Cães na Auto-Estrada - o que fazer

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

terça fev 09, 2010 9:31 am

Não é um pedido de auxilio, mas sim uma informação a quem se depare com esta situação e não saiba o que fazer.
A semana passada vi dois cães em plena auto-estrada. Debati-me entre parar ou não, eram cães de grande porte e não tinha possibilidade de os recolher aos dois.
Portanto, liguei para o canil, que me disse que ia contactar com a Brisa, pois era a única entidade com autoridade para ir buscar os cães à Auto-Estrada.
Peripécias passadas, eis o que se deve fazer:
Efectivamente a Brisa é a entidade que recolhe os animais na Auto-Estrada, contudo, (e esta informação eu não a sabia), a GNR é a única entidade com poder para cortar o transito na mesma.
Por isso, se algum dia eu voltar a deparar-me com esta situação, a primeira coisa que faço é ligar para a GNR, de modo a que possam ir cortar o trânsito, para poder proceder à recolha dos animais, e evitar que os mesmos sejam atropelados.
Fica a informação dada pela propria GNR quando chegou ao local.
Só é de lamentar que os serviços envolvidos, Canis e Brisa, não tenham o discernimento de nos prestar estas informações quando contactamos com eles.
Claudiaest
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 11:15 am
Localização: Tó, Matilde, Ruppert, Hector, Jaime, Sofia, Joel, Safira

terça fev 09, 2010 9:53 am

também não sabia disso, é de facto uma valiosa informação.

Obrigada
<p>"mostra-me o teu c&atilde;o, dir-te-ei quem &eacute;s" </p>
<p>Claudia Estanislau </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com">http://chamaram-mesafira.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://caosciencia.blogspot.com">http://caosciencia.blogspot.com</a> </p>
<p><a href="http://caoacorrentado.blogspot.com/">ht ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.itsallaboutdogsforum.net"></a></p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça fev 09, 2010 10:14 am

cbraga Escreveu:Não é um pedido de auxilio, mas sim uma informação a quem se depare com esta situação e não saiba o que fazer.
A semana passada vi dois cães em plena auto-estrada. Debati-me entre parar ou não, eram cães de grande porte e não tinha possibilidade de os recolher aos dois.
Portanto, liguei para o canil, que me disse que ia contactar com a Brisa, pois era a única entidade com autoridade para ir buscar os cães à Auto-Estrada.
Peripécias passadas, eis o que se deve fazer:
Efectivamente a Brisa é a entidade que recolhe os animais na Auto-Estrada, contudo, (e esta informação eu não a sabia), a GNR é a única entidade com poder para cortar o transito na mesma.
Por isso, se algum dia eu voltar a deparar-me com esta situação, a primeira coisa que faço é ligar para a GNR, de modo a que possam ir cortar o trânsito, para poder proceder à recolha dos animais, e evitar que os mesmos sejam atropelados.
Fica a informação dada pela propria GNR quando chegou ao local.
Só é de lamentar que os serviços envolvidos, Canis e Brisa, não tenham o discernimento de nos prestar estas informações quando contactamos com eles.
Eu já sabia desta informação, mas acredite que é uma missão quase impossível conseguir convencer a GNR a cortar o trânsito de uma AE só por causa de 2 cães. Quanto muito tentam atrair os cães para a berma e condicionar o trânsito na medida do possível, e mesmo assim é preciso que os cães se mantenham no mesmo local, e como isso é utópico, pois os cães assustados não ficam ali parados à espera do canil, a solução passa por contar com o factor sorte e rezar para que a Brisa chegue depressa... :roll:
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça fev 09, 2010 10:54 am

Já vi não só cães como animais de maior porte como carneiros. Duvido muito que a GNR se disponha a cortar o trânsito para recolher cães, numa das situações que vi, o cão corria junto aos separadores e um funcionário tentava apanhá-lo, um pesadelo!
Só o tempo de chegar a GNR, onde já iam parar os cães....
É muito complicado parar e tentar agarrar os animais, já viram bem o que pode acontecer?
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

terça fev 09, 2010 12:39 pm

Ralmente duvido muito que a GNR corte a estrada, ´so se for com o medo de haver danos amteriais, pessoas feridas, etc, preocupados com os cães não o fazem.

Por outro lado a Brisa não tem materiais apropriados para a recolha de cães, aliás nem a maioria dos canis municipais, que fazem recolha, não têm redes, laços, etc, etc. Se os cães forem dóceis apanham-nos, mas na maioria das vezes estão assustados e não conseguem... outra coisa que não tem explicação neste pais, as pessoas que recolhem cães vádios não têm materiais nem carrinhas próprias para o efeito, não estão disponivei em tempo util, nem minimamente motivados... bem se formos ver bem nem os canis municipais têm licenciamento... nem um em Portugal.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça fev 09, 2010 12:51 pm

Tanto quanto sei por experiências alheias (não tenho carro, por isso não ando em auto-estradas), os funcionários que a Brisa envia limitam-se a enxotar e/ou levar os cães para longe, para tão longe quanto possível.

A GNR também só aparece a parar o trânsito quando se trataa de animais de grande porte, como cavalos e vacas, ou mesmo ovelhas. Cães não merecem a deslocação, quanto mais o trabalho de fazer parar os carros... Se algum cão for atropelado e ficar ali no meio da estrada, todos os carros lhe passarão por cima até que alguém mais piedoso se arrisque à multa, estacione na berma e vá arrastar o corpo para fora da faixa de rodagem, o que é de todo incomum entre nós, como se sabe.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça fev 09, 2010 12:59 pm

Convem lembrar que alem de não ser permitido parar na auto estrada, é EXTREMAMENTE PERIGOSO.
Quando vemos algum animal na auto estrada, que por si só é uma situação de perigo iminente, deve-se sim contactar a GNR. E acredito que a mesma actue de imediato porque é uma situação que pode desencadear outras mais graves.
Não devemos , por sistema, duvidar de tudo. Porque se vamos a pensar, " ah, não vale a pena chamar a GNR , porque não fazem nada ", das duas uma: ou , " com muita pena" seguimos em frente e sabe-se lá o que poderá acontecer. É que , e desculpem a frieza, a morte do animal é o que de menos pode acontecer em relação a acidentes que se possam dar . Ou , como bons "tugas" decidimos agir por conta própria e ... seja o que Deus quiser.
Resumindo : é uma situação perigosa que deve ser resolvida pelas autoridades competentes.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LuluB
Membro Veterano

terça fev 09, 2010 1:11 pm

nicasxi Escreveu:Convem lembrar que alem de não ser permitido parar na auto estrada, é EXTREMAMENTE PERIGOSO.
Quando vemos algum animal na auto estrada, que por si só é uma situação de perigo iminente, deve-se sim contactar a GNR. E acredito que a mesma actue de imediato porque é uma situação que pode desencadear outras mais graves.
Não devemos , por sistema, duvidar de tudo. Porque se vamos a pensar, " ah, não vale a pena chamar a GNR , porque não fazem nada ", das duas uma: ou , " com muita pena" seguimos em frente e sabe-se lá o que poderá acontecer. É que , e desculpem a frieza, a morte do animal é o que de menos pode acontecer em relação a acidentes que se possam dar . Ou , como bons "tugas" decidimos agir por conta própria e ... seja o que Deus quiser.
Resumindo : é uma situação perigosa que deve ser resolvida pelas autoridades competentes.
Absolutamente verdade, mas eu eu falei apenas em função da experiência de conhecidos e amigos. Enquanto a GNR não chega, e por vezes demora bastante, os cães andam desnorteados pelo meio da estrada e pondo em risco os automobilistas que passam, e nessas alturas pensa-se menos na vida dos animais do que nas consequências que a sua presença pode implicar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça fev 09, 2010 1:48 pm

Brisa é responsável por animais que tenham ido parar á autostrada (vivos). Desde que seja numa área sua claro. Tem de enviar alguém para retirar o animal do local.
Edit: aliás é do interesse deles fazê-lo uma vez que se houver um acidente podem ser responsabilizados por falta de segurança (redes ou muros). No entanto usam quase sempre a brilhante desculpa de que o cão foi ali largado pelos donos, por muito sádico que possa parecer.
LuluB
Membro Veterano

terça fev 09, 2010 1:54 pm

Infelizmente não é tão desculpa como isso, acontece muitíssimas vezes, por muito sádico que nos possa parecer...
<p>&nbsp;</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça fev 09, 2010 2:09 pm

LuluB Escreveu:Infelizmente não é tão desculpa como isso, acontece muitíssimas vezes, por muito sádico que nos possa parecer...
sim mas eles usam isso como desculpa independentemente de ser ou não verdade.
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

terça fev 09, 2010 4:38 pm

Por vezes falta-nos saber de quem é responsavel e porquê.
Eu se soubesse, tinha parado no posto da GNR, que por acaso era logo à saída da auto-estrada, e não teria saído de lá sem que eles fossem ao local, e eu teria ido também, claro, e nessas circunstâncias até tivesse trazido os cães no meu carro, desde que eles tivessem tomado o controlo de trafego.
A nossa infelicidade, e a dos animais que passam por estas situações, é não sabermos como funcionam as coisas neste país.
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

terça fev 09, 2010 5:50 pm

se não souberem o numero da GNR do locar onde se encontram, liguem para o 112 que a chamada é imediatamente reencaminhada! :wink:
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta fev 10, 2010 4:16 pm

omegaa Escreveu:se não souberem o numero da GNR do locar onde se encontram, liguem para o 112 que a chamada é imediatamente reencaminhada! :wink:
Foi exactamente isso que ouvi dizer há dias no telejornal, para se fazer nas auto-estradas :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
valeska
Membro
Registado: segunda fev 15, 2010 7:45 pm

terça fev 16, 2010 1:56 pm

Vou contar aqui uma situação que se passou comigo há muitos anos atrás...

Uma bela noite, (22h...)ía em plena A5 sentido Carcavelos/Cascais e quase na saída para Alcabideche está um jipe da GNR e 1 dos GNRs a fazer sinalização para abrandar...Quando vejo não 1,nem 2,nem 3...Eram 4 vacas em plena saída da A5 e 2 GNRs a tentarem fazer o laço com uma corda e a enxotarem as vacas para o monte de onde tinham rebentado a cerca e fugido...

Só vos digo que ao fim de 20 minutos era Brisa,BT e GNR a bloquearem a estrada com os carros para não entrarem para a via... :lol:

Por sorte nenhum humano,nem nenhuma vaca ficaram feridos e não houve danos materiais...até porque alguém alertou o sr. do monte e ele foi buscar as vacas... :roll:

Aqui está um exemplo como às vezes também temos que ajudar a própria autoridade,pois eles também às vezes são poucos para os pedidos de ajuda... :wink:
Responder

Voltar para “Cães”