, eu nem mudava a ração... visto que tenho de fazer a mudança de forma gradual para evitar problemas intestinais. Depois... se eles não gostarem, tenho repetir o processo outra vez... e não sei até que ponto estas trocas e baldrocas seriam muito saudáveis...

Obrigada a todos por partilharem a vossa opinião :wink:
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

sábado fev 06, 2010 11:07 pm

LiveToRock Escreveu:Mortinho e Furanita, agradeço as vossas respostas, mas eu não tenho mesmo dúvidas no que respeita à alimentação... sei cuidar dos meus pequenotes :wink:

vim mesmo perguntar se alguém reparou numa situação do género da minha (dificuldade em comer os granulados da Versele-Laga Cavia Pro por serem muito grandes) e opiniões sobre a Cavia Complete em relação à Pro. Porque más, nenhuma das rações da Versele-Laga são... :)

A última questão prendia-se apenas com o simples facto de os porquinhos gostarem ou não da Complete, porque a maioria de nós já reparou que eles gostam mais, por exemplo, da Crispy do que da Pro. Se alguém soubesse que eles não vão muito com a Complete, eu nem mudava a ração... visto que tenho de fazer a mudança de forma gradual para evitar problemas intestinais. Depois... se eles não gostarem, tenho repetir o processo outra vez... e não sei até que ponto estas trocas e baldrocas seriam muito saudáveis...

Obrigada a todos por partilharem a vossa opinião :wink:
Eu dou aos meus Cavia Pro, inclusive aos pequeninos desde que nasceram, nunca tiveram problemas em comer a ração! Junto um bocadinho de Cavia Nature ou da Crispy, só mesmo como mimo! Posso dizer que marcha tudinho, quer de uma, quer de outra! :D

Nunca lhes dei a Complete, difere muito da Pro em termos nutricionais?
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

segunda fev 08, 2010 3:07 am

VanesIsa Escreveu:
A Complete é o topo de gama da Versele-Laga :wink:
O problema é que os meus realmente não apreciam muito a ração, acho que precisamente pelas dimensões... :lol: Dou Cavia Crispy Extra Vit. C :wink:
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
VanesIsa
Membro Veterano

segunda fev 08, 2010 1:28 pm

Di1975 Escreveu:
VanesIsa Escreveu:
A Complete é o topo de gama da Versele-Laga :wink:
O problema é que os meus realmente não apreciam muito a ração, acho que precisamente pelas dimensões... :lol: Dou Cavia Crispy Extra Vit. C :wink:
Disseram-me que a Pro era a melhor! :? Agora já estou na duvida...
Na vossa opinião, qual a ração ideal para os PDI?
Eu normalmente tenho em casa 2 sacos, uma Crispy ou Nature e a Pro! O ideal é mudar da Pro para a Complete?

Di1975, não apreciam qual ração? A Pro ou a Complete?
Mezdhal
Registado: domingo jan 31, 2010 11:09 pm

segunda fev 08, 2010 2:21 pm

Eu pessoalmente acho que a melhor de todas é a Supreme Gerty Guinea Pig. Mas é mais cara que a generalidade das marcas.
VanesIsa
Membro Veterano

segunda fev 08, 2010 11:20 pm

Mezdhal Escreveu:Eu pessoalmente acho que a melhor de todas é a Supreme Gerty Guinea Pig. Mas é mais cara que a generalidade das marcas.
Nunca vi à venda... :? Só há online ou costuma haver também nas lojas de animais?
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça fev 09, 2010 3:21 am

recentemente experimentei uma marca nova, a vitapol. Em termos de composição parece-me bastante completa e eles adoraram. Alguém tem algum feedback? Normalmente misturo duas rações da verselle laga, uma delas de coelho anão porque traz algumas coisas que eles adoram beliscar. E as composições não diferem muito. Espero não estar a fazer nenhuma asneira:S
Riscas007
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm

segunda dez 27, 2010 3:47 pm

Actualmente estou a dar a ração Cavia Crispy.
No entanto reparei que esta tem 200mg/kg de Vit C.

Ao contrário, a Cavia Pro tem 3500mg/kg de Vit C (vi no site da Versele-Laga).

Será que a Vit C da Cavia Crispy é suficiente?

Perto de mim não encontrei a Cavia Pro e também não sei se deva mudar...
Responder

Voltar para “Exóticos”