Boas,
Para o fundo da gaiola da minha chinchila uso granulado 100% de fibras organicas.
Gostava de saber o que posso em vez deste granulado usar apenas aparas de madeira no fundo e deixar num tabuleiro este granulado como casa de banho?
Fundo da gaiola para uma chinchila
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda nov 16, 2009 1:40 am
Boas
Isso depende muito do que estejas disposto a gastar em €, porque existem N de coisas que podes usar no fundo da gaiola, Exemplos
Aparas Prensadas De Madeira
Lascas De Pinho
Litter De Pinho Fino
Palha
Eu uso nas gaiolas das minhas Chinchilas, Bento Kronen Nature da Versele-Laga (é uns pedaços de madeira revestidos que absorvem todo o tipo de liquidos que possam cair no fundo da gaiola)
Cumprimentos
Isso depende muito do que estejas disposto a gastar em €, porque existem N de coisas que podes usar no fundo da gaiola, Exemplos
Aparas Prensadas De Madeira
Lascas De Pinho
Litter De Pinho Fino
Palha
Eu uso nas gaiolas das minhas Chinchilas, Bento Kronen Nature da Versele-Laga (é uns pedaços de madeira revestidos que absorvem todo o tipo de liquidos que possam cair no fundo da gaiola)
Cumprimentos
-
- Membro Júnior
Boas
Esqueci-me de te referir uma coisa importanticima, NUNCA UTILIZES AREIA DE GATO NO FUNDO DA GAIOLA DA TUA CHINCHILA. A Chinchila fica sujeita a muitos problemas respiratórios e não tira total proveito da areia para os banhos (confunde muito a areia do fundo com a areia de banhos)
Cumprimentos
Esqueci-me de te referir uma coisa importanticima, NUNCA UTILIZES AREIA DE GATO NO FUNDO DA GAIOLA DA TUA CHINCHILA. A Chinchila fica sujeita a muitos problemas respiratórios e não tira total proveito da areia para os banhos (confunde muito a areia do fundo com a areia de banhos)
Cumprimentos
-
- Membro Júnior
Boas
Essa pergunta já não te sei responder porque o meu conhecimento não contempla madeiras e eu tambem nunca utilizei desses fundos, eu sempre utilizei este granulado de madeira absorvente. Talvez se procurares numa loja especializada dicipas todas as duvidas porque ai podes lêr nas embalagens os seus componentes etc.
Cumprimentos
Essa pergunta já não te sei responder porque o meu conhecimento não contempla madeiras e eu tambem nunca utilizei desses fundos, eu sempre utilizei este granulado de madeira absorvente. Talvez se procurares numa loja especializada dicipas todas as duvidas porque ai podes lêr nas embalagens os seus componentes etc.
Cumprimentos
Pinho e cedro é tóxico, não aconselho.
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo fev 17, 2008 11:07 pm
Pode utilizar o Pinho à vontade, sem qualquer problema. O Cedro realmente não pode utilizar. As aparas podem ser de pinho, mas se puderes dispender mais alguns €, o melhor é mesmo os rolinhos de madeira prensada, pois faz menos pó.
Para as chinchilas o pinho não é tóxico. Aliás, é a melhor madeira, na minha modesta opinião.Kathamina Escreveu:Pinho e cedro é tóxico, não aconselho.

Vivendo e aprendendo... deduzo que o pinho e o cedro são tóxicos para as ratazanas, certo? Mais uma coisinha para acrescentar à lista, para quando tiver as minhas próprias ratz (hei-de ter, nem que seja daqui a 20 anos!).
Sim, peço desculpa de estar a fazer confusão entre as espécies, realmente baseei-me nas ratz quando teci o meu comentário.GSfanatic Escreveu:Para as chinchilas o pinho não é tóxico. Aliás, é a melhor madeira, na minha modesta opinião.Kathamina Escreveu:Pinho e cedro é tóxico, não aconselho.![]()
Vivendo e aprendendo... deduzo que o pinho e o cedro são tóxicos para as ratazanas, certo? Mais uma coisinha para acrescentar à lista, para quando tiver as minhas próprias ratz (hei-de ter, nem que seja daqui a 20 anos!).

GSfanatic e para os coelhos, no entanto muitas pessoas defendem que 100% pinho em pellets (tipo os que usamos nos recuperadores de calor/salamandras, etc...) perdem os fenóis e óleos naturais que provocam essa toxicidade que ocorre quando em contacto a urina.
Isto ocorre quando são processadas para ficar com aquela forma de rolos prensados ( têm que ir a um forno especifico a elevada temperatura, pelo menos foi o que li)... foi só 1 acréscimo... cá não arrisco nada
, não vá estar a pedir chatices para os meus pequenos.
Das madeiras duras o carvalho também é tóxico, de resto não sei ^^.
Isto ocorre quando são processadas para ficar com aquela forma de rolos prensados ( têm que ir a um forno especifico a elevada temperatura, pelo menos foi o que li)... foi só 1 acréscimo... cá não arrisco nada

Das madeiras duras o carvalho também é tóxico, de resto não sei ^^.
-
- Registado: terça fev 02, 2010 7:42 pm
O melhor para o fundo na minha opinião são lascas de pinho seco não tratado... podes encontrar na pet4you.. aqui fica o link:
http://pet4you.net/index.php/roedores/h ... paras.html
Espero ter ajudado
http://pet4you.net/index.php/roedores/h ... paras.html
Espero ter ajudado

-
- Membro
- Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
- Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr
Ora Boas
Na minha opinião o melhor litter para chinchilas é um combo que eu costumo usar, mas sai mais caro:
Tronquitos + Aparas de Madeira
Se tivesse de escolher apenas um litter, iria para os tronquitos, absorvem muito bem a urina e os cheiros absorve moderadamente.
Claro que com uma correcta higiene da gaiola, nem se sente cheiro nenhum.
Tambem há os cornscubs, que são os restos do milho, mas esses penso que não absorvem muito bem a urina e os cheiros.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Na minha opinião o melhor litter para chinchilas é um combo que eu costumo usar, mas sai mais caro:
Tronquitos + Aparas de Madeira
Se tivesse de escolher apenas um litter, iria para os tronquitos, absorvem muito bem a urina e os cheiros absorve moderadamente.
Claro que com uma correcta higiene da gaiola, nem se sente cheiro nenhum.
Tambem há os cornscubs, que são os restos do milho, mas esses penso que não absorvem muito bem a urina e os cheiros.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p> - Gigi & Tico ( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozigótico )</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
<p> - Gigi & Tico ( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozigótico )</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
Oi,
eu sempre usei aparas porque nem em todas as lojas se encontram outras forragens, mas há pouco tempo a minha chinchila andava a lacrimejar muito e o meu vet disse que podia ser dos dentes, apesar de não estarem muito grandes, e como eu tinha de viajar ele aconselhou-me a procurar outra opinião no país para onde eu ía e depois fazer o tratamento. Ora a conclusão que o 2º vet chegou foi que seria uma conjuntivite provavelmente provocada pela forragem de aparas de madeira. Na altura até levei dentro da transportadora e após análise verificou-se que tem pós muito finos que provocam irritabilidade aos animais.
Aconselhou-me a mudar para algo como os rolinhos de madeira prensada e é uma boa opção, até penso que é mais fácil de limpar, absorve melhor, só que sai um bocadinho mais caro e é mais dificil de encontrar... só mesmo em lojas de animais.
eu sempre usei aparas porque nem em todas as lojas se encontram outras forragens, mas há pouco tempo a minha chinchila andava a lacrimejar muito e o meu vet disse que podia ser dos dentes, apesar de não estarem muito grandes, e como eu tinha de viajar ele aconselhou-me a procurar outra opinião no país para onde eu ía e depois fazer o tratamento. Ora a conclusão que o 2º vet chegou foi que seria uma conjuntivite provavelmente provocada pela forragem de aparas de madeira. Na altura até levei dentro da transportadora e após análise verificou-se que tem pós muito finos que provocam irritabilidade aos animais.
Aconselhou-me a mudar para algo como os rolinhos de madeira prensada e é uma boa opção, até penso que é mais fácil de limpar, absorve melhor, só que sai um bocadinho mais caro e é mais dificil de encontrar... só mesmo em lojas de animais.
http://www.freewebs.com/parquetmedrosa/ ... edores.htm