Alguns conselhos para quem dá animais de Raça e ou SRD's!!!

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

sexta abr 24, 2009 11:55 am

liliflor Escreveu:Olá a todos! :D
Tenho uma questão a colocar: Sempre ouvi dozer que as cadelinhas deveriam fazer pelo menos uma ninhada, por questões de saúde. A procriação é, na verdade, o fim último de todas as espécies, é uma necessidade fisiológica. Não acham cruel proibir-se as cadelinhas de fazerem as suas ninhadas? Eu penso fazer uma com a minha Luna, e darei os cachorrinhos a amigos, não os venderei porque não faço negócio com a minha Luna!
Não , agora pense que dessa ninhada vao nascer mais umas poucas femeas que vao ser dadas a amigos, que por sua vez vao ter ninhadas para "dar" aos amigos do amigo e que por sua vez...nunca mais saiamos daqui :roll: , está a ver no que isso vai dar, naquilo que acaba por ver aqui neste subforum todos os dias.
Pense nisso e pense se vai gostar de ver por aqui algum neto ou primo da sua cadelinha, que possivelmente já tem netos ou primos que já nem sao yorks, chamados os "indefenidos" :wink:
omaha2pt
Registado: quinta fev 04, 2010 2:58 am

sexta fev 05, 2010 3:44 pm

Boa noite ou bom dia a todos.

Peço desculpa por repetir aqui o teor da minha primeira mensagem noutro sub-forum, mas passados alguns dias não obtive resposta, não sei se terei postado no local errado. Cá vai.
Preciso do vosso aconselhamento.

Estou a 2 passos de "regressar" ao estrangeiro, ao fim de alguns anos frustrantes de tentar viver no país onde nasci.

Tenho 5 cães - 1 acolhido na Ramada (Odivelas), que tinha sido abandonado pelo método clássico, mais uma cadela e 3 dos seus filhotes, porque ela (vadia ou abandonada) pariu a sua ninhada no meu terreno.
Como devem imaginar, abandoná-la e aos seus filhotes à sua sorte estava fora de questão.

Agora o meu problema: a adicionar à previsível dificuldade ou lentidão do processo de encontrar novos donos, acresce que por fazer "as malas de cartão" já não estarei cá para fazer o acompanhamento pós-entrega que a Leo tão vividamente nos aconselha.
Primeiro pensei levá-los comigo, mas ao avaliar o processo de importação para o país de destino, acabei por me render à evidência que é praticamente inviável, uma autentica dor de cabeça - a multiplicar por 5.

Assusta-me a ideia de entregar qualquer um deles ao adoptante "errado". Mesmo que os entregue bem, fico com uma sensação de abandono/traição para com cada um deles.

Gostaria de pedir a vossa ajuda/aconselhamento para o meu caso: como entregar os animais com confiança de que estarão bem entregues, sendo que não estarei cá para os acompanhar?

Ainda não criei os respectivos petsites, mas fá-lo-ei o mais breve possível.

Obrigado.
Vasco
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado fev 06, 2010 11:13 pm

Que validade tem perante a lei estes contratos escritos que referem?
Parece-me que absolutamente nenhum....ou seja, se querem ter a certeza que os animais não vão procriar, entreguem os animais esterilizados e pronto.
Eu pessoalmente não admitiria que ninguém me viesse agora exigir "não autorizo que faça assim ou assado. Quem vai buscar um animal abandonado para lhe dar a oportunidade de um lar, especialmente um rafeiro, podendo ir comprar um de raça, não me parece que goste de ouvir destas.... Ou aceita castrado ou não aceita.
Se eu estivesse nas adopções, não entregava nenhum bicho sem ser esterilizado, macho ou fêmea. Mas ninguém pode exigir um contratos desses porque é completamente inofensivo....
Já fui buscar animais de raça e o LOP veio. Se vou buscar um animal que está a precisar urgentemente de dono, com anúncios de urgente e depois não me dão o LOP porquẽ? E veio porque eu o pedi e olhem que a mim não me vinham com fotocópias para entreter.. Vou buscar um bicho para o tirar da morte, vou investir tempo, cuidados e sentimentos e dão-me uma fotocópia como se eu fosse fazer criação de vão de escada? É ridículo, mais vale dizer que o animal não sai sem ser esterilizado e que se pede uma ajuda para tal.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo fev 07, 2010 11:22 am

Cara mosli, por acaso sabe para que serve o documento do LOP?
Resumidamente vou explicar-lhe:

Serve para criadoes e para compradores da raca, terem a certeza do que valeu o seu esforco (no caso dos criadores) e o dinheiro dispendido (no caso dos compradores) na aquisicao do animal, tal como uma garantia de que determinada mercadoria que se compre, deve ter o comprovativo da compra para usufruir da garantia da marca pelo que pagou.

Numa DOACAO/ENTREGA DE SERES VIVOS; ANIMAIS, "PARA MIM, como opiniao minha, ja pia diferente e pianinho", nao deve existir NUNCA o factor FAVOR mas sim o factor "amor, dedicacao, gosto pelos animais em geral"! E, a cavalo dado nao se olha a dente...! E, se quem adopta entende que esta a "fazer um favor", e nao que esteja a adoptar por "amor", entao e mesmo de desconfiar nessa entrega; doacao...! Adopcoes por favor, ou por vaidade, "thanks but no thanks"!
Ao demais, se como refere e bem que: todos devam ser entregues CASTRADOS, entao qual a paranoia do original do Documento do LOP?
Sabe, existe gentalha para tudo. Existem os que adoptam Originais dos LOPs para os passear no bolso para "Status" e o animal passa a um bem menor...! E, existem os que apos adoptarem os originais dos LOPs fazem negocio, tanto com os ditos como com os animais que "adoptaram" porque lhes foi facultado, pelo doador, a "bela oportunidade desse negocio", ao entregar um animal de raca pura com o tao desejado LOP Original, para o "adoptante encaixilhar e decorar as paredes da casa na falta de quadros"!

Posto isto, num caso de animal de raca PURA, para mais CASTRADO, e no minimo suspeitavel e ridicula a exigencia do documento original do LOP, especialmente se essa exigencia for acompanhada de chantagem de adoptar o animal so se trouxer o papelinho de "ouro...", que podera servir para decoracao das paredes, para alimentar egos" ou para fazer uns trocos...

Ainda, sendo que participa num forum PUBLICO em beneficio dos ANIMAIS e se "alvitra" a favor DELES; ANIMAIS, entao nao faz sentido ALGUM que, NUM FORUM PUBLICO, portanto ABERTO a todo o tipo de gente, venha tentar dar "tanto conhecimento", PUBLICO, da pouca ou nula validade dum contrato de adopcao; vulgo: Termo de Responsabilidade, colocando em discredibilidade dos que se esforcam para os entregar a bons lares e pondo em causa o futuro do proprio animal.

Agora, para o senhor omaha2pt :

Se a entrega aos novos donos for efectuada com "cabeca, tronco e membros...", com tempo e ponderacao, alem de que se puder ter por ca alguem (amigo, familiar, colega, et...) que acompanhe essa adopcao por algum tempo, sempre ficara mais descansado...! E, ja agora, desejo-lhe que nao se cruze com alguem de chantagens...

Boa sorte e aconselho-o a que comece, atempadamente, a divulgar os animais.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo fev 07, 2010 11:51 am

moslie Escreveu:Quem vai buscar um animal abandonado para lhe dar a oportunidade de um lar, especialmente um rafeiro, podendo ir comprar um de raça, não me parece que goste de ouvir destas....

Se não gosta tem bom remédio vai então comprar. Pessoa que me dissesse que estava a fazer um favor por adoptar um cão rafeiro bem podia calçar os patins e ir fazer favores para outro lado.

E uma das validades do papel é eu poder recuperar o animal em caso de maus tratos ou negligência.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
moslie
Membro Veterano

domingo fev 07, 2010 5:24 pm

Sei perfeitamente o que é um LOP e pessoalmente tive sempre muito orgulho nos "pergaminhos " dos meus cães. Fiz mal? Acho que mau é tratá-los mal ou adoptar animais de raça com o fito de criação amadora. Se o animal está esterilizado, qual o problema do LOP? A pessoa não tem direito a ele porque se deu ao luxo de ter de graça um cão de raça, ou porque devia ter preferido um rafeiro com menos hipóteses de adopção?
Até parece que é pecado ter vaidade porque o nosso cão é um bom exemplar, seja ele adoptado ou comprado! Vocês falam como se o LOP fosse um estigma!

O que vale mesmo para mim, como segurança não são papéis, é chipar e esterilizar, e sem isso não pôr um animal nas mãos de ninguém. E explicar que o chip monitoriza uma posse responsável, ou seja, se a pessoa um dia se lembra de abandonar o animal, não vai poder dizer que não é dela....
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda fev 08, 2010 12:21 am

moslie Escreveu:Sei perfeitamente o que é um LOP e pessoalmente tive sempre muito orgulho nos "pergaminhos " dos meus cães
Nao, nao sabe absolutamente! Porque se soubesse nao se ridicularizava...
moslie Escreveu: (...)Já fui buscar animais de raça e o LOP veio. Se vou buscar um animal que está a precisar urgentemente de dono, com anúncios de urgente e depois não me dão o LOP porqu&#7869;? E veio porque eu o pedi e olhem que a mim não me vinham com fotocópias para entreter.. Vou buscar um bicho para o tirar da morte, vou investir tempo, cuidados e sentimentos e dão-me uma fotocópia como se eu fosse fazer criação de vão de escada? É ridículo, mais vale dizer que o animal não sai sem ser esterilizado e que se pede uma ajuda para tal.
Ok, ok, ja todos perceberam que vai buscar caes com o LOP... resta saber se comprados ou adoptados? E que entre comprar e adoptar, vai uma grande diferenca.
Exigencia do Original do LOP num animal que adopte e ainda por cima castrado, so prova que nao sabe para que serve o Boletim! A menos que seja das que adopta ou compra para lhe servir de prova de status aos amigalhacos?!

Ter-se orgulho nos animais que se possua, sejam de raca ou nao, e uma coisa. Possui-los por vaidade e outra!

Ainda, se nao entende a lingua mae, leia tantas vezes quantas as necessarias ate que entenda, ja que nunca fui boa desenhadora...:
leonildecarvalho Escreveu:(...)se como refere e bem que: todos devam ser entregues CASTRADOS, entao qual a paranoia do original do Documento do LOP?
Sabe, existe gentalha para tudo. Existem os que adoptam Originais dos LOPs para os passear no bolso para "Status" e o animal passa a um bem menor...! E, existem os que apos adoptarem os originais dos LOPs fazem negocio, tanto com os ditos como com os animais que "adoptaram" porque lhes foi facultado, pelo doador, a "bela oportunidade desse negocio", ao entregar um animal de raca pura com o tao desejado LOP Original(...)
moslie Escreveu:(...) A pessoa não tem direito a ele porque se deu ao luxo de ter de graça um cão de raça, ou porque devia ter preferido um rafeiro com menos hipóteses de adopção?
Até parece que é pecado ter vaidade porque o nosso cão é um bom exemplar, seja ele adoptado ou comprado! Vocês falam como se o LOP fosse um estigma!
Mais uma "vezinha", pela falta do desenho... :lol: :
leonildecarvalho Escreveu:(...)E, existem os que apos adoptarem os originais dos LOPs fazem negocio, tanto com os ditos como com os animais que "adoptaram" porque lhes foi facultado, pelo doador, a "bela oportunidade desse negocio", ao entregar um animal de raca pura com o tao desejado LOP Original

moslie Escreveu:(...)]b]é chipar[/b] e esterilizar, e sem isso não pôr um animal nas mãos de ninguém. E explicar que o chip monitoriza uma posse responsável, ou seja, se a pessoa um dia se lembra de abandonar o animal, não vai poder dizer que não é dela....
E, o assunto do chip...e outro que tal...que dava pano para mangas se eu tivesse a paciencia de lhe conseguir explicar. Mas como ja percebi que so com desenhos la vai, nao o consigo fazer. Ate este seu paragrafo prova que esta a Anos Luz da infeliz e actual realidade que envolve os chips, vulgo; identificacao electronica, neste nosso "Potugalito"!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda fev 08, 2010 1:40 am

:o

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuMaria
Membro Veterano

segunda fev 08, 2010 11:50 am

Básicamente quem dá um animal para adopção escolhe o seu método e só aceita quem quer.
No entanto não posso deixar de achar desprezivel que quem adopta um animal, ainda para mais um rafeiro, ache que seja um favor e como tal toda e qualquer imposição seja ridicula.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
moslie
Membro Veterano

segunda fev 08, 2010 11:01 pm

O chip não funciona? Não vale a pena chipar?
No Canadá vale a pena e cá pelo que sei também. Vários amigos meus e família chiparam os cães, confirmaram nos serviços oficiais, estão lá os dados todos, não funciona porquê?
LuMaria
Membro Veterano

terça fev 09, 2010 12:31 am

Oh moslie desculpe lá, que segurança traz o chip a um animal abandonado? E em que é que o chip contribui para que o animal volte a quem o deu para adopção? Está a embirrar porque sim ou ficou com o LOP no goto?
E essa do Canadá vem a propósito do quê?
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça fev 09, 2010 12:43 am

O chip é melhor do que nada, mas a verdade é que para pouco serve. E para não se encontrar os donos dos animais às vezes leva a que tentem retirá-lo golpeando o pescoço dos pobres cães.

Por outro lado: tenho cá uma pendura que foi abandonada a meio de Dezembro e que foi agora apanhada e esterilizada antes que se enchesse com uma barrigada de cachorros. Na altura viu-se que tem chip, e foi-se à procura do "dono" que consta da base de dados. É um caçador, que primeiro alegou que ela lhe fugira assustada com os disparos, durante uma partida de caça em Outubro e bastante distante daqui. Depois, meteu os pés pelas mãos e acabou por contar que a tinha dado a um conhecido, caçador como ele, mas que depois nunca mais tinha falado com este nem soubera mais da cadelita.

O que só prova que mesmo com chip eles são abandonados, os números de telefones inactivos e as moradas falsas são mais do que muitas.

Um pormenor anedótico nesta história: a cadela figura na base de dados como sendo uma setter inglesa, só que a pobre não chega aos 40 cm de altura e pesa sete quilos...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
moslie
Membro Veterano

terça fev 09, 2010 9:15 am

Mencionei o Canadá porque vivi lá alguns anos e o chip é muito usado, lá há uma base de dados onde para além dos dados dos animais chipados, entram os das tatuagens, da impressão do focinho e do DNA porque há animais muito valiosos de quem os donos fazem registo de DNA. Quando se perde ou é roubado, não é preciso procurar em vários locais diferentes, está tudo ali.
Todos os países que divulgam o chip concluiram que é dos melhores métodos para responsabilizar as pessoas e impedir o abandono e os roubos, não me digam que cá não funciona!. Tive PA tatuados na orelha, as pessoas acham que dá trabalho, dói, etc. estou a ver que cá, tudo o que seja meter ordem nos procedimentos, as pessoas não gostam...
LuMaria
Membro Veterano

terça fev 09, 2010 9:29 am

moslie Escreveu: não me digam que cá não funciona!.

Não funciona não.
Volto a perguntar, que beneficio traz o chip a um animal que foi abandonado? Em que medida o chip o devolve à pessoa que o deu para adopção?
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça fev 09, 2010 10:43 am

Como o que fica registado no chip são os dados do dono do animal, este é sempre devolvido a quem figura na base de dados. A restante história fica omissa.

Portanto, através desse registo nunca se chega a quem deu ou vendeu o animal, a não ser que essa pessoa o tenha chipado anteriormente e depois não proceda à mudança de propriedade, como parece ter acontecido com a minha pendura, a acreditar no tal caçaddor.

O próprio sistema de registo tem deficiências de base, por isso é que o chip não serve para muito, embora seja melhor do que nada.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”