A porpósito do cio das gatas...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

possibly
Membro
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

sexta out 03, 2003 1:11 pm

Peço desculpa se já houve algum tópico anterior sobre isto (de certeza que sim), mas a propósito do problema da minha gata de 5 meses (ver "Um novo local para as necessidades?"), queria perguntar quais são os sintomas de cio das gatas.

Qual é a vossa experiência relativamente a sintomas que não são "normais"?
walking
Membro Júnior
Registado: segunda set 15, 2003 4:53 pm

sexta out 03, 2003 1:24 pm

Eu tenho a Xina com 8 meses e também nao sei mto bem mas apesar de dizerem que é por volta dos 6 meses ela ainda não teve sintomas nenhuns tirando algumas miadelas à noite mas que passam logo qdo vou brincar com ela por esse motivo ainda não a levei para ser operada. Por um lado estou contente por outro começo-me a interrogar se algo de errado não se passa uma vez que ouço dizer que o cio costuma ocorrer antes.
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

sexta out 03, 2003 1:35 pm

Olá,

Deduso que as vossas Gatas são Europeias.

As miadelas a a noite, são sinal de Cio... existem gatas felizmente muito discretas no Cio.

Quando as Gatas entram no Cio, desenvolvem uma necessidade obesessiva em dar e receber afecto mais que o costume. Elas se esfregam nas pessoas ou nos objectos, deitam-se no chão, gemem, rolam cheias de exitação e miam a noite.

;)
Última edição por Petruska em segunda out 06, 2003 12:10 pm, editado 1 vez no total.
walking
Membro Júnior
Registado: segunda set 15, 2003 4:53 pm

sexta out 03, 2003 1:40 pm

Olá!
Realmente a minha gata ultimamente além dessas breves miadelas dá muitas mais marradinhas do que habitual e roça-se imenso em mim e ronrona muito... se calhar é mesmo o cio! Tenho que ir falar c/ o vet sobre isso. Mas para agora não é nada que eu não possa suportar e se calhar vou adiar a castração, o problema é: e para ela o que é melhor? Ser já operada ou se for mais tarde é melhor para ela? Alguém sabe? :?:
possibly
Membro

sexta out 03, 2003 1:52 pm

Bem, então, exceptuando as necessidades fora do sítio, não noto grandes diferenças de comportamento. Ela anda a miar mais, mas já cheguei à conclusão que é jogo... :p

Porque ela mia, mia, mia, e quando vou ter com ela para ver se está tudo bem (não vou logo que é para não se habituar) lá está ela no canto pronta a saltar quando passo... :o Joga às caçadinhas comigo e chama-me miando. :)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta out 03, 2003 2:15 pm

walking Escreveu: Olá!
Realmente a minha gata ultimamente além dessas breves miadelas dá muitas mais marradinhas do que habitual e roça-se imenso em mim e ronrona muito... se calhar é mesmo o cio! Tenho que ir falar c/ o vet sobre isso. Mas para agora não é nada que eu não possa suportar e se calhar vou adiar a castração, o problema é: e para ela o que é melhor? Ser já operada ou se for mais tarde é melhor para ela? Alguém sabe? :?:
Olá

Eu pessoalmente acho que a operação é sempre melhor. As gatas têm alguma tendência a desenvolver tumores caso não tenham filhos. os cios também têm tendência a ser cada vez mais frequantes e o normal é os primeiros serem discretos, mas os seguintes serem muito ruidosos e mais demorados.
Por uma questão de saúde da gata eu defendo a esterilização. Se a gata sai á rua então é mesmo necessário ter cuidado para que não engravide.

Beijokas
kathleen
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

sexta out 03, 2003 2:27 pm

Possibly,

eu tenho um tópico ''Dúvidas acerca do ciu!!!''(entretanto aprendi que cio escreve-se com o no fim) :lol:

Se quiseres consultar tem lá informações importantes. ;)
possibly
Membro

sexta out 03, 2003 2:39 pm

Carlaoliveira, já vi o teu post. Obrigada. :D

Já percebi que isso da idade é aleatório, por isso, se a nina continuar com este comprotamento, vou à vet.

Aliás, a vet pôs um post-it no boletim de saúde dela a marcar provisóriamente a esterelização para Outubro... só que ainda cho tão cedo, tadita...

Se calhar sou eu que inconscientemente não quis pensar nisso, e agora o tempo passou... :oops:
carlaaoliveira
Membro Veterano

sexta out 03, 2003 2:45 pm

A Becky tem 8 meses e a vet disse q tá na altura.Ainda n digeri bem essa ideia e estou cheia de pena e medo...
...em principio acho q vou marcar para 4/11
:cry: :cry:
Jolie602
Membro Júnior
Registado: quarta mai 07, 2003 10:48 am

sexta out 03, 2003 2:51 pm

Os sintomas de cio para além do miadeiro mais que muito, o de esfregarem-se, dos mimos, etc... um sintoma que é certo que a gata está no cio é o fato de a gata meter a cauda de lado e de quando se faz festas no dorso, a gata baixa as patas dianteiras e levanta as traseiras (posição de acasalamento).

Eu também defendo a esterilização de preferência antes do 1º cio. A minha gata foi esterelizada com 6 meses e estava a entrar no cio, o que não é muito bom. O melhor é operar sem estarem no cio e quanto mais cedo melhor.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta out 03, 2003 2:52 pm

Olá

Não tenham medo da esterilização. A operação é simples e a recuperação fácil. Muitos vet aconselham a que se faça antes do primeiro cio por isso não pensem que elas são demasiado novas.

Beijokas
kathleen
carlaaoliveira
Membro Veterano

sexta out 03, 2003 3:07 pm

Eu sei.

É que como já disse algures, não tive boa experiência à 10 anos com a Licas.
Ela estava com cio e o vet operou de manhã.À noite quando a fui buscar ela vinha anestesiada ainda e qd cheguei a casa deitei-a na cama.Ela urinava-se toda.Passei a noite com ela e de manhã não reagia, continuava na mesma, anestesiada e sem controlo nas suas necessidades.Levei-a ao vet e ficou lá novamente.Fui buscá-la e aí simjá vinha acordada.Ainda estou por saber o que aconteceu.Já contei esta história à minha actual vet e ela achou estranhíssimopois ela diz q qd for buscar a Becky depois da esterilização virá já acordada :?
possibly
Membro

sexta out 03, 2003 3:10 pm

Olá Kathleen,

Eu sei que não devemos ter medo da esterelização. Aliás, eu acompanhei o processo da Amélia (não todo porque entrei no fórum depois) e sei que esteve muito aflita e no fim correu tudo bem. Mas como passou por isso, também sabe o receio que quem nunca passou por isso tem.

Por exemplo, a vet disse-me que faria a operação numa sexta de modo a poder estar no fim de semana com ela, e que em dois dias recuperava. Mas e se não recuperar tão rápido? E se eu não souber tratar bem dela? E se ela não demonstrar nenhum sintoma de mau estar e acontecer alguma coisa?

Com certeza passou-lhe tudo isto pela cabeça, e julgo que mesmo a esterelização de 2ºs gatos tráz incertezas ao dono. Afinal é uma operação...

Estou certa de que compreende a minha apreensão. Não significa que não o vá fazer, até porque o que fôr melhor para a saúde da minha gata, eu faço. Não tenciono que ela vá lá para fora, nem faço questão que ela tenha uma ninhada e depois não conseguir donos para os gatinhos. :?

Até agora andei a adiar pensar nisso... e agora tenho que pensar a sério. :? Não é fácil, não... :(
carlaaoliveira
Membro Veterano

sexta out 03, 2003 3:17 pm

A mim a vet disse que a recuperação seriam 10 dias!!!! :?
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

sexta out 03, 2003 3:24 pm

2 dias de recuperação é um bocado lirico .... a minha demorou uma semanita, talvez.
Responder

Voltar para “Gatos”